Gestão Mercadológica Profa. Bruna Panzarini. Questão para Pensar! Sobre 4 Os. Uma empresa que oferece um produto de baixa qualidade, cobrando preço acima.

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Gestão Mercadológica Profa. Bruna Panzarini

Questão para Pensar! Sobre 4 Os. Uma empresa que oferece um produto de baixa qualidade, cobrando preço acima da concorrência, mas com uma campanha publicitária criativa e eficiente, conseguirá manter-se em posição de liderança por muito tempo? Por quê?

Objetivo Final do Marketing : O Consumo

Quanto a natureza dos bens A palavra produto foi incorporada ao vocabulário do marketing com um significado bem amplo: bens matérias, imaterias, serviços e facilidades.

O que é consumo? Já no tempo dos romanos a palavra consumo tinha vários significados. O literal é “ fechar a soma”; Os demais significados foram surgindo por analogia –acabar, gastar, dissipar. É preciso ter em mente que o ato de consumir ainda hoje assume diferentes formas. Varia de acordo com a natureza e finalidade dos bens, as pessoas que o praticam e as circunstâncias em que ocorre.

Quanto à finalidade dos bens Existem bens em que o consumo está no seu próprio esgotamento, como alimentos e combustíveis. Em outros no uso da utilidade como: automóveis, e aparelhos eletrônicos e domésticos Existem bens intangíveis- em que o consumo se dá na fruição (aproveitamento) de seus benefícios como : turismo, seguros, conforto espiritual, e grande parte de serviços.

Quanto às pessoas que o praticam Geralmente, o consumidor é a própria pessoa que adquire o bem. Multiplicam-se, entretanto existem situações especiais de consumo:

Quanto às pessoas que o praticam Um brinquedo comprado por um adulto vai ser usado por uma criança. As compras mensais de um casal no supermercado servirão à família toda. A escolha de um colégio para os filhos costuma ser uma decisão familiar. A aquisição de um carro pode ser individual ou uma decisão familiar

Produzindo para o consumo Quem quiser oferecer seus produtos ao mercado deverá estar sempre em condições de responder as estas simples perguntas: 1.O que estou vendendo? 2.Para que serve o meu produto? 3.A quem estou vendendo? 4.Quando estou vendendo? 5.Como estou vendendo (em que condições)?

O consumidor –alvo Para responder à questão Para que serve o meu produto? È preciso conhecer bem aquela parcela de público mais acessível e mais adequada ao consumo de nosso produto.

O consumidor –alvo Para caracterizar um público –alvo de uma determinada ação de marketing deve levar em conta a existência e a localização, o perfil e o peso participativo de cada uma das pessoas envolvidas no processo de consumo, desde a informação, a escolha, a decisão, a aquisição, o uso, o não uso, a manutenção, a repetição da aquisição.

O consumidor –alvo