1 Acidentes de Trabalho: A Responsabilidade Civil do Empregador e Ações Regressivas Parte II Carlos Alberto Pereira de Castro 2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CLT CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO decreto-lei 5
Advertisements

PROPOSTA NOVO MODELO DE RECONHECIMENTO DE DIREITO DO BENEFÍCIO POR INCAPACIDADE 1.
Todo o indivíduo que exerce atividade remunerada é considerado segurado e como tal deve realizar sua contribuição mensal para a Previdência Social.
DIRETORIA DE BENEFÍCIOS
MPS - Ministério da Previdência Social SPS - Secretaria de Previdência Social Os Motoristas e a Previdência Social BRASÍLIA, JULHO DE 2005 Programa de.
Melhoria do Atendimento na Previdência Social
RODA DE CONVERSA REUNIÃO CAMS
AUXÍLIO ACIDENTE Ana Cláudia Gomes Fernandes de Souza
BENEFÍCIOS ACIDENTÁRIOS
Salário Maternidade Art. 71. O salário maternidade é devido à segurada da PS, durante cento e vinte dias, com início no período entre vinte e oito dias.
Proteção Social e Previdenciária
Noções sobre acidentes no trabalho e legislação previdenciária
LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA
O ARTESÃO E A PREVIDÊNCIA SOCIAL BRASÍLIA, MARÇO DE 2005
Benefícios Inss Joelcio Flaviano Niels - Advogado - tel
Filiação e Inscrição.
Comunicação de acidentes no Trabalho
SEGURIDADE SOCIAL SAÚDE PREVIDÊNCIA SOCIAL ASSISTÊNCIA SOCIAL.
Siglas de Interesse: SESMT CIPA SIPAT
Prof. João Carlos da Fonte
BENEFÍCIOS ACIDENTÁRIOS
Conversando com a Previdência PEP – Programa de Educação Previdenciária Ana Cristina Rodrigues Dutra Membro do Comitê Regional do Programa de Educação.
Segurança do Trabalho no Ordenamento Jurídico Brasileiro
Benefícios Previdenciários – INSS (Risco e programáveis)
Os Estudantes e a Previdência Social
BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS
Auxílio Doença..
1 Aspectos previdenciários e fiscais voltados à jurisdição trabalhista.
1ª AULA 2015 Direito Previdenciário
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
7ª AULA 2015 Direito Previdenciário
Breve análise das mudanças trazidas pela Medida Provisória nº 664/2014
Ministério da Previdência Social
Plano de Benefícios da Previdência Social Lei n. 8213/91
Jaguariúna/SP Junho/2015 “Empreendedores são aqueles que entendem que há uma pequena diferença entre obstáculos e oportunidades e são capazes de transformar.
CONTRIBUINTES DA SEGURIDADE SOCIAL
Espécies de Prestações
- Pessoa física maior de 16 anos de idade;
Espécies de Prestações
Salário-Família & Salário-Maternidade.
1 Acidentes do trabalho e doenças ocupacionais aspectos trabalhistas e previdenciários Ministrante: Carlos Alberto Pereira de Castro.
Benefícios Previdenciários em Espécie
Direito Previdenciário
AULA 2015 Direito Previdenciário
CARÊNCIA.
Acidentes do Trabalho e Doenças Ocupacionais.
AULA 2015 Direito Previdenciário
AULA 2015 Direito Previdenciário
AULA 2015 Direito Previdenciário
6ª AULA 2015 Direito Previdenciário
Módulo de Saúde Ocupacional – AULA 1
Plano de Seguridade Social
Auxílio Doença Autoras: Lícia Magalhães Raphaele Mestre Sueli Bedendo.
MANUTENÇÃO E PERDA DA QUALIDADE DE SEGURADO
Cássio Ariel Moro O CUSTO DA SAÚDE EM FACE DOS ACIDENTES NO TRABALHO.
Coordenação-Geral de Política de Seguro Contra Acidentes do Trabalho e Relacionamento Interinstitucional - CGSAT/DPSSO/SPPS/MPS Necessidades de Aprimoramentos.
AUXÍLIO DOENÇA Pontifícia Universidade Católica Direito
Benefícios Acidentários e Aposentadorias Especiais custeados pelo Seguro contra Acidentes de Trabalho.
Conversando com a Previdência. O QUE É PREVIDÊNCIA SOCIAL?
MEDIDA PROVISÓRIA Nº /12/14 Altera as Leis 8213/ / / /2003 MARIA JOSÉ ROCHA.
PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL Educação Previdenciária Condições essenciais para ter direito aos benefícios da Previdência Social.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO 63ª e 64ª Aulas: 21/10/2011 Pensão por Morte.
DIÁLOGOS SOCIAIS Resumo das regras das Leis nºs /2015 (MP nº 664/2014) e /2015 (MP nº 665/2014) relativas ao Ministério da Previdência Social.
Síntese das Mudanças Previdenciárias e Trabalhistas
Ministério da Previdência Social INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL DIRETORIA DE ATENDIMENTO Programa de Educação Previdenciária PREVEDUCA PREVIDÊNCIA.
1 Controvérsias acerca do cálculo do salário-de-benefício nas atividades múltiplas Roberto de Carvalho Santos
1 Acidentes do Trabalho: A Responsabilidade Civil do Empregador e as Ações Regressivas Carlos Alberto Pereira de Castro –
Semana de Saúde Ocupacional, HUCFF-UFRJ /2/99 1 Direitos no Trabalho e Seguridade Social.
AUXÍLIOS PREVIDENCIÁRIOS
1 SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO  Benefícios Previdenciários.
Transcrição da apresentação:

1 Acidentes de Trabalho: A Responsabilidade Civil do Empregador e Ações Regressivas Parte II Carlos Alberto Pereira de Castro 2009

2 Responsabilidade da Previdência Social Art. 7º da Constituição – prevê seguro de acidentes de trabalho, a cargo da empresa, sem prejuízo da responsabilidade civil em caso de dolo ou culpa desta Art. 201 da Constituição: proteção social por benefícios acidentários (auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, auxílio- acidente e pensão por morte)

3 Responsabilidade da Previdência Social Benefícios da Previdência não cobrem totalmente o dano (indenização “tarifada”, baseada na responsabilidade objetiva) Preocupação com o dano incapacitante para o trabalho, somente (não com o que não afete a capacidade laborativa; ex. estético, psíquico)

4 Benefícios previdenciários por incapacidade Auxílio-doença acidentário – art. 59 a 63 da Lei 8.213; art. 71 a 80 do Decreto 3.048/99 Independe de carência, bastando a comprovação da qualidade de segurado Renda mensal igual a 91% da média de 80% dos maiores salários de contribuição atualizados monetariamente, contados de julho de 1994 ou da filiação posterior

5 Benefícios previdenciários por incapacidade Data de início do benefício: 16° dia de incapacidade, para o empregado urbano ou rural; 1° dia de incapacidade, para os demais (inclusive o doméstico!); Se requerido após o 30° dia de incapacidade, não retroage! Devido até a cessação da incapacidade, ou o fim da reabilitação profissional, ou a aposentadoria, ou o falecimento, sem limite de prazo.

6 Benefícios previdenciários por incapacidade Perícia do INSS: alteração do art. 78 do Decreto em 2005 permite ao médico do INSS estabelecer de imediato a data da alta médica, sem necessidade de perícia para verificação; se o segurado entender que permanece incapaz, solicita nova perícia.

7 Benefícios previdenciários por incapacidade O auxílio-acidente: art. 86 da Lei 8.213/91; art. 104 do Decreto 3.048/99 Decorre da cessação da incapacidade, com seqüelas que importem em redução da capacidade laborativa Independe de carência Geralmente, é confundido com o auxílio-doença acidentário

8 Benefícios previdenciários por incapacidade É devido somente ao segurado empregado urbano e rural e ao trabalhador avulso, por acidente de qualquer natureza, e não somente por acidentes do trabalho Renda mensal: 50% do salário-de- benefício do auxílio-doença, atualizado

9 Benefícios previdenciários por incapacidade Pagamento até a aposentadoria ou o óbito do segurado (antes, era vitalício) Os §§ 7° e 8° do art. 104 do Decreto: pagamento do benefício é suspenso na concessão do auxílio-doença; não é devido caso o segurado fique desempregado (?) Não há compensação do valor do benefício com o salário a ser pago pelo empregador, nem há direito a equiparação salarial dos demais empregados com o reabilitado (art. 461 da CLT)

10 Benefícios previdenciários por incapacidade A aposentadoria por invalidez – art. 42 a 47 da Lei 8.213/91; art. 43 a 50 do Decreto 3.048/99 Concedida quando caracterizada incapacidade permanente para todo e qualquer trabalho Independe de carência

11 Benefícios previdenciários por incapacidade Renda mensal de 100% da média dos 80% maiores salários de contribuição, corrigidos, tomados de julho de 1994 ou da filiação Adicional de 25% quando houver necessidade de cuidados especiais - não obedece ao “teto” Data de início do benefício obedece à mesma regra do auxílio-doença Pode ser cancelada a qualquer tempo, se constatada a recuperação, submetendo-se o segurado, sem limite de prazo, à perícia do INSS

Bibliografia BRASIL. Lei n , de 24.jul.91. Disponível em BRASIL. Medida Provisória n. 316, de 11.ago Disponível em BRASIL. Decreto n , de 5.jul.99. Disponível em BRASIL. Ministério da Previdência Social. Exposição de Motivos n. 33, de 9.ago Disponível em CASTRO, Carlos Alberto Pereira de. LAZZARI, João Batista. Manual de Direito Previdenciário. 8a. ed. Florianópolis: Conceito Editorial, ROCHA, Daniel Machado, et al. Comentários à Lei de Benefícios da Previdência Social. 5. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005.