Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Núcleo de Apoio a Saúde da Família
Advertisements

NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA- NASF
Alexandre de Araújo Pereira
Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF   GABINETE DO MINISTRO Portaria Nº 154, de 24 de janeiro de 2008.
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
GRUPO OPERATIVO GESTANTES
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO A SAÚDE
CONSULTÓRIO NA RUA DIRETRIZES E DESAFIOS. UMA PROPOSTA NOVA Proposta que procura ampliar o acesso da população em situação de rua ao SUS e ofertar, de.
Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência - SUS/MG
IMPLANTAÇÃO GRADUAL DO MODELO DE ATENÇÃO ÀS CONDIÇÕES CRÔNICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA MARINGÁ Maria Tereza S. R. Lopes Gerente de Planejamento.
Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAEs/PR) Gestão: 2012/ 2014 Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das.
ORIENTAÇÕES PARA OS MUNICÍPIOS DO SEMIÁRIDO
Apresentação: Margarete Bedim. Atendimento aos Conselhos Municipais  Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Geração de Renda;  Conselho Municipal.
PROJETO NASCER SAUDÁVEL Prefeitura Municipal de São Domingos/SC Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social.
CRIAÇÃO DO NASF.
Programa Saúde na Escola Oficina de Fortalecimento da Vigilância Alimentar e Nutricional.
Perspectivas de Mudança de Modelo na Atenção Básica a partir do NASF Adriana Coser Gutiérrez VPEIC/Fiocruz XIX Fórum Permanente de Atenção Básica/SES RJ.
ENCONTRO DO NASF – QUALISUS REDE REGIÃO METROPOLITANA GRANDE FLORIANÓPOLIS MAIO DE 2014.
Helder Silva – Monitor CID Jairse Freire – Coordenadora Nélson Lima- Dinamizador Comunitário Graciete Borges- Voluntária Débora Semedo- Técnica Otília.
OBJETIVOS DO PROGRAMA ACESSUAS TRABALHO
ETEP – Equipe Técnico-pedagógica: trabalho e conquistas Vânia Nóbile - 4 de Novembro de 2015.
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO. O processo de monitoramento e avaliação (que deve ser estruturado e sistemático) do POL tem como objetivo fundamental produzir.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Boletim informativo Programa Saúde na Escola (PSE) ADESÃO PSE 2014/15 O prazo para adesão ao PSE 2014/15 foi prorrogado até o dia 06/06/14 no Portal do.
METODOLOGIA DO DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO - DRP
Grupos Rotarianos em Ação. TITLE | 2 Grupos Rotarianos em Ação O que são Exemplos O que fazem Como se envolver: – Individualmente – Como clube e distrito.
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
TRABALHANDO A SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA: relato de experiência da equipe de saúde da família Centro de Saúde do Rio Tavares Novembro/2013.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
S E D S Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social.
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM
Rede de Atenção a Saúde das Pessoas com Deficiência em Santa Catarina.
SERVIÇO SOCIAL Carla Letícia Raupp Ramos CRESS nº 2930/12ª R Cláudia Leal CRESS nº 2528/12ª R Jerbbera Joplyn de Souza CRESS nº 5171/12ª R Instituto São.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS E AÇÕES SOCIAIS E CIDADANIA DIRETORIA DE PROTEÇÃO SOCIAL.
REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
Agosto de Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com.
Captação de Parceiros para abertura de pontos de vendas (PDV’s)
GERÊNCIA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÇÃO DIGITAL. À Gerência de Acessibilidade e Inclusão Digital, subordinada Diretoria de Governança Eletrônica compete:
ACADEMIA DA SAÚDE Um Espaço de Vivências - Experiência do Pólo de Balneário Piçarras/SC Aline Carla Sant’Anna.
GESTÃO DO PAIF.
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
Apoio Matricial em Saúde Mental na Atenção Básica
MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE – AS NOVAS RELAÇÕES ENTRE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE E ATENÇÃO AMBULATORIAL ESPECIALIZADA 16 de abril de 2015 Foz do Iguaçu.
RELATO DE EXPERIÊNCIA : IMPLANTAÇÃO DE GRUPO TERAPÊUTICO DE ATIVIDADE FÍSICA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA II, NO MUNICÍPIO DE SCHROEDER NOVEMBRO 2009.
Política Nacional de Atenção Básica Aprovada pela Portaria nº 2.488/GM/MS, de 21 de outubro de 2011, preconiza a coordenação do cuidado a partir da atenção.
INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DO FUTEBOL. Porto Ferreira Futebol Clube, fundada em 1912 por um grupo de esportistas, tem por finalidade principal promover e.
Qualificação Profissional, Colocação no Mercado de Trabalho Competitivo e o Processo Escolar Apresentação: Maria Helena Recalcatti.
Equipe técnica: Psicologia, Serviço Social, Nutrição, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Educação Física, Cardiologia, Ginecologia.
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
1 ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO GERÊNCIA DE COORDENAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA SAÚDE.
 SUS pode ser considerado uma das principais inovações da reforma do Estado Brasileiro.  Ao longo dos últimos anos vem se desenhando no setor da saúde.
PROJETO PERISCÓPIO. PROJETO PERISCÓPIO E O COMITÊ DE MONITORIZAÇÃO  Objetivo: evitar que crianças e adolescentes consumam cigarros de tabaco e bebida.
PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL A CRIANÇA NO CONVÍVIO FAMILIAR COM DEPENDENTES QUÍMICOS.
Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição / Departamento de Atenção Básica/ Secretaria de Atenção à Saúde Ministério da Saúde Agosto/2014 PROGRAMA DE.
Núcleo Telessaúde SC Integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde.
Núcleo de Apoio à Saúde da Família Garopaba. O Trabalho O NASF de Garopaba iniciou suas atividades em 2010 como NASF Estadual e contava com o total de.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Portarias nº e 1.083, ambas de 24 de maio de 2014
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL Prof.
POLÍTICA DE ATENÇÃO NEONATAL - NASCER ITAJAIENSE FOSSARI, M.A.S.*; MOLINARI, S.A.**; DOS SANTOS, R.B.**; * Médico Pediatra Neonatologista – Itajaí – SC.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional.
O HISTÓRICO DA PSICOLOGIA HOSPITALAR NO BRASIL. “O hospital é parte integrante de uma organização médica e social, cuja função básica consiste em proporcionar.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Missão Elaborar as políticas de atendimento que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes, articulando ações junto aos poderes constituídos.
Comissão de Enfrentamento à Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes/Quebrando o Silêncio CMDCA - Campinas - SP.
APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE.
Transcrição da apresentação:

Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF ALUNOS: Aline Mamede, Emerson Fisher, Filipe Brito, Jeferson Santi, Juliane L. Braz, Lucimara Cordeiro, Vanessa Mazzari.

A portaria n° 154 de 24 de janeiro de 2008 cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família Nasf - http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/portaria154.pdf Profissionais das mais variadas áreas de saúde, como médicos ginecologistas, pediatras e psiquiatras; professores de educação física; nutricionistas; acupunturista; homeopatas; farmacêuticos; assistentes sociais; fisioterapeutas; fonoaudiólogos; psicólogos e terapeutas ocupacionais atuarão em conjunto com as equipes da Saúde da Família.

De acordo com o art. 01° da portaria 154/08 o Nasf tem por objetivo ampliar a abrangência e o escopo das ações da Atenção Básica, bem como sua resolubilidade, apoiando a inserção da estratégia de Saúde da Família na rede de serviços e o processo de territorialização e regionalização a partir da atenção básica.

O Nasf pode ser classificado: - Nasf 01 composto por no mínimo cinco das profissões de nível superior vinculado de 08 a 20 Equipes de Saúde da Família; - Nasf 2 composto por no mínimo três profissionais de nível superior vinculado a no mínimo 03 Equipes de Saúde da Família . Há um incentivo Federal para custeio de cada Nasf: - Nasf 01 é repassado o valor de 20.000,00 a cada mês; - Nasf 02 o valor é de R$ 6.000,00 a cada mês.

Ações : desenvolver atividades físicas e práticas corporais; levar informações que visem à prevenção, a minimização dos riscos e à proteção à vulnerabilidade, buscando a produção do autocuidado; incentivar a criação de espaços de inclusão social; proporcionar Educação Permanente em Atividade Física/ Práticas Corporais, nutrição e saúde;

articular ações, de forma integrada às ESF, sobre o conjunto de prioridades locais em saúde que incluam os diversos setores da administração pública; contribuir para a ampliação e a valorização da utilização dos espaços públicos como proposta de inclusão social e combate à violência; identificar profissionais e/ou membros da comunidade com potencial para o desenvolvimento do trabalho em conjunto com as ESF; capacitar os profissionais, inclusive os Agentes Comunitários de Saúde - ACS, para atuarem como facilitador-monitores;

Supervisionar as atividades desenvolvidas pelas ESF na comunidade; promover ações ligadas à Atividade Física/Práticas Corporais junto aos demais equipamentos públicos presentes no território - escolas, creches etc; articular parcerias com outros setores da área adstrita, junto com as ESF e a população, visando ao melhor uso dos espaços públicos e a ampliação das áreas disponíveis; e promover eventos que estimulem ações que valorizem Atividade Física/Praticas Corporais e sua importância para a saúde da população.

No Paraná, já forma credenciados os Nasfs nos municípios de Ibiporã, Londrina, Apucarana, Arapongas, Castro, Sapopema, Maringá, Cornélio Procópio, Foz do Iguaçu, Nova Laranjeiras, Guarapuava, Cianorte, Fazenda Ro Grande, Itaperuçu em parceria com Campo Magro, Cambará, Ortigueira, Céu Azul, Vale do Rio das Cinzas, Chopinzinho e São João, Bela Vista do Paraíso e Florestópolis e por fim em Curitiba, sendo que esta conta com 19 Nasfs 01.

Os psicólogos têm participado desde as primeiras experiências, especialmente no apoio e na discussão com as equipes de saúde da família sobre os cuidados aos portadores de sofrimento mental e seus familiares. Hoje, seu papel amplia-se passando a incluir em seu suporte técnico a atenção à idosos, usuários de álcool e outras drogas, jovens e mulheres vítimas de violência e outros grupos vulneráveis, sempre compartilhando seu saber com os de outros profissionais e da própria população.

“ Nosso trabalho é prioritariamente desenvolver ações de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças. Trabalhamos muito com grupos. Como psicóloga, não realizo terapia individual nas Unidades, esse trabalho é feito no ambulatório. Faço visitas domiciliares para atender pedidos do Ministério Público ou Conselho Tutelar. Participo da Rede de Proteção a Crianças e Adolescentes. Monitoro, acompanho e encaminho pacientes de Saúde Mental. Coordeno grupos de dependentes químicos, adolescentes, terceira idade e outros conforme a demanda da Unidade de Saúde. Realizo intervenções nas escolas como palestras, orientações, etc. O nosso foco é sempre promover a qualidade de vida e a saúde, abordando temas de interesse da comunidade e de educação em saúde. Como exemplo posso citar alguns temas trabalhados na psicologia: ansiedade, depressão, motivação, sexualidade, auto-estima, projeto de vida, hábitos alimentares e as emoções, etc.” Dra. Simone – psicóloga.

Referencias www.ampasa.org.br www.crefito8.org.br www.crp07.org.br www.redepsi.com.br www.saude.gov.br