Comunicação em Marketing Prof. Márcio Camarotto Aula 17/03
Comunicação de Marketing “É o meio pelo qual as empresas buscam informar, persuadir e lembrar os consumidores – direta e indiretamente – sobre os produtos e marcas que comercializam. Em um certo sentido a comunicação de marketing é a voz da Marca”. KOTLER, Administração de Marketing
PLATAFORMAS DE COMUNICAÇÃO PROPAGANDA Anúncios impressos e eletrônicos Espaços externos das Embalagens Filmes, material audiovisual Cartazes e folhetos Catálogos Outdoors, Painéis Displays nos pontos de venda Símbolos e logotipos PROMOÇÃO DE VENDAS Concursos, jogos Sorteios Prêmios e Brindes Amostragem, Demonstrações Feiras setoriais, Exposições Financiamentos Programas de fidelização Concessões de troca EVENTOS E EXPERIÊNCIAS Esportes Diversão Festivais Artes Causas Passeio pela Fábrica Museus corporativos Atividades de rua
PLATAFORMAS DE COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS Kits para a imprensa Palestras, Seminários Doações Revista Corporativa Publicações Relações com a Comunidade Lobby Identidade empresarial (mídia) VENDAS PESSOAIS Apresentações de Vendas Reuniões de Vendas Programas de Incentivos Amostras Feiras e Exposições MARKETING DIRETO Catálogos Malas diretas Telemarketing Vendas pela TV Mala direta via Fax Correio de voz
Integração: Comunicação de Marketing e Construção de Brand Equity Propaganda Promoção De Vendas Eventos Relações Públicas E assessoria de imprensa Vendas Marketing Direto PROGRMA DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING BRAND EQUITY Conscientização Da Marca Imagem da Marca Respostas a Marca Relações com a Marca
Elementos do Processo de Comunicação EMISSORMENSAGEMRECEPTOR CODIFICAÇÃODECODIFICAÇÃO RUÍDO FEEDBACKRESPOSTA
DESAFIOS A SEREM SUPERADOS ATENÇÃO SELETIVA – AS PESSOAS SÃO BOMBARDEADAS POR CENTENAS DE MENSAGENS COMERCIAIS TODOS OS DIAS DISTORÇÃO SELETIVA – OS RECEPTORES VÃO OUVIR O QUE SE AJUSTA AO SEU SISTEMA DE CRENÇAS RETENÇÃO SELETIVA – AS PESSOAS RETÊM POR MAIS TEMPO APENAS UMA PEQUENA FRAÇÃO DAS MENSAGENS QUE CHEGAM ATÉ ELAS.
Orçamento da Comunicação de Marketing Quanto gastar em comunicação? MÉTODO DOS RECURSOS DISPONÍVEIS MÉTODO DA PORCENTAGEM DAS VENDAS MÉTODO DA PARIDADE COM A CONCORRÊNCIA MÉTODO DE OBJETIVCOS E TAREFAS
PERGUNTAS 1- Ao considerar a leitura do texto descreva 02 cuidados que devem ser tomados pelos administradores de marketing para estabelecer comunicações eficazes com esse “ novo consumidor”. Dê um exemplo considerando a realidade brasileira. 2- Cite 1 produto que pode tirar vantagem e um que corre riscos ao se considerar essa mudança nas gerações. Justifique.