Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar e Universidade Mackenzie Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali – Sistema UAB-UFSCar Claudia Raimundo Reyes – Pro-reitora de Graduação - UFSCar
Docência é uma profissão. Como as demais profissõespé aprendida. Existência de processos formativos - formação inicial e continuada – envolvendo diferentes tipos de certificação para os professores de diferentes áreas do conhecimento e níveis de ensino, exceto o ensino superior. Preocupação com o desenvolvimento profissional de professores do ensino superior é recente comparativamente aos demais níveis. Diversidade de ações formativas em diferentes instituições.
UFSCar Ações formativas de diferentes naturezas envolvendo os docentes da instituição, usualmente promovidas pela Prograd Documento: “O profissional que a UFSCar pretende formar” EDD – concebido em 2013 e primeiras experiências em 2014 e 2015
O EDD Ação formativa que busca atender ao artigo 24, inciso V, da Lei /2012, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal e estabelece como um dos critérios de avaliação de desempenho do docente em estágio probatório a “participação no Programa de Recepção de Docentes instituído pela IFE”, destinado aos professores ingressantes da UFSCar. O EDD é parte integrante do Programa de Formação Continuada de Docentes da UFSCar, realizado pela Pró- Reitoria de Graduação, por meio de sua Divisão de Desenvolvimento Pedagógico, em parceria com a Secretaria Geral de Educação a Distância.
Objetivos do EDD ●Socialização na cultura organizacional da UFSCar. ●Apropriação, por meio de uma postura crítico-reflexiva, da política do ensino da graduação, das experiências de constituição da identidade institucional e do compromisso social da UFSCar. ●Desenvolvimento profissional como professor universitário, compreendendo as consequências de suas práticas pedagógicas e revendo-as sempre que necessário. ●Adoção de procedimentos acadêmicos do ensino da graduação da UFSCar. ● Utilização adequada de novas tecnologias digitais como ferramentas para formação dos estudantes. * Reflexão sobre concepções de ensino, aprendizagem, estudante, avaliação, planejamento de ensino e demais atividades relacionadas ao ao exercício profissional docente. ●Trabalhar de forma colaborativa, fazendo parte da comunidade acadêmica (desenovolvimento de comunidades de aprendizagem).
Ações Formativas Ambientação no Moodle e uso das ferramentas. Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional da Docência – leituras e atividades iniciais relativas à compreensão de como o professor universitário aprende a ensinar e a se desenvolver profissionalmente (escolha da profissão, trajetórias escolares, aprendizagens, expectativas, desafios relativos ao reconhecimento da docência como profissão). Base de conhecimento para o ensino e processo de raciocínio pedagógico. (Módulo 1) Universidade e currículo - Diretrizes curriculares e os cursos de graduação; Projetos Político-Pedagógicos dos cursos de graduação;Perfil do profissional a ser formado na UFSCar Planejamento e Condições Organizacionais para o Ensino na Graduação
Avaliação do Ensino e da Aprendizagem no Ensino Superior Princípios e Políticas Institucionais para o Ensino de Graduação Políticas para democratização do ensino superior Políticas de Ações Afirmativas Diversidade Cultural Acessibilidade Heterogeneidade em sala de aula Perfis dos estudantes
Fontes Teóricas 1.Contextualização da aprendizagem da docência em 3 níveis (micro, meso e macro) de L.Shulman e J. Shulman 1.Os dois modelos propostos por Lee Shulman -Base de conhecimento para o ensino -Processo de raciocínio pedagógico 3. Pesquisadores envolvidos com a compreensão de como o professor aprende a ensinar e a se desenvolver pessoalmente (Nóvoa, Cunha, Darling- Hammond, Cochran-Smith, Zeichner....)
O EDD – Aprendizagem e desenvolvimento da docência no Ensinno Superior
O módulo 1 Destinado a professores iniciantes na UFSCar 2 ofertas, totalmente a distância, 100 vagas por oferta. Construção do módulo 1: Vídeo institucional Primeiras palavras Desafios ao trabalho do professor (Nóvoa / Sinpro) Forum
1º. Modelo – Base de Conhecimento para o Ensino
TRANSFORMAÇÃO Interpretação crítica Representação Seleção Adaptação aos alunos Compreensão Instrução Nova Compreensão Avaliação Reflexão
2º. Modelo: o Processo de Raciocínio Pedagógico
3º. Modelo: micro, meso e macro
Módulo 2 – a ser construído a partir de necessidades formativas evidenciadas no módulo 1 Centrado nas diferentes áreas de conhecimento e disciplinas Desenvolvimento de experiências de ensino e aprendizagem Elaboração, a partir das experiências de ensino e aprendizagem, de casos de ensino bem detalhados e que poderão ser utilizados como ferramentas formativas Ações de constituição e consolidação de comunidades de aprendizagem focalizando o ensino.
espiral.swf espiral.swf Muito obrigada