“FUNDEB: REFORMULAÇÕES NECESSÁRIAS, PERSPECTIVAS DE PRORROGAÇÃO E DESAFIOS A VENCER ” Raquel Teixeira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A EDUCAÇÃO BÁSICA DESAFIOS PARA O FUTURO E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Ricardo Martins Maio 2014.
Advertisements

OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA DA EDUCAÇÃO BÁSICA Cenários e necessidades para a melhoria da qualidade.
Profª. Me. Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral Dirigente Municipal de Educação de Costa Rica/ MS e Vice-presidente da Undime Alternativas para o.
FUNÇÃO CONTROLE É a função que compara as ações planejadas com os resultados obtidos. A partir dessa análise é possível dar início a eventuais correções.
AUDIÊNCIA PÚBLICA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CÂMARA Dia 19/11/2015.
IMPACTO DO PISO NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS SESSÃO ESPECIAL NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CAMARA DOS DEPUTADOS BRASÍLIA MILTON CANUTO DE ALMEIDA.
A CONTRIBUIÇÃO DO TCU PARA A A CONTRIBUIÇÃO DO TCU PARA A GOVERNANÇA E 0 DESENVOLVIMENTO Cláudio Souza Castello Branco Coordenador-Geral de Controle Externo.
Equilíbrio financeiro e atuarial dos Regimes Próprios de Previdência Social - RPPS Marcello Lourenço de Oliveira Maceió-AL, 22 de junho de
CEAT - Central de Apoio Técnico - Setor Contábil Rua Dias Adorno 367, 5º andar Belo Horizonte - MG Cep.: Tel.: (31) INFRAÇÕES AO.
Planos de Carreira na perspectiva de assegurar valorização dos profissionais da educação UNDIME RIO GRANDE DO SUL, 16/09/2014.
Programas do Livro Camila de Oliveira COARE/CGPLI.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
Recursos da Educação e Piso Nacional do Magistério no cenário atual e futuro do Brasil IX Fórum Extraordinário da Undime Santa Catarina CARLOS EDUARDO.
Comissão Especial destinada a debater e propor soluções para o financiamento da Educação no Brasil Senado Federal 7 de maio de 2014.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
Minicurso: A utilização dos recursos do cofinanciamento federal no pagamento das equipes de referência do SUAS: passo a passo Fundo Nacional de Assistência.
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP Centro de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas de Educação – CEPPPE Apoio Financeiro: FAPESP.
I Seminário Estadual de Sistemas de Ensino de Santa Catarina Os Planos de Educação e o Regime de colaboração entre o Sistema Estadual e Municipal em Santa.
SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 5: OS INDICADORES DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Vera Lúcia Lima da Silva Diretora do Departamento de Políticas.
SiSUTEC 2014/2 (3ª edição) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Brasília, julho de 2014.
Residência Pedagógica e processos de valorização e formação de professores para a educação básica: impasses e desafios Comissão de Educação, Cultura e.
Aula 5 e 6: CF de 1988: artigos de educação.  Retomada da aula anterior  Discussão dos artigos da CF 88.
AS POLÍTICAS PÚBLICAS E A EXPANSÃO DA REDE DE EDUCAÇÃO – LIMITES E CONTRADIÇÕES Dr. Lúcio Olímpio de Carvalho Vieira Vice-presidente da Adufrgs-Sindical.
1 26 de março de 2015 Senado Federal Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática- CCT Audiência Pública 28 de Abril 2015.
Audiência Pública PLS 284/ 2012 Prof. Rodolfo Pinto da Luz Dirigente Municipal de Educação de Florianópolis/ SC Secretário de Comunicação da Undime.
LEGISLAÇÃO E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA. Modelo Orçamentário Modelo Orçamentário é o conjunto de procedimentos padronizados que devem ser seguidos pelos entes.
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL 11 DE DEZEMBRO DE
Finanças da Educação na cidade do Recife (2010 – 2014) Instituto Latino-americano de Estudos Socioeconômicos (ILAESE) ABRIL de 2014.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
Audiência Pública Medida Provisória nº 663, de 2014 Mansueto Almeida – 15 de abril de 2015.
Ministério da Educação Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015 Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015.
Art. 9º§ 4º- Até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, O Poder Executivo demonstrará e avaliará o cumprimento das metas fiscais de cada quadrimestre,
LEI DECRETO Dificuldades, Desafios, Oportunidades Entidades de Saúde.
Seminário “Reformulação do Ensino Médio” Jornada Escolar Ampliada e Condições Gerais de Oferta do Ensino Médio Auditoria Coordenada sobre o Ensino Médio.
Panorama (rápido) da Educação Básica no Brasil O desafio da equidade Brasília, 11 de abril de 2012.
Carlos Eduardo Sanches Assessor da Undime Impacto do Piso Salarial Nacional do Magistério.
XXIV Fórum Estadual da UNDIME-RS Relações entre órgãos normativos e executivos no Regime de Colaboração. Prof. Diego Tormes Coord. Estadual da UNCME-RS.
O RÇAMENTO E F UNDO. Orçamento Municipal Meio de realização do ECA; Instrumento de construção da Cidadania e da Democracia participativa; Forma de Democratização.
Principais motivos sobre a viabilidade e sustentabilidade dos RPPS: Favoráveis ao Executivo: 1º - No caso de extinção, o art. 5º da portaria nº 2/09 do.
Universidade Federal do Pará Instituto de Letras e Comunicação Faculdade de Letras Disciplina: Política e Legislação Educacional Prof.ª Sônia Rodrigues.
O principal objetivo deste programa é articular os projetos e ações de valorização do servidor, oferecendo melhorias no ambiente e na vida funcional.
XXIV Fórum Estadual das Secretarias Municipais de Educação/RS
Porto Alegre, 3 de abril de MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME RIO GRANDE DO SUL.
“Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei n° , de 25 de junho de 2014,
AUDIÊNCIA PÚBLICA Constituição Federal / Estadual Lei Complementar de Finanças Públicas / L 4320/64 LRF PPALDOLOA PPA - Define as políticas.
Planejamento e Processo Orçamentário Planejamento de Governo e Políticas Públicas.
AUDIÊNCIA PÚBLICA: ALTERNATIVAS PARA O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Junho de 2015.
PANORAMA ATUAL DO CONTROLE SOCIAL NO SUAS: RETRATO NACIONAL E ESTADUAL.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social Regimes Próprios de Previdência Social Desafios Cuiabá - MT.
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DEL REI AUDIÊNCIA PÚBLICA AVALIAÇÃO E CUMPRIMENTO DE METAS 1º QUADRIMESTRE 2013.
Portaria que define parâmetros para a validação e publicação das informações declaradas ao Censo Escolar visando o controle de qualidade.
Indicadores educacionais Atividade complementar 06 Apresentação 05.
Plano Nacional de Educação-PNE Lei 13005/2014
Transferências Governamentais Constitucionais e Legais.
Art. 9º§ 4º- Até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Executivo demonstrará e avaliará o cumprimento das metas fiscais de cada quadrimestre,
Maria Edineide de Almeida Batista Dirigente Municipal de Educação de Lagoa de Pedras/ RN Secretária de Finanças da Undime Alternativas para o financiamento.
CÂMARA MUNICIPAL DE CACOAL DESPESA EXECUTADA NO 1º QUADRIMESTRE DE 2012.
MATRÍCULAS 2012/2013 CRONOGRAMA DETALHADO. AGOSTO Elaboração e aprovação dos cronogramas para processo de matrícula Elaboração e aprovação dos cronogramas.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITUMBIARA GESTÃO 2013/2016 Gilson Almeida Teixeira Secretário de Finanças Francisco Domingues de Faria Prefeito Municipal.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ ESCOLA DE VERÃO LEIS EDUCACIONAIS Iracema Pinho
Metas fiscais 2016 Audiência pública – 1º quadrimestre.
Estrutura Tributária 1.Princípio da Neutralidade: obtido quando não alteram os preços relativos, minimizando sua interferência nas decisões econômicas.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais do 2º Quadrimestre 2007.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA REUNIÃO COM CONSELHO FECAM SECRETÁRIO MARCO TEBALDI LAGES, 16 JUNHO DE 2011.
MUNICÍPIO DE IJUÍ – PODER EXECUTIVO SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA AUDIÊNCIA PÚBLICA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E GESTÃO FISCAL 29 de Fevereiro de º.
Transcrição da apresentação:

“FUNDEB: REFORMULAÇÕES NECESSÁRIAS, PERSPECTIVAS DE PRORROGAÇÃO E DESAFIOS A VENCER ” Raquel Teixeira

O FUNDEB Alguns dos principais méritos: 1.Conquista da educação brasileira 2.Redistribuição de recursos e cooperação federativa 3.Equalização de investimentos dentro de cada estado 4.Alguma redução de diferenças na capacidade de dispêndio entre estados 5.Reserva de recursos para valorização dos profissionais Principal dificuldade para o futuro: Insuficiência de recursos para dar cumprimento às metas do PNE - a caminhada em direção ao custo/aluno/qualidade - as políticas de valorização dos profissionais da educação Principais pontos de ajuste: 1.A complementação da União 2.O equilíbrio na distribuição de recursos face às necessidades de atendimento

A CAMINHADA EM DIREÇÃO AO CUSTO/ALUNO/QUALIDADE Brasil – Despesa pública por aluno ao ano – Gasto realizado e necessário – 2014 (em R$ e proporção do PIB per capita*) Fontes: MEC/INEP, IBGE e OECD (*) PIB per capita do Brasil em 2014 = R$ (**) Atualização para 2014 pelo IPCA, a partir dos últimos valores divulgados pelo Site do INEP, relativos a 2011 (***) Proporções de 2011, no último Relatório Education at a Glance

A CAMINHADA EM DIREÇÃO AO CUSTO/ALUNO/QUALIDADE Nível/etapa Média Fundeb TI Gasto Realizado* % Fundeb/ Realizado Pré-escola EF – A. Inic EF – A. Fin Ens. Médio Brasil – Comparação entre o gasto por aluno ano realizado e valor médio aluno/ano (em tempo integral) do Fundeb Fonte: MEC/INEP, MEC/FNDE e elaboração do autor. (*) Atualização para 2014 pelo IPCA dos últimos valores divulgados no Site do INEP, relativos a 2011.

As políticas de valorização dos profissionais da educação A relação com a Lei de Responsabilidade Fiscal. A situação dos Estados e do DF quanto às despesas de pessoal merece atenção. Quadro do Poder Executivo em Relatório de Gestão Fiscal 3º Quadrimestre 2014 Fonte: Secretaria do Tesouro Nacional

A dimensão das despesas com pessoal da educação Distribuição dos estados e DF segundo a Relação Proporcional entre Despesas com Pessoal (orçadas)* e Recursos do Fundeb (estimados) Fonte: MEC/INEP, MEC/FNDE e elaboração do autor. (*) Atualização para 2014 pelo IPCA dos últimos valores divulgados no Site do INEP, relativos a 2011.

COMPLEMENTAÇÃO DA UNIÃO 1.A parcela de 10% para programas nacionais: - não pode beneficiar todos os entes federados - alcança apenas os fundos estaduais que recebem a complementação 2. A destinação dessa parcela para pagamento do piso salarial nacional - enfrenta a mesma limitação - nunca serviu a essa finalidade 3. A fixação do volume da complementação: - tem sido sempre pelo mínimo previsto: 10% do montante total dos fundos estaduais - a necessidade e a viabilidade de maior aporte de recursos da União 4. A “fórmula” para definir o valor mínimo e os fundos que recebem complementação: - uma prática exclusivamente contábil ou matemática - considera os recursos disponíveis e não os necessários - não considera a relação de patamares mínimos de custos com qualidade

O equilíbrio na distribuição de recursos A efetiva expansão das matrículas tem se dado nas creches Nas demais etapas tem havido redução

. A maior redução tem ocorrido nas redes estaduais. A expansão do ensino médio é limitada pela estabilidade nas conclusões do ensino fundamental.

FUNDEB: HÁ REDISTRIBUIÇÃO, MAS COM DESEQUILÍBRIOS

Risco de desequilíbrio em função das necessidades de atendimento Recursos do Fundeb – Distribuição percentual entre Governos Estaduais e Governos Municipais –

O FUNDEB DO FUTURO - Algumas ideias para início de discussão 1.Tornar permanente o princípio redistributivo - inserir no/junto ao art. 212 da Constituição Federal 2. Manter a cesta de recursos dentro de cada fundo estadual 3. Estabelecer o valor mínimo nacional em paridade com o custo/aluno/qualidade inicial e com o custo/aluno/qualidade referidos no Plano Nacional de Educação: - parâmetro da definição da complementação da União 4. Revisão das ponderações

OBRIGADO PELA ATENÇÃO! CONTATOS: Fone: (61)