Coagulação coagulação do sangue é um processo complexo no qual o sangue forma coágulos sólidos. É uma parte importante da hemostasia (o cessamento da perda.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Hemostasia e coagulação do sangue
Advertisements

Hemostasia e disfunção plaquetária nos recém-nascidos
Vasos sanguíneos e Sangue
Qual a natureza dos antígenos?
ESCOLA ANGELINA JAIME TEBET
ATIVIDADE BIOLOGIA CARBOIDRATOS - LIPÍDIOS – PROTEÍNAS
HIPERSENSIBILIDADE É UMA RESPOSTA IMUNOLÓGICA EXAGERADA
Sistema Cardiovascular
Ciências O SANGUE. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Identificar as principais características e funções dos elementos do sangue.
MANUAL TEÓRICO DE PATOLOGIA BÁSICA
INFECÇÃO: MORTE CELULAR AGUDA E DESTRUIÇÃO TECIDUAL
Células do Sangue.
Aula 26 O sangue.
Escola de Medicina Da Santa Casa de Misericórdia de Vitória
FÁRMACOS QUE ATUAM NA COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA OBJETIVOS:
Hemácias ou Glóbulos Vermelhos Leucócitos ou Glóbulos Brancos
Síndromes Coronarianas
Hemostasia e trombose Lucas Pena Daraio Maíra Freire Cardoso
David Roberto Claro e Bruna Nalin 4º Ano Medicina FAMEMA
Testes de Função Hemostática
ESTRUTURA CELULAR Hepatócitos organizados em placas com a espessura de apenas uma célula e separadas entre si por espaços vasculares chamados sinusóides.
HEMOSTASIA - Manutenção do estado líquido do sangue livre de coágulos.
Hemofilia Provavelmente a Hemofilia é uma das doenças sobre a qual existem mais investigações devido a que sua aparição, segundo algumas fontes históricas,
TECIDO SANGUÍNEO PROF. VÍCTOR PESSOA.
TECIDO SANGUÍNEO.
SO8-Hemofilia Bioquímica
Coagulação em recém- nascidos e crianças Karina Moreira da Silva Hematologia Pediátrica Abril/2009.
FARMACOLOGIA DO SANGUE
Investigação Diagnóstica dos Distúrbios Hemorrágicos
Farmacologia do Sangue
Alterações circulatórias
HEMOSTASIA RENATTA PONTES.
INSUFICIÊNCIA HEPÁTICA EM CÃES E GATOS
Sangue - Leucócitos São células incolores, de forma esférica quando em suspensão no sangue, e participam das defesas celulares e imunocelulares do organismo.
Manejo da Coagulação no Paciente Cirúrgico
SISTEMA CIRCULATORIO.
TROMBOSE.
HEMOSTASIA Rafael Fighera Laboratório de Patologia Veterinária
Processo inflamatório e Reparo tecidual
SISTEMA HEMATOLÓGICO, SISTEMA LINFÁTICO E HEMATOPOIESE
HEMOSTASIA.
Coagulação coagulação do sangue é um processo complexo no qual o sangue forma coágulos sólidos. É uma parte importante da hemostasia (o cessamento da perda.
INTRODUÇÃO À HEMOSTASIA
Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Hemostasia e Coagulação sanguínea
Resposta Inflamatória
Mecanismos da hemostasia sanguinea
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE MEDICINA DISCIPLINA: PATOLOGIA GERAL INFLAMAÇÃO PROFESSOR: Pedro Fernando.
Profa. Adriane Martins Dias
COLESTEROL TOTAL.
PATOLOGIA E PROCESSOS GERAIS
C1 – Mariana Boratto Peixoto Oncologia Pediátrica
HEMOSTASIA E COAGULAÇÃO SANGUÍNEA
Alunos: Cristiane Matos, Darlene, José JR, Letícia, Paula,
Sistema cardiovascular
INFLAMAÇÃO.
Coleta de sangue Faculdades Unidas de pesquisa ciências e saúde
Tecido Sanguíneo Variedade de Conjuntivo. Características É um tecido LÍQUIDO, contido em ambiente fechado, com movimento regular e unidirecional; O volume.
Avaliação Laboratorial da Coagulação
Glóbulos Vermelhos A principal função dos glóbulos vermelhos, também conhecidos como eritrócitos é transportar a hemoglobina. A hemoglobina por sua vez.
INFLAMAÇÃO AGUDA.
Curso Básico de Hematologia para Iniciantes.
Wesley M L Santana.  Em diversas situações clínicas, o TAP e/ou KPTT tornam-se prolongados:  Uso de heparina, fibrinolíticos, deficiência de vitamina.
HEMOSTASIA E COAGULAÇÃO
SEMINÁRIO ORIENTADO Nº 8 – TURMA 2 – GRUPO 5
Sistema Cardiovascular Professora Lívia. Funções Transporte de gases dos pulmões aos tecidos e dos tecidos aos pulmões Transporte dos nutrientes das vias.
Coagulação sangüínea.
Hemostasia Secundária
Transcrição da apresentação:

Coagulação coagulação do sangue é um processo complexo no qual o sangue forma coágulos sólidos. É uma parte importante da hemostasia (o cessamento da perda de sangue de um vaso danificado) na qual a parede de vaso sanguíneo danificado é coberta por um coágulo de fibrina para parar a hemorragia e ajudar a reparar o vaso danificado.

coagulacao Em um indivíduo normal, a coagulação é iniciada dentro de 20 segundos após a lesão ocorrer ao vaso sanguíneo causando dano às células endoteliais. As plaquetas formam imediatamente um tampão plaquetário no local da lesão. Essa é a chamada hemostasia primária. A hemostasia secundária acontece quando os componentes do plasma chamados fatores de coagulação respondem (em uma completa cascata de reações) para formar fios de fibrina, que fortalecem o tampão plaquetário.

coagulacao Ao contrário da crença comum, a coagulação a partir de um corte na pele não é iniciada pelo ar ou através da secagem da área, na verdade ocorre através das plaquetas que se aderem e que são ativadas pelo colágeno do endotélio do vaso sanguíneo que fica exposto, quando cortado o vaso.

Hemostasia Primária Vasoconstrição: primeiramente o vaso lesado se contrai. Adesão: Inicia-se quando as plaquetas se aderem ao endotélio vascular. Essa aderência acontece com uma ligação entre a glicoproteína na superfície das plaquetas e colágeno exposto durante a lesão do endotélio. Essa ligação é mediada pelo fator de von Willebrand que funciona como uma "ponte" entre a superfície da plaqueta e o colágeno. Quando ocorre uma desordem qualitativa ou quantitativa deste fator ocorre a Doença de von Willebrand. A aderência leva a ativação plaquetária. Quando ocorre falta da glicoporteína ocorre a Síndrome de Bernard-Soulier.

Hemostasia primaria Ativação Plaquetária: Quando ocorre a ativação das plaquetas, elas mudam de forma e liberam conteúdos dos seus grânulos no plasma entre eles produtos de oxidação do ácido araquidônico pela via cicloxigenase (e seu produto, o tromboxane), ADP, fator de ativação plaquetária (PAF). Quando ocorre uso de aspirina por um indivíduo, ocorre a inativação da enzima cicloxigenase evitando a síntese de tromboxane e ocorre um prolongamento do tempo de sangramento. Agregação plaquetária: as plaquetas se agregam uma às outras, formando o chamado "trombo branco".

CASCATA DE COAGULACAO A cascata de coagulação pode ser desencadeada por 2 vias distintas (via intrínseca e via extrínseca), que podem ser estimuladas simultaneamente ou não. O final da reação em cascata iniciada pelas 2 vias é uma via comum para a formação do coágulo sanguíneo

VIA EXTRINSICA determinação do Tempo de Protrombina (TP), também denominado "Tempo de Quick de um estágio", avalia a atividade coagulante do sistema extrínseco da cascata de coagulação.

Tempo de protrombina O tempo de protrombina (TP) ou tempo de atividade da protrombina (TAP) e seu derivado índice internacional normalizado, também conhecido como razão normalizada internacional (IIN, RNI ou INR), são medidas laboratoriais para avaliar a via extrínseca da coagulação.

TP Em outras palavras, é um exame usado para determinar a tendência de coagulação do sangue. O tempo de protrombina normal é de cerca de 11 a 14,6 segundos. Quanto maior for o TP, menor será a concentração de protrombina no sangue. O TP mede os fatores II, V, VII, X e o fibrinogenio

TP Como três fatores da via extrínseca são vitamina K dependentes (fatores II, VII e X) o teste é também muito usado para monitoramento do uso de anticoagulantes orais O TP encontra-se alargado em casos de deficiência de alguns fatores abaixo: Fatores da via extrínseca: Fator VII Fator II Fator V Fator X

INR/RNI Índice internacional normalizado (INR) Como são usados diferentes tipos de fator tissular na obtenção do TP, a Organização Mundial de Saúde preconizou o uso do índice internacional normalizado (INR ou IIN) para padronizar mundialmente o resultado obtido durante o teste. Isso significa que o resultado do INR é praticamente o mesmo se usado em diferentes laboratórios no mundo inteiro. O INR nada mais é do que o TP corrigido a padrões mundiais. O uso de anticoagulantes orais é avaliado somente pelo INR. Para o cálculo do INR cada fabricante do fator tissular fornece o ISI. Normalmente o ISI fica entre 1,0 e 1,4.