Dinâmica de Grupo - DG. Sua utilização deve responder a objetivos específicos de uma determinada estratégia educativa; a dinâmica de grupo constitui um.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Advertisements

USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Concep ç ão e Gestão de Projetos e Processos Educativos a Distância- Mara Regina Lemes De Sordi Faculdade de Educação UNICAMP.
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
ETEP – Equipe Técnico-pedagógica: trabalho e conquistas Vânia Nóbile - 4 de Novembro de 2015.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Nosso Objetivo: “garantir aos nossos clientes um atendimento diferenciado na Gestão de Pessoal, com rapidez, confiabilidade e segurança.
O Lar Dom Bosco é uma obra social da Inspetoria Salesiana São Pio X, criado em 1990 para atender meninos e meninas em situação de moradia na rua; Desenvolve.
O Projeto Político Pedagógico é...
METODOLOGIA DO DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO - DRP
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
Introdução a Pesquisa Científica
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
FORMULAÇÃO de projeto de trabalho profissional
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS – DCHT - CAMPUS XVI – IRECÊ/BA PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO DE PROCESSOS.
Geometria dinâmica e as tarefas investigativas José Monteiro Ricardo Portugal.
Pesquisa – Formação e Ação Sindical No Fomento da Agenda de Trabalho Decente no Brasil.
CRITÉRIO ENACTUS REVISADO: CONDUZINDO UMA AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
Comportamento informacional dos usuários de e-books na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais Grupo: Ana Letícia Mezencio.
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Desdobramento do Plano Brasil Maior – PBM na Política de Arranjos Produtivos Locais Rede APL Mineral 16 de agosto de 2011.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Plano de Bairro para o 2 de Julho – PROEXT 2014 Grupo de Pesquisa.
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
ESCOLA DIOCESANA BÍBLICO- CATEQUÉTICA ÁGUA VIVA DIOCESE DE CAMPO MOURÃO ANIMAÇÃO BÍBLICA-CATEQUÉTICA “ Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha.
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
APLICAÇÃO DA REDE DE CAUSA E EFEITO PARA AVALIAÇÃO DA SALUBRIDADE NA CIDADE ESTRUTURAL - DF Guilherme da Silva Pereira Camila Rebello Amui Luana Silva.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (Ilma Passos Alencastro Veiga, 2006, Papirus Editora)
SOFTWARES. Oque é software? Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas.
Inteligência empresarial refere-se à capacidade de uma organização de reunir informações tanto do ambiente interno como externo, de inovar, de criar conhecimentos.
ITCILO/ACTRAV Curso (A ) Políticas Sindicais para a Geração de Trabalho Digno para Jovens Trabalhadores ITCILO, Turim de 16 a 27 de fevereiro de.
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ PROGRAMA DE ENSINO À DISTÂNCIA PROGRAMA DE ENSINO À DISTÂNCIA.
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
OBJETIVOS DA ATIVIDADE: Conhecer e trocar experiências com a comunidade; Favorecer vínculos positivos de parcerias entre alunos, funcionários da.
Currículo, Diferença Cultural e Diálogo Disciplina: Multiculturalismo e Educação Faculdade Adventista da Bahia.
Variáveis que interferem no desempenho do atleta de alto rendimento Atenção e concentração; motivação; emoções, como ansiedade e tensão; coesão de grupo.
Teoria Geral de Sistemas
Burocracia Federal da Área de Infraestrutura – Perfil, atuação, trajetória e percepções Brasilia, 09 de março de 2016.
Prof.: Eliandra Feitosa
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Implantação do Observatório: Experiência Piloto Brasília, 2006.
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
O HOMEM X RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
Ações de Educação Alimentar e Nutricional Educação e Intervenção Nutricional – Profa. Léo.
A instrumentalidade no trabalho do assistente social
As empresas têm que estar conscientes que o desenvolvimento económico já não se pode fazer como no passado, à custa da degradação do capital natural.
Carolina Biz – PPGDS/UNESC Adriana Carvalho Pinto Vieira – PPGDS/UNESC Júlio Cesar Zilli – PPGDS/UNESC Kelly Lissandra Bruch - UFRGS.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PJU. ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO Indicadores de desempenho são necessários para criar parâmetros de acompanhamento, tais.
Programa Gestão de Equipes - GEq Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária NOVAS TECNOLOGIAS/NOVOS PRODUTOS/NOVAS NECESSIDADES/ IMPORTAÇÃO /EXPORTAÇÃO QUALIDADE / EFICÁCIA/SEGURANÇA/RACIONALIDADE.
A Transposição Museográfica da Biodiversidade no Aquário de Ubatuba: estudo através de mapas conceituais Maurício de Mattos Salgado Orientadora:
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM SAE
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
Betty Neuman Teoria de Sistemas.
Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
Memória Sábado 16 de abril de 2011.
Dinâmicas de grupo nos processos seletivos Recrutamento e Seleção Profa. Marta Ajej.
ADAPTAÇÃO CURRICULAR.
“Um programa é caracterizado por um conjunto de projetos ou componentes que operam todos na mesma direção para resolver um problema ou alcançar um objetivo.
Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde-DEGERTS
Preparação Exame Economia
Transcrição da apresentação:

Dinâmica de Grupo - DG

Sua utilização deve responder a objetivos específicos de uma determinada estratégia educativa; a dinâmica de grupo constitui um valioso instrumento educacional; o conhecimento é obtido de modo coletivo; a técnica não é um fim, mas um meio – uma ferramenta a mais.

Na educação Jogos; brincadeiras; dramatizações; técnicas participativas; oficinas vivenciais. Para favorecer um ambiente descontraído e discutir temas complexos e polêmicos.

No uso profissional Visa estimular que sejam externados conflitos (do indivíduo e do grupo), buscando estimular os participantes a alcançar uma melhoria qualitativa na percepção de si mesmo e do mundo e, conseqüentemente, nas relações estabelecidas consigo mesmo, com o outro e com o mundo.

Especialização em DG Capacita, de forma aprofundada, o profissional a entender os processos grupais e intervir, utilizando técnicas e recursos adequados, no manejo com os grupos. Módulo I - Vivencial Módulo II - Teórico/Vivencial Módulo III - Metodológico/Vivencial A duração é de 480h

Exercício 1 Eu tenho direito Como educador Como aluno da formação continuada

Meus alunos têm direito de receber de mim A equipe formadora do PJU têm direito de receber de mim

Exercício 2 Caranguejo gigante

Exercício 3 Terremoto

Exercício 4 Reforço positivo