Análise de Riscos e Avaliação do Investimento Aulas 1 e 2 Professor: Engº. Ms. Abraão Freires Saraiva Júnior 16/03/2011 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FUNÇÃO CONTROLE É a função que compara as ações planejadas com os resultados obtidos. A partir dessa análise é possível dar início a eventuais correções.
Advertisements

Curso: AdministraçãoDisciplina: Administração Financeira I Professor: Daniel ADM. FINANCEIRA I AULA 11.
1 empresas locais orientação global. 2 Sumário 1)Democratizar Formas Alternativas de Financiamento 2)Uma resposta sim! 3)Como dizer sim? 4)Exemplos.
Venture Capital e Private Equity O Que é ? Modalidade de investimento que envolve participação, através da aquisição de ações ou de outros ativos, em.
Estrutura e Análise dos Custos da Produção Aula 8 Professor: Engº. Ms. Abraão Freires Saraiva Júnior 31/03/2011 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO.
A Dinâmica e Características do Modelo do Setor Elétrico Brasileiro Rubens Rosental GESEL-IE-UFRJ Cabo Verde – 8 de julho de 2009.
Jogo de Empresas Todos os direitos reservados Fase de Preparação – Modelo do Negócio 7 Empresas 1 Prof. Fauzi T Jorge
Disciplina JOGOS DE EMPRESAS Simulação Empresarial
Introdução a Projetos Industriais
CONTABILIDADE Objeto de Estudo: Patrimônio das Entidades, seja física ou jurídica. Objetivo: “É fornecer informação econômico-financeira relevante para.
Abordagens financeiras e não financeiras integradas de promoção de Sistemas Produtivos Inovativos Locais - experiências e lições de diferentes regiões.
Desenvolvendo Estratégias e Planos de Marketing Mercadologia I Introdução;
Planejamento e Controle da Produção Teoria e Prática
Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Criação de Novos Negócios.
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
Planejamento e Processo Decisório Aula 7 18/04/2016 Etapas do Planejamento Estratégico Prof. Dr. Gustavo da Rosa Borges.
O que é Estratégia de Operações EAD 0763 Aula 1 Livro Texto – Cap.1 Profa.Adriana Marotti.
Estrutura e Análise dos Custos da Produção Aula 20 Professor: Engº. Ms. Abraão Freires Saraiva Júnior 26/05/2011 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO.
Edital SENAI SESI de Inovação O SENAI – Departamento Nacional (SENAI-DN) e o SESI – Departamento Nacional (SESI- DN) disponibilizarão até R$ 23,6.
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos Tomada de decisões PLANEJAMENTO.
DEMONSTRATIVOS PROJETADOS
CDE 04_ Estudo de Viabilidade de Projetos – Prof. Wanderley Carneiro 1 Critérios para escolha do melhor projeto? Como escolher o melhor projeto? Em alguma.
GESTÃO DE CUSTOS Prof. Me. Sebasteão Zeno Da Silva Administrador de Empresas;  Pós graduado em Gestão Empresarial (FGV)  Mestre em Engenharia de Produção.
Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.
Aula 7-Planejamento Estratégico
AGREGADOS MACROECONOMICOS
1 ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS - Importância Administradores internos da empresa: 1.Desempenho retrospectivo e prospectivo das várias decisões.
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS. MICRO E PEQUENAS NA ECONOMIA BRASILEIRA Mais de 95% do total de empresas no País.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
Estrutura e Análise dos Custos da Produção Aulas Professor: Engº. Ms. Abraão Freires Saraiva Júnior 05 e 09/05/2011 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL.
Segundo as informações do SITE DO SEBRAE  - as MPEs representam 98% das 4,1 milhões de empresas formais na indústria, comércio e serviços - respondem.
SIG – Sistemas de Informações Gerenciais
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Finanças Corporativas EPGE/FGV Notas de Aula Professor (Monitor) Pedro Guimarães.
Investimentos.
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
 Investidores: pessoas que buscam oportunidades de investimentos no segmento de franquias.  Feiras  Site  Matérias  s  Outras redes de franquias.
NAF: NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL 1º Sem DIFUSÃO E VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CONTÁBIL, APOIO E ATENDIMENTO A CONTRIBUINTES DE BAIXA RENDA.
Balancete de Verificação Relação de todas as contas Patrimoniais e de Resultado Serve para verificar : saldo de cada conta após o registro dos fatos contábeis.
Concessões do setor portuário Audiência Pública na Comissão de Viação e Transporte Brasília, junho de 2015.
PROFª.MS.ELAYNE MIKELY LIMA RAMOS DE ARAÚJO. MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO RURAL- UFRPE; GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS-ECONOMIA RURAL-UFRPE;
FINANÇAS BÁSICA GLAUCO J. CARVALHO. Oportunidade de negócio ou simples idéia? Qual a diferença? Pode-se dizer que, se tem alguém querendo comprar o que.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Sistema de Gerenciamento Administrativo Financeiro
Estratégia Empresarial
Faculdade Cenecista de Campo Largo Teoria das organizações: Estratégias funcionais nas organizações.
Disc.: Administração da Produção IProf. Marcos Cassas 1 E - PLANEJAMENTO AGREGADO POSIÇÃO DE ESTOQUE LISTA DE MATERIAIS PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO PLANO.
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
(Aspectos técnicos e econômicos)
Expansão Plano de Negócios. Importância  Detalhar das informações referentes à compra da franquia.  Parametrizar valores para a implantação de uma nova.
Critério 3 - Clientes Item 3.1 – Imagem e conhecimento de mercado Item 3.2 – Relacionamento com clientes.
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova Daniel Ramos Nogueira
Análise de Riscos e Avaliação do Investimento Aula 6 Professor: Engº. Ms. Abraão Freires Saraiva Júnior 30/03/2011 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO.
André Amorim. DFC Três Grupos: 1 – Atividades Operacionais; 2 – Atividades de Investimento; 3 – Atividades de Financiamento;
- Orçamento de Produção
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova Daniel Ramos Nogueira
O controle da sua empresa num clic A Guru sistemas está sempre preocupada em oferecer a seus clientes soluções que efetivamente agreguem valor. Pensando.
Prof. Mestre Giovane Castro CAPITAL DE GIRO E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Prof. Mestre Giovane Castro.
Análise de Riscos e Avaliação do Investimento Aula 3 Professor: Engº. Ms. Abraão Freires Saraiva Júnior 18/03/2011 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO.
Marketing para Empreendimentos em Saúde Curso: Gestão Hospitalar Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira Evolução Histórica da Administração Financeira  Evolução conceitual e.
UNIP – Universidade Paulista Prof. Wesley Vieira Borges Jogo de Empresas Todos os direitos reservados Fase de Preparação.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
Estrutura e Análise dos Custos da Produção Aula 19 Professor: Engº. Ms. Abraão Freires Saraiva Júnior 23/05/2011 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO.
Aula 01 - Apresentação Disciplina: Elaboração de Projetos em TI.
Tópicos Especiais de Administração – ênfase Finanças 1/14 Fauzi Timaco Jorge Economista (USP e PUC-SP) Mestrado em Economia Internacional (1986) Dissertação:
Tópicos Especiais de Administração – ênfase Finanças 1/17 O caso Plastik Padovese, Clóvis Luís. Introdução à Administração Financeira. 2ª. edição. São.
Pós-graduação em Políticas Públicas Introd. Pol. Macroeconômica Aula 4 O Balanço de Pagamentos Paulani & Braga (2000), cap. 5 Curado (2008), cap. 3.
UNIVERSO Curso de Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Modelos Energéticos Professora: Ana Paula Diniz.
Transcrição da apresentação:

Análise de Riscos e Avaliação do Investimento Aulas 1 e 2 Professor: Engº. Ms. Abraão Freires Saraiva Júnior 16/03/2011 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas Curso de Engenharia de Produção

AGENDA Apresentação da Disciplina Tópicos de Conhecimento da Matemática Financeira Tópicos de Conhecimento da Engenharia Econômica

Objetivos da Disciplina Dentro do campo da Matemática Financeira, serão enfatizados os seguintes tópicos de conhecimento: (i)dinheiro, tempo, juros e custo de oportunidade do capital; (ii)diagrama de fluxo de caixa; (iii)valor futuro, valor presente, taxa de juros e prazo; (iv)juros simples; (v)juros compostos; (vi)impacto da inflação na taxa de juros; (vii)equivalência de capitais; (viii) taxas de juros nominais e efetivas; (ix)proporcionalidade e equivalência de taxas de juros; (x)séries uniformes; (xi)sistemas de amortização de empréstimos e financiamentos.

Objetivos da Disciplina Dentro do campo da Engenharia Econômica, serão enfatizados os seguintes tópicos de conhecimento: (i)conceito de decisões financeiras; (ii)métodos e critérios de decisão na análise e avaliação de investimentos de capital; (iii)demonstrativo do resultado do exercício; (iv)componentes, montagem e análise do fluxo de caixa descontado (receitas, gastos, impostos, depreciação, juros, amortização, capital de giro e investimento); (v)análise de viabilidade econômica de investimentos em empreendimentos/operações/projetos; (vi)substituição de equipamentos; (vii)custo do capital e taxa mínima de atratividade;

Objetivos da Disciplina Dentro do campo da Engenharia Econômica, serão enfatizados os seguintes tópicos de conhecimento: (viii)conceito e tipos de risco; (ix)a relação risco x retorno; (x)análise de risco através das técnicas do ponto de equilíbrio/margem de segurança; (xi)cálculo do retorno de investimentos sob incerteza através de árvore de decisão; (xii)cálculo do retorno de investimentos sob incerteza através de análise de cenários; (xiii)custo do capital e taxa mínima de atratividade; (xiv)análise de investimentos com risco através de simulação de Monte Carlo.

Cronograma ‡ ‡ - O cronograma poderá ser ajustado conforme necessidade. * - De 27 a 29 de abril, será realizada a I Semana de Engenharia de Produção da UFERSA. Não haverá aula. Atividades dirigidas (ex: leitura de textos) serão passadas pelo professor. ** - De 28 a 30 de junho, será realizado a VI Simpósio de Engenharia de Produção do Nordeste - SEPRONE Não haverá aula. Apresentação da Disciplina

Avaliação do Aprendizado O critério adotado para o cálculo da Média Parcial (MP) será: Onde: AP1: Nota da Avaliação Parcial 1 = Primeira Prova (P1) aplicada pelo professor da disciplina AP2: Nota da Avaliação Parcial 2 = Nota referente aos trabalhos individuais / em equipe passados pelo professor da disciplina AP3: Nota da Avaliação Parcial 3 = Segunda Prova (P2) aplicada pelo professor da disciplina e artigo acadêmico sobre Engenharia Econômica

Avaliação do Aprendizado A AP2 será constituída por 4 (quatro) atividades básicas e terá o seguinte critério de quantificação: Onde : AP2: Nota da Avaliação Parcial 2 SPN: Nota do Seminário sobre Plano de Negócios SEE: Nota do Seminário sobre Engenharia Econômica RLE: Nota da Resolução das Listas de Exercícios RVT: Nota do Relatório sobre Visitas Técnicas

Avaliação do Aprendizado Onde: AP3: Nota da Avaliação Parcial 3 P2: Nota da Prova 2 AAE: Nota do Artigo Acadêmico sobre Engenharia Econômica A AP3 será constituída por 2 (duas) atividades básicas e terá o seguinte critério de quantificação: Se precisar de Quarta Prova (QP)...

Descrição das Atividades A nota do Seminário sobre Plano de Negócios (Pautados pela Sustentabilidade) será composta por um trabalho escrito e por uma apresentação em equipe (até 3 membros). Entrega: 03 de junho. Seminário sobre Plano de Negócios (SPN) ► 45% AP2 1 - Sumário Executivo 2 - Caracterização da Oportunidade 3 - Caracterização do Produto / Serviço 4 - Caracterização do Empreendimento Missão Visão Valores Estrutura / Organograma / Responsabilidades

Descrição das Atividades Seminário sobre Plano de Negócios (SPN) ► 45% AP2 5 - Análise do Mercado Clientes / Segmento de Mercado / Previsão de Demanda Concorrentes Fornecedores Produtos Substitutos Novos Entrantes 6 - Análise SWOT 7 - Planejamento de Marketing Preço Canais de Distribuição Propaganda

Descrição das Atividades Seminário sobre Plano de Negócios (SPN) ► 45% AP2 8 - Plano de Operações Localização Processo produtivo tipo de operação/processo (contínuo; discreto; repetitivo em massa; repetitivo em lote; por encomenda; por projeto) ambiente/estratégia de produção (make-to-stock; assemble-to-order; make-to-order; engineer-to-order) etapas do processo produtivo sistema de produção (empurrado; puxado) arranjo físico Recursos (insumos, pessoas, equipamentos e instalações) Parcerias (ex: com fornecedores)

Descrição das Atividades Seminário sobre Plano de Negócios (SPN) ► 45% AP2 9 - Análise Econômico-Financeira * Investimento Receitas Custos e Despesas Ponto de Equilíbrio Margem de Segurança Grau de Alavancagem Operacional Demonstrativo de Resultados Fluxo de Caixa Livre Lucratividade, Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno, Pay-back Análise de Riscos do Projeto * Principal parte do trabalho 10 - Fontes de Financiamento

Descrição das Atividades A nota do SEE consistirá, apenas, em uma apresentação de um seminário em equipe (constituída, no máximo, por 3 membros). Entrega: 03 de junho. O SEE poderá ser realizado de duas formas: Seminário sobre Engenharia Econômica (SEE) ► 40% AP2 1 - Apresentação de um estudo aplicado (prático) em uma empresa sobre algum dos tópicos abordados ao longo da disciplina. OU 2 - Apresentação de um estudo teórico-conceitual sobre um tópico especial relacionado com Engenharia Econômica e Finanças

Descrição das Atividades Apresentação de um estudo aplicado (prático) em uma empresa sobre algum dos tópicos abordados ao longo da disciplina. Seminário sobre Engenharia Econômica (SEE) ► 40% AP2 1 - Escolher uma empresa/operação real (de preferência, de base industrial). 2 - Realizar uma caracterização geral da empresa em termos de: ramo de atividade localização abrangência de atuação (cidades, estados, países) clientes atendidos (se pessoa física: classe social / renda; se pessoa jurídica: ramo de atividade) demanda / volume de produção faturamento anual principais concorrentes produtos fabricados estrutura da corporação / organograma da empresa

Descrição das Atividades Seminário sobre Engenharia Econômica (SEE) ► 40% AP2 3 - Caracterizar o problema a ser atacado a partir de conceitos e técnicas provindas do campo da Engenharia Econômica (por exemplo: substituição de equipamentos, viabilidade econômico- financeira de um projeto da empresa - automação, expansão, nova unidade produtiva, etc.) * 4 - Apresentar conceitos/técnicas da Engenharia Econômica a serem utilizados no trabalho 5 - Coletar dados e informações da empresa/operação necessárias para aplicar o conceito/técnica * 6 - Apresentar resultados e conclusões da aplicação dos conceitos/técnicas da Engenharia Econômica na resolução do problema abordado * * Principais partes do trabalho.

Descrição das Atividades 2 - Apresentação de um estudo teórico-conceitual sobre um tópico especial relacionado com Engenharia Econômica e Finanças Seminário sobre Engenharia Econômica (SEE) ► 40% AP2  Análise e Seleção de Portfólio de Investimentos (Teoria de Markowitz)  Análise Setorial - Agropecuária  Análise Setorial - Construção Civil  Análise Setorial - Energias Renováveis  Análise Setorial - Petróleo  Análise Setorial - Sal  Avaliação de Empresas (Valuation)

Descrição das Atividades 2 - Apresentação de um estudo teórico-conceitual sobre um tópico especial relacionado com Engenharia Econômica e Finanças Seminário sobre Engenharia Econômica (SEE) ► 40% AP2  Bancos de Investimento (BNDES, BNB, BID e Banco Mundial)  Capital Asset Pricing Model (CAPM)  Demonstrações Contábeis (DRE, DOAR, BP e DLPA)  Debêntures  Derivativos  Finanças Pessoais  Fusões e Aquisições (Mergers and Acquisitions)

Descrição das Atividades 2 - Apresentação de um estudo teórico-conceitual sobre um tópico especial relacionado com Engenharia Econômica e Finanças Seminário sobre Engenharia Econômica (SEE) ► 40% AP2  Hedging  Instituições Financeiras e Política Monetária  Mercado de Ações e Técnicas de Avaliação de Ações  Opções Reais (Real Options)  Orçamento Empresarial (Budgeting)  Project Finance  Valor Econômico Adicionado (Economic Value Added - EVA)  Value at Risk (VaR)

Dinâmica da Disciplina  Aulas Expositivas com uso de recursos áudio-visuais;  Resolução de exercícios em sala de aula (amplo uso do software Microsoft Excel e da calculadora HP12C);  Leitura prévia, por parte dos alunos, dos textos indicados pelo professor;  Realização de visitas técnicas.  Vocês têm alguma sugestão para melhorar a dinâmica da disciplina?

16/03/2011 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas Curso de Engenharia de Produção Até a próxima aula! Professor: Engº. Ms. Abraão Freires Saraiva Júnior