Turismo Rural: Uma oportunidade de negócio Marina Reis Deusdará Leal Agosto 2008.

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Transcrição da apresentação:

Turismo Rural: Uma oportunidade de negócio Marina Reis Deusdará Leal Agosto 2008

FUNDAMENTAÇÃO  Turismo Rural fundamenta-se em aspectos que se referem ao:  Turismo;  Território;  Base econômica;  Recursos naturais;  Recursos culturais;  Sociedade.

CONCEITUAÇÃO  O Turismo Rural é uma modalidade do turismo que tem por objetivo apresentar como atração as plantações e culturas em áreas onde as mesmas, porventura, sirvam de referência no chamado agronegócio. (Wikipedia)

 Turismo Rural é “o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade”. (Ministério do Turismo) CONCEITUAÇÃO

Atividades turísticas no meio rural Oferta de serviços, equipamentos e produtos de:  Hospedagem;  Alimentação;  Visitação em propriedades rurais;  Recreação, entretenimento e atividades pedagógicas vinculadas ao contexto rural;  Outras atividades complementares às acima listadas, desde que praticadas no meio rural, que existam em função do turismo ou que se constituam no motivo da visitação.

Características gerais do meio rural  Produção territorializada de qualidade;  Paisagem;  Biodiversidade;  Cultura e modo de vida, identificado pela atividade agrícola, lógica familiar, cultura comunitária, e identificação com os ciclos da natureza.

RURALIDADE: Um vínculo com as coisas da terra  Ainda que as práticas eminentemente agrícolas não estejam presentes em escala comercial, o comprometimento com a produção agropecuária pode ser representado pelas:  Práticas sociais e de trabalho;  Ambiente;  Costumes e tradições;  Aspectos arquitetônicos;  Artesanato;  Modo de vida típico.

Importantes componentes do produto turístico rural Práticas comuns à vida campesina:  Manejo de criações;  Manifestações culturais;  Paisagem.

ELEMENTOS CULTURAIS  Folclore;  Trabalhos manuais;  Os “causos”;  Gastronomia;  Preservação do ambiente.

Agregação de valor  Possibilidade de verticalização da produção em pequena escala, ou seja, beneficiamento de produtos in natura, transformando-os para que possam ser oferecidos ao turista, sob a forma de conservas, produtos lácteos, refeições e outros.

PLANO DE NEGÓCIO: O que é preciso saber  Conhecer o ramo de atividade – E as possibilidades de atuação no segmento.  Conhecer o mercado consumidor – Informações necessárias para a identificação dos prováveis compradores. O que produzir, de que forma vender, qual o local adequado para a venda, qual a demanda potencial para o produto.  Conhecer o mercado fornecedor – É aquele que fornece à empresa os equipamentos, máquinas, matéria-prima, mercadorias e outros materiais necessários ao seu funcionamento.  Conhecer o mercado concorrente – Quem são os concorrentes; quais mercadorias ou serviços oferecem; quais são as vendas efetuadas pelo concorrente; quais os pontos fortes e fracos da concorrência; fidelidade da clientela em relação à concorrência.  Definir produtos a serem fabricados, mercadorias a serem vendidas ou serviços a serem prestados – É preciso oferecer produtos e serviços que atendam às necessidades de seu mercado. Também é importante definir qual a utilização do seu produto/serviço, qual a embalagem a ser usada, tamanhos oferecidos, cores, sabores etc.  Analisar a localização da empresa – Onde montar o negócio. Essa escolha pode significar a diferença entre o sucesso ou o fracasso de um empreendimento.

 Conhecer marketing – As atividades de marketing podem ser classificadas em áreas básicas, que são traduzidas nos 4 ‘pes’: Produto, Pontos de Venda, Promoção (Comunicação) e Preço.  Processo operacional – Este item trata do ‘como fazer’. Devem ser abordadas questões como: que trabalho será feito e quais as fases de fabricação/venda/prestação de serviços; quem fará; com que material; com que equipamento; quando fará. É preciso verificar quem possui conhecimento e experiência no ramo: o empreendedor, um futuro sócio, um profissional contratado etc.  Projeção do volume de produção, de vendas ou de serviços - É prudente considerar a necessidade e a procura do mercado consumidor; os tipos de mercadorias ou serviços a serem colocados no mercado; a disponibilidade de pessoal; a capacidade dos recursos materiais - máquinas, instalações; a disponibilidade de recursos financeiros; a disponibilidade de matéria- prima, mercadorias, embalagens e outros materiais necessários.  Projeção da necessidade de pessoal – E que qualificação elas deverão ter?  Análise financeira – É necessário fazer uma estimativa do resultado da empresa, a partir de dados projetados, bem como uma projeção do capital necessário para começar e manter o negócio. PLANO DE NEGÓCIO : O que é preciso saber

Obrigada! Marina Reis Deusdará Leal SEBRAE/ RN /