SEBRAE PERNAMBUCO. O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEBRAE & Desenvolvimento LocaL
Advertisements

Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
1 O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E A IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA: PACTOS, AGENDAS etc.
O novo papel da Gestão municipal e da governança na sociedade do conhecimento Tania Zapata.
Secretaria de Desenvolvimento Territorial- SDT Departamento de Gestão Territorial – DETER Coordenação Geral de Planejamento Territorial - CGPT Estratégia.
Comissão Técnica do Plano Indústria - CTPIn Março
Concep ç ão e Gestão de Projetos e Processos Educativos a Distância- Mara Regina Lemes De Sordi Faculdade de Educação UNICAMP.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 2012 Por uma cidade mais justa e sustentável.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
CEPAL - POLÍTICAS DE INOVAÇÃO PARA GESTORES PÚBLICOS PUCRS - Porto Alegre, Abril 2013 Painel Desafios da Política de C&TI no RS Jorge Audy Vice-Presidente.
GESPUBLICA Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização.
POLITICAS ACTIVAS DE EMPREGO “FORMAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS” CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO? Seminário - ”Formação e Novas Tecnologias”, Cabo Verde:
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
IDEALIZADO PARA CUIDAR.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
Contexto Plano de Gestão Integrada de Pessoas do Sistema Eletrobrás Plano Unificado de Carreira e Remuneração Plano de Avaliação de Desempenho Plano de.
AS NOVAS DIRETRIZES DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
4º Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos – FIESC – 15/9/2010 Visão estratégica e projetos futuros 4° Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
O Profissional do Terceiro Setor MERCADO Segundo a pesquisa As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil (IBGE, Ipea, GIFE e Abong),
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS. MICRO E PEQUENAS NA ECONOMIA BRASILEIRA Mais de 95% do total de empresas no País.
Desdobramento do Plano Brasil Maior – PBM na Política de Arranjos Produtivos Locais Rede APL Mineral 16 de agosto de 2011.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
Princípios Norteadores, Sistemática de Desenvolvimento e de Remuneração Variável ESTRUTURA DE CARREIRAS DO GOVERNO DA BAHIA BRASIL.
18ª Reunião do Conselho Deliberativo 01 de julho de 2011.
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
REDE SOCIAL DOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS – RS APLs.
Transformando o Discurso em Prática: O Papel dos Bancos de Desenvolvimento na Efetividade da Agenda Ambiental Gabriel Rangel Visconti Superintendente da.
PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA (PMAQ) PREFEITURA DE BORBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE BORBA Manaus, 17 de Maio.
AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO LUZENICE MACEDO MARTINS Bióloga, MSc. em Saúde e Ambiente
Dezembro de 2013 Comitê de Bacia Hidrográfica Rio Paranaíba Gestão 2013 / 2015.
Patricia Santin Brasília, 11 de outubro de Fundação Telefônica | Vivo A Fundação Telefônica | Vivo QUEM SOMOS:  Presença em 14 países  13 anos.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
 MBC é o Movimento Brasil Competitivo que criado em novembro de 2001, com o objetivo principal de aumentar a competitividade no país, de maneira sustentável,
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO – processo de formação do ser humano e de preparação para a vida em sociedade. EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO FISCAL - amplo projeto educativo.
Critério 3 - Clientes Item 3.1 – Imagem e conhecimento de mercado Item 3.2 – Relacionamento com clientes.
POTÉ. ENCONTRO DOS FORMADORES EM BELO - HORIZONTE.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
Aula 7 NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO Atualidades - Prof. Savio Gonçalves.
B.I. Business Inteligence PROFESSOR MARCELO CAMPINHOS.
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Empreende dorismo Enquadramento Histórico. empreendedorismo  As preocupações com a temática do empreendedorismo são relativamente recentes  O mundo.
Praça da Sociobiodiversidade.  Parcerias com Setor Empresarial (Castanha-do-Brasil e Borracha)  Fóruns de Diálogo com Setor Empresarial  Manuais de.
Brasil Plano Estrategico e o desenvolvimento territorial rural Adaptado pelo prof. floriano.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
PARTE 2 O PROCESSO ESTRATÉGICO: FORMULAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.
Marketing para Empreendimentos em Saúde Curso: Gestão Hospitalar Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
Inovação e Competitividade Laura Maragna Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação Comissão Europeia.
Alessandro G. Teixeira Presidente Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial: Inovar para competir.
As empresas têm que estar conscientes que o desenvolvimento económico já não se pode fazer como no passado, à custa da degradação do capital natural.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico SDE Finalidade Segundo o Decreto Nº /2013, a SDE tem por finalidade implementar ações estratégicas.
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
Eficiência da Gestão no Sescoop. Eficiência na Gestão do Sescoop 2 Quem somos? Sescoop – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo Cooperativa.
GESTÃO Glauco Carvalho 06/10/05. Administração: Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar tanto os objetivos da organização.
WellingtonRobertoSchmidt
FÓRUM DESAFIOS À GESTÃO NA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL 21 a 22 de novembro de 2005 Palácio do Itamaraty Brasília - DF.
PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE
Transcrição da apresentação:

SEBRAE PERNAMBUCO

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica e inovadora.

Desenvolvimento Territorial e o papel da Gestão Municipal (e da governança na sociedade do conhecimento)

CONTEXTO Sociedade do conhecimento Inovação e competitividade Importância do capital humano e da cultura da cooperação A organização social do território e o desenvolvimento local

CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO DESENVOLVIMENTO: Não é decorrência natural do crescimento econômico DESENVOLVIMENTO É MUDANÇA SOCIAL “Importância do capital humano e social” DESENVOLVIMENTO É MUDANÇA POLÍTICA Novos padrões de organização e de governança DESENVOLVIMENTO HUMANO SUSTENTÁVEL: Desenvolvimento das pessoas, de todas as pessoas, das que estão vivas hoje e das gerações futuras.

OS NOVOS DESAFIOS DA REALIDADE HOJE EXIGEM UMA ARTICULAÇÃO ORGANIZADA ENTRE O TERRITORIO E OS DEMAIS ATORES MERCADO SOCIEDADE CIVIL ESTADO

As políticas econômicas são insuficientes para combater a pobreza e reduzir as desigualdades.

O desenvolvimento não depende unicamente do setor público. O desenvolvimento depende de forma decisiva da forma como se organiza o conjunto dos atores sociais em cada território. O desenvolvimento deve ser local/endógeno/territorial.

O Desenvolvimento Territorial é uma estratégia intencional, um movimento:

Protagonismo social, ator inteligente; Cooperação de atores; Intencionalidade. Confiança no futuro (capital social); Fortalecimento da economia local com melhor integração dos micro e pequenos empresários; Praticas de atitudes Empreendedoras.

Um movimento que mobiliza a cidadania e propósitos coletivos:

Sociedade civil organizada (nova esfera pública): Conselhos, Fóruns, Pactos, Nova Governança; Informação, inteligência coletiva e TICs: transformadores de mentalidades e atitudes; Lideranças inspiradoras!

O novo papel da Gestão Municipal Para além da gestão dos serviços previstos na Constituição:

As Prefeituras devem ser mobilizadoras do capital social e da vontade coletiva para Pactos e Agendas de longo prazo! Articuladora de Parcerias Estratégicas! Inspiradora de sonhos viáveis e líder da esperança e de atitudes para um território mais empreendedor e humano!

Papel dos Prefeitos e Vereadores Hoje

Os prefeitos devem ter uma estratégia de dinamização econômica local; Lei geral e compras governamentais; Mesa de pactuação de fomento produtivo; Os Vereadores Apoiar, Cobrar e Fiscalizar o prefeito; Liderar, Estimular e Orientar as comunidades

Atuação em Redes Métodos colaborativos funcionam muito melhor que o individualismo Rede: a nova forma de organização social! Quando olhamos para a vida vemos Redes: organismo humano; ecossistemas; abelhas; enfim o universo é uma teia;

Redes: intercâmbio de informações, aprendizagem, empoderamento, criatividade, inovação, ação política cidadã! Estímulo ao empreendedorismo que minimizar ao máximo a cultura do paternalismo Ser um Empreendedor/visionário: ter pactos de médio e longo prazo! Estar em rede!

Desenvolvimento local sustentável acontece com:

Novos valores, ideias criativas, educação de qualidade, bons projetos, parcerias, articulação das políticas públicas, estímulo à cultura empreendedora, planejamento com visão estratégica, pactos de médio e longo prazo, lideranças visionárias, nova cultura política e recursos para investimento!

. O empreendedor é aquele capaz de transformar seu sonho ou ideia em realidade rentável, ou seja, realidade que traz satisfação e lucro

Comportamento Empreendedor Busca de informações Busca de oportunidades e iniciativas Persistências Correr riscos calculados Exigência de qualidade e Eficiência

Comprometimento Estabelecimento de metas Planejamento e monitoramento sistemático Persuasão e Rede de Contato Independência

É insanidade continuar a fazer o que sempre fizemos, desejando obter resultados diferentes.

Pedro Marcos Mello de Lira Fone: (87) End.: Praça Barão do Pajeú, 929 – Centro Serra Talhada