SEDIMENTAÇÃO E ESTRATIFICAÇÃO Acção de Formação : Biologia e Geologia – Novos Programas do 10º Ano Elaborado por: Isabel Pereira, Isabel Poço, Mª Amália.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Manejo ecológico do solo - I
Advertisements

A Terra conta a sua história ...
Ciências Naturais – 7.º ano
COMPETÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS I e II 1.Lá Lá Lá 2.O meu melhor momento desta semana (pessoal e/ou académico). 3.Qual é a minha expetativa para a disciplina.
Introdução à Geologia..
Gênese e fertilidade do solo Profª Andréia Patricia Andrade.
Ciência Política e Direito Constitucional ECTS: 7 Horas de contacto: 45 T + 30 TP + 6 OT Horas de trabalho total: 189 Administração Pública.
A Igreja e os desafios da pós- modernidade Professores Daniel e Nabarrete.
ANÁLISE DA “2ª SEMANA DA ÁGUA” NO MUNICÍPIO DE OLIVEIRA/MG Mirian de Sousa Silva Doutoranda em Engenharia Florestal Romer Silva Castanheira Assessor de.
UNIVERSIDE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CURSO DE ENGENHARIA CIVIL SANEAMENTO SEDIMENTAÇÃO GRAVITACIONAL Prof. Dr. Roque Passos Piveli Prof. Dr. Sidney.
A Teoria da Ciência O conhecimento Científico. Sumário da Discussão O Conhecimento Tipos de conhecimento Conhecimento Empírico Conhecimento Científico.
PC4: Âmbito da Proteção de Marcas a P&B «Harmonizar as diferentes interpretações do âmbito de proteção das marcas exclusivamente a preto, branco ou escala.
Projeto Sinergia “Caminhando para a Excelência” Política de Acompanhamento e Monitoramento do Movimento Apaeano Federação Nacional das APAEs Nancy Ferreira.
Origem e evolução dos seres vivos Há evidências científicas de que o nosso planeta surgiu há cerca de 4,6 bilhões De anos, a partir de aglomeração de poeira,
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Desenho teórico da pesquisa
Aula 5. Teste de Hipóteses II. Capítulo 12, Bussab&Morettin “Estatística Básica” 7ª Edição.
UMA AVENTURA NO ANTIGO TESTAMENTO. 1. QUAL O LIVRO MAIS ANTIGO DO A.T.? 2. EM QUE LÍNGUA FOI ESCRITO O A.T.? 3. QUAL A DIVISÃO DO A. T.? 4. COMO POSSO.
Pesquisa Social.
CONTAG Secretaria de Formação e Organização Sindical Política Nacional de Formação do MSTTR.
Fontes de Luz Estrelas Fonte Primária Lâmpada acesa Fonte de luz Lua
Sintagmas lexicais da redação acadêmica Prof. Dr. Ayres Nogueira.
A Ciência e A Construção do Conhecimento Científico Anderson - Biologia.
ASTRONOMIA PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE. SISTEMA SOLAR.
Rochas Sedimentares Formação.
Laboratório de Solos 1° semestre/2011 Prof.Eng. Ary Franck Cordeiro, M.Sc. Aula n. 1 de 02 de fevereiro de 2011: Introdução ao curso CENTRO TECNOLÓGICO.
O Conhecimento Científico Definição de Ciência: “É um conhecimento sistematizado e metódico que, para além da experiência, utiliza raciocínios, provas.
Metodologia científica 2016/01 Prof. Enir da Silva Fonseca.
As Rochas Arquivos que revelam a história da Terra.
ARQUIVOS QUE RELATAM A HISTÓRIA DA TERRA 1 AS ROCHAS.
1 Geohistória  A vida no Pré – câmbrico. A EROSÃO, O METAMORFISMO E OUTROS FENÓMENOS GEOLÓGICOS ALTERAM AS ROCHAS … ( CICLO DAS ROCHAS ) Livro da TerraRochas.
0 A questão da origem do conhecimento Desenho de Max Ernst.
A distinção entre os diferentes materiais pode ser feita com base na origem, na textura, na cor, na cor e no estado físico, entre outras características.
ORÇAMENTO PÚBLICO CEL R/1 POSADA. ORÇAMENTO PÚBLICO 1. Conceito 2. Orçamento na Constituição Federal 3. Princípios Orçamentários 4. Alterações Orçamentárias.
Disciplina: Processos Psicológicos Básicos
Disciplina: Geoquímica Módulo: Conceitos básicos da geoquímica
A inclusão na perspectiva do novo paradigma da ciência Autor: Reinoldo Marqueza Fonte: Revista Educação Especial. N° 26, 2005.
Unidade Senac - Guarulhos - SP Turma TST - D. Tema do trabalho Avaliação Química Alunos: Eduardo nº 14 Nailton nº 35 Professor : Marcos Silva.
A Estrutura da Terra Prof. Viana. Placas Tectônicas.
GERÊNCIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA MUNICIPAL – NTM Joinville.
Estatística Aplicada à Administração Profº Alessandro Moura Costa
ARTE GÓTICA.
ALVARO PEREIRA. A apresentação do percurso da pesquisa Detalha o caminho percorrido pelo pesquisador na coleta e na análise dos dados e encontra-se dividido.
Arquivos Históricos da Terra
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Angelica dos Santos Vianna defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL 21 de agosto.
Marcelo Correa. Uma história  Charles Darwin (1809 – 1882), em uma de suas experiências, observou repetidas vezes que as plantas crescem em direção à.
Paixão, A. Processos de recuperação de espólio Quinta do Contador nº13, Estrada da Serra, Tomar (Portugal) Telf (ext. 3183)
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
Profa. Claíde Abegg / Rosane Davoglio
Metodologia do Trabalho Científico Diretrizes para elaboração de projetos de pesquisa, monografias, dissertações, teses.
Maria Izabel de Freitas Filhote defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL.
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
Competências Pessoais e Sociais II – Helena Martins 1. Empregabilidade II – Estratégias de marketing pessoal, empregabilidade e planeamento de carreira.
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA Engenharia Prof. Luis Fernando Maffeis 03.
Unidade I Estatística Descritiva Profª. Maria Ester Domingues de Oliveira.
Física Instrumental Arquimedes Luciano Ana Paula Giacomassi Luciano.
EMPRESARIAL III Aula 1- Apresentação do Plano de Ensino Evolução Histórica dos Títulos de Crédito.
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Dinâmica da Litosfera e grandes estruturas geológicas
ESCOLA POLITÉCNICA DA USP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E AMBIENTAL PHD 2443 – TRATAMENTO DE ÁGUAS DE ABASTECIMENTO E ÁGUAS RESIDUÁRIAS TRATAMENTO.
A Geologia, os Geólogos e os seus Métodos
Estrutura Tributária 1.Princípio da Neutralidade: obtido quando não alteram os preços relativos, minimizando sua interferência nas decisões econômicas.
N7 CienTIC 7 Ciências Naturais – 7.º ano Ciclo das rochas.
Oficina Reações Químicas
GALILEU GALILEI OS PRINCÍPIOS DO MÉTODO CIENTÍFICO DEZEMBRO DE 2014 FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS I FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO.
 Permitem estudar a evolução da vida na Terra  Permitem datar as rochas e determinar ambientes antigos. Fóssil de Idade- permitem datar as rochas onde.
2 3 4 É possível localizar descontinuidades internas na Geosfera, ou seja, definir a fronteira entre duas zonas contíguas do interior da Terra com características.
Transcrição da apresentação:

SEDIMENTAÇÃO E ESTRATIFICAÇÃO Acção de Formação : Biologia e Geologia – Novos Programas do 10º Ano Elaborado por: Isabel Pereira, Isabel Poço, Mª Amália Duarte e Daniel Sousa.

Tema 1: A geologia, os geólogos e os seus métodos Conteúdos conceptuais : * Rochas Sedimentares * Sedimentação e estratificação * Princípios Estratigráficos * Idade relativa Conteúdos procedimentais : * Problematizar e formular hipóteses. * Observar e interpretar dados. * Estabelecer analogias entre o modelo experimental e a realidade Conteúdos atitudinais : * Compreender a importância da experimentação na construção do conhecimento científico. * Assumir atitudes de rigor e flexibilidade face a novas ideias. * Desenvolver o espírito crítico. Capítulo 2: As rochas, arquivo que relatam a história da Terra

Problema ? Como se formam os estratos característicos das rochas sedimentares ?

Hipótese Os sedimentos acumulam-se por acção da gravidade, dando origem a camadas horizontais que diferem na cor e na textura.

Teoria: Sedimentação e Estratificação Princípios : * A maior parte dos sedimentos são transportados pela água. * Quando a velocidade do agente transportados diminui, os sedimentos depositam-se por acção da gravidade. * Os sedimentos apresentam dimensão, densidade e cor diferentes. Conceitos: Sedimento, estrato, estratificação, datação relativa. Conclusão : Resultados: 1 – Monte um dispositivo experimental idêntico ao do esquema da figura A. 2 – Na extremidade superior da calha coloque um pouco de uma das amostras de solo e verta, lentamente, água sobre o material até que este caia na tina. 3 – Retire a água que se acumulou na tina, utilizando o tubo de plástico e o balde. 4 – Repita os procedimentos anteriores para as restantes amostras. 5 – Registe os resultados. Como se formam os estratos característicos das rochas sedimentares?

Material - Tina de vidro - Suporte universal - Calha ou goteira - Gobelés - Colheres - Tubo - Balde - Água - Amostras de solo de diferentes cores e granulometria Figura A

Execução da actividade

Resultados obtidos

Discussão dos resultados: 1 – Como distingue as diferentes camadas entre si ? 2 – Que posição têm as camadas umas em relação às outras ? 3 – Qual o estrato mais antigo? E o mais recente ? 4 – Estabeleça a comparação entre o modelo utilizado e a realidade.

Avaliação Rochas sedimentares Origem Alteração das rochas Evolução dos sedimentos Formação de sedimentos TransporteSedimentaçãoDiagénese ResultaDá origem Deposição dos sedimentos por acção da gravidade Estratos Distinguem-se Granulometria Cor Formam-se Horizontalmente PRINCÍCIO DA HORIZONTALIDADE Permitem Datação relativa PRINCÍPIO DA SOBREPOSIÇÃO