A Didática das Ciências Elio Carlos Ricardo Faculdade de Educação - USP.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
Advertisements

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Qual concepção de ensino sustenta esta proposta?
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
CURRÍCULO: TEMPOS E ESPAÇOS
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA
Organização Curricular da Escola
Plano de Trabalho Docente
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
O Plano de Ação Curricular na Escola
Diretoria de Ensino da Região de Mogi das Cruzes
Experimentação em Ciências na formação inicial de professores
Liliani Lecco Dettogni
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
TEORIA DA ATIVIDADE Um dos aspectos da concepção Histórico – Cultural de Aprendizagem (a Teoria da Atividade), a partir dos estudos de Leontiev (discípulo),
Didática e Metodologia no Ensino Superior
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Educação no contexto do Trabalho
CONSELHO DE CLASSE CADEP
Propostas de layout Modelo 1
Prof. Rita de Cássia S. Eger -
QUAL A RELAÇÃO ENTRE EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIA DAS CIÊNCIAS?
Características de um bom professor de biologia
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ementa da disciplina- Aula 1.
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
FACULDADE MOGIANA DO ESTADO DE SÃO PAULO CURSO DE DIREITO
PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
2 – O QUE ENTENDEMOS POR CONHECIMENTO ESCOLAR?
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Os aspectos filosóficos do ambiente escolar Aula 12
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Matemática em Ambiente Computacional
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Situação de Aprendizagem
CLÁUDIA PICCININI ISABEL MARTINS
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Concepções em Educação Matemática
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
Tendências atuais do ECLE
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Cristiane Barroso Ensino de Ciências: unindo pesquisa e prática.
DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Cristiane Barroso.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
Seminário Temático Epistemologia da Ciência. Tema I: O problema do método científico: O que é método? E por que método? Textos de Referência: Discurso.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
A tecnologia como referência dos saberes escolares Elio Carlos Ricardo Faculdade de Educação - USP.
Produção de conhecimento e Aprendizagem de ciências Aula 3 – 17/março/2014.
A Natureza da Ciência e seu Ensino: o papel do experimento Dr. Elio Carlos Ricardo Faculdade de Educação – USP.
A Didatização dos Saberes Escolares Elio Carlos Ricardo Faculdade de Educação – USP.
Didática das Ciências Experimentais
Transcrição da apresentação:

A Didática das Ciências Elio Carlos Ricardo Faculdade de Educação - USP

Elementos Envolvidos Estudantes Saber a ensinar Professor Contexto (ambiente) Sistema de Ensino

A didática se ocupa de... Uma reflexão sobre os objetos de ensino (domínio epistemológico): –seu status epistemológico; –a organização na forma curricular; –sua história institucional.

A didática se ocupa de... Pesquisas sobre as condições de apropriação (domínio psicológico): –as etapas de sua construção; –os pré-requisitos; –as concepções do aluno;

A didática se ocupa de... Pesquisas sobre a intervenção didática (domínio praxeológico): –as tarefas do ensino; –a adaptação ao público; –a organização; –a construção dos ciclos escolares.

Sistema Didático

Distintos Discursos Cotidiano:. Interlocutor identificável;. Validade do discurso é local;. Lógica natural;. Argumentação persuasiva;. Nada é preciso, nem definido a priori. Científico:. Interlocutor abstrato;. Discurso visa à validade geral;. Lógica formal;. Argumentação demonstrativa;. Objetos bem definidos.

Distintas formas de pensamento Comum:. Objeto visto em termos de uso comum;. Conhecimento traduz necessidades;. Acúmulo de observações locais;. Resiste a mudanças. Científico:. Objeto teórico (modelos teóricos e conceituais);. Conhecimento resultado de construção;. Preocupa-se com a generalização;. Progride por retificações.

Obstáculos Epistemológicos:. Fenomenológico;.Linguagem/formalismo;. Estrutura conceitual. Didáticos:. Hierarquia conceitual;. Didática intuitiva do professor;. Seleção de conteúdos;. Atividades propostas;. Avaliação.

Perguntas Didáticas Característica de uma epistemologia da ciência: - Os conceitos científicos são, antes de tudo, respostas a problemas. Questionamento didático correspondente: -Como pensar um ensino de ciências por resolução de problemas?

Dois exemplos: Concepções alternativas Vigilância epistemológica

Outras Concepções … AmebaHomem Sistema Digestivo Tubos Força  Velocidade (F  v) Corrente elétrica fluxo de água

O que ensinamos corresponde ao que gostaríamos que os alunos aprendessem?

A vigilância epistemológica Esferas de saberes: Saber de referência (cientista) T.D. externa Saber a ensinar (programas) T.D. interna Saber ensinado (sala de aula)

Transformações do novo saber Descontextualização Despersonalização Programabilidade

A vigilância epistemológica O diabo está nos detalhes! Na interação entre o material didático e o professor, este dará nova vida à inovação. Como os conceitos são apresentados? Como as atividades estão estruturadas? Como a experimentação é pensada? Que palavras são usadas? Que analogias são estabelecidas?

A sobrevivência dos saberes Atualidade Moral – adequado à sociedade atual Atualidade Biológica – atualidade em relação à ciência Operacionalidade Criatividade Didática Terapêutica – submeter-se às imposições dos sistemas de ensino