Apresentação da Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores Modelação de Processos Alternativos de Conflito utilizando a Técnica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
Advertisements

Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
Introdução POO Thiago Medeiros Sistemas de Informação Definição: Sistemas de Informação é uma combinação de pessoas, dados, processos, redes de.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
O texto pode ser visto como um tecido estruturado, uma entidade significativa, uma entidade de comunicação e um artefato sociohistórico. Pode-se dizer.
1 Formador: Maria Manuela Matos Avaliação externa da dimensão científica e pedagógica (An 2-a ) BF Avaliação externa da dimensão científica e.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
ICS – Instituto de Ciências da Sociedade SINT / IBR 29 e 30 de outubro de 2012.
PROGRAMA DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - PCEDR BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS.
Informações a transmitir na divulgação do novo sistema Objectivos da implementação do SGAD; Consequências dos resultados da avaliação. Importância para.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
A POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental Viana do Castelo Um recurso educativo … Leonor Cruz.
AULA DO DIA 23 DE ABRIL DE 2013 MESTRADO EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS DISCIPLINA – METODOLOGIA DA PESQUISA PROFESSORAS – KÊNIA E MIRZA MÉTODO METODOLOGIA.
Acordo de Leniência Brasília, 17 de março de 2016.
Introdução à Administração
Contabilidade Analítica VS Contabilidade Geral
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
Sintagmas lexicais da redação acadêmica Prof. Dr. Ayres Nogueira.
Ciência da Informação em contexto Peter Ingwersen.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
INSPEÇÃO EM SERVIÇO III Pan-American Conference for Nondestructive Testing 05 de junho de 2003.
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 2 e 3.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
ARQUEOTURISMO NA REGIÃO DE TUBARÃO – UMA PROPOSTA DE PRESERVAÇÃO PARA OS SAMBAQUIS curso de História Geovan Martins Guimarães – Autor, aluno de História,
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
Perspectivas de conhecimento na área do mar Manuel Rui F. Azevedo Alves Escola Superior de Tecnologia e Gestão Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
CONCEITOS NA ANÁLISE DE SISTEMAS ANÁLISE É O ESTUDO DE UM PROBLEMA QUE ANTECEDE À EXECUÇÃO DE UMA AÇÃO. ANÁLISE DE SISTEMAS NO DOMÍNIO ESPECÍFICO DO DESENVOLVIMENTO.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
LDB E A PSICOLOGIA Profª Cristina Pinho.
Quimica 11º.
PRÁTICA SIMULADA II Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino Profª. Andréa Cleto.
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Filosofia e Ciência Leitura e discussão do Texto “Introdução à filosofia da ciência” de Alex Rosemberg.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Gestão das organizações. O que é uma organização? Organização: “Grupo social em que existe uma divisão funcional do trabalho e que visa atingir através.
OLIVEIRA, JANE S.; QUEIROZ SALETE L. Comunicação e Linguagem Científica: guia para estudantes de química, Campinas: Átomo, 2007, 109 p. Capítulo 4: LOCALIZANDO.
Disciplina: Processos Psicológicos Básicos
II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA
QREN Avaliação dos Sistemas de Incentivos. Sistemas de Incentivos QREN Principais Conclusões da Avaliação  Melhorias face a anteriores experiências de.
MONOGRAFIA I PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN TEXTO VII: TÉCNICAS DE PESQUISA ADA DE FREITAS MANETI DENCKER.
TIC 1. Informática  A palavra informática tem origem na junção das palavras informação e automática  Informática significa, portanto, tratamento da.
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL UFRN – Campus Natal Setembro – 2013.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Aula 8: Pesquisa-ação.
Fundamentos da Administração
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
ARGUMENTAÇÃO. Não há o que discutir e argumentar, onde reina o consenso. É exatamente o dissenso seu campo de atuação. Lineide Mosca, 2006.
Projetos Segmento de Prospecção. Ordenação da Apresentação Eleições 2002 Cenários do Macro-Ambiente e da Indústria Financeira Jogo dos Atores.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
ENSINO DE ESTATÍSTICA COM ABRDAGEM EXPLÍCITA DE DELINEAMENTO AUMENTA O INTERESSE DOS ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO PELO TEMA Dr. Pedro Rocha UNIVERSIDADE FEDERAL.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE SOMBRIO,
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Teoria da Burocracia.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Universidade e Pesquisa Importância da disciplina no 3º grau
Recuperação da Informação Peter Ingwersen.  Universidade de Copenhagen (Dinamarca)  Peter Ingwersen tornou-se professor de pesquisa em 2001 e Professor.
As Questões-Chave da Avaliação Avaliação para quê? Avaliação para quem? Quando deve ocorrer a avaliação? Quais os critérios de avaliação? Quem deve ser.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Jamile Mileipe Sunamita Iris Costa Saber Ambiental: Do Conhecimento Interdisciplinar ao Diálogo de Saberes PRODEMA - UFPE.
UNIVERSO Curso de Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Modelos Energéticos Professora: Ana Paula Diniz.
Transcrição da apresentação:

Apresentação da Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores Modelação de Processos Alternativos de Conflito utilizando a Técnica de StoryTelling Orientador Científico: Professor Doutor Pedro Antunes Co-orientador Científico: Professor Doutor Alberto Silva Sara Alves da Silva 8 de Março de 2007

2 Sumário da Apresentação 1.Enquadramento 2.Processo Legal - Estrutura de Informação 3.Processo de Argumentação 4.Problema 5.StoryTelling 6.Integração do StoryTelling e da Argumentação num ADR 7.Resultados e Conclusões 8.Trabalho Futuro

8 de Março de Enquadramento Rotura Judicial Processos menos burocráticos e menos dispendiosos A Resolução Alternativa de Conflitos (ADR) é um processo que tem como objectivo o restabelecimento do diálogo, a manutenção de relações económicas, fornecimento de justiça e restauração da harmonia social ADR regulamentados de acordo com a Legislação Portuguesa Mediação Arbitragem Necessidade Recomendação ADR’s na CEE

8 de Março de 20074

5 Enquadramento Rotura Judicial Processos menos burocráticos e menos dispendiosos A Resolução Alternativa de Conflitos (ADR) é um processo que tem como objectivo o restabelecimento do diálogo, a manutenção de relações económicas, fornecimento de justiça e restauração da harmonia social ADR regulamentados de acordo com a Legislação Portuguesa Mediação Arbitragem A sentença de homologação, ou seja, a decisão final, depende intrinsecamente da análise da informação constante no processo legal. Necessidade Recomendação ADR’s na CEE

8 de Março de Processo Legal - Estrutura de informação A informação é organizada por: Data, Facto, Prova. Objectivo: Estruturação da informação de acordo com uma linha cronológica de acontecimentos. Neste modelo é a terceira parte a responsável pela produção da informação.

8 de Março de Processo de Argumentação O Demandado produz argumentos A1.1 e A1.2 O Demandante produz argumentos A2.1, A2.2 e A2.3 O Demandado produz argumento A1.3 O processo de argumentação repete-se até aos tempos T na e T nb Durante o processo de argumentação, demandante e demandado transmitem argumentos do tipo: Iniciais, composição e decomposição Na resolução de conflito, o demandante e demando produzem declarações que permitem sustentar e justificar a sua posição no conflito.

8 de Março de Modelos de Argumentação Mapas de Conceitos Representação de pensamento não estruturado através de uma visualização esquemática Vantagens Excelente meio de explicação e partilha entre os intervenientes permite alcançar maior grau de concentração Representação e organização do conhecimento passado Os modelos de Argumentação permitem a captura, partilha e visualização de informação

8 de Março de Modelos de Argumentação Modelo de Toulmin Analisar a estrutura lógica de um argumento, tendo como base o caminho da descoberta da verdade na perspectiva dos argumentos individuais e seus elementos constituintes. Representação dos argumentos relevantes para os factos

8 de Março de Modelos de Argumentação Modelo IBIS - Issue Based Information Systems Conflito ArgumentoPosição Argumento nPosição n Transmite Suporta Contraria... … Desenvolvido para suportar, documentar e coordenar todo o processo de argumentação.

8 de Março de Problema Os modelos actuais de argumentação restringem a interacção dos participantes numa estrutura formal demasiado rígida e não aceite pelos utilizadores O processo de argumentação deve conferir uma estrutura lógica ao diálogo existente entre as partes De que forma podem os argumentos transmitidos ser capturados, analisados e estruturados num processo de Resolução Alternativa de Conflitos através de um Sistema de Informação? O objectivo de as partes compreenderem, articularem e controlarem os argumentos em defesa das suas posições e chegar à resolução do conflito.

8 de Março de StoryTelling No contexto dos ADR, a técnica StoryTelling: Oferece uma forma espontânea, informal e estimulante para a recordação de eventos passados Despoleta a memória visual desses eventos Fornece mais significado aos argumentos Reforça a compreensão dos pontos de vista individuais É uma técnica que permite a estrutura da informação mais próxima das intenções e comportamentos dos participantes Ser humano um contador de histórias nato As histórias são um meio universal de comunicação Comunicação Organização Conhecimento

8 de Março de Integração do StoryTelling e Argumentação num ADR Demandado Demandante

8 de Março de Protótipo - StoryTellingADR

8 de Março de Protótipo - StoryTellingADR

8 de Março de Integração do StoryTelling e Argumentação num ADR

8 de Março de Protótipo - StoryTellingADR

8 de Março de Modelo de Domínio

8 de Março de Resultados 2.Simulação de processos de mediação e arbitragem 1.Analisados e seleccionados os processos mais significativos Visualização da informação capturada Estruturação da informação simplificada Possibilidade de redução do tempo de processo de argumentação e de construção de factos A avaliação conduzida centrou-se essencialmente em todos os aspectos relacionados com a construção do sistema

8 de Março de Conclusões A modelação dos ADRs utilizando a técnica StoryTelling permite: 1.Capturar e organizar os argumentos 2.Compreensão e análise de factos de forma a que os intervenientes não necessitem de manipular conceitos demasiado complexos. 3.Estruturar a informação mais próximo das intenções e comportamentos dos participantes. 4.Permite um mapeamento visual simples e agregado da informação gerada

8 de Março de Trabalho Futuro Consolidação do conhecimento explícito gerado em termos de StoryTelling e sua validação (Ciências Sociais). Validação do protótipo através da sua extensão a outros processos alternativos de conflito. Criação de mecanismos automáticos para a captura de eventos e argumentos encurtando o tempo de registo no sistema. Criação de uma interface mais robusta e interactiva cuja principal características deverá ser o de minimizar a incoerência entre factos validados dentro do mesmo processo. Aplicação da Técnica de StoryTelling a outras áreas da Engenharia Informática tal como projectos de desenvolvimento e concepção de Sistemas de Informação

8 de Março de Modelação de Processos Alternativos de Conflito utilizando a Técnica de StoryTelling Fim da apresentação