Audiência Pública: Logística Reversa. Foi instituída pela Lei 12.305/10 e regulamentada pelo Decreto 7.404/10 A PNRS fixou obrigações para União, Estados.

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Transcrição da apresentação:

Audiência Pública: Logística Reversa

Foi instituída pela Lei /10 e regulamentada pelo Decreto 7.404/10 A PNRS fixou obrigações para União, Estados e Municípios, porém apenas os Municípios estão sujeitos à sanções da lei de Crimes Ambientais – Lei 9.605/98. União: Plano Nacional de Resíduos Sólidos; Logística reversa; SINIR. Estados: Plano Estadual de Resíduos Sólidos Municípios: Plano Municipal de Resíduos Sólidos; Eliminação de lixões e aterros controlados; Implantar aterro sanitário; Coleta seletiva com inclusão social de catadores; Compostagem; e articulação da logística reversa de resíduos. Desafios da Política Nacional de Resíduos Sólidos 17 Estados ainda estão elaborando os planos e 3 sequer iniciaram!

A coleta seletiva deve ser realizada por meio da separação prévia entre secos e orgânicos. É necessário um trabalho de conscientização e educação ambiental para que a população separe os resíduos em casa. A coleta em 4 cores é desnecessária e onerosa. É um modelo que funciona na Europa, mas não se enquadra no Brasil. Se o Município não faz a coleta em 4 cores, não adianta separar em 4 cores. Deve-se investir na separação entre secos e orgânicos. Em seguida os orgânicos devem ir para a compostagem, depois separa-se o rejeito do que é reciclável ou reaproveitável. Desafios da Política Nacional de Resíduos Sólidos

O que é Logística Reversa? Lei /10: “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada;” Como funciona? Depende do resíduo. A lei explicita que alguns resíduos devem ter a logística reversa realizada por quem fabrica, importa e comercializa, independente do serviço de limpeza pública, outros não. Atualmente, os encargos da logística reversa são custeados na íntegra pelos Municípios, sem ressarcimento pelo setor empresarial, uma situação ilegal. Desafios da Política Nacional de Resíduos Sólidos

Lei /10: Resíduos cuja responsabilidade de coletar e destinar à logística reversa NÃO é do Município: Art. 33. São obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de: I - agrotóxicos, seus resíduos e embalagens; II - pilhas e baterias; III – pneus; IV - óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens; V - lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista; VI - produtos eletroeletrônicos e seus componentes. Parágrafo único – embalagens em geral Desafios da Política Nacional de Resíduos Sólidos

Logística Reversa  Acordo Setorial de Embalagens em Geral  A cadeia que mais impacta os Municípios é a de Embalagens em Geral, pois corresponde em média a 70% dos resíduos domiciliares secos.  O acordo foi assinado apenas entre o MMA, o setor empresarial e os catadores. Municípios foram EXCLUÍDOS do processo e não são considerados parte envolvida no acordo setorial.  Apesar disso o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (assinado pela ministra de Meio Ambiente) determina:  “A Logística Reversa será instituída por meio de Acordos Setoriais envolvendo importadores, fabricantes, comerciantes, distribuidores, cidadãos e titulares pelos serviços municipais de limpeza e manejo dos resíduos sólidos urbanos.” (Plano Nacional de Resíduos Sólidos, Capítulo 6, p. 99)

 Ou seja, o MMA não cumpre com a Lei /2010 e sequer com os compromissos assumidos no Plano Nacional de Resíduos Sólidos.  Enquanto não há efetividade da Logística Reversa, os Municípios arcam com as despesas e penalidades. São obrigados a fazerem a coleta seletiva, mas não há viabilidade econômica em Municípios pequenos.  Sem logística reversa, o que fazer com os resíduos recicláveis nos Municípios de pequeno porte? Logística Reversa de Embalagens em Geral

(xi) a ANCAT é uma associação de âmbito nacional que representa os carroceiros e catadores de matérias recicláveis, os quais estarão inseridos no Sistema de Logística Reversa objetivado por meio da celebração do presente Acordo Setorial, nos termos da legislação; Logística Reversa de Embalagens em Geral

Fase 1 - significa a primeira fase de implantação do Sistema de Logística Reversa, conforme descrito na cláusula 3, parágrafo terceiro, itens a, b, deste instrumento. Esta fase terá duração de 24 meses contados a partir da data de vigência do presente acordo setorial; Fase 2 - significa a segunda fase de implantação do Sistema de Logística Reversa, conforme descrito na cláusula 3, parágrafo terceiro, item c, deste instrumento; Logística Reversa de Embalagens em Geral

Fase 2: A partir dos resultados obtidos por meio da implementação da Fase 1, as Empresas analisarão os principais obstáculos e deverão traçar estratégias de implementação das ações do Sistema de Logística Reversa em nível nacional para a realização da Fase 2, que consistirá na ampliação das medidas previstas na Fase 1 para os Municípios a serem definidos numericamente e geograficamente com base nos critérios apresentados pelas Empresas. Em no máximo 90 dias após o encerramento da Fase 1, a Coalizão deverá apresentar ao MMA o plano de implantação da Fase 2, momento no qual as metas deverão ser repactuadas. Logística Reversa de Embalagens em Geral

As principais ações e medidas a serem realizadas na Fase 1 tendo em vista o atendimento das metas serão: (i) adequação e ampliação da capacidade produtiva das cooperativas nas cidades previstas na Fase 1, com vistas a atender as metas estabelecidas na cláusula 7, em conformidade com a tabela 1 do anexo V.; (ii) viabilização das ações necessárias para a aquisição de máquinas e de equipamentos, que serão destinados às Cooperativas participantes da Fase 1; (iii) viabilização das ações necessárias para a capacitação dos catadores das Cooperativas participantes da Fase 1, visando a melhoria da qualidade de vida, capacidade empreendedora, utilização adequada das técnicas necessárias à atividade, visão de negócio e sustentabilidade;  56 cooperativas! Logística Reversa de Embalagens em Geral

Articulação da Logística Reversa Quem já leva todos os materiais separados tem direito a um vale maior, mas também é possível entregar todos os resíduos misturados. Os cupons podem ser usados para fazer qualquer tipo de compra mercado localizado na própria central. Os valores dos tickets variam de acordo com o material entregue. Um quilo de alumínio, por exemplo, é trocado por um vale de R$ 2,50, os metais valem R$ 4,50, garrafas PET R$ 0,90 e assim por diante. Alpinópolis – MG  19 mil habitantes A cidade arrecada mensalmente uma média de cinco mil toneladas de materiais recicláveis. Para participar é muito simples. O cidadão precisa apenas levar o lixo reciclável até o posto de coleta e fazer a troca.

Articulação da Logística Reversa

SUSTENTABILIDADE INTEGRADA!

Logística Reversa de Pneus

O que fazer com os PNEUS?

Municípios são onerados com a logística reversa! Fotos: Eduardo Aigner

Fone: (61) Obrigada! Cláudia Lins Consultora Ambiental