ENABLE PROGRESS MENSURAÇÃO DE RESULTADOS Por que mensurar? DIAGNOSTICAR A SAÚDE DO TIME E PROJETOS ENCONTRAR SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS BASEADAS NOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Analisar o Plano de desenvolvimento do negócio
Advertisements

Sistema de Informação Gerencial
Avaliação no Ciclo da Gestão Pública
Estratégias e Indicadores
11. Gerenciamento de riscos do projeto
PLANEJAMENTO:PÓS EVENTO
QIP Quality Improvement Paradigm NASA Software Engineering Laboratory (70s) Abordagem bottom-up para melhoria de software a partir de experimentação e.
Projeto em Engenharia de
Gestão Estratégica das Informações
Fundamentos de Administração
GESTÃO DE PROJETOS Aula 7 1.
Conquista de resultados Conquista de resultados Cursos desenvolvidos para auxiliar no estabelecimento e conquista de metas, tanto pessoais como.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
PMBOK 5ª Edição Capítulo 11
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza
PRINCIPIOS DA QUALIDADE
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
Planejamento e projetos sociais:
GESTÃO EMPRESARIAL UMA QUESTÃO DE SOBERANIA UMA QUESTÃO DE TECNOLOGIA
PLANO DE METAS E AÇÕES Margarida Maria Flores Prates
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
BI - Conceito É o conjunto de conceitos e metodologias que, fazendo uso de acontecimentos (fatos) e sistemas baseados nos mesmos, apóia a tomada de decisões.
11 - Gerenciamento de Riscos
Acompanhar produto e processo
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Ciências Contábeis - Executivo Contabilidade Gerencial
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
Função da Administração:
Planejamento de estratégias:
GESTÃO DE PROCESSOS Aula 8 – Modelagem dos Processos / Indicadores de Desempenho de Processos Prof. Cláudio Zeferino.
2º Encontro dos Selecionados GMM 29 de Setembro de 2006.
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Aula 2 – Elementos necessários para a Avaliação Econômica
AVALIAR e PLANEJAR.
CONTROLADORIA X SISTEMA DE INFORMAÇÕES
Soluções inovadoras em governança de TI
 Grupo: 14A  Subgrupo: X.  Logística é a integração das áreas e processos da empresa a fim de obter melhor desempenho que seus concorrentes.  As empresas.
Inspeção, Revisão e Avaliação
Capítulo 1 A administração hoje.
Função Planejamento GUI I
NOÇÕES DE INDICADORES DE DESEMPENHO
Gerenciamento de Recuros Humanos do Projeto.
Gestão de Projetos - aula 5: organização - Profª. Vilma Tupinambá, MsC
Gerencial e Contabilidade Prof. Cláudio Wanderley, PhD
ADMINISTRAÇÃO Profª. Joelma Kremer 1
Balanced Scorecard A estratégia em ação. 2 O Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão que auxilia as organizações a traduzir a estratégia em objetivos.
O que são métricas? Números são tendências. Resultados mostram que caminho devemos seguir. Uma boa mensuração vende o seu trabalho.
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
INDICADORES DE DESEMPENHO
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
Gerenciamento da Qualidade
Dos Conceitos às Aplicações
1 Planejamento e Métricas E-commerce Gabriel Lima São Paulo.
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
PETI Planejamento Estratégico de TI
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Gerenciamento de Risco. O que são riscos Riscos são por definição a ocorrência de eventos futuros, onde o resultado é incerto. São eventos que podem ocorrer,
SISTEMA DE GESTÃO ECONÔMICA Cínthia - Diego - Jaqueline - Karen - Luciane Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Gestão e.
Critério enactus revisado: Mensuração dos resultados e relatórios
COGPL/SPOA BALANCED SCORECARD “ Medir é importante: O que não é medido não é gerenciado ”
Revisão do critério Enactus de julgamento Em vigor a partir de 1º de Setembro de 2014.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
CRITÉRIO ENACTUS REVISADO: CONDUZINDO UMA AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES.
Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/14 Aula 5 Planejar – Fixar a Direção SCHERMERHORN, John R. Administração : conceitos fundamentais.
INDICADORES DE DESEMPENHO
O que você vê? CONDUZINDO UMA AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES.
Controle estratégico – 9a. aula Prof ª Rosana Alves Vieira Empreendedorismo e Estrat. de Negócios.
Transcrição da apresentação:

ENABLE PROGRESS MENSURAÇÃO DE RESULTADOS

Por que mensurar? DIAGNOSTICAR A SAÚDE DO TIME E PROJETOS ENCONTRAR SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS BASEADAS NOS RESULTADOS TOMAR AS MELHORES DECISÕES GERENCIAIS PLANEJAR MELHORIAS A LONGO-PRAZO

O que é um sistema de mensuração de resultados? Série de medidas para ajudar a transformar suposições em fatos facilmente compreensíveis Mostrar o caminho para melhorias que levam ao um projeto mais eficaz

1d O ciclo de mensuração de desempenho Missão e Visão de sucesso Atividades e Operações Mensurar Registrar Aprender Melhorar

Construindo seu próprio sistema de mensuração 4 passos Planejar a mensuração Escolher o que medir Determinar como medir Utilizando os dados em Relatórios

Planejando o que medir

A-Determinar um Grupo responsável pela avaliação Sistema Participativo de Avaliação 1 a 5 pessoas: Time e Complexidade dos projetos

B- Conduza uma auditoria de Mensuração do desempenho Quais indicadores estamos mensurando atualmente? Como e quando estamos mensurando esses indicadores? Onde e como estamos armazenando esses dados? Como estamos relatando esses dados? Como estamos revendo e usando nossos dados?

Escolhendo o que medir Indicadores Organizacionais do Time Sustentabilidade Financeira Capacidade (pessoas) Efetividade de implementação Indicadores de Performance do Programa Atividades Resultados Qualidade Custos do Programa Indicadores de Impacto Social e Econômico Impacto Custos de impacto Impacto Sistêmico Gerado

Indicadores Organizacionais do Time Refletem a capacidade do Time de sustentar sua missão e valores. Não importa qual tipo de atividade o Time esteja desenvolvendo, sempre irá requerer recursos financeiros, pessoas e infraestrutura. ACTIVE TEAM SHEET e TEAM DATA SHEET

Sustentabilidade Financeira-$ Total Receita, Despesas, Excedente -Número de contribuidores nos diferentes níveis, quantidade doada e % referente ao total da receita. -% Custo do projeto que é/será pago pelas doações/investimentos. TDS: Apoio Institucional BAB Não BAB (Parceiros/Doações) Atividade Empreendedora do Time In Kind Outros Capacidade do Time-Total de Membros Ativos do Time -Total de BAB -Horas Trabalhadas Eficiência de implementação-% Etapas Concluídas -% Metas Cumpridas

Indicadores de Performance do Programa Atividades e Resultados, baseado no curto prazo. Projetos em Primeira Etapa de Desenvolvimento.

Serviço DiretoAssociação/ Network Desenvolvimento de capacidade Atividades -# visitas -Duração média das visitas -# Membros -# Eventos -# workshops/Capacitações -#Horas trabalhadas Resultado s -# Beneficiados -% Beneficiados que concluíram o projeto -Número de membros engajados pelas atividades do Time -% Membros aplicando os “serviços” -#Beneficiados -% Beneficiados que estão aplicando as atividades do projeto em sua subsistência. Qualidade -% Satisfação beneficiado -%Beneficiados recomendando o projeto para a comunidade -Dados de entrevistas qualidativas Custos do Programa -Custo para desenvolvimento das atividades do projeto -Custo/ Beneficiário atendido

Indicadores de impacto Social e Econômico Permite avaliar os impactos do Time e seu progresso a longo prazo. Avaliar além das atividades do dia-a-dia para determinar se o Time está atingindo o impacto desejado. Projetos em etapas mais evoluídas de Desenvolvimento.

Serviço DiretoNetwork/ Coletividade Desenvolviment o de capacidade Resultados -# Pessoas impactdas diretamente pelos resultados do projeto -# Beneficiados indicando os resultados dos projetos em suas ações com a comunidade -#Pessoas impactadas indiretamente pelos resultados projetos. -Beneficiados demonstrando melhorias em suas atividades -#Novos negócios criados -#Novas oportunidades de emprego -#Pessoas empregadas após envolvimento no projeto Custos dos Resultados -$ Custo por Resultado atingido Impacto Gerado -$ Economia em custos de serviços -$ Valores gerados nas atividades econômicas -%Aumento de Renda -# Divulgações na Midia -Novas práticas e/ou novas partes envolvidas no projeto.

Dicas: Escolha indicadores que trarão variedade de dados. O Time pode utilizar a base de recursos de subsistência para ajudar na escolha dos melhores indicadores.

CATEGORIAS DE RESULTADOS FINANCEIRO AMBIENTAL SOCIAL HUMANO FÍSICO

Resultados quantitativos Produtos direto das atividades dos projetos Exemplos: aumento de renda, toneladas de lixo recicladas, pessoas com acesso a educação Resultados qualitativos Benefícios ou mudanças que as comunidades tiveram Influenciados pelos resultados quantitativos dos projetos Exemplos: Empoderamento, mudança de comportamento, aquisição de conhecimento, etc. Os resultados qualitativos devem envolver métricas quantificáveis

Determinando como medir Os processos e ferramentas de mensuração vão depender das necessidades específicas e áreas de engajamento do Time. O Time pode se orientar para escolher como medir a partir dos recursos.

Utilizando os dados em Relatórios Os indicadores deverão estar compilados em uma lista, que seja fácil o entendimento para todos os membros. Deverão gerar uma base de dados que resulte em relatórios gráficos e visuais Os indicadores deverão conter a a base e a meta a ser atingida no ciclo.

Planilhas dos Projetos Identifique os indicadores mais importantes!

Planilha de Gerenciamento Geral Planilha única que, em poucas linhas, traz uma visualização geral do Time - Ajuda a tomar decisões estratégicas - Ferramenta de Acompanhamento dos Coordenadores de Programa Data de Implementação: Janeiro de 2015

Planilha de Gerenciamento Geral

Dúvidas ?