O Perfil do Menor Infrator em Laguna/SC Ciências Socialmente Aplicáveis FILHO, Marco Antonio da Silva; ZANOTELLI; Maurício Daniel Monçons. Projeto de Pesquisa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Diagnóstico da Violência no Trânsito
Advertisements

RESULTADOS CONSIDERAÇÕES INTRODUÇÃO JUSTIFICATIVA OBJETIVO METODOLOGIA
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Ciência Política e Teoria do Estado MAIORIDADE PENAL
LEI FEDERAL Nº 8069 DE 13 DE JULHO DE 1990
CORRELAÇÃO ENTRE O ESTADO NUTRICIONAL E OS HÁBITOS ALIMENTARES DE CRIANÇAS MATRICULADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO SISTEMA DE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO.
Abrigamento compulsório
CARTA DE INTENÇÕES ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As intervenções.
Estatuto da Criança e do Adolescente
O COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DE JOVENS ESTUDANTES DO
MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA Prof. Gabriel Henrique Collaço, Esp.
Título do Trabalho: Perfil das crianças e dos adolescentes cadastrados no PSF do Morro da Caixa de Tubarão – SC. CIENCIAS MÉDICAS E DA SAÚDE Acadêmica.
TERRITÓRIOS DE PAZ DE PORTO ALEGRE GABINETE DE GESTÃO INTEGRADA MUNICIPAL.
Projeto “Jovem Legal”.
Formulação de problemas
PROF. MARIA CECILIA ZILIOTTO
A representação social dos adolescentes do bairro Potecas,São José, sobre a AIDS e a liberação da distribuição de preservativos em escolas públicas. Autora.
Perfil da adesão ao tratamento da hipertensão em idosos participantes de grupos de terceira idade de uma cidade do sul de Santa Catarina, Farmácia Camila.
Efeitos do treinamento aeróbio nos participantes do projeto de reabilitação cardíaca e metabólica da Una da Saúde – Unisul. Luana Martins Rosa – Bolsista.
AUTOR: Layde Christina A A Veiga Orientador(es): Evania D’arc Fonseca Aires Paranhos Klívia de Cássia Silva Nunes PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO.
Mortalidade por Acidente de Trânsito na Cidade de Tubarão –SC, no ano de Área de conhecimento. Geisiane Custódio – Autora – Curso de Medicina do.
Avaliação do uso de medicamentos psicoativos em usuários do Sistema Único de Saúde de Tubarão, PUIC, Grande área: Ciências Saúde Área de conhecimento:
Análise dos serviços de cuidados prestados no Serviço de Atenção Farmacêutica (SAF) do Curso de Farmácia da UNISUL. Ciências da Saúde. CORRÊA, TAÍS DOS.
VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UM ESTUDO DOS ATENDIMENTOS NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS/SC Renatha Christine Silva Veber; Msc. Ilse Lisiane.
Ciências Médicas e da Saúde.
Aline de Amorim, PUIC,Licenciatura em Matemática,Ponte de Imaruim.
Orientadora: Alessandra de Oliveira
Marcus Vinicius Duarte; Luiz Augusto Oliveira Belmonte (Orientador).
Título do Artigo Científico
Perfil dos Consumidores de Cereais do Município de Tubarão
Medidas Socioeducativas
Fórum Permanente de Combate CENTROS DE CONVIVÊNCIA INFANTIL
OLGARINA ALEXANDRE FERREIRA MARTINS REPETÊNCIA COMO FATOR DE EVASÃO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA Mª DE NAZARÉ PERES.
ECA 21 ANOS DE EXISTÊNCIA.
Apresentação de TCC Educanda: Isis Ferraz de Moura Grupo : Pororoca
18 anos do Estatuto da Criança e do adolescente (ECA )
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
Maioridade Penal Notas Históricas. A História e o tempo: interação dos tempos. A história do abandono, como contar?. O tempo da escravidão. Sistema de.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Ana Parker, Grasiela Birck, Jandira Petry, Renata Silva e Salete Schmidt Professora orientadora Dóris Maria Luzzardi Fiss.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA Elisabete Souza Neto, Luciane Czerwinski, Maristela Antônia Samberg, Nádia Rosele Becker PEAD/
SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
18 Razões CONTRA a Redução da Maioridade Penal
Elaboração de Projeto de Pesquisa
O ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO EM SANTA CATARINA (Privação e Restrição de Liberdade) Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania.
PET/DIREITO – PROGRAMA DE ENSINO TUTORIAL EM DIREITO.
Vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis (DST/HIV) em casais com relacionamentos estáveis de uma cidade do sul de Santa Catarina, Ciências.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
A ESCOLA DE PRIMEIRAS LETRAS EM SANTA CATARINA NO SÉCULO XIX: A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO MÉTODO DE ENSINO MÚTUO (Ciências Humanas) Patrícia Binhote. Programa.
Avaliar o estado nutricional das crianças que estudam na Escola de Educação Básica Professora Angélica Cabral no município de Tubarão – SC.(PUIC), Ciências.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS SOCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS JULIANA LEITE PEREIRA LETÍCIA AGDA ALVES SIQUEIRA LETÍCIA BATISTA.
Avaliação das queixas apresentadas pelas gestantes durante a consulta de enfermagem no pré-natal. Área de Conhecimento: Saúde Materno-infantil GIUSTINA,
Vanusa Varela Pinto 1 & Gustavo Noronha de Ávila 2 Vanusa Varela Pinto 1 & Gustavo Noronha de Ávila 2 1 Bolsista, Programa Artigo-170, Curso de Direito,
INVESTIGAÇÃO E PERÍCIA CRIMINAL: Seus elos com os Direitos Humanos e Fundamentais. Gisele Bergonsi Folle Bolsa de Pesquisa Art. 170 Acadêmica da 10ª fase.
PRÁTICAS DO AMBULATÓRIO DE ONCOLOGIA DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC NA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA: Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde.
QUADRO DA ELABORAÇÃO DE PLANOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL A PARTIR DAS PRORROGAÇÕES DA LEI N° /2007 XX Exposição de Experiências Municipais.
INTRODUÇÃO O presente trabalho tem por objetivo um novo olhar sobre a questão indígena regional, com destaque principal para o grupo Xokleng. Neste sentido.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO SOCIOEDUCACIONAL.
Levantamento do Perfil Profissional do Egresso do Curso de Direito da Unisul, Campus Tubarão, no Período de 1990 a Área de conhecimento: Ciências.
Análise do temperamento predominante dos Cursos de Educação Física e Esportes e Educação Física – Licenciatura – da Universidade do Sul de Santa Catarina.
Resultados Conscientização dos dirigentes da Associação Indígena, sobre o uso do instrumento legal Pessoa Jurídica e os cuidados com os documentos da mesma;
Fundamentos da Materialidade dos Delitos, Ciências Sociais Aplicadas Cristine Ferreira Balsini - PUIC Acadêmica do Curso de Direito Universidade do Sul.
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE A MANIFESTAÇÃO DO FENÔMENO “BULLYING” EM ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ARARANGUÁ Ciências Humanas/ Linguagens e Artes.
Professora Claudete Pessôa ECA - Lei 8.069/90 NOTAS INTRODUTÓRIAS PRIORIDADE ABSOLUTA (CF, 226 e 227 e ECA, 04º) Criança e o adolescente gozam de todos.
EDUCAÇÃO ESPECIAL E PROCESSOS INCLUSIVOS NO MUNICÍPIO DE BRAÇO DO NORTE/SC: MOVIMENTOS, CONTEXTOS E TENDÊNCIAS (Educação/Educação Especial) Graziela Duessmann,
Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes/SNPDCA/SDH Disque Denúncia Nacional
Introdução Entendendo a necessidade da comunidade e a missão da igreja inclusa nela viemos por meio desse trabalho alcançar jovens e adultos com problemas.
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
Universidade Federal do Pará Assessoria de Educação a Distância Curso de Especialização em Gestão Pública AVALIAÇÃO DA GESTÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA.
A INCLUSÃO ESCOLAR NA REGIÃO DE AMUREL/SC: CONTORNOS,PERSPECTIVAS E CONTEXTOS (Educação/Educação Especial) Ana Lucia Cohan Duarte (discente do curso de.
Compreensão da prescrição no Sistema Único de Saúde de um município do sul de Santa Catarina: a identificação dos fatores relacionados à prescrição e ao.
Transcrição da apresentação:

O Perfil do Menor Infrator em Laguna/SC Ciências Socialmente Aplicáveis FILHO, Marco Antonio da Silva; ZANOTELLI; Maurício Daniel Monçons. Projeto de Pesquisa do Artigo 170. Direito Matutino. Campus Tubarão. Introdução Atualmente o problema da delinqüência juvenil vem atingindo proporções alarmantes em todas as cidades de nosso país. Tal problema não se limita aos grandes centros urbanos e tornou-se um grave problema social. De acordo com a Lei 8069/90, o chamado Estatuto da Criança e do Adolescente, os crimes praticados por menores são considerados atos infracionais, sendo que os menores que praticam estes “atos infracionais”, são considerados menores infratores. Estudar o jovem infrator tão somente como um problema social,certamente não é a solução deste delicado entrave. É necessário um estudo integrado, que identifique as causas e conseqüências que levam os jovens a prática delitiva, para que seja possível a adoção de medidas que reduzam os índices de criminalidade entre os jovens. É necessário um estudo integrado, que identifique as causas e conseqüências que levam os jovens a prática delitiva, para que seja possível a adoção de medidas que reduzam os índices de criminalidade entre os jovens. Mas, para que se tenha sucesso no desenvolvimento de uma política integral de atenção ao menor, é necessário, ainda, o envolvimento de toda a sociedade, visando a defesa dos direitos e interesses dos menores – sejam infratores ou não. Objetivos A presente pesquisa, tem como objetivo elucidar o fenômeno do menor infrator. Para isso, buscou-se identificar as características – sociais e econômicas - mais presentes nos menores infratores da cidade de Laguna/SC. Após a identificação destas características em comum entre os menores infratores, buscaremos construir um “perfil”, a fim de que seja possível identificar quais os menores mais sujeitos à prática de atos infracionais. Tal levantamento busca servir de referência para o desenvolvimento de políticas públicas que visem prevenir a entrada de menores no mundo do crime, bem como no desenvolvimento de políticas de correção de menores infratores. Metodologia Para a coleta de dados, o projeto valeu-se da pesquisa documental, analisando os autos das infrações envolvendo menores, ocorridas de mai/2008-set/2008 e dez/2008-jan/2009, que ingressassem na Comarca de Laguna/SC. Para a construção de um perfil do menor infrator de Laguna/SC, achou-se por adequado a utilização do método indutivo, no qual através de várias partes, busca-se chegar a uma conclusão geral. Conclusões Após o término da pesquisa e analisando os resultados obtidos, é possível perceber uma estreita relação entre a classe baixa e a criminalidade, fazendo-se necessário o desenvolvimento de políticas de inclusão social e de profissionalização, dando a jovens carentes novos horizontes, visando afastá-los dos atos infracionais. Além disso, o uso de drogas mostrou ter relação direta com o cometimento de atos infracionais, sendo fundamental o combate efetivo ao tráfico de drogas. Além disso, o uso de drogas mostrou ter relação direta com o cometimento de atos infracionais, sendo fundamental o combate efetivo ao tráfico de drogas. Por fim, é necessário o desenvolvimento de novas medidas sócio- educativas, uma vez que o nível de reincidência se mostrou demasiadamente elevado (55%). Bibliografia BRASIL. Lei 8069/90, de 13 de julho de Publicada no Diário Oficial da União em 16 de junho de COSTA, Ana Paula Motta. As garantias processuais e o direito penal juvenil: como limite na aplicação da medida socioeducativa de internação. Porto Alegre: Livr. do Advogado, COSTA, Rovílio. Delinquência juvenil: antecedentes, descrição dos antecedentes da delinquência juvenil em Porto Alegre. 2. ed. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, FERNANDES, Vera Maria Mothé. O adolescente infrator e a liberdade assistida: um fenômeno sócio-jurídico. Rio de Janeiro: CBCISS, GOLLO, Bianca Schubert. Código de Menores de Disponível em:.Acesso em: 9 de junho de LEONEL, Vilson; MOTTA, Alexandre de Medeiros. Ciência e pesquisa: livro didático. 2. ed. rev. e atual. Palhoça: UnisulVirtual, p. OLIVEIRA, Claudine Fernandes de Medeiros. Escolarização dos adolescentes em regime de internação provisória no município de Tubarão f. Monografia (especialização em Família e Mediação Familiar)-Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, QUEIROZ, José J. (Org.) O mundo do menor infrator. São Paulo: Cortez, Apoio Financeiro: Unisul Apoio Financeiro: Unisul Resultados Como demonstram os gráficos ao lado, os menores infratores de Laguna são em sua maioria (80%), provenientes de famílias de baixa renda, 93,33% são do sexo masculino, 64,44% já fizeram o uso de drogas ilícitas. Além disso, como podemos constatar no último gráfico, os menores praticaram delitos de várias espécies, sendo o furto o mais comum (31,26%). Outro dado interessante, refere-se a reincidência dos menores no período analisado: 55% dos menores envolvidos nos atos infracionais analisados, já haviam cometido algum ato infracional anteriormente. Convém comentar, que a maioria dos jovens envolvidos no delito de furto, confessou que praticou o delito visando obter dinheiro para a compra de drogas ilícitas. Por, fim convém notar, o grande envolvimento de menores com as drogas. Mais de 27% dos atos infracionais analisados, são delitos envolvendo drogas (tráfico ou posse de drogas), além da já mencionada ligação entre o delito de furto e o consumo de drogas. MasculinoFeminino 25,02% 31,25% 16,66% 10,41% 16,66% 33,33% 2,23% 64,44% 6,67% 93,33% 4,45% 80% 15,55% Sexo Renda da família Infratores usuário de drogas Infrações mais comuns Sexo Renda da família Infratores usuário de drogas Infrações mais comuns