Método Básico de Análise de Dados Ricardo Pereira Brandão Prof. Dr.a Maria Aparecida. 5º administração. Estudo Interdisciplinares de Técnicas de Pesquisa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução ao Curso e Análise Descritiva de Dados
Advertisements

Complementos sobre Testes de Hipóteses. Complementos sobre testes de hipóteses Neste capítulo olharemos para: A segurança da decisão baseada em testes.
Aula 5 Bioestatística. Estatísticas para uma variável.
Amostragem e tratamento de dados faltantes Prof. Luciana Nunes INFERÊNCIA ESTATÍSTICA.
Aula 7 Validando os Modelos Prof. José Valentim Machado Vicente, D.Sc.
SANEAMENTO, SAÚDE E EDUCAÇÃO EM MUNICÍPIOS CEARENSES: UMA ANÁLISE COMPARATIVA JOSÉ GARCIA ALVES LIMA CARLOS VANGERRE DE ALMEIDA MAIA MARIA JANAINY COSTA.
UNASP CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA 1- A metodologia Observação meticulosa e sistemática da natureza e fenômenos naturais → primeiras indagações.
Estudos Interdisciplinares de Técnicas de Pesquisa Acadêmica: Éricka Reis Barros.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES ESTUDO DO MERCADO Objetivo – quantificar o total dos bens e serviços gerados pelo empreendimento, objeto do estudo,
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 8 Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
RHAYANE BORGES SILVA 4º ANO ADMINISTRAÇÃO Mensuração e Escala Parte II.
Desenho teórico da pesquisa
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Análise de Variância (ANOVA) Camilo Daleles Rennó
ESTUDO TRANSVERSAL.
A ULA 6 B IOESTATÍSTICA Inferência Pontual, Intervalar e Testes de Hipóteses.
Inferência Estatística
Aula 5. Teste de Hipóteses II. Capítulo 12, Bussab&Morettin “Estatística Básica” 7ª Edição.
A ÉTICA E O TRABALHO ACADÊMICO
Pesquisa Social.
Márcia S. Veronezi Cappellari Orientador: Marcelo S. de Azambuja
Introdução à Administração
LEI DA SEGREGAÇÃO – HERANÇA MONOGÊNICA
Introdução a Pesquisa Científica
EAL ESTATÍSTICA, PLANEJAMENTO E OTIMIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS.
CENTRO DE CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA DEMANDA DE ENERGIA ELÉTRICA E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO : O CASO DAS COMUNIDADES.
CONHECIMENTOS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE PREVENÇÃO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO Profa. Doutoranda Nariani Souza Galvão. Acadêmica de Enfermagem: Maria Alice.
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Intervalo de Confiança Camilo Daleles Rennó
É um aspecto importante da pesquisa em administração. É um aspecto importante da pesquisa em administração. Devemos mensurar corretamente os conceitos.
Introdução à Administração
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
Pesquisa de Mercado Prof. Cláudio Zanutim. Objetivo Definir as metodologias para o desenvolvimento de pesquisas de mercado, para lançamentos de novos.
1 Direitos Humanos e Desenvolvimento Cristiane Lucena Professora Doutora, IRI/USP
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina COMO CONSTRUIR HIPÓTESES? Antonio Carlos Gil, 2010 Outros.
O grau de dispersão de uma amostra em torno da média é: A) desvio médio; B) desvio padrão; C) erro padrão; D) variância; E) coeficiente de variação avaliação.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
COMO A ESCALA AFETA A AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL Elsa João Apresentado por: Brenda Wilke.
Projeto de Pesquisa em Psicologia Social – PPPS MÉTODOS DE COLETA DE DADOS na Pesquisa Qualitativa 06/06/2011 2o Bimestre.
PROBLEMA Verificar a eficácia de um novo medicamento para curar dor de cabeça Hipóteses: H 0 : O novo medicamento não é eficaz H 1 : O novo medicamento.
6. Andando na Superfície de Resposta Técnica de otimização baseada em planejamentos fatoriais Etapas distintas: Modelagem e deslocamento Modelagem: ajuste.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
Noções de amostragem Bioestatística. É a ciência que fornece os princípios e os métodos para coleta, organização, resumo, análise e interpretação de dados.
Economia do Meio Ambiente Andrea Melo 05/05/08. Sumário da Aula de Hoje Preços Hedônicos: uma abordagem geral Valoração Contingente.
Estatística Aplicada à Administração Profº Alessandro Moura Costa
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Planejamentos com Múltiplos Blocos Delineamento em blocos completos casualizados Um fator de perturbação é um fator que provavelmente tem um efeito sobre.
Aula 6. Inferência Dr. Ricardo Primi Universidade São Francisco
Profa. Claíde Abegg / Rosane Davoglio
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
Tipos de pesquisa. Metodologia Tipo de Pesquisa Coleta de Dados.
ESTABELECIMENTO DA IDADE DENTÁRIA PELO MÉTODO DE DEMIRJIAN EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES INFECTADOS PELO HIV. PEROTTA, M.*; GLEISER, R. Disciplina de Odontopediatria.
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
Unidade I Estatística Descritiva Profª. Maria Ester Domingues de Oliveira.
Estatística Prof. Augusto Santana. Análise de Regressão XY
Prof. Glauco Carvalho UNIDADE III Como Decidir?. 1. Identificação da situação; 2. Diagnóstico da situação; 3. Desenvolvimento de alternativas; 4. Avaliação.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Ana Virginia R. Veríssimo Processo Administrativo Planejamento.
Indicadores de Saúde Conceito
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
MAE 0535 – Pesquisa de Mercado Universidade de São Paulo – USP Instituto de Matemática, Estatística e Computação – IME Professora: Silvia Elian Nagib 2º.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Universidade e Pesquisa Importância da disciplina no 3º grau
Como construir modelos empíricos. Nos modelos estudados, cada fator foi fixado em dois níveis Por esta razão temos que nos contentar com uma visão limitada.
Métodos Quantitativos em Medicina Cálculo do Tamanho da Amostra Patometria 2015.
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
Oficina Reações Químicas
1 – GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DO CONHECIMENTO 1.1. – Porque Falhamos. O sucesso de uma organização, seja qual for, pública ou privada, é algo desejado.
 Qualidade de Testes Diagnósticos  O bom uso de um teste diagnóstico requer, além das considerações clínicas, o conhecimento de medidas que caracterizam.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

Método Básico de Análise de Dados Ricardo Pereira Brandão Prof. Dr.a Maria Aparecida. 5º administração. Estudo Interdisciplinares de Técnicas de Pesquisa

 HIPÓTESE As medidas de tendências central e de dispersão são ferramentas úteis para pesquisa, muitos pesquisadores tem algumas ideias preliminares quanto às relações dos dados com base nos objetivos de pesquisa é chamada hipótese. As hipóteses são desenvolvidas antes dos dados, geralmente como parte do plano de pesquisa

 A hipótese nula é aquela em que não há diferença nas medidas dos grupos. Já hipótese alternativa é a de que há diferença entre médias de grupos  As hipóteses podem ser estabelecidas como direcionais ou não-direcionais, o uso de termos como “mais do que”,”menos do que” são variáveis de hipóteses direcionais. As hipóteses não- direcionais postulam uma diferença ou relação, mais não indicam uma direção para essas diferenças ou relações.

 ESTATÍSTICA DE AMOSTRA A estatística inferencial ajuda-nos a fazer julgamentos sobre a população a partir de uma amostra. Uma amostra é um pequeno subconjunto do número total de respondentes em uma população. Na pesquisa em administração, a hipótese nula normalmente é desenvolvida de modo que sua rejeição leve a uma situação desejada. Já por sua vez a hipótese alternativa é sempre a que deve ser comprovada.

 Passo Para Desenvolvimento e Teste de Hipótese 1 – Estabelecer as hipóteses nula e alternativa. 2- Examinar a distribuição da amostragem da população e selecionar teste estatístico. 3 – Decidir o nível de significância desejado. 4 – Coletar dados de uma amostra e computar o teste. 5 – Aceitar ou rejeitar a hipótese nula.

Os erros podem ser classificados em tipos I e II Escolha da Técnica Estatística Adequada.  O número de variáveis examinadas em conjunto é uma importante consideração na seleção da técnica estatística adequada. -- A mensuração e as escalas.

 Testes de Hipótese Paramétricos versus Testes Não-Paramétricos. São procedimentos estatísticos, a principal diferença reside nas suposições subjacentes a respeito dos dados. Usamos a estatística de amostra para estimar parâmetros de população. O parâmetro de população é uma característica de toda população. Há três abordagens para analisar estatisticamente os dados de uma amostra: A estatística univariada, bilariada ou multivariada.

Teste de hipótese bivariado. Quanto mais um grupo está envolvido, os testes estatístico bivariados devem ser empregados. -- A tabulação cruzada é a distribuição de frequência de respostas de dois ou mais conjuntos de variáveis. Isso significa que tabulamos as respostas para cada grupo e as comparamos. Teste de hipótese bivariado. Quanto mais um grupo está envolvido, os testes estatístico bivariados

-- A estatística qui-quadrado é utilizada para testar a significância estatística entre as distribuições de frequência de dois ou mais grupos. A estatística qui-quadrado compara as frequências observadas das respostas com as frequências esperadas. -- Análise de Variância – ANOVA. É usada para avaliar as diferenças estatísticas entre médias de dois ou mais grupos. Os projetos de ANOVA bivariada envolvem uma única variável independente não-métrica e uma única variável dependente métrica.

MANOVA, (Análise de Variância Multivariada) é semelhante a Anova. A diferença é que, em vez de uma variável dependente métrica, a técnica pode examinar duas ou mais. O objetivo é o mesmo, já que ambas as técnicas avaliam as diferenças em grupos quando ao seu impacto sobre variável dependente métrica.

Discursão Sobre Hipótese. Ideias originam-se de pesquisas anteriores ou da teoria e são normalmente chamadas de hipóteses. Em estatística, uma hipótese é uma suposição ou proposição não comprovada que tenta explicar certos fatos ou fenômenos. Uma hipótese também pode ser considerada como uma suposição sobre a natureza de uma determinada situação. As técnicas estatísticas permitem-nos determinar se nossas hipóteses teóricas são confirmadas pela evidência empírica.

Sempre há risco de inferência do pesquisador sobre uma população estar incorreta. Já a escolha de uma técnica especifica depende de alguns fatores tais como, do numero de variáveis e da escala de mensuração. BIBLIOGRAFIA: HAIR JR, Joseph F. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Joseph F Hair Jr, Barru Babin, Arthur H. Money e Phillip Samuel; Tradução Lene Belon Ribeiro. Porto Alegre: Bookman, Métodos Básicos de Análise de Dados. p