Carboidratos e Lipídios

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GLICÍDIOS OU CARBOIDRATOS
Advertisements

Sistema Digestório e Nutrição
BIOQUÍMICA Gabriel Gouveia.
Conjunto de reações químicas de um organismo.
CARBOIDRATOS Profª glaucia.
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CÉLULA
ALUNOS: SUZETE SIDINEIDE FÁTIMA Cézer Claudia
Profª.: Daniela Benaion Barroso
BIOLOGIA Profª.: Daniela Benaion Barroso. Bioquímica Conceito: Ciência que estuda a estrutura das moléculas orgânicas e as transformações que ocorrem.
AÇÚCARES - CARBOIDRATOS
A importância dos alimentos
FUNÇÕES DE NUTRIÇÃO Funções dos Alimentos
Bioquímica: Composição dos Seres Vivos
BIOQUÍMICA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS
REFORÇO ORIGEM DA VIDA.
Glicídios Prof. Daniel Magalhães.
Prof. Dumont, Adair Euston
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
OS ALIMENTOS E SEU PAPEL
Composição molecular da célula
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS.
ALIMENTAÇÃO E DIGESTÃO
Parte 2 pág: 28 O estudo da célula.
Diferenças Entre Substâncias Orgânicas e Inorgânicas
A Composição dos seres vivos
Alimentação e digestão no ser humano
Sistema Digestivo.
Prof. João Darós Malaquias Júnior Zootecnista
Macromoléculas.
Bioquímica: Composição dos Seres Vivos
BA. 13 – Homeostase e digestão Parte 2
Alimentos – nutrientes – função dos nutrientes
Carboidratos: Os carboidratos são compostos orgânicos que consistem de carbono, hidrogênio e oxigênio. Podem ser representado da seguinte formas: Cn H2n.
Fundamentos Químicos da Vida
ESCOLA MONTEIRO LOBATO
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DAS CÉLULAS
Glicídios Carboidratos Hidratos de carbono
MOLÉCULAS ORGÂNICAS CARBOIDRATOS
Disciplina de Biologia Professora Viviane
Salvador Dali Museum/Fotógrafo desconhecido
Bioquímica da vida.
CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS
Metabolismo energético
A Composição química dos seres vivos
QUIMICA BIOQUIMICA FISIOLOGIA CELULAR.
GRUPO VIVA MAIS LEVE CARBOIDRATOS.
Carboidratos.
Substâncias Inorgânicas e Orgânicas
Professor: Robinho AULA 12 – QMC E BIOQUÍMICA.
Carboidratos e lipídeos
Glicídios Fonte:SlideShare.
Carboidratos Prof. Marcelo Correa.
Carboidratos Professora Mestre Elis Fatel Fisioterapia – FAP
Metabolismo energético
Práticas Pedagógicas de Biologia Estrutural
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
INTRODUÇÃO À BIOQUÍMICA
9.4 Compostos de carbono e os seres vivos. 9.4 Compostos de carbono e os seres vivos.
CARBOIDRATOS.
BIOQUÍMICA TEMPO ESPAÇO ENERGIA.
Carboidratos.
Prof. Luciene Rabelo Bioquímica e Metabolismo dos Carboidratos.
Prof. Paulo Henrique S. Sousa
FUNDAMENTOS QUÍMICOS DA VIDA. O que estes seres têm em comum? BactériasPlantasAnimais Todos são formados pelos mesmos compostos: água, sais minerais,
Aula 2 COMPOSIÇÃO QUÍMICA DAS CÉLULAS E DOS SERES VIVOS.
As substâncias químicas dos seres vivos
Fisiologia do Sistema Digestório
Metabolismo energético II META Apresentar as reações envolvidas no metabolismo energético das células (exotérmicas e endotérmicas), bem como relacioná-las.
OBJETIVO: Justificar a necessidade de determinados elementos em uma alimentação saudável, levando em conta seus nutrientes e métodos de conservação, de.
Transcrição da apresentação:

Carboidratos e Lipídios META Apresentar os principais grupos de carboidratos que participam do metabolismo energético, ressaltando a importância da digestão no processo de absorção de certos carboidratos, bem como ressaltar a importância dos lipídios. OBJETIVOS Caracterizar os três principais grupos de carboidratos; Compreender que somente monossacarídeos são utilizados pela célula, e, em consequência, entender a importância da hidrólise; Entender o papel principalmente energético dos carboidratos; Compreender os papéis biológicos dos lipídios.

Carboidratos e Lipídios Seus papéis nos organismos - Carboidratos (ou açúcares) – fornecedores preferenciais de energia p/ o trabalho celular; - Lipídios e proteínas – também servem como combustível. Perguntas importantes De que maneira nossas células os utilizam? Como os carboidratos surgem na natureza? Como conseguimos carboidratos?

Carboidratos e Lipídios Principal constituinte orgânico Ocorrência dos carboidratos em alimentos Alimentos Principal constituinte orgânico Pão Amido Carne Proteínas Lipídios (óleos e gorduras) Alface Celulose Glicose Sorvete de creme Lipídios Sacarose Lactose

Carboidratos e Lipídios Tipos de carboidratos - Monossacarídeos – Cn (H2O)n – para cada átomo de carbono na molécula, há dois de hidrogênio e um de oxigênio. Fala-se em triose (3C), tetrose (4C), pentose (5C) e hexose (6C). De modo geral, os carboidratos presentes no sangue dos animais são monossacarídeos. Assim, o tubo digestório tem a tarefa de transformar dissacarídeos e polissacarídeos em monossacarídeos.

Carboidratos e Lipídios Tipos de carboidratos - Dissacarídeos – formados por duas moléculas de monossacarídeos que reagem entre si, havendo a perda de uma molécula de água (Ex. sacarose). - Polissacarídeos – moléculas gigantes formadas por numerosos monossacarídeos. São chamados polímeros de monossacarídeos.

Carboidratos e Lipídios Tipos de carboidratos

Carboidratos e Lipídios Hidrólise - Moléculas pequenas (água e sais minerais) passam livremente pela membrana plasmática das células; - Moléculas grandes (amido, proteínas ou ácidos nucleicos) devem ser desmontadas para que sejam absorvidas; - Os monossacarídeos não necessitam de digestão; já, os dissacarídeos e os polissacarídeos, precisam ser transformados em monossacarídeos para que penetrem na célula;

Carboidratos e Lipídios Hidrólise - É a quebra de carboidratos de grande porte (dissacarídeos e polissacarídeos), e sua transformação em monossacarídeos, pela adição de uma molécula de água. OBS: No tubo digestório, ocorre a hidrólise de moléculas grandes, permitindo a absorção das pequenas unidades resultantes. Nesse mesmo local, existem substâncias especiais, as enzimas digestivas, que facilitam essa hidrólise.

Carboidratos e Lipídios Digestão dos carboidratos

Carboidratos e Lipídios Digestão dos carboidratos

Carboidratos e Lipídios - Substâncias abundantes, tanto em animais como em vegetais; - Compreendem os óleos, as gorduras, as ceras, os lipídios compostos (fosfolipídios), e os esteroides;

Carboidratos e Lipídios A celulose na alimentação humana - Ingestão de fibras; - Para os animais ruminantes, a celulose é rica em energia; - Seres humanos não possuem a enzima necessária à digestão de celulose, a celulase; - Pessoas que comem pequena quantidade de alimentos fibrosos tendem a sofrer de prisão de ventre; - A ingestão de fibras previne o câncer de intestino. OBS: A celulose ativa os movimentos automáticos do tubo digestório, portanto,uma grande quantidade de celulose na dieta garante um bom funcionamento intestinal, permitindo a evacuação normal das fezes.