NOVOS PRODUTOS Objetivos do conteúdo: Conceituar novos produtos Mostrar a importância do desenvolvimento de novos produtos para a Indústria de Alimentos Apresentar as principais categorias de NP Descrever o ciclo de vida e as pPrincipais causas de fracasso de novos produtos
O que é um “ novo produto”? Consumidor É aquele que vem atender à necessidade do consumidor com maior grau de satisfação (Ex: produto de menor custo, com maior valor nutricional...) Um produto que pretende atender a uma necessidade conscientizada ou latente, mas ainda não satisfeita (Ex: produtos inéditos) Empresa Qualquer acréscimo de produto (produto desenvolvido, aquisição de empresa)
Categorias de “novos produtos”: Produtos novos para o mundo: criam um mercado totalmente novo, requer alto investimento Novas linhas de produtos: permitem que a empresa penetre em um mercado já existente pela primeira vez Acréscimos às linhas de produtos já existentes: complementam as linhas de produtos de uma empresa ( Ex: sabores diferentes, tamanho de embalagem, ...) Melhorias/revisões de produtos existentes: melhoram o desempenho ou aumentam a percepção de valor e substituem produtos existentes ( Ex: acréscimo de vitaminas, substituição de gorduras trans, ...) Reposicionamento: produtos existentes que são colocados em novos mercados ou em novos segmentos Reduções de custo: novos produtos que apresentam desempenho semelhante a custo mais baixo
Categorias de “novos produtos”: Em geral ocorre maior concentração de lançamentos de produtos com menor grau de inovação. Apenas 10% dos novos produtos são inovadores e novos para o mundo esses produtos envolvem custos e riscos maiores porque são novos para a empresa e para o mercado A maior parte da atividade ligada a novos produtos visa aperfeiçoar os produtos existentes
Por que desenvolver “novos produtos”? Sobrevivência e crescimento da empresa Manter a indústria competitiva Devido principalmente: Ao aumento da concorrência Às rápidas mudanças tecnológicas À diminuição do ciclo de vida À >exigência dos consumidores Produtos novos/aprimorados lançados no mercado geram lucros como resultado da inovação tornam-se conhecidos diminuição do lucro devido à concorrência → necessidade de desenvolver novos produtos
Empresa pode desenvolver novos produtos: Através de aquisição: Compra de outras empresas Aquisição de patente Aquisição de licença ou franquia Através de desenvolvimento: Em laboratório próprio Contrato com pesquisadores independentes Empresas especializadas em desenvolver produtos específicos
O PRODUTO E O CICLO DE VIDA Os produtos têm vida limitada; As vendas dos produtos passam por estágios distintos, cada um deles com desafios, oportunidades e problemas diferentes para as empresas; Os lucros sobem e descem nos diferentes estágios do ciclo de vida do produto; Os produtos necessitam de diferentes estratégias de produção, marketing, compras e recursos humanos e, também, financeiras, de acordo com cada estágio do seu ciclo de vida.
Ciclo de vida básico de um produto INTRODUÇÃO- lançamento Lento crescimento de vendas, baixos lucros ou prejuízo (altos investimentos e desconhecimento do público) CRESCIMENTO-cliente adota o produto Vendas gerando lucros Surgem concorrentes MATURIDADE Vendas estabilizadas Grande número de concorrentes Investimento em promoções DECLÍNIO Produto obsoleto Retirada do mercado ou redução na fabricação/distribuição
Por que “novos produtos” fracassam? Produtos destituídos de características distintas suficientemente atrativas Inadequação da análise de mercado: a idéia é boa, mas o tamanho do mercado é superestimado Posicionamento incorreto no mercado Defeitos de produto Alto custo de produção Reação dos concorrentes maior do que a prevista
Por que “novos produtos” fracassam? Outros fatores: Mercados fragmentados: mercados menores → vendas e lucros menores Aumento de custo de desenvolvimento de novos produtos: geração de muitas idéias, custos crescentes de P&D, produção e marketing Escassez de capital: algumas empresas têm boas idéias, mas não têm recursos financeiros para desenvolvê-la Ciclos de vida do produto mais curtos: produtos bem sucedidos são copiados mais rapidamente pelos concorrentes Agilidade no desenvolvimento: será vitoriosa àquela que desenvolver novos produtos mais rapidamente empresas melhor estruturadas
O que fazer para assegurar o sucesso do novo produto? Desenvolver produto superior e único Definir o conceito do produto antes da fase de desenvolvimento Estudos demonstram que o sucesso no lançamento é maior quanto: Mais profundo for o entendimento da empresa sobre as necessidades do consumidores > a relação desempenho /custo Mais cedo o produto for lançado Maior o gasto de propaganda no lançamento Maior o apoio da alta administração Maior o trabalho conjunto das equipes: pesquisa e desenvolvimento, engenharia, produção, compras, marketing e finanças
O que fazer para assegurar o sucesso do novo produto? Empresa deve: Segmentar cuidadosamente o mercado Escolher grupo de consumidores alvo Identificar suas necessidades Determinar o seu posicionamento no mercado desejado