Relação do Desempenho Escolar e Sua Relação com Dados Socio-econômicos no Município de São Paulo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula 5 Bioestatística. Estatísticas para uma variável.
Advertisements

PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
INFLUÊNCIA DE ERROS DE MEDIDA DE POSICIONAMENTO EM MODELOS DE REGRESSÃO ESPACIAL. Fermo, Graziela Olivo Hochheim, Norberto.
Categoria: Ciências da Saúde | Subcategoria: Saúde Coletiva | nº FEBRACE: 3455 Alunas: Isabela Baquete Prado e Mariane Yoshie Sato Orientador: Prof. Ms.
SANEAMENTO, SAÚDE E EDUCAÇÃO EM MUNICÍPIOS CEARENSES: UMA ANÁLISE COMPARATIVA JOSÉ GARCIA ALVES LIMA CARLOS VANGERRE DE ALMEIDA MAIA MARIA JANAINY COSTA.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES ESTUDO DO MERCADO Objetivo – quantificar o total dos bens e serviços gerados pelo empreendimento, objeto do estudo,
Comportamento de busca informacional na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da UFMG por alunos da pós-graduação lato sensu e stricto sensu.
ESTUDO TRANSVERSAL.
Aula 5. Teste de Hipóteses II. Capítulo 12, Bussab&Morettin “Estatística Básica” 7ª Edição.
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METASÍNTESE: ATUALIDADES.
Bullying se refere às agressões verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, exercidas por um ou mais indivíduos causando dor e angústia, para intimidar.
Introdução a Pesquisa Científica
Análise do consumo de fast food por adolescentes e suas influências, Escola Móbile, São Paulo Ana Luiza Makul; Beatriz Soares; Bruno Garrubbo; Pedro Duarte.
Projeções de Séries Temporais – Econometria dos Mercados Financeiros Mestrado Profissionalizante em Finanças e Economia Empresarial FGV / EPGE Prof. Eduardo.
Alisson Rodrigues Castro Humberto Carlos Ruggeri Jr.
Análise espacial da distribuição do dengue no município do Rio de Janeiro e os fatores associados a ocorrência do Aedes aegypti. Izabel Cristina dos Reis.
Jurandir Peinado GESTÃO DE OPERAÇÕES Localização de instalações.
AULA 15 REGRESSÃO ESPACIAL Prática no GeoDa e GWR
Trabalho Prático 1. Consolidação do conceito de impacto ambiental 1.Leia o artigo abaixo, publicado no jornal Folha de São Paulo de 24 de junho de 2005.
O conceito de classe média no município de São Paulo: a utilização de indicadores para sua quantificação Leandro Blanque Becceneri.
Método Básico de Análise de Dados Ricardo Pereira Brandão Prof. Dr.a Maria Aparecida. 5º administração. Estudo Interdisciplinares de Técnicas de Pesquisa.
CENTRO DE CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA DEMANDA DE ENERGIA ELÉTRICA E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO : O CASO DAS COMUNIDADES.
Introdução ao Terraview AULA com Flávia Feitosa
AULA 12 - REGRESSÃO Parte II
CONSUMO DE ÁGUA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL
Regressão linear simples Apenas existe uma variável dependente ou Y e uma variável independente ou preditora X Estatística Aplicada - Componente Prática.
UTILIZAÇÃO DE REDUTORES DE VAZÃO NA DIMUNUIÇÃO DO TEMPO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS SUJEITAS AO RACIONAMENTO DE CONSUMO Luiz Eduardo Mendes Marcio Henrique.
Análise exploratória da relação entre perfil socioeconômico das áreas rurais de Santarém - PA com o desmatamento Trabalho final para disciplina: SER-457.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: OPÇÃO INOVADORA PARA UM PÚBLICO QUE ANSEIA POR PRATICIDADE, COMODIDADE, FLEXIBILIDADE E QUALIDADE.
Estimando a relação entre gastos com publicidade e vendas Aspectos econométricos.
Processos operacionais e resultados de empresas brasileiras após a certificação ambiental ISO Gilberto Jesus Avila Ely Laureano Paiva Gestão & Produção.
Análise de Custos Fauzi T Jorge Custo-padrão Martins, Eliseu. Contabilidade de Custos. 10ª. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
COMO A ESCALA AFETA A AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL Elsa João Apresentado por: Brenda Wilke.
IFDM 2015 Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal Ano Base 2013 Recorte Municipal Abrangência Nacional.
A distribuição espacial dos imigrantes segundo o status educacional, no Município de Belo Horizonte: uma abordagem espacial Aluno: Járvis Campos Apresentação.
6. Andando na Superfície de Resposta Técnica de otimização baseada em planejamentos fatoriais Etapas distintas: Modelagem e deslocamento Modelagem: ajuste.
TRABALHANDO PRA VOCÊ O mototáxi surgiu como uma alternativa, na tentativa de driblar as dificuldades de acesso aos postos formais de trabalho e índices.
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Prof.(a) Aurélia A. de Melo. O Índice Geral dos Cursos é um indicador que mede a qualidade dos cursos de graduação e pós- graduação de Instituições de.
Portaria que define parâmetros para a validação e publicação das informações declaradas ao Censo Escolar visando o controle de qualidade.
O BRASIL URBANO.
Profa. Claíde Abegg / Rosane Davoglio
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
Tipos de pesquisa. Metodologia Tipo de Pesquisa Coleta de Dados.
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
ESTABELECIMENTO DA IDADE DENTÁRIA PELO MÉTODO DE DEMIRJIAN EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES INFECTADOS PELO HIV. PEROTTA, M.*; GLEISER, R. Disciplina de Odontopediatria.
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
Martin Handford, Where´s Wally? Relações População – Meio-Ambiente no Município de Rio Verde: avanço dos canaviais e aumento do nível geral de Renda dos.
The Meaning and Measurement of Income Mobility. Introdução Um agente pode experimentar uma mudança na sua posição socioeconômica devido à mudanças macroeconômicas.
CST Introdução à Análise Espacial
ENSINO DE ESTATÍSTICA COM ABRDAGEM EXPLÍCITA DE DELINEAMENTO AUMENTA O INTERESSE DOS ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO PELO TEMA Dr. Pedro Rocha UNIVERSIDADE FEDERAL.
Metodologia Da Pesquisa Científica Analise Estrutural de Dissertação Restauração e Interpolação de Imagens do Satélite Landsat por meio de técnicas de.
APLICAÇÃO DE UM MÉTODO MULTIVARIADO PARA GERAÇÃO DE SUPERFÍCIES DE POPULAÇÃO André Augusto Gavlak Geógrafo Análise Espacial de Dados.
ANÁLISE ESPACIAL DO VOTO ECONÔMICO PARA AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2010 NO ESTADO DE SÃO PAULO DAVID GUIMARÃES DR. MIGUEL DR. EDUARDO SER 301 – ANÁLISE.
Estatística Prof. Augusto Santana. Análise de Regressão XY
PIB. .. O PIB (Produto Interno Bruto) é uma das mais importantes estatísticas de um país, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção,
Universidade e Pesquisa Importância da disciplina no 3º grau
Como construir modelos empíricos. Nos modelos estudados, cada fator foi fixado em dois níveis Por esta razão temos que nos contentar com uma visão limitada.
Amarante, J 1. Maia, A 1. Moreira, J 1. Ferreira, A 1. Serra, N 1 1 Instituto Politécnico da Guarda – Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto.
A Função de Produção Educacional Reynaldo Fernandes.
MEDIDAS E INDICADORES EM SAÚDE COLETIVA
AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE COMPREENSÃO DE TEXTOS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS Introdução O objetivo deste estudo foi verificar a compreensão textual de estudantes.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas - MG ID-192 Cláudio Antônio de Andrade Lima Professor.
Noções Básicas sobre Data 00/00/00 25ª OFICINA DE TRABALHO INTERAGENCIAL DA RIPSA Busca ativa, Censos Demográficos e Pesquisas Domiciliares: potencialidades.
PEDRO A. BARBETTA – Estatística Aplicada às Ciências Sociais 6ed. Editora da UFSC, Estatística Aplicada às Ciências Sociais Sexta Edição Pedro Alberto.
Aula prática: Análise exploratória e modelos de regressão Luciana Soler.
Transcrição da apresentação:

Relação do Desempenho Escolar e Sua Relação com Dados Socio-econômicos no Município de São Paulo

A Pergunta... Existe algum padrão espacial associado ao processo ? É possível relacionar Indicadores de Desempenho Escolar à dados Sócioecônomicos

Coeficiente de Determinação R 2 = 0, pares de escolas/setores censitários Desempenho escolar de Alunos da quinta série (5ª) do período diurno do ensino fundamental das escolas estaduais, comparado aos anos de escolaridade do responsável pelo domicílio. Literatura... Resultados do Autor (Torres e Gomes 2002)

Objetivo do Trabalho Estudar a relação espacial existente entre as variáveis Nota, Renda e Escolaridade Desempenho escolar de Alunos da Quinta Série (5ª) do período diurno do ensino fundamental das escolas estaduais avaliado pela nota SARESP, comparado aos anos de escolaridade e renda do responsável pelo domicílio dado por Setor Censitário do censo 2000.

Metodologia  Agregação de Dados  Estudo de Dependência Espacial da Variável Nota  Estudo das Variáveis  Regressão Linear Simples  Estudo dos Resíduos da Regressão Linear Simples  Aplicação da Regressão Espacial (Modelos Globais)  Análise dos Resíduos da Regressão Espacial

O Problema Setores 581 Escolas

Primeira Aproximação - Distritos Média das “notas médias” por escola em cada distrito × Média da “escolaridade média” do responsável por domicílio para cada distrito

EscolaridadeRendaNota das Escolas Distritos excluídos por não haverem dados... Distribuição de Dados Agregados

Dependência Espacial Moran global = Mapa de Moran - Variável Nota Nota Gráfico de Espalhamento de Moran

Análise de Variáveis Correlação Nota Renda Escol Nota Renda Escol Colinearidade Variable Coefficient Std.Error t-Statistic Probability CONSTANT RENDA ESCOL Estatísticas Média: Desvio Padrão: Mediana: Variância: Teste de Normalidade Kolmogorov Smirnov P-valor

Regressão Linear Simples Variable Coefficient Std.Error t-Statistic Probability CONSTANT ESCOL R-squared : Adjusted R-squared : F-statistic : Log likelihood : Akaike : Gráfico – Nota X Escolaridade

Análise dos Resíduos TESTE VALOR P- Valor Jarque-Bera Breusch-Pagan Moran's I (error) Análise de Resíduos Não Normal Homocedastico

Modelos Espaciais Lag Model R-squared : Log likelihood : Akaike : Variable Coefficient Std.Error z-value Probability W_NOTA CONSTANT ESCOL Regressão Linear R-squared : Log likelihood : Akaike : Error Model R-squared : Log likelihood : Akaike : Variable Coefficient Std.Error z-value Probability CONSTANT ESCOL LAMBDA

Análise dos Resíduos Moran dos Resíduos – LAG Valor = Moran dos Resíduos- Error Valor = Mapa Moran dos Resíduos Regressão - LAG Mapa Moran dos Resíduos Regressão - Error

Conclusão  A análise de Distritos é pouco representativa pois considera áreas muito grandes o que distorce a realidade das escolas consideradas.  Tanto o modelo LAG, como o modelo Error contribuíram pouco para a melhoria do modelo linear o que reforça a idéia de uma baixa correlação espacial.  A operação de média “ amacia” o dado de forma que conclusões não significativas podem ser tiradas do dado.  Busca por uma subdivisão espacial mais adequada.

Segunda Aproximação - Microáreas Média das “notas médias” por escola em cada microárea. X Média da “escolaridade média” do responsável por domicílio para cada microárea.

Escolaridade RendaNota Distribuição de Dados Agregados Microáreas excluídas por ausência de dados...

Moran Global = Mapa Moran Variavel Nota Dependência Espacial da Variável Resposta Gráfico de Espalhamento Moran

Colinearidade Variable Coefficient Std.Error t-Statistic Probability CONSTANT ESCOL RENDA Correlação Nota Escol Renda Nota Escol Renda Análise de Variáveis Estatísticas Média: Desvio Padrão: Mediana: Variância: Teste de Normalidade Kolmogorov Smirnov P-valor =

Regressão Linear Simples Variable Coefficient Std.Error t-Statistic Probability CONSTANT ESCOL R-squared : F-statistic : Adjusted R-squared : Log likelihood : Akaike : Gráfico – Nota X Escolaridade

TESTE VALOR P- Valor Jarque-Bera Breusch-Pagan Moran's I (error) Análise de Resíduos Não Normal Homocedastico

LAG Model R-squared : Log likelihood : Akaike : Variable Coefficient Std.Error z-value Probability W_NOTA CONSTANT ESCOL Regressão Linear R-squared : F-statistic : Akaike : Error Model R-squared : Log likelihood : Akaike : Variable Coefficient Std.Error z-value Probability CONSTANT ESCOL LAMBDA Modelos Espaciais

Análise dos Resíduos Moran dos Resíduos Valor = LAG Moran dos Resíduos Valor = Error Mapa Moran dos Resíduos Regressão - LAG Mapa Moran dos Resíduos Regressão - Error

Conclusão  Os resultado dos para a análise de microrregiões apresentaram uma menor correlação espacial porém o modelo LAG se ajustou melhor.  Apesar da do melhor ajuste, o valor de AKAIKE diminuiu pouco indicando a baixa correlação espacial apresentada pelo índice de Moran dos resíduos.  Outro problema apresentado é a persistência e “média das notas das escolas” o que distorce a representatividade dos dados.  Busca por um dado mais representativo.

Terceira Aproximação - Áreas de Influência “Notas médias” por escola × Média da “escolaridade média” do responsável por domicílio para cada região de influência

Como Foram Criadas... Interpolação Vizinho mais Próximo Raio = 2000 m

Escolaridade RendaNota Distribuição de Dados Agregados Regiões excluídas por falta de vizinhos...

Dependência Espacial Nota Valor Moran = 0,2083 Mapa de Moran - Variável Nota Gráfico de Espalhamento Moran

Correlação Nota Escol Renda Nota Escol Renda Colinearidade Variable Coefficient Std.Error t-Statistic Probability CONSTANT ESCOL RENDA Análise de Variável Estatísticas Média: Desvio Padrão: Mediana: Variância: Teste de Normalidade Kolmogorov Smirnov P-valor = 0

Nota X Escolaridade Variable Coefficient Std.Error t-Statistic Probability CONSTANT ESCOL R-squared : Adjusted R-squared : F-statistic : Log likelihood : Akaike : Gráfico – Nota X Escolaridade

Análise do Resíduos TESTE VALOR P- Valor Jarque-Bera Breusch-Pagan Moran's I (error) Não Normal Homocedastico

LAG Model R-squared : Log likelihood : Akaike : Variable Coefficient Std.Error z-value Probability W_SPRCLASSE CONSTANT ESCOL Regressão Linear R-squared : Log likelihood : Akaike : Error model R-squared : Log likelihood : Akaike : Variable Coefficient Std.Error z-value Probability CONSTANT ESCOL LAMBDA Modelos Espaciais

Análise dos Resíduos Moran dos Resíduos Valor = LAG Moran dos Resíduos Valor = Error Mapa Moran dos Resíduos Regressão - LAG Mapa Moran dos Resíduos Regressão - Error

R-squared : Adjusted R-squared : F-statistic : Log likelihood : Akaike : Variable Coefficient Std.Error t-Statistic Probability CONSTANT RENDA Nota x Renda TESTE VALOR P- Valor Jarque-Bera Breusch-Pagan Moran's I (error) Regressão Linear Teste dos Resíduos Não Normal Heterocedastico

Lag Model R-squared : Log likelihood : Akaike : Error Model R-squared : Log likelihood : Akaike : Regressão Linear R-squared : Log likelihood : Akaike : Variable Coefficient Std.Error z-value Probability W_NOTA CONSTANT RENDA Variable Coefficient Std.Error z-value Probability CONSTANT RENDA LAMBDA

Moran dos Resíduos Valor = - 0,0466 LAG Moran dos Resíduos Valor = Error Mapa Moran dos Resíduos Regressão - LAG Mapa Moran dos Resíduos Regressão - Error Análise dos Resíduos

Conclusão Parcial - Regiões de Influência  Regiões de Influencia apresentam uma maior “fidelidade” aos dados.  Para a relação de escolaridade e nota, os modelos espaciais não contribuíram para a explicação do modelo.  A relação Renda e Nota apresentou um melhor resultado onde o a redução do AKAIKE foi maior e significativa.  A diferença entre as áreas de influência faz com que os dados de Renda e escolaridade sejam agregados de forma diferenciada o que pode distorcer os resultados.

Conclusão Presença de Dependência Espacial da variável Nota para as três delimitações de agregação consideradas. À medida que se diminui a região de agregação diminui-se a dependência espacial. Em Geral os modelos espaciais contribuíram pouco para a diminuição do valor de AKAIKE o que indica a baixa dependência espacial dos resíduos de regressão linear. A forma de agregação dos dados pode distorcer a dependência espacial de forma distorcer o resultado final. Não se pode afirmar que está se comparando a a nota do aluno à condição de sua família por não se ter certeza da localização da residência do aluno. A utilização de um modelo multivariado ou multinível pode ter mais sucesso na explicação da relação entre dados de desempenho escolar e dados socioeconômicos