CADASTRO DE USUÁRIOS DE RECURSOS HÍDRICOS DA BACIA DO RIO ITAJAÍ.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OUTORGA DE DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
Advertisements

I - a água é um bem de domínio público;
Gestão de Recursos Hídricos no Estado do Rio de Janeiro
CASAN – Companhia Catarinense de Águas e Saneamento DE – Diretoria de Projetos Especiais Elaborado por Engº Edwin Fabiano Carreira Alves GOVERNO DO ESTADO.
Centro de Estudos e Debates Estratégicos Relator: Deputado Colbert Martins Minerais estratégicos e terras-raras: a importância de uma visão estratégica.
SANEAMENTO BÁSICO: UM DIREITO DE TODOS “A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, seus resultados e a continuidade das ações.”
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Cadastro Único Para Programas Sociais Secretaria Nacional de Renda.
EVOLUÇÃO DA COMPANHIA ÁGUAS DE JOINVILLE. CONTEXTUALIZAÇÃO 2015.
Política Nacional de Recursos Hídricos. Fonte: MMA  O território brasileiro contém cerca de 12% de toda a água doce do planeta. Ao todo, são 200 mil.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
Os desafios da regulação no Brasil: a visão da ARSBAN Urbano Medeiros Lima Diretor – Presidente Curso de Regulação: teoria e prática 10/07/08.
Sistema Integrado de Gerenciamento do ISSQN - WEB.
PROJETO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI – 6º REUNIÃO DO CSDP AVANÇOS DO PROJETO NO BRASIL Júlio Thadeu.
15/04/2009 Workshop de boas práticas de gestão do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para MPEs.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
8.º Seminário sobre Relações de Consumo – IBRAC Painel 3: Comércio eletrônico: desafios e perspectivas nas relações de consumo Paulo Arthur Lencioni Goes.
GESTÃO COMPARTILHADA DE VAZÕES PARA ABASTECIMENTO PÚBLICO NA BACIA DO RIO PEREQUÊ COM ABORDAGEM DOS ASPECTOS REGULATÓRIOS JARAGUÁ DO SUL – 16 A 19 DE MAIO.
CURSO CONSTRUINDO A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA Orientador: Daniele H. Oliveira Pinheiro Nogueira.
PFE/INSS/SECONS São Paulo/SP MAIO/2010. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01, DE 19 DE JANEIRO DE 2010 Dispõe sobre os critérios de sustentabilidade ambiental na.
EMPREENDIMENTOS COM SOLUÇÕES DO MANUAL DA CONSTRUÇÃO
Itumbiara, 20 de junho de 2013 Estrutura e atribuições do CBH Paranaíba.
APRESENTAÇÃO Projeto RECOPET Paulo Nelson do Rego.
Segurança Alimentar e Nutricional: Caminhos para a alimentação saudável Sistematização do I Simpósio.
Indaial O municipio de Indaial está situado no Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Possui uma área de 466 km² sendo aproximadamente 155km² (33%) de.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
DEMANDA RDR 10/2015 POLÍTICA PÚBLICA PARA AVALIAÇÃO DA CDR EM 2015: SANEAMENTO E PLANSAB RDR 28/2015 PLANO DE TRABALHO DE AVALIAÇÃO DE POL. PÚBLICAS:
IMPACTO DA ATIVIDADE FISCALIZATÓRIA SOBRE A MELHORIA DA QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE DRENAGEM URBANA NO DISTRITO FEDERAL Autoras: Carolinne.
SEGURANÇA HÍDRICA SEGURANÇA HÍDRICA Reflexões CREA-PRNov.2015.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA Secretaria de Administração Subsecretaria de Desenvolvimento de Pessoas Gerência de Cargos, Salários e Avaliação de Desempenho.
Conselho Editorial do Ministério da Saúde 36ª Reunião Ordinária do Conselho Editorial do Ministério da Saúde Brasília, 11 de agosto de 2009.
A Compensação Financeira das Usinas Hidrelétricas Hélvio Neves Guerra Superintendente de Concessões e Autorizações de Geração.
UFJF – Faculdade de Engenharia Ambiental e Sanitária Matheus Machado Cremonese Juiz de Fora - 19 de maio de 2015 Lei 9.433/2007 Política Nacional de Recursos.
Água Nitrogênio Fósforo Carbono CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins.
APOIO DIREITO DO AMBIENTE CONSULTORIA & ASSESSORIA CÍVEL E AMBIENTAL FABIANO SALLES BUNN OAB/SC Tel: / E.mail:
COMUNICAÇÃO SOCIAL COM A CRIAÇÃO DE CARTILHA “CUIDANDO DO NOSSO LIXO” Silvia Mayumi Shinkai de Oliveira Autora Ana Paula da Silva Pinto Chamareli Coautora.
XXXII FÓRUM PERMANENTE DE CONTROLE INTERNO Implantação do Controle Interno Preventivo Legislação e Sistema de Convênios e Congêneres.
Federalização do Rio Canoas - Observações - Héctor Raúl Muñoz Espinosa Diretor de Recursos Hídricos SDS/DRHI – Setembro 2005.
Senado Federal Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo 05 de novembro de 2015 Financiamento da universalização dos serviços de saneamento básico.
Principais motivos sobre a viabilidade e sustentabilidade dos RPPS: Favoráveis ao Executivo: 1º - No caso de extinção, o art. 5º da portaria nº 2/09 do.
Carlos Alberto Vale da Costa
Eli Ramos e Silva, SICAP – LO Sistema Integrado de Controle e Auditorias Públicas Licitação e Obras Públicas.
AUTODEPURAÇÃO NATURAL EM CURSOS D’ÁGUA
30ª Reunião da Comissão de Gestão Fazendária (COGEF) Novo Sistema de Administração Financeira do Estado do Espírito Santo (SIGEFES)
Carolinne Isabella Dias Gomes e Cristiane Martins de Sousa Nava Castro
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO - LAI Lei nº /2011 Decreto Estadual nº /2013 PAULO MARCONDES CALDAS LOPES ASSESSOR TÉCNICO - CGE 2/6/2016.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Venícios Gustavo Santos Diretoria de Tecnologia da Informação Data: 19/02/2009 O BDA e os módulos FEAM SISEMA.
A Gestão dos Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba
AUDIÊNCIA PÚBLICA Constituição Federal / Estadual Lei Complementar de Finanças Públicas / L 4320/64 LRF PPALDOLOA PPA - Define as políticas.
POÇOS ARTESIANOS Eng. Dario Francio – Coordenador Regional
Eldis Camargo Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa “ESCASSEZ GERADA PELO IMPACTO DO USO DA ÁGUA NA MINERAÇÃO” Brasília, 9 de dezembro.
CADASTRO ESTADUAL DE USUÁRIOS DE RECURSOS HÍDRICOS OUTORGA DE DIREITO DE USO Gestão de Recursos Hídricos Gestão de Recursos Hídricos.
PANORAMA ATUAL DO CONTROLE SOCIAL NO SUAS: RETRATO NACIONAL E ESTADUAL.
Dr. Carlos Henrique Siqueira Ribeiro (Promotor de Justiça, Diretor do CAOp do Meio Ambiente, Urbanismo, Patrimônio Social e Cultural) 1º WORKSHOP CAOps.
Comissão do Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle Senado Federal.
Dezembro de 2013 Comitê de Bacia Hidrográfica Rio Paranaíba Gestão 2013 / 2015.
twitter.com/funasa Processo de seleção para acesso aos recursos de saneamento básico na FUNASA Ricardo.
1 SEMINÁRIO Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional Programa Sociedade Convergente PAINEL “A Visão do Comitês, Municípios e Usuários” Geól. Carlos.
Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável Diretoria de Recursos Hídricos - DRHI SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO.
Silvia M. Shinkai de Oliveira Diretora Presidente do DAEP Vera Lucia Nogueira Diretora Administrativa e Financeira do DAEP A PARTICIPAÇÃO POPULAR NA ELABORAÇÃO.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
Aula 13 A política nacional de recursos hídricos.
GOVERNANÇA COMPARTILHADA ENTRE OS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO Sinergia na qualificação das emendas ao Plano Plurianual no Estado do Rio.
CONSULTOR: Fernando Assanti COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CAMBORIÚ.
Augusto César Soares dos Santos Engenheiro Agrônomo, UFV/1974 Pós-graduação em Gestão Ambiental de Projetos Hidroagrícolas, UFV, Viçosa M. Sc. em Engenharia.
CORSAN Bacia do Rio do Sinos Seminário sobre Esgoto e Resíduos Sólidos 1 - A visão Econômica do Investimento em Esgoto 2 - “CASES” Pró-Guaíba : Cachoeirinha/Gravataí.
Diagnóstico da Geração e Destinação dos Resíduos Sólidos Urbanos na Bacia do Rio Tubarão.
CADASTRO ESTADUAL DE USUÁRIOS DE RECURSOS HÍDRICOS Gestão de Recursos Hídricos Gestão de Recursos Hídricos.
UNIVERSO Curso de Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Modelos Energéticos Professora: Ana Paula Diniz.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA REUNIÃO COM CONSELHO FECAM SECRETÁRIO MARCO TEBALDI LAGES, 16 JUNHO DE 2011.
Transcrição da apresentação:

CADASTRO DE USUÁRIOS DE RECURSOS HÍDRICOS DA BACIA DO RIO ITAJAÍ

Implantar o cadastro de usuários de recursos hídricos na Bacia do Rio Itajaí para regularizar o usos deste recurso natural através da implementação da Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos. Objetivo

QUEM É USUÁRIO DE ÁGUA? Indústrias, agricultores, piscicultores, mineradores, companhias de saneamento e todos que dependem das águas dos rios, córregos, lagos, poços artesianos e freáticos do Estado de Santa Catarina, seja por captação de águas, extração ou despejo de esgotos direta ou indiretamente. CADASTRO DE USUÁRIOS DE RECURSOS HÍDRICOS PARA SANTA CATARINA

O QUE É O CADASTRO DE USUÁRIOS DE ÁGUAS? É parte essencial para o conhecimento do perfil de quem utiliza os recursos hídricos de uma fonte hídrica, constituindo-se em um dos elementos previstos para o Sistema de Informações de Recursos Hídricos, um dos instrumentos de gerenciamento previsto pela Lei. OBJETIVO DO CADASTRO Conhecer QUEM USA, COMO USA, ONDE USA E PARA QUE USA as águas superficiais e subterrâneas estaduais, a fim de garantir os recursos hídricos para todos os atuais e futuros usuários. CADASTRO DE USUÁRIOS DE RECURSOS HÍDRICOS PARA SANTA CATARINA

T e m p o Cadastro de Usuários de Águas Estratégias de Implementação da Outorga Critérios de Implementação da Outorga Outorga de Direito de Uso da Água Exemplos de Critérios Outorga: Q ref. a ser adotada Prioridades de uso Usos Insignificantes Exemplos de Critérios Outorga: Q ref. a ser adotada Prioridades de uso Usos Insignificantes

CADASTRO DE USUÁRIOS DE RECURSOS HÍDRICOS PARA SANTA CATARINA Sistema de Cadastro de Usuários de Recursos Hídricos Formulário Eletrônico Sistema de Cadastro de Usuários de Recursos Hídricos Formulário Eletrônico Sistema de Cadastro de Usuários de Águas Banco de Dados Declarações Banco de Dados Declarações Consistidas DRHI - SDS INTERNET Balcão de Informações DÚVIDAS Protocolo de Entrega do Cadastro

CADASTRO DE USUÁRIOS DE RECURSOS HÍDRICOS PARA SANTA CATARINA Sistema de Cadastro de Usuários de Águas Banco de Dados Declarações Banco de Dados Declarações Consistidas DRHI - SDS Formulários Impressos Balcão de Informações Sistema de Cadastro de Usuários de Recursos Hídricos Formulário Impresso Sistema de Cadastro de Usuários de Recursos Hídricos Formulário Impresso INTERNET DÚVIDAS Protocolo de Entrega do Cadastro

SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA CADASTRO DE USUÁRIOS DOS RECURSOS HÍDRICOS O Secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Jean Jackson Kuhlmann, no uso de suas atribuições e na forma da Lei Estadual n° 9.748, de ; Lei Complementar n° 284, de e Portaria SDS n° 025/2006, de 03/08/06 da SDS, pelo presente Edital, chama todos os usuários de água, exclusivamente da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí, para no período de 22/03/2007 até 22/09/2007, proceder o seu cadastro através do Cadastro Estadual de Usuários de Recursos Hídricos – CEURH, cujo formulário está disponibilizado no endereço eletrônico: ou através de formulário padrão próprio no “Balcão de Informações” da Secretaria Executiva, do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí, situado a Rua Antônio da Veiga, FURB/IPA, Sala T- 219, no município de Blumenau, Santa Catarina. O cadastramento habilitará o usuário a requerer a outorga de direito de uso de recursos hídricos, destinada à utilização em sua atividade produtiva, que atenderá aos requisitos de autorização de captação de água, lançamento de efluentes nos corpos hídricos, financiamentos em bancos de fomento oficiais e licenciamentos ambientais. Todos os usuários de água da bacia hidrográfica do Rio Itajaí devem atender ao edital de chamamento que ora se publica, sob pena de sujeitarem-se as penalidades previstas na legislação aplicável. PROPOSTAS DA SDS CADASTRO E OUTORGA PARA SANTA CATARINA

SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA CADASTRO DE USUÁRIOS DOS RECURSOS HÍDRICOS - continuação Compreende-se por usuários de água aqueles que a utilizam através de: derivação ou captação de parcela da água existente em um corpo de água para consumo final, inclusive abastecimento público, ou insumo de processo produtivo; extração de água de aqüífero subterrâneo para consumo final ou insumo de processo produtivo; lançamento em corpo de água de esgotos e demais resíduos líquidos ou gasosos, tratados ou não, com o fim de sua diluição, transporte ou disposição final; aproveitamento dos potenciais hidrelétricos; outros usos que alterem o regime, a quantidade ou a qualidade da água existente em um corpo de água. Florianópolis, 22 de março de Lauro Andrade Secretario de Estado do Desenvolvimento Sustentável – Em Exercício Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial do Estado sob o nº , de 16 de março de PROPOSTAS DA SDS CADASTRO E OUTORGA PARA SANTA CATARINA

COMO SE CADASTRAR? Diretamente no site QUANDO SE CADASTRAR? A campanha de cadastramento de usuários de água da bacia do Rio Itajaí será aberta entre os dias 22/03/2007 a 22/09/2007. MAIORES INFORMAÇÕES: Comitê do Rio Itajaí (CCJ) – Tel.: Horário de atendimento: 08:00h – 12:00h e 14:00h – 18:00h Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável – SDS Diretoria de Recursos Hídricos – DRHI Fone: (48) ou