Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Encontro com professores
Advertisements

Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Elisa Maria de Assis
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Plano de Trabalho Docente
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
Pedagogia Universitária
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Flexibilização Curricular
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO
Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
A formação do professor na contemporaneidade: desafios e perspectivas
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
A Função do Professor Articulador
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Formação de Professores na UFMS:
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
Formar professores, contribuir para criar mundos possíveis
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
Ensino Médio e Educação Profissional
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.  Estágio obrigatório  Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei /2008).
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Uma Escola do Tamanho do Brasil
3ª Reunião Técnica de Formação MEC A Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no SNE Interfaces da Política Nacional.
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Concepções em Educação Matemática
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Socialização Profissional de Professores Ingressantes na Universidade: Formação, Identidade e Saberes Universidade Federal de Uberlândia/MG UFU/PROGRAD/DIREN.
Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.
2º Ciclo de Acompanhamento Formativo ESTÁGIO PROBATÓRIO.
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
.....e as políticas de formação formação.....e as políticas de formação formação CARMENISIA JACOBINA AIRES FE/UnB/FORUMDIR 2014.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
O papel pedagógico do órgão gestor
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Transcrição da apresentação:

Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar e Universidade Mackenzie Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali – Sistema UAB-UFSCar Claudia Raimundo Reyes – Pro-reitora de Graduação - UFSCar

Docência é uma profissão. Como as demais profissõespé aprendida. Existência de processos formativos - formação inicial e continuada – envolvendo diferentes tipos de certificação para os professores de diferentes áreas do conhecimento e níveis de ensino, exceto o ensino superior. Preocupação com o desenvolvimento profissional de professores do ensino superior é recente comparativamente aos demais níveis. Diversidade de ações formativas em diferentes instituições.

UFSCar Ações formativas de diferentes naturezas envolvendo os docentes da instituição, usualmente promovidas pela Prograd Documento: “O profissional que a UFSCar pretende formar” EDD – concebido em 2013 e primeiras experiências em 2014 e 2015

O EDD Ação formativa que busca atender ao artigo 24, inciso V, da Lei /2012, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal e estabelece como um dos critérios de avaliação de desempenho do docente em estágio probatório a “participação no Programa de Recepção de Docentes instituído pela IFE”, destinado aos professores ingressantes da UFSCar. O EDD é parte integrante do Programa de Formação Continuada de Docentes da UFSCar, realizado pela Pró- Reitoria de Graduação, por meio de sua Divisão de Desenvolvimento Pedagógico, em parceria com a Secretaria Geral de Educação a Distância.

Objetivos do EDD ●Socialização na cultura organizacional da UFSCar. ●Apropriação, por meio de uma postura crítico-reflexiva, da política do ensino da graduação, das experiências de constituição da identidade institucional e do compromisso social da UFSCar. ●Desenvolvimento profissional como professor universitário, compreendendo as consequências de suas práticas pedagógicas e revendo-as sempre que necessário. ●Adoção de procedimentos acadêmicos do ensino da graduação da UFSCar. ● Utilização adequada de novas tecnologias digitais como ferramentas para formação dos estudantes. * Reflexão sobre concepções de ensino, aprendizagem, estudante, avaliação, planejamento de ensino e demais atividades relacionadas ao ao exercício profissional docente. ●Trabalhar de forma colaborativa, fazendo parte da comunidade acadêmica (desenovolvimento de comunidades de aprendizagem).

Ações Formativas Ambientação no Moodle e uso das ferramentas. Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional da Docência – leituras e atividades iniciais relativas à compreensão de como o professor universitário aprende a ensinar e a se desenvolver profissionalmente (escolha da profissão, trajetórias escolares, aprendizagens, expectativas, desafios relativos ao reconhecimento da docência como profissão). Base de conhecimento para o ensino e processo de raciocínio pedagógico. (Módulo 1) Universidade e currículo - Diretrizes curriculares e os cursos de graduação; Projetos Político-Pedagógicos dos cursos de graduação;Perfil do profissional a ser formado na UFSCar Planejamento e Condições Organizacionais para o Ensino na Graduação

Avaliação do Ensino e da Aprendizagem no Ensino Superior Princípios e Políticas Institucionais para o Ensino de Graduação  Políticas para democratização do ensino superior  Políticas de Ações Afirmativas  Diversidade Cultural  Acessibilidade  Heterogeneidade em sala de aula  Perfis dos estudantes

Fontes Teóricas 1.Contextualização da aprendizagem da docência em 3 níveis (micro, meso e macro) de L.Shulman e J. Shulman 1.Os dois modelos propostos por Lee Shulman -Base de conhecimento para o ensino -Processo de raciocínio pedagógico 3. Pesquisadores envolvidos com a compreensão de como o professor aprende a ensinar e a se desenvolver pessoalmente (Nóvoa, Cunha, Darling- Hammond, Cochran-Smith, Zeichner....)

O EDD – Aprendizagem e desenvolvimento da docência no Ensinno Superior

O módulo 1 Destinado a professores iniciantes na UFSCar 2 ofertas, totalmente a distância, 100 vagas por oferta. Construção do módulo 1: Vídeo institucional Primeiras palavras Desafios ao trabalho do professor (Nóvoa / Sinpro) Forum

1º. Modelo – Base de Conhecimento para o Ensino

TRANSFORMAÇÃO Interpretação crítica Representação Seleção Adaptação aos alunos Compreensão Instrução Nova Compreensão Avaliação Reflexão

2º. Modelo: o Processo de Raciocínio Pedagógico

3º. Modelo: micro, meso e macro

Módulo 2 – a ser construído a partir de necessidades formativas evidenciadas no módulo 1  Centrado nas diferentes áreas de conhecimento e disciplinas  Desenvolvimento de experiências de ensino e aprendizagem  Elaboração, a partir das experiências de ensino e aprendizagem, de casos de ensino bem detalhados e que poderão ser utilizados como ferramentas formativas  Ações de constituição e consolidação de comunidades de aprendizagem focalizando o ensino.

espiral.swf espiral.swf Muito obrigada