COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CANOAS

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Transcrição da apresentação:

COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CANOAS Tatiana Arruda Correia Consultora

REALIZAÇÃO DE ASSEMBLÉIAS (EXTRAORDINÁRIAS E ORDINÁRIAS): Duas AGO por ano: foram realizadas em novembro e abril de 2013. Assuntos mais incidentes: substituição de instituições, relato do andamento do projeto de operacionalização. Todos os encaminhamentos são feitos respeitando o Regimento Interno.

Presidente: Sisi Blind (AMURC) ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL DO COMITÊ: Abertura de Edital em nov.2013 para substituição de vagas; Regimento Interno – Da composição 3º Caso não ocorra o preenchimento das vagas de um grupo, os membros deste grupo poderão acumular mais de uma vaga em caráter provisório, até o preenchimento da mesma pelo ingresso de outro membro mediante aprovação da Assembléia Geral. Abertura de Edital em abril 2013 Substituição 1 instituição representante do Poder Público. Indicação em AGO de novo presidente em substituição ao representante da AMURC Presidente: Sisi Blind (AMURC) Vice-presidente: Ademir Antonio Ferrari (Epagri) Secretário Executivo: João Maria Teles de Souza (Casan)

EVENTOS DO COMITÊ E PARTICIPAÇÃO EM OUTRAS ATIVIDADES: Expedição do Comitê da Bacia do Rio Canoas em Áreas de Recarga do Aquífero Guarani Objetivo da Expedição: chamar atenção da população através da divulgação da importância da conservação de áreas de recarga do Aquífero Guarani e capacitar membros do Comitê para trabalhos de educação ambiental e mobilização social para conservação das águas. Participantes: Membros da comissão consultiva. Oficina de Capacitação: Educação Ambiental em Recursos Hídricos na Bacia do Rio Canoas Objetivo: Investir continuamente no aprimoramento dos professores dos municípios inseridos na bacia do rio Canoas, para o desenvolvimento de ações e projetos de educação ambiental em recursos hídricos nas escolas e comunidades. Participantes: 40 professores. Participação dos membros e consultora em capacitações/seminários nacionais, estaduais e locais: ENCOB, Congresso de Saneamento Básico, Cursos da ANA e outros.

Participação no lançamento do projeto Nascentes do Futuro Etapa II na Amures. Na reedição do projeto foi definida uma parceria com o Comitê Canoas. Nesta etapa, serão recuperadas 14 nascentes e será feito diagnóstico da tipologia vegetal na área limítrofe de rios e córregos e serão disponibilizadas imagens de satélite de alta resolução das áreas a recuperadas. O projeto contempla, ainda, capacitar 72 professores, realizar ao menos 14 seminários e 12 oficinas de Educação Ambiental. O projeto Nascente do Futuro tem como apoiadores o Ministério Público, Associação de Municípios, o Comitê Canoas e demais parceiros. Participação no Projeto do Rotary: Palestras para moradores que moram em área de APP do rio Pessegueirinho – Curitibanos, SC. Realização das palestras alusivas ao dia da água No dia 25 de março foram realizadas palestras alusivas ao Dia da Água (22) e Dia Internacional das Florestas (21) na Universidade do Oeste de Santa Catarina em Campos Novos, com as palestras do Engenheiro Florestal Leandro Casanova e a Geógrafa Rose Maria Adami. Participaram alunos e professores do Senai, representante da Secretaria de Turismo do município, representante da Fatma e membros do Comitê, foram 52 participantes.

Participando e subsidiando com documentos e informações os trabalhos para a proposta de instituição do CBH Uruguai. Diagnóstico da Bacia; Mobilização Social e Pacto de Gestão. Envolvidos no processo: Consultores e Comitês de SC: Chapecó, Jacutinga, Antas, Peixes e Canoas; técnicos da DRHI SC e Rio Grande do Sul, 11 Comitês do Rio Grande do Sul e ANA. Reuniões realizadas desde maio 2012 para encaminhar o processo: entre comitês do Rio Grande do Sul e Santa Catarina: 05 entre comitês de SC: 04

O que será feito em 2013? Mobilização social: 1º Seminário Ambiental no dia 05 de junho da bacia do Rio Canoas com apresentação de resultados de ações voltadas a conservação ambiental de instituições membros do Comitê; Expedição da Bacia – com barco escola; Placas padrão DNIT sinalizando alguns pontos de divisor de água da bacia. Novo vídeo institucional. Câmara Técnica de Planejamento: Estudos da Câmara Técnica de Planejamento – Plano Conservação Lago da Usina de Campos Novos - PCAU; Encaminhados 2 projetos para Implementação dos Planos : UFSC (Curitibanos): Estudo e Caracterização da bacia do Rio Marombas(SC/BRASIL) CAV/UDESC : ‘Avaliação da qualidade da água do rio Carahá através de indicadores biológicos e físico-químicos’. Acompanhamento dos trabalhos monitoramento da Barragem de Ubatã – Santa Cecília, reuniões com município e Defesa Civil de Santa Catarina. Comissão Consultiva: Reuniões itinerantes nos municípios da bacia.

ARTICULAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL: Visitas para mobilização para a proposta de instituição do comitê Uruguai, divulgação do cadastro e divulgação das ações do Comitê: 26 municípios. Visitas: Palestras informativas sobre o cadastro de usuários de água envolvendo 13 municípios.

COMUNICAÇÃO: As ações são divulgadas semanalmente através de jornal de circulação regional, O Momento, Jornal A Semana, através dos sites do Comitê, facebook e blogs da região. Os releases são escrito pela consultora.

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Pontos positivos: Oportunidade de mostrar que o comitê já saiu do processo de estruturação e partiu para a realização de ações. Os municípios reconhecem a oportunidade de ter o comitê mais próximo através da consultoria. Desafio de convencimento de que o comitê não executa ações, ele tem caráter consultivo e deliberativo e tem que conversar com instituições parceiras. Participação da consultoria em reuniões e discussões dos Projetos Estruturantes da Agricultura Familiar. Ótimo acesso a todas as instituições membros e demais instituições da bacia. Planejamento mensal de ações com secretário executivo, contato diário para encaminhamentos - * Demanda de trabalho para o consultor maior que o planejado!!! Dificuldades encontradas: Falta de cobrança da diretoria nos trabalhos contratados para o Comitê: Ausência da secretária nos trabalhos de rotina do Comitê, como redação de Atas, organização de documentos, planilhas, listas de presença, auxílio em eventos. Faltou acompanhamento do contador na aplicação/controle dos recursos, emissão de notas fiscais, contratação de serviços. Falta de atuação de presidente e vice na última gestão.