A Organização do Trabalho dos Alunos no Laboratório

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Segurança Vidrarias Prof. Dr. Fernando Cruz Barbieri
Advertisements

trabalho realizado por:
À descoberta do LABORATÓRIO!!!.
CUIDADOS NA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS
Segurança no Laboratório
LABORATÓRIO DE QUÍMICA
MATERIAIS DE LABORATÓRIO
Segurança no Laboratório
Princípios de Segurança em Laboratórios
Química do Petróleo II Prof. Eng. Marcelo Silva, M. Sc.
Proteção, Vidrarias, Materiais e Cuidados básicos para laboratório
Guião de Procedimentos para Exercício de Evacuação total ou parcial (GPEE_ESVN) Escola Secundária Vitorino Nemésio.
ART ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA Palestra da Pauta Mínima de Atividades - PMA.
1 Profª: Karen Farias. 2Sumário 1 Grandes acidentes com produtos químicos 2 O que é produto químico? 3 Introdução 4 Danos causados por produtos químicos.
PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA ESCOLA BÁSICA DE TONDELA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS Responsável Segurança Agostinho Silva ESCOLA.
GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças Programa 5’S GEAL Apresentações.
Formador S.H.T.1. 2 Introdução à Segurança Segurança do Trabalho : A Segurança do trabalho integra um conjunto de metodologias adequadas à prevenção de.
Treinamento Introdutório de Segurança para Recém-admitidos
Ministério Público da União Ministério Público do Trabalho Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente Trabalho.
Higiene e Segurança dos Alimentos Mônica Alves Portaria 2616 de 12/05/98 do Ministério da Saúde, para anti-sepsia das mãos. Os anti-sépticos permitidos.
E STÁGIO : LEGISLAÇÃO CBD Estágio Supervisionado em Unidades de Informação 2. semestre 2014 Profa Dra. Vânia Mara Alves Lima 1.
Trabalho realizado por Catarina Sousa Professora Carmo Cambão.
Cartilha de Boas Práticas para Serviços de Alimentação
SANTANA TEXTILES 2013 TREINAMENTO DE BRIGADA DE INCÊNDIO.
Tópico 9: Normas básicas de segurança no laboratório de química
Simbologia de perigo.
 O que é um plano de ação?  Como selecionar problemas para o plano?  Quais as principais causas geradoras do problema?  Qual a situação futura que.
SITUAÇÃO ACTUAL. Eugénio Cordeiro - CRSPC Agosto 2006 Fase 3 – Casos humanos de infecção por H5N1.
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), no ambiente de trabalho Orlandino dos Santos Técnico em Segurança no Trabalho.
Introdução a Pesquisa Científica
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Sustentabilidade e Desenvolvimento Projeto Irmã Dulce Um parceria:
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL 11 DE DEZEMBRO DE
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
Nº 279 Segunda-feira PREVENÇÃO Nº 94 Terça-feira PREVENÇÃO Nº 95 Quarta-feira PREVENÇÃO Treinamento Diário Produção e Segurança (semana 16/11 a 21/11/15)
Sugestões para discussão na consulta pública da Nova NR 12 Fórum Acidentes do Trabalho Análise prevenção e aspectos associados – 17/09/2009 Rodolfo AG.
CONTEÚDOS: CALOR LATENTE TRABALHO NOS PROCESSOS TERMODINÂMICOS CALOR LATENTE, CALOR E TRABALHO.
PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA
Medicamentos genéricos no Brasil: histórico e panorama atual 07 de maio de 2015 Ivo Bucaresky Diretor Presidente Substituto.
Gestão da Segurança da Informação e Série ISO/IEC 27000
Higiene Segurança e Saúde no Trabalho
OS ASPECTOS LEGAIS E PREVENCIONISTAS DA SEGURANÇA DO TRABALHO NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PREVENCIONISTAS DA SEGURANÇA DO TRABALHO NO ÂMBITO DA.
Introdução à aplicação do APCPC Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal Escola Básica 2+3 Pedro Nunes Ano Lectivo 2008/2009 Docente: Patrícia Loureiro.
HACCP OU APPCC Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle
D E C R E T O /2011 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO.
Princípios básicos do Programa de Químicos Reativos Compreender a química do processo –Processo desejado e reações –Reações secundárias –Desvios previstos.
Cód.: PIM-TDPS-HS-0043-Rev.02 UHE Belo Monte - Sítio Pimental.: 0 Nº 256 Segunda-feira PREVENÇÃO APR – ANALISE DE RISCO APR – ANALISE DE RISCO Nº 94 Terça-feira.
Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 3 Metodologias de Auditoria Tema 4 – Realização de auditorias Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida
Proteção, Vidrarias, Materiais e Cuidados básicos para laboratório
PREVENÇÃO DE ACIDENTE NOS TRABALHOS EM ALTURA
CIPA. A CIPA é uma comissão composta por representantes do empregador e dos empregados, e tem como missão a prevenção da saúde e da integridade física.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 16.
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) Débora Cristina Kranzfeld Diretoria de Segurança do Trabalho Instituto de Química – Unicamp Telefone
Importância da segurança no laboratório Regras de higiene
Unidade Senac - Guarulhos - SP Turma TST - D. Tema do trabalho Avaliação Química Alunos: Eduardo nº 14 Nailton nº 35 Professor : Marcos Silva.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Paixão, A. Processos de recuperação de espólio Quinta do Contador nº13, Estrada da Serra, Tomar (Portugal) Telf (ext. 3183)
Resultados do estudo de controle de temperaturas dos equipamentos nos Laboratórios.
As medidas de promoção da saúde têm como objetivo prevenir e/ou minorar os efeitos das doenças De acordo com a OMS, promoção da saúde é o processo que.
TRABALHO COM PRODUTOS QUÍMICOS
II Grupo Dilone Alexandre Ernesto Zeca Joaquim Orlando Zacarias Milvia Baçopo Parte I Polarímetro.
RESULTADOS E PROLONGAR A VIDA ÚTIL DE SUAS PIPETAS
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL EPI NR-06
Trabalho por turnos Outra forma de organização dos horários de trabalho é a que é feita nos locais de laboração contínua, normalmente vai rodando entre.
Noções de Grandezas Físicas e Unidades
Aline Soares Gomes da Costa Kerolyn Dias Dornellas Luzia Nunes dos Santos ASSÉDIO MORAL DO TRABALHO Atividade Interdisciplinar I - FUNCEC Administração.
Transcrição da apresentação:

A Organização do Trabalho dos Alunos no Laboratório Segurança e generalidades no laboratório de química Importância da segurança no laboratório Regras de higiene

Segurança e Generalidades no Laboratório de Química Actividades envolvendo práticas químicas sejam a nível profissional ou de aprendizado exige que regras de segurança sejam rigorosamente seguidas para evitar acidentes. Termos como segurança no trabalho, risco, toxicidade, acidentes, prevenção de acidentes, equipamentos de segurança e aerossóis são muito empregados quando se trata de segurança em laboratórios.

Conceitos SEGURANÇA NO TRABALHO: É o conjunto de medidas técnicas, administrativas, educacionais, médicas e psicológicas que são empregadas para prevenir acidentes, eliminando condições inseguras do ambiente. RISCO: É o perigo que determinado indivíduo está exposto ao entrar em contacto com um agente tóxico ou certa situação perigosa.

TOXICIDADE: Qualquer efeito nocivo que advém da interacção de uma substância química com o organismo. ACIDENTES: São todas as ocorrências não programadas, estranhas ao andamento normal do trabalho, PREVENÇÃO DE ACIDENTES: É ato de se por em prática as regras e medidas de segurança, de maneira a se evitar a ocorrência de acidentes.

EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA: São os instrumentos que têm por finalidade evitar ou amenizar riscos de acidentes.

Algumas Regras de Segurança Leitura prévia do regulamento de segurança da instituição para começar a manusear substâncias. Começar as práticas somente depois de devidamente equipado. Somente permitir entradas de pessoas no ambiente laboratorial que sejam necessárias a realização da prática.

Nunca improvisar. Ter informações prévias sobre os aparatos e equipamentos Use sempre óculos de segurança quando a situação o justificar Não pipete nenhum tipo de produto com a boca É aconselhável a utilização de batas abotoadas com molas ou velcro.

Os punhos das batas devem ser ajustáveis. Certifique-se da localização e funcionamento dos equipamentos de segurança colectiva: extintores de incêndio, lava-olhos e chuveiros de emergência Certifique-se da localização das saídas de emergência Não leve as mãos à boca ou aos olhos quando estiver a manusear produtos químicos

Não use lentes de contacto no laboratório, pois podem ser danificadas por vapores de produtos químicos, causando lesões oculares graves Substâncias inflamáveis devem ser sempre manipuladas distantes de fontes de aquecimento.

Normas de Conduta Desloque-se dentro dos laboratórios com prudência e atenção; É estreitamente proibido brincadeiras no interior dos laboratórios; É proibido fumar no interior dos laboratórios; Finalizado a aula, lavar adequadamente as vidrarias utilizadas;

Identificar todos os reagentes e soluções de forma clara, apresentando nome, data de preparo e o nome de quem preparou; Informar o responsável pela actividade caso alguma vidraria seja quebrada, para descarte em local adequado; Nunca prove amostras ou reagentes pelo sabor ou odor;

Objectos pessoais como bolsas, mochilas, entre outros, devem ser guardados fora dos laboratórios ou em locais adequados; Ocorrendo acidente, manter a calma informando imediatamente ao professor ou técnico responsável; Providenciar imediatamente a limpeza de todo local que porventura possa ter ocorrido acidente com reagentes químicos;

Seguir rigorosamente o roteiro da aula, improvisações estão dentre as causas de acidentes

Importância da segurança no laboratório Prevenção de riscos e acidentes; Garantia de um trabalho seguro;

As regras de higiene As mãos devem ser lavadas após completar as operações na bancada ou após remoção das luvas e sempre que se saía do laboratório. A lavagem das mãos deve ser efectuada durante pelo menos 20s com água e sabão As mãos devem ser secas com toalhetes de papel. Os sabonetes em barra devem ser evitados.

É preciso conhecer para saber como agir, o que fazer para ter um trabalho seguro O fogo queima mas também prepara o alimento Por: Carlos Macicame, Crésio Andrade, Cristo Valentim e Victória Murombe