Aula 2 – 05/março/2012. DATACONTEÚDOSATIVIDADETextos de referência 27/fev. Introdução-Concepções de Ciência e de Ensino de Ciências A coisa da ciência.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Estágio Supervisionado II – Ensino de Ciências
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
ESCOLA MUNICIPAL MÁRCIO ANDRADE GUERRA
E.E.M. Dep. Nagib Zattar Jd.Paraíso
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
Professora: Liliana M. Passerino Professora: Karoline
“Lingo of Learning” 88 terms every science teacher should Know
Metodologia Científica
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
MONOGRAFIA Natália Maria Reis Oliveira Furtado.
Metodologia do Trabalho Científico
Didática e Metodologia no Ensino Superior
ELABORAÇÃO DE PROJETOS FERNANDO SANTIAGO DOS SANTOS
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Aulas Práticas no ensino de Ciências
O TRABALHO COM PROJETOS
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Programa Ler e Escrever
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Avaliação Educacional
JORNADA PEDAGÓGICA ATIVIDADE EDUCACIONAL COM O TEMA: COPA DO MUNDO
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
WebQuest Bichos Nojentos – Guia dos Curiosos
Iniciação Científica º Série/EM.
TarefaAvaliaçãoReferênciaConclusãoCréditosIntrodução 321 Processo Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 8º ano. Professora Débora Soifer Clones Demais.
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Couto 2009: FORMANDO CIDADÃOS
Metodologia da Pesquisa Científica
MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Metodologia do Trabalho Acadêmico
AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA OS INSTRUMENTOS DE ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO SERÃO: 1)Freqüência, assiduidade e participação nas atividades discentes. 2)Relatório.
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Didática da alfabetização
Metodologia de Pesquisa para Projetos
Como elaborar um projeto de pesquisa?
Por que o jornal na escola?
Laboratório de Mecânica
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
Plano de Atividades do SI semestre Turma E.
HUMANAS.  Apresentação das matrizes curriculares, cartas e cronogramas de ciências humanas (estratégia, um relato breve, conteúdo e lição de casa); 
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
Docente: Dr. Arthur Vianna
Objetivo geral Proporcionar aos alunos os elementos necessários para a organização e realização de trabalhos científicos.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA “ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA”
Aula 6 9/abr/2012.  Professora Silvia e Professora Cátia; Tema Decomposição; Unidade didática com atividades práticas -  As expectativas de aprendizagem.
M ODELOS DE ENSINO E RECURSOS METODOLÓGICOS AULAS PRÁTICAS Aula 9 – 02/maio/2011.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
Modelos recentes para o ensino de ciências Aula 6 -07/abril/2014.
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Produção de conhecimento e Aprendizagem de ciências Aula 3 – 17/março/2014.
Transcrição da apresentação:

Aula 2 – 05/março/2012

DATACONTEÚDOSATIVIDADETextos de referência 27/fev. Introdução-Concepções de Ciência e de Ensino de Ciências A coisa da ciência ou A ciência da coisa Campos e Nigro, Capítulo 1 05/mar Distribuição do Programa, Cronograma, Explicações dos estágios/projeto e outras atividades Oficina – Investigando o dia e a noite O geódromo – (Trivellato e col., 2004) Campos e Nigro, Capítulo 4 12/mar Questões de leitura Concepções de ciência e de ensino de ciências Oficina – Batimentos cardíacos e movimentos respiratórios (Subsídios, Caderno III) Campos e Nigro, 1999, cap. 1 19/mar Questões de leitura O marco construtivista no Ensino de Ciências Vídeo – O Problema do Submarino (Carvalho e col., 1998) Bastos e col, /mar Questões de leitura Conteúdos conceituais em Ciências Oficina –O problema do barquinho (Carvalho e col., 1998) Campos e Nigro, Capítulos 2 02/abrSEMANA SANTA

09/abr Conteúdos procedimentais e atitudinais em Ciências Oficina de registro de dados e construção de gráfico Campos e Nigro, Capítulo 2 16/abr Apresentação dos resultados dos Projetos de Investigação Postagem no STOA 23/abr Atividades práticas e Atividades de investigação Oficina- Reações Químicas (Trivelato e col., 2003) Cubero, 1998 Giordan e Vecchi, /abrRECESSO 07/mai Questões de leitura Atividades lúdicas e produção de conhecimento Oficina- Sobrevivência de animais (São Paulo, 1978) Campos e Nigro, Capítulo 7 14/mai Questões de leitura Atividades extra- classe Visita a museuKrasilchik e Marandino, 2004, caps. 2 e 3

31/mai Prova escrita 28/mai O ensino de Ciências e a alfabetização Oficina de jogos 04/jun Livro didático nas séries iniciais Construção de instrumentos para análise de livros Tolentino-Neto, 2003 Brasil, 2004 Krasilchik, /jun Livros paradidáticos nas séries iniciais Oficina de leitura 18/jun Apresentação e discussão dos estágios Entrega do Relatório de Estágio e da Ficha de Estágio Postagem no STOA 25/jun Avaliação do Curso e entrega de notas Prova substitutiva

 Relatório de estágio (40%)  Pontualidade na entrega dos dados do projeto, Relatório e Ficha de Estágio (10%)  Prova escrita (30%)  Questões e exercícios em aula (20%)

 Observação ◦ Questões a serem observadas ◦ Instruções para composição do relatório  Investigação ◦ Projeto comum ◦ Instrumento construído coletivamente ◦ Apresentação de resultados ◦ Instruções para composição do relatório  Regência e Participação ◦ Elaboração de atividade a partir da investigação ◦ Instruções para composição do relatório

 Resultados da investigação- postada na plataforma STOA até o dia 16 de abril.  O Relatório de Estágio-postado na plataforma STOA até o dia 18 de junho.  Comprovante da ficha de estágio-postado na plataforma STOA até o dia 18 de junho.

 O conhecimento está na realidade. A ciência é o reflexo correto da realidade.  Há um método único e universal para chegar ao conhecimento.  Esse método não é influenciado pela subjetividade, ou seja, uma observação não é guiada pelas teorias prévias.  Esse método inclui as seguintes etapas: observação, elaboração de hipóteses, experimentação e enunciado de teorias.  Os conhecimentos científicos têm caráter absoluto e universal.  O conhecimento científico é uma forma superior de conhecimento.  A ciência é estática, anistórica e aproblemática (mais um produto acabado do que um processo de construção de teorias).  A ciência é neutra.

 Existe um conhecimento único, verdadeiro e definitivo, que o aluno deve aprender.  Os alunos não têm idéias prévias sobre os assuntos que serão estudados. Se têm, elas não são relevantes no processo de ensino- aprendizagem.  O conhecimento escolar é só uma reprodução simplificada das verdades científicas.

 É possível representar o movimento de rotação da Terra?  Explore as representações para responder: ◦ Quando começa a amanhecer para uma pessoa que está no equador (A), o que acontece no lado oposto (B)? ◦ Quando é dia pleno para A, o que ocorre para B? ◦ O dia (período iluminado) tem o mesmo comprimento (horas) para pessoas que estão em hemisférios diferentes (norte e sul?)

 Qual é a causa das estações do ano?  É possível representá-las com o geódromo?