Processos Decisórios– apostila 4 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 1 PROCESSOS DECISÓRIOS Profa. Josy Júdice.

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Processos Decisórios– apostila 4 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 1 PROCESSOS DECISÓRIOS Profa. Josy Júdice

Processos Decisórios– apostila 4 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 2 Modelo Incrementalista O Modelo Incremental de Lindblom e Quinn retrata as impossibilidades do racionalismo e a necessidade de focalização das informações. Nesse modelo, não existe apenas uma decisão correta, mas uma série de tentativas selecionadas por análises e avaliações, em que as ações são tratadas de maneira flexível, até atingir o grau almejado (GIRÃO; VILLAS BOAS FILHO; SILVA JUNIOR, 2006).

Processos Decisórios– apostila 4 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 3 Modelo Incrementalista Entende-se que no processo de tomadas de decisão, as ações diferem das anteriormente utilizadas, de forma a corrigir ou evitar erros pelas sucessivas mudanças incrementais, levando a organização a um novo curso de ação. Durante o processo, o curso de ação e os objetivos organizacionais podem mudar, todavia, essas mudanças, segundo Raskin (2006), serão efetuadas de forma amena, de maneira tal que a ação corretiva possa ser tomada, no momento da percepção do erro.

Processos Decisórios– apostila 4 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 4 Modelo Incrementalista Nesse modelo, os administradores não dispõem de informação nem de previsão, entretanto, escolhem cursos de ação alternativos, que diferem incrementalmente dos aplicados no passado. Esta precaução se faz presente no sentido de diminuir as chances de possíveis erros (RASKIN, 2006).

Processos Decisórios– apostila 4 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 5 Modelo Incrementalista Assim sendo, os administradores não se restringem a delimitar objetivos e avaliar as alternativas para alcançá-los, ao contrário, passam a escolhê-las após confrontá-las, visando alcançar os resultados desejados. Deste modo, a decisão mais adequada é gerada a partir de um consenso e visa a garantir a conformidade entre as partes interessadas.

Processos Decisórios– apostila 4 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 6 Reconhece a complexidade dos ambientes internos e externos à organização. Busca maior praticidade,capaz de reduzir essa complexidade. Dentro dessa complexidade não se isenta de conflitos e discordâncias sobre objetivos e variáveis.

Processos Decisórios– apostila 4 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 7 Modelo Desestruturado O Modelo Desestruturado foi proposto por Mintzberg, que denominou as decisões não- programadas de decisões estratégicas desestruturadas. Segundo esse modelo, no início do processo decisório, o administrador possui pouco conhecimento do problema, das alternativas e das possíveis soluções. Nesse modelo, o processo decisório é caracterizado como dinâmico e com interferências. (CORNÉLIO, 1999).

Processos Decisórios– apostila 4 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 8 Modelo Desestruturado Esse modelo se aplica quando o nível de incerteza é alto. O processo decisório não é linear e desenvolve-se de forma desestruturada e não previsível. Ao se depararem com quaisquer dificuldades, as organizações reavaliam as alternativas, voltando atrás até que seja possível tomar a decisão final. Esse modelo é caracterizado como desestruturado, em função das constantes mudanças (RASKIN, 2006).

Processos Decisórios– apostila 4 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 9 Modelo Desestruturado Conforme Mintzberg (1995), nesse modelo, as fases que compõem o processo decisório são: Identificação, Desenvolvimento e Seleção. Na fase de Identificação, é efetuado o reconhecimento da situação e o diagnóstico; na fase do Desenvolvimento, existem as rotinas e pesquisa de soluções alternativas e de delineamento ou projeto da solução; e a fase da Seleção pode ser dividida em três etapas: pré- seleção; avaliação/escolha; autorização

Processos Decisórios– apostila 4 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 10 Modelo Desestruturado Segundo o autor citado, ao final das três fases da tomada de decisão surgem as rotinas de apoio ao processo decisório: rotina de controle, que conduz o processo; rotina de comunicação, que fornece informações e elabora relatórios; e rotina de políticas, que permite ao tomador de decisão procurar uma solução própria em um ambiente cheio de influências.

Processos Decisórios– apostila 4 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 11 Modelo Desestruturado Nesse modelo, ao se depararem com obstáculos, os gestores reavaliam as alternativas e voltam atrás, se necessário, iniciando novamente o processo. São várias as etapas percorridas em um processo não linear, em que os decisores utilizam-se da intuição até alcançar a melhor decisão, o que demanda um bom período de tempo

Processos Decisórios– apostila 4 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 12 Modelo da Lata de Lixo O Modelo da Lata de Lixo ou decisão por omissão, de Cohen, March e Olsen, leva em conta a decisão tomada sem a devida consistência. O gestor não procura identificar e analisar o problema para, então, delinear as alternativas possíveis de solução (DACORSO, 2000).

Processos Decisórios– apostila 4 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 13 Modelo da Lata de Lixo Conforme March e Olsen (1976, apud ZANELA, 1999), esse modelo trata do processo decisório em ambientes altamente ambíguos, denominados "anarquias organizadas". Essa ambigüidade aparece de três maneiras:

Processos Decisórios– apostila 4 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 14 Modelo da Lata de Lixo Ambiguidade - três maneiras 1.preferências problemáticas: os tomadores de decisão, às vezes, possuem preferências inconsistentes e mal definidas, sendo suscetíveis a descobrir suas metas e entender suas prioridades através da ação; 2.as pessoas possuem apenas uma leve compreensão dos fins e dos meios. Os participantes da organização ganham conhecimento por tentativa e erro, mas sem um claro entendimento de causas subjacentes; 3.anarquias organizadas (as organizações) têm a característica de leve participação. Os tomadores de decisão vêm e vão através do processo

Processos Decisórios– apostila 4 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 15 Modelo da Lata de Lixo Entende-se que a decisão ocorre por escolhas, procurando por problemas; problemas, procurando por escolhas; soluções, procurando por problemas para responder; e decisores, procurando por alguma coisa para decidir. Neste sentido, as soluções são anteriores aos problemas. Na lata de lixo estão os problemas disponíveis, sendo que os indivíduos vão à lata de lixo procurar problemas para serem resolvidos.

Processos Decisórios– apostila 4 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 16 Modelo da Lata de Lixo Percebe-se, nesse modelo, uma fragmentação da visão e estratégia global da empresa numa série de escolhas parciais, separadas no plano temporal, com os subsistemas obedecendo a diferentes calendários.

Processos Decisórios– apostila 4 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 17 Cada participante está envolvido em diversos processos decisórios e desenvolve suas próprias teorias acerca da situação vigente

Processos Decisórios– apostila 4 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 18 Conclusão Diante do exposto, compreende-se que, embora os modelos de tomadas de decisão sejam diferentes entre si, todos eles convergem para as etapas que deverão ser seguidas na resolução de cada problema organizacional. Possuem, todavia, características próprias em relação ao processo decisório, pois cada um delibera sua própria ordem nas fases do processo.

Processos Decisórios– apostila 4 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 19 Referencias Bibliográficas Maria Alice Guedes Porto e Anselmo Alves Bandeira. O processo decisório nas organizações. XIII SIMPEP 2008