A Didática das Ciências Elio Carlos Ricardo Faculdade de Educação - USP
Elementos Envolvidos Estudantes Saber a ensinar Professor Contexto (ambiente) Sistema de Ensino
A didática se ocupa de... Uma reflexão sobre os objetos de ensino (domínio epistemológico): –seu status epistemológico; –a organização na forma curricular; –sua história institucional.
A didática se ocupa de... Pesquisas sobre as condições de apropriação (domínio psicológico): –as etapas de sua construção; –os pré-requisitos; –as concepções do aluno;
A didática se ocupa de... Pesquisas sobre a intervenção didática (domínio praxeológico): –as tarefas do ensino; –a adaptação ao público; –a organização; –a construção dos ciclos escolares.
Sistema Didático
Distintos Discursos Cotidiano:. Interlocutor identificável;. Validade do discurso é local;. Lógica natural;. Argumentação persuasiva;. Nada é preciso, nem definido a priori. Científico:. Interlocutor abstrato;. Discurso visa à validade geral;. Lógica formal;. Argumentação demonstrativa;. Objetos bem definidos.
Distintas formas de pensamento Comum:. Objeto visto em termos de uso comum;. Conhecimento traduz necessidades;. Acúmulo de observações locais;. Resiste a mudanças. Científico:. Objeto teórico (modelos teóricos e conceituais);. Conhecimento resultado de construção;. Preocupa-se com a generalização;. Progride por retificações.
Obstáculos Epistemológicos:. Fenomenológico;.Linguagem/formalismo;. Estrutura conceitual. Didáticos:. Hierarquia conceitual;. Didática intuitiva do professor;. Seleção de conteúdos;. Atividades propostas;. Avaliação.
Perguntas Didáticas Característica de uma epistemologia da ciência: - Os conceitos científicos são, antes de tudo, respostas a problemas. Questionamento didático correspondente: -Como pensar um ensino de ciências por resolução de problemas?
Dois exemplos: Concepções alternativas Vigilância epistemológica
Outras Concepções … AmebaHomem Sistema Digestivo Tubos Força Velocidade (F v) Corrente elétrica fluxo de água
O que ensinamos corresponde ao que gostaríamos que os alunos aprendessem?
A vigilância epistemológica Esferas de saberes: Saber de referência (cientista) T.D. externa Saber a ensinar (programas) T.D. interna Saber ensinado (sala de aula)
Transformações do novo saber Descontextualização Despersonalização Programabilidade
A vigilância epistemológica O diabo está nos detalhes! Na interação entre o material didático e o professor, este dará nova vida à inovação. Como os conceitos são apresentados? Como as atividades estão estruturadas? Como a experimentação é pensada? Que palavras são usadas? Que analogias são estabelecidas?
A sobrevivência dos saberes Atualidade Moral – adequado à sociedade atual Atualidade Biológica – atualidade em relação à ciência Operacionalidade Criatividade Didática Terapêutica – submeter-se às imposições dos sistemas de ensino