1 O PROJETO DE PESQUISA E SUA EXECUÇÃO O PROJETO DE PESQUISA E SUA EXECUÇÃO Profª Miracy B S Gustin Faculdade de Direito -UFMG.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GERENCIAMENTO DE PROJETOS (GP) ①CONTEXTO DE PROJETOS DIFERENÇAS ROTINAS / PROJETOS Fonte: MOURA, BARBOSA, 2010 APLICAÇÕES EM PROJETOS Projeto arquitetônico.
Advertisements

ANÁLISE DA “2ª SEMANA DA ÁGUA” NO MUNICÍPIO DE OLIVEIRA/MG Mirian de Sousa Silva Doutoranda em Engenharia Florestal Romer Silva Castanheira Assessor de.
UNASP CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA 1- A metodologia Observação meticulosa e sistemática da natureza e fenômenos naturais → primeiras indagações.
Metodologia Científica Andreia Maciel Diego Meli Aula 4.
Linguagem Acadêmica: pré- redação, movimentos retóricos e sintagmas lexicais Prof. Ayres Nogueira.
Desenho teórico da pesquisa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE CACOAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO Adm. Flávio de São Pedro Filho, Dr. CRA / BA número 2758 O PEPEL.
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
Elaboração de Projetos Aula 02 Prof. : Raimundo Teodoro
AULA DO DIA 23 DE ABRIL DE 2013 MESTRADO EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS DISCIPLINA – METODOLOGIA DA PESQUISA PROFESSORAS – KÊNIA E MIRZA MÉTODO METODOLOGIA.
ESTRUTURA DO TRABALHO CIENTÍFICO
METODOLOGIA DO DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO - DRP
Pesquisa Social.
Márcia S. Veronezi Cappellari Orientador: Marcelo S. de Azambuja
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METASÍNTESE: ATUALIDADES.
FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Fabiano Roxo P P esquisa Fundamentos da Científica Prof. Fabiano Roxo.
Introdução a Pesquisa Científica
Princípios, Normas e Política de indexação
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
Sintagmas lexicais da redação acadêmica Prof. Dr. Ayres Nogueira.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
Elementos preliminares de monografias  O objetivo de pesquisa  A revisão bibliográfica  O problema (idéia de pesquisa)  O método de pesquisa  A justificativa.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
Plano de Bairro para o 2 de Julho – PROEXT 2014 Grupo de Pesquisa.
Trabalhos Científicos Trabalhos científicos MONOGRAFIA ARTIGO CIENTÍFICO TESE DISSERTAÇÃO RESENHA CRÍTICA.
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
* FICHA TEMÁTICA: Após a determinação de um tema central, registram- se múltiplas conceituações identificadas nas obras de diferentes autores, na forma.
Pesquisa de Mercado Prof. Cláudio Zanutim. Objetivo Definir as metodologias para o desenvolvimento de pesquisas de mercado, para lançamentos de novos.
Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Projeto de Pesquisa em Psicologia Social – PPPS MÉTODOS DE COLETA DE DADOS na Pesquisa Qualitativa 06/06/2011 2o Bimestre.
L ITERATURA E ESTUDOS CULTURAIS Pontos para debate sobre a obra Teoria literária: uma introdução, de Jonathan Culler. Professor: Marcel Lúcio Matias Ribeiro.
MÉTODOS DE PROCEDIMENTOS
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
O QUE SÃO PROBLEMA E HIPÓTESE?
OLIVEIRA, JANE S.; QUEIROZ SALETE L. Comunicação e Linguagem Científica: guia para estudantes de química, Campinas: Átomo, 2007, 109 p. Capítulo 4: LOCALIZANDO.
Disciplina: Processos Psicológicos Básicos
Fases da Pesquisa Científica  tema = assunto que se deseja estudar e pesquisar. Deve ser preciso, específico, e escolhido de acordo com o interesse, as.
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: Metodologias de Resumos e Indexação
Eduardo Ramos de Santana UNEB-UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA Curso de Pós Graduação Disciplina: Auditoria Fisco Tributária.
Projeto de Pesquisa -Aula 7-
MONOGRAFIA I PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN TEXTO VII: TÉCNICAS DE PESQUISA ADA DE FREITAS MANETI DENCKER.
ANÁLISE DO DISCURSO Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA Programa de Pós-Graduação em Administração.
Doutorado Programa de Pós-Graduação da UFMG, 2011 Orientação: Profa. Dra. Silvania Sousa do Nascimento Valkiria Santos, Paula Lameu, Claudia Bergamini.
REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA PRODUÇÃO CIENTÍFICA:
METODOLOGIA DA PESQUISA COMO CONSTRUIR UMA BOA REVISÃO DE LITERATURA
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Pesquisa-Ação - (PA) Prof. Gilberto de Andrade Martins Agosto/2008.
Profa. Claíde Abegg / Rosane Davoglio
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
Tipos de pesquisa. Metodologia Tipo de Pesquisa Coleta de Dados.
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
Características e classificação das técnicas projetivas
Maria Izabel de Freitas Filhote defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL.
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
Área de Projecto ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO DE HOLANDA Ano Lectivo 2009/2010.
Artigo Científico Francielly Gonçalves dos Santos Francielly Gonçalves dos Santos Nayara Kirie Mendes Alves Nayara Kirie Mendes Alves Neirivaldo Quintão.
Abordagem tradicional de estudos de usuários Lívia Ferreira Coutinho Alonso Carlos Alberto Ávila Araújo 26 de agosto de 2011.
Arquivos e Métodos de Acesso SEMTAS – IDECAM – 2015 Prof. Jefferson Ferreira Natal/2015.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Universidade e Pesquisa Importância da disciplina no 3º grau
Recuperação da Informação Peter Ingwersen.  Universidade de Copenhagen (Dinamarca)  Peter Ingwersen tornou-se professor de pesquisa em 2001 e Professor.
Monografias Projeto Científico. 2 Monografia e Projeto Científico O projeto científico pode ser uma tese ou monografia; É a base da monografia; Não existe.
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
Transcrição da apresentação:

1 O PROJETO DE PESQUISA E SUA EXECUÇÃO O PROJETO DE PESQUISA E SUA EXECUÇÃO Profª Miracy B S Gustin Faculdade de Direito -UFMG

2 ESTRUTURA DO PROJETO 1. PARTES PRÉ-TEXTO. FOLHA DE ROSTO. SUMÁRIO. RESUMO

3 2. CORPO DO PROJETO A. O PROBLEMA B. OBJETIVOS DO ESTUDO C. HIPÓTESES. VARIÁVEIS/INDICADORES D. REVISÃO DA LITERATURA E. METODOLOGIA F. INSTRUMENTAL DE PESQUISA G. FASES DA PESQUISA H. TRATAMENTO DOS DADOS

4 3. PARTES PÓS-TEXTO CRONOGRAMA FÍSICO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CRONOGRAMA FINANCEIRO

5 O TEMA - PROBLEMA Indagações Complementares 3.PRESSUPOSTOS TEÓRICOS (proposições já aceitas) 1. INTRODUÇÃO : área, campo específico, razões/motivos, antecedentes, relevância, pontos de interesse, tema. 2. O TEXTO DO PROBLEMA (completo, claro, dados objetivos e passíveis de serem investigados)

6 ESPECÍFICOS: são as previsões operacionais. OBJETIVOS GERAIS: produto que se pretende para a pesquisa.

7 HIPÓTESES : : CASUÍSTICAS : Referem-se a casos determinados DE FREQÜÊNCIA : Acontecimentos em determinado grupo, sociedade ou cultura. RELAÇÃO DE ASSOCIAÇÃO ENTRE VARIÁVEIS : Compara variáveis essenciais ao problema... Comunicação suscetível de ser declarada verdadeira ou falsa. (uma resposta prévia ).. TIPOS

8 FONTES DE HIPÓTESES 1- OBSERVAÇÃO 2- PRODUTOS DE PESQUISA 3- TEORIAS CARACTERÍSTICAS: 1. CLAREZA CONCEITUAL 2. ESTRUTURAÇÃO TEÓRICA 3. LINGUAGEM ESPECÍFICA E PARCIMONIOSA 4. REFERÊNCIA EMPÍRICA 4- INTUIÇÃO

PROBLEMAS / HIPÓTESES / VARIÁVEIS SITUAÇÃO-PROBLEMA A PESSOA JURÍDICA PODERIA FIGURAR COMO TITULAR DE DIREITOS DA PERSONALIDADE, QUE, COMO SE SABE, TÊM, NA PESSOA NATURAL, A MATRIZ A PARTIR DA QUAL PUDERAM SER PENSADOS? HIPÓTESE PARTINDO DA TEORIA ELABORADA POR EDGAR DE GODOI DA MATTA MACHADO SOBRE O “CONCEITO ANALÓGICO DE PESSOA, APLICADO À PERSONALIDADE JURÍDICA”, AFIRMA- SE NÃO SER POSSÍVEL CONCEBER A PESSOA JURÍDICA COMO ENTE TITULAR DE DIREITOS DA PERSONALIDADE E, POR CONSEGUINTE, DE FIGURAR COMO VÍTIMA DE DANO MORAL. 9

VARIÁVEIS VARIÁVEL INDEPENDENTE: “TITULARIDADE DE DIREITOS DA PERSONALIDADE”; VARIÁVEIS DEPENDENTES: CONCEITO ANALÓGICO DE PERSONALIDADE DA PESSOA JURÍDICA; CAPACIDADE DE FIGURAR COMO VÍTIMA DE DANO MORAL. 10

INDICADORES NO INTUITO DE TESTAR AS VARIÁVEIS ACIMA IDENTIFICADAS, ARROLAM-SE OS SEGUINTES INDICADORES: ENTENDIMENTOS DOUTRINÁRIOS ACERCA DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE, BEM COMO DA PESSOA JURÍDICA; ARGUMENTOS ESBOÇADOS EM ACÓRDÃOS BRASILEIROS EM DEFESA DA POSSIBILIDADE DE A PESSOA JURÍDICA FIGURAR COMO VÍTIMA DE DANO MORAL; DECISÕES ESTRANGEIRAS EM QUE A EXTENSÃO DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE À PESSOA JURÍDICA É REFUTADA; EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO CIVIL BRASILEIRO DE 2002, CUJO ART. 52 TANGENCIA O PROBLEMA

Intercompreensão Estabilidade OrganizaçãoAcesso a DireitosSolidariedade Renda estável Reuniões periódicas Freqüência e Capacidade de mobilização Apoio informal de ajuda mútua Apoio em situações de risco Relações de Posse, Propriedade e Moradia Políticas Públicas Comunidades Consangüíneas e Redes Sociais Mistas CONSTITUIÇÃO DE CAPITAL SOCIAL E HUMANO DIMINUI RISCOS / AMPLIA BEM-ESTAR

13 REVISÃO DA LITERATURA.. Lacunas ou imprecisões desses estudos.. Justificativa (Social? Científica? Moral?).. Apresentação de estudos recentes (ou não) sobre o assunto (Por quem ? Quando ? O quê ?)

14.. Grau de generalização dos resultados METODOLOGIA.. Marco teórico.. Setores de conhecimento.. Natureza dos Dados (multi/inter/transdisciplinar) (histórico/comparativo/exploratório).. Processos de estudo (Primários? Secundários?) (todo o universo? Por amostragem?)

15 METODOLOGIA.. Segundo os procedimentos.. Segundo as técnicas (estudo de caso, pesquisa participante, pesquisa-ação, surveys) (observação, entrevista, análise de conteúdo,..)

16 CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS SEGUNDO OS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS UTILIZADOS TÉCNICAS FONTES DE PAPELFONTES PERSONIFICADAS LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO LEVANTAMENTO DE DADOS LEVANTAMENTO DOCUMENTAL TÉCNICA EXPERIMENTAL TÉCNICA AVALIATIVA TÉCNICAS QUANTITATIVAS PESQUISAS QUALITATIVAS ESTUDOS DE CASO PESQUISA-AÇÃO PESQUISA PARTICIPANTE INDISPENSÁVEIS AOS ESTUDOS HISTÓRICOS E ÀS SÍNTESES TEÓRICO- CONCEITUAIS LEVANTAMENTO JURISPRUDENCIAL OUTROS TÉCNICAS DESCRITIVAS

ESTUDO DE CASO DELIMITAÇÃO DO CASO grupos em centros de recuperação, penitenciárias; quarteirões ou ruas de bairros centrais ou periféricos para estudo de questões relacionadas ao direito à moradia digna; grupos de indivíduos mais propensos às violências; grupos de determinadas faixas etárias para estudos de direitos à saúde. 17

DEFINIÇÃO DOS PROCEDIMENTOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS A SEREM UTILIZADOS 18 - aplicação de questionários: objetivos quantitativos; - levantamento de dados quantitativos ou estatísticos; (nº de integrantes, faixa etária, sexo, estado civil) - observação de ambientes, de movimentação interna, de relações, de tratamento, etc. (análise de cotidiano) - entrevistas informais ou com uso de roteiros dirigidos - análise de conteúdo (análise de documentos, análise de falas, histórias de vida, análise de fichas de pacientes ou praticantes) - ação participante

19 DEFINIÇÃO DOS MÉTODOS DE REGISTRO DOS DADOS LEVANTADOS RELATÓRIOS COM DESCRIÇÕES DETALHADAS DO CASO DELIMITADO (Apontando Problemas Potenciais Nas Operações, Nos Cotidianos, Nos Bancos De Dados Existentes, Etc.)

ANÁLISE DE CONTEÚDO 20 Condições de produção do discurso Condições de produção da análise Modelo de análise Discurso sujeito à análise Resultado

21 CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DE UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO  OS DADOS SÃO DISSOCIADOS DAS CONDIÇÕES  OS DADOS SÃO DISSOCIADOS DAS CONDIÇÕES GERAIS EM QUE FORAM PRODUZIDOS GERAIS EM QUE FORAM PRODUZIDOS  O ANALISTA COLOCA OS DADOS EM NOVO CONTEXTO  O ANALISTA COLOCA OS DADOS EM NOVO CONTEXTO (OBJETO DO PROJETO DE PESQUISA) (OBJETO DO PROJETO DE PESQUISA)  PESQUISADOR RECORRE A UM SISTEMA DE  PESQUISADOR RECORRE A UM SISTEMA DE CONCEITOS ANALÍTICOS PARA REALIZAR AS CONCEITOS ANALÍTICOS PARA REALIZAR AS INFERÊNCIA S INFERÊNCIA S desmontagem de um discurso produção de novo discurso através de traços de significação

22.. Como? Quando? Onde? Por quem?.. Qual tipo de análise? Qual interpretação? FASES DA PESQUISA / TRATAMENTO DOS DADOS

23 FASES DA PESQUISA FASE I: CONHECIMENTO DO OBJETO DE ESTUDO E REDEFINIÇÃO DA INVESTIGAÇÃO FASE II: INVESTIGAÇÃO, INTERPRETAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO FASE III: REDAÇÃO E DISCUSSÃO DE TEXTOS PRELIMINARES FASE IV: REDAÇÃO E EDIÇÃO DO TEXTO FINAL DA PESQUISA

24 3. INDICAÇÕES PÓS-TEXTUAIS CRONOGRAMA FÍSICO CRONOGRAMAS: - FINANCEIRO - DESEMBOLSO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS