1 Produção de Áudio A PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA DO RÁDIO 1. LOCUÇÃO E INTERPRETAÇÃO APLICADA À PUBLICIDADE 1.1 Quanto a clareza – dicção e inflexão vocal e.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Redação Publicitária I
Advertisements

Site de relacionamento sério
Posicionamento Target
Gerenciando o marketing
Como organizar um, sem esquecer nada
100 % BRASIL.
Comunicação Corporativa Assessoria de Comunicação
Propaganda O que é? É qualquer forma paga e não pessoal de divulgação de um produto/serviço, feita por um patrocinador identificado. Fonte dos slides :Marketing:
Rádio: Gênero publicitário
FORMATOS RADIOFÔNICOS DE CURTA DURAÇÃO Marciel Consani.
Modelo de Negócios e Receitas
9 - Sistemas de Informação & Marketing
A COMUNICAÇÃO E O MARKETING. A COMUNICAÇÃO E O MARKETING.
PLANEJAMENTO DE CAMPANHA
Propaganda e Promoção Varejo – Prof. Vitor.
Redação Publicitária I
Internet Kevin, Crislaine, Lorena.
A força da identidade sonora.
Seja bem vindo.
7- VAREJO 7.1- O papel do varejo na distribuição Varejistas
Informações Gerais Rio de Janeiro; BEAT98; Ambos, C; anos.
Redação Publicitária I
Publicidade e Propaganda conceitos e categoria.
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categorias
Propaganda a Alma do Negócio
Estrutura roteiro publicitário de Rádio
Serviços de uma Agência Profª Patrícia Nascimento.
Crescimento da empresa
RP, MKT e Publicidade Professora: Giovana Chiquim
Comunicação.
Comunicação Publicitária e Criatividade
Rádio. Rádio O que é rádio? Rádio é um recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção.
Campanha de Matrículas 2008
PROGRAMAÇÃO GERAL.
Apresentação | | +55 (11)
Agência de Comunicação e sua Estrutura organizacional.
Secretaria de Comunicação Social Regionalização da comunicação institucional do Governo Federal.
AGÊNCIA Conceito tradicional Produção Mídia Atendimento / planejamento
CAPÍTULO 12 Educando o Cliente e Promovendo os Serviços.
Prefeitura Municipal de Santos Secretaria da Educação EMEF “Lourdes Ortiz” PROJETO RÁDIO / ESCOLA.
Produção Eletrônica Agência ou Produtora?.
Rádio como forma de propaganda
“Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo
A cadeia de comunicação
Atividades de uma agência de Comunicação
HBO LATIN AMERICA. A HBO Latin America (HBO LAG) é uma empresa fundada em 1991 que pertence a: Sony Pictures Television International, Home Box Office,
Publicidade e Propaganda
Comercialização e Formatos
MÍDIA - Introdução PP – UFPE –
Estratégias de Comunicação
MÍDIA O QUE É MÍDIA NA PUBLICIDADE Significa meios de comunicação em massa. Meios convencionais de mídia: rádio, jornal, televisão,revista. As emissoras.
google.com/adsense O Google AdSense, é uma ferramenta capaz de gerar lucro (dinheiro) através de anúncios no site ou blog do usuário. Modelos Disponíveis.
Empreendedorismo ________________________________________
Propaganda O que é? É qualquer forma paga e não pessoal de divulgação de um produto/serviço, feita por um patrocinador identificado. Fonte dos slides :Marketing:
Roteiro de Planejamento de Campanhas Publicitárias
MARKETEIROS Qual o mercado para o profissional de Marketing.
Rádio. Rádio O que é rádio? Rádio é um recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção.
Principais Decisões em Relações Públicas de Marketing
Comportamento do Consumidor Digital
Planejamento de Mídia Informações Básicas Objetivos - de Marketing
Telejornalismo O telejornal é produto de uma equipe de dezenas de profissionais que atuam sob a regência do Editor Chefe Profissionais da produção de um.
Estratégias de Promoção
Produções de áudio - SPOT comerciais publicitários veiculados no rádio, que geralmente transmitem mensagens especialmente elaboradas com a intenção de.
Jingle Vem do inglês e quer dizer música pequena
UNIVERSIDADE GREGÓRIO SEMEDO CADEIRA: GESTÃO INTEGRADA DA COMUNICAÇAO
  CENTRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO E ARTES CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA DISCIPLINA: PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA SONORA.
Marketing Carlos Freire – Gestão da Promoção Carlos Freire 2013 De maneira geral, a maior parte da verba de marketing, em todo tipo de negócio,
Estratégia de Promoção
FOLDER PUBLICITÁRIO.
Rádio - uma fonte de imaginação A estrutura do texto radiofônico
Transcrição da apresentação:

1 Produção de Áudio A PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA DO RÁDIO 1. LOCUÇÃO E INTERPRETAÇÃO APLICADA À PUBLICIDADE 1.1 Quanto a clareza – dicção e inflexão vocal e timbre adequado ao produto; 1.2 Quanto a interpretação – locutores atores às vezes são imprescindíveis para o anúncio. 1.3 O texto publicitário necessita de veracidade e cumplicidade entre o locutor e a mensagem.

2 Produção de Áudio 2. ROTEIRO RADIOFÔNICO / PROFISSIONAIS DO RÁDIO 2.1 Para dar maior legibilidade ao locutor e ao técnico divide-se as informações em duas partes da mesma lauda; Do lado direito deve constar o texto publicitário, trocas de locutor, indicações de reforço nas inflexões ; Do lado esquerdo devem constar as indicações técnicas: entradas e saídas de BG, fades (in,out), inserções de efeitos e outros.

3 Produção de Áudio NPs – Notas de produção devem vir da agência de forma clara ( locução feminina, masculina e infantil / indicação do estilo musical e/ou referências e inflexões desejadas. 2.2 Profissionais do Rádio Técnicos de estúdio e de externa, marketing e publicidade, locutores e âncoras de programas de entretenimento e informativos, redatores, produtores, programadores musicais, editores e diretores Profissionais de produção publicitária Diretores de criação, redatores na agência, músicos, técnicos de som, locutores e cantores no estúdio, técnico de som da rádio e programador de publicidade.

4 Produção de Áudio 3. FORMATOS DE PUBLICIDADE 3.1 SPOT Material publicitário composto por texto em locução e back ground (música instrumental ao fundo), duração de 15s 30s. Seco, com trilha(original ou pesquisada) em BG, efeitos sonoros, rabichos de assinatura.Versão integral para início de campanha e versão reduzida para sustentação. Pode ser comercial, institucional e promocional, interpretado por atores ou locutores. 3.2 JINGLES Material publicitário composto por texto cantado e arranjo musical, duração de 30 seg. a 60 seg. Pode ser comercial, institucional e promocional. Podem ser abertas janelas para locução.

5 Produção de Áudio 3.3 MENSAGENS PUBLICITÁRIAS Esperas telefônicas, rádios in door (Marisa, C & A, Lojas Americanas, entre outros), programas políticos, informes publicitários. 3.4 VINHETA Material publicitário de curtíssima duração (aproximadamente 2 à 6 segundos). Podem ser: Sinal sonoro- efeitos peculiares; Cantada- nomes, slogans, números de partido político, nomes de programa (tv, rádio).

6 Produção de Áudio Instrumental - entradas e saídas instrumentais de blocos de programas de tv e rádio. As aberturas e encerramentos dos mesmos são trilhas sonoras e duram um pouco mais que as vinhetas, que no caso são edições ou versões destes materiais Assinaturas de nomes e marcas – geralmente como rabicho de textos longos promocionais ou institucionais que finaliza a propaganda. Ex: Marisa, Pernambucanas, Varig e muitos outros.

7 Produção de Áudio SOBRE SPOTS E JINGLES: Promocionais: São materiais de varejo; informa preço, onde encontrar, ofertas da semana - etc; Comerciais: São materiais que enfatizam o produto. Utilizam verbos imperativos em sua redação tais como: COMPRE, VISITE, NÃO PERCA, APAREÇAM, entre outros. Público alvo: popular. Institucional: São materiais que dão ênfase ao efeito. Na sensação de bem estar que o produto causa no consumidor; Procuram demonstrar a solidez e credibilidade da marca ou produto. Público alvo: classe média, média-alta.

8 Produção de Áudio 4. FORMAS DE INSERÇÃO 4.1 Testemunhal – nomes de credibilidade junto ao P.A. defendem o produto e a marca como se fossem consumidores da mesma. Em geral são mais caros e de mais fácil produção. 4.2 Oferecimento – são mensagens que indicam os patrocinadores e apoiadores de eventos culturais, intelectuais e programas de entretenimento (rádio, tv e cinema); 4.3 Spot – institucional, comercial, promocional, múltiplo de 15 segundos, veiculados de acordo com o planejamento de mídia, produzido em produtora de áudio ou mesmo em estúdios da emissora e com baixo custo de produção;

9 Produção de Áudio 5. TRILHA 5.1 Trilha Sonora Original Música instrumental composta especialmente para o produto, em geral acompanha imagens e, quando necessário, locução. Tem duração variada de acordo com o tipo de campanha e produto e, ainda o quanto pode se gastar com veiculação nas mídias escolhidas. 5.2 Trilha Sonora Pesquisada Idem, porém encontrada em fonogramas já publicizados. Implica em pagamento de direitos autorais.

10 Produção de Áudio 6. VOZES O timbre vocal dos profissionais chamados para a execução do material deve estar adequado aos padrões estéticos exigidos pelo público consumidor e pelo produto que está sendo anunciado. 7. EFEITOS SONOROS Devem ser inseridos no material com critérios bem definidos, que reforcem o conteúdo da mensagem. Um efeito sonoro mal mal colocado no material podem comprometer a qualidade da mensagem.

11 Produção de Áudio CRIAÇÃO DE SPOT COMERCIAL 30’ LIVRARIA IPÊ AMARELO PRODUTO: LIVRARIA IPÊ AMARELO CARACTERÍSTICA DO PA: ESTUDANTES E INTELECTUAIS, DE 20 À 80 ANOS, COM ALTO PODER AQUISITIVO.LOCALIZAÇÃO: SHOPPING ITÁLIA. PONTOS POSITIVOS: o diferencial: variedade de exemplares nacionais e importados, atendimento personalizado, reservas, televendas, sala de leitura, café com happy hour todas às sextas e entrega em domicílio, vendas na internet. PONTOS NEGATIVOS: uma única loja na cidade, ausência de promoções, alto custo dos exemplares. NECESSIDADE DO CLIENTE: divulgar a qualidade de seus serviços, ampliar a publicização da loja no meio universitário e intelectual.

12 Produção de Áudio CRIAÇÃO DE SPOT COMERCIAL 30’ LIVRARIA IPÊ AMARELO PRODUTO: LIVRARIA IPÊ AMARELO LANÇAMENTO DO SITE SPOT DE 30’ COMERCIAL 3 VERSÕES : LOCUÇÃO MASCULINA, SÓBRIA, 40 ANOS LOCUÇÃO FEMININA, SEGURA, 35 ANOS LOCUÇÃO JOVEM, APROXIMADAMENTE 20 ANOS, POLITIZADO E INTERESSADO. ( PODE SER FEM. OU MASC.)