Caminhos das Definições DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia empírica do Lazer. São Paulo: Perspectiva. 1999. pp.87-129.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comportamento do Consumidor Prof Rosana Augusto1.
Advertisements

Correção da tarefa de História – 6º ano p. 60 PAULA GRACIELE CARNEIRO.
VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL EM MATO GROSSO DO SUL
Um Novo Olhar... Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
Orientação Escolar e Profissional Escola Secundária Inês de Castro 2015/ º ano! E AGORA? E AGORA?
SAÚDE - conceitos algo difícil de definir não é concreto uma construção mental um artefacto ou construção lógica* “ uma palavra que expressa uma abstração.
Seminário Sociologia da Educação Professor: Dr. José Carlos Da Silva
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Conhecimento científico em hospitalidade Ada de F.M. Dencker.
Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia.
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
Ministério Público da União Ministério Público do Trabalho Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente Trabalho.
Modelo Biopsicossocial e o Uso da CIF
Os chamados “Novos Movimentos Sociais” (NMS)
A Ocupação dos Tempos Livres A Ocupação de Tempos Livres do Público Infantil e a Formação de Animadores Culturais Sílvia Madeira / 2007.
Ponto 3 O CONTRATO DE SOCIEDADE DIREITO COMERCIAL III - DIREITO SOCIETÁRIO I - PRIMEIRO SEMESTRE
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Povos e Nações O que é política?. Em nosso cotidiano o termo política assume diversos significados. Falamos em política econômica, política educacional,
A POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
EAN – EDUCACAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SC.
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
A PSICOLOGIA E A INVESTIGAÇÃO DE SUSPEITA DE ABUSO SEXUAL INFANTIL MARÇO/2016.
Trabalhando com Recreação. Vinicius Cavallari – Vani Zacharias
Curso de Gestão Democrática CENTRO MUNICIPAL DE ESTUDOS E PROJETOS EDUCACIONAIS JULIETA DINIZ – CEMEPE Júnia Alba Gonçalves Iraídes Reinaldo da Silva.
Estado nacional e poder político. O que é poder? Na aula anterior, nossas reflexões sobre política, povo e nação esbarraram inúmeras vezes nos conceitos.
Participação: do que estamos falando? Maria Cristina Martins Kamers Conselho Estadual de Educação – CEE/SC.
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
A. Condições de bem-estar familiar A família é reconhecida: Pelo estado; Pelos organismos internacionais; Pela sociedade civil;
CENTRO DE CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA DEMANDA DE ENERGIA ELÉTRICA E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO : O CASO DAS COMUNIDADES.
Desenvolvimento e Aprendizagem Lorena Queiroz Merizio Costa.
FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ M.G ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE O.A.S.S2011.
Sociedade Pós-Industrial: Trabalho e Vida De MASI Domenico. O Futuro do Trabalho.Brasília:UnB Fundamentos do Lazer 2014.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
Prof. Dr° Vagner Custódio
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Constituição Federal / Estadual Lei Complementar de Finanças Públicas / L 4320/64 LRF PPALDOLOA PPA - Define as políticas.
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
L ITERATURA E ESTUDOS CULTURAIS Pontos para debate sobre a obra Teoria literária: uma introdução, de Jonathan Culler. Professor: Marcel Lúcio Matias Ribeiro.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
CICLO BÁSICO GEOMETRIA OBJETIVOS Espera-se que o aluno:
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
1 VISÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE MOTIVAÇÃO Maslow e os níveis hierárquicos das necessidades(1954)  Esta teoria estuda a motivação através das necessidades.
Por que Aprender? Prof. José Anizio Marim PUC-Campinas.
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
TEORIA DO LAZER Breve histórico:
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: por um turismo mais solidário, menos perverso e mais justo.
Projeto: Vanguardas Europeias
DOCUMENTOS IMPRESCINDÍVEIS OU ESSENCIAIS APOSENTADORIA POR IDADE APOSENTADORIA POR IDADE O benefício pode ser solicitado nas Agências da Previdência Social.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Mesa Temática II: Esporte Rodolfo Novellino Benda Centro Esportivo Universitário Diretor.
Trabalho: liberdade e submissão.
Finalidades e princípios constitucionais da educação. QUARTO CAPÍTULO DO CURSO DE DIREITO EDUCACIONAL.
Prof. Erika Bataglia Divisão disciplinar da Filosofia Metafísica : Filosofia primeira. Tematizar os princípios e as causas.
SIGNIFICADO DO TRABALHO UMA PERSPECTIVA PSICOSSOCIAL
Indicadores de Saúde Conceito
UNIP – Universidade Paulista Prof. Wesley Vieira Borges Jogo de Empresas Todos os direitos reservados Fase de Preparação.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
Liberdades individuais e coerção social.. O mundo e suas leis. Quando nascemos já encontramos o mundo pronto, com suas leis, suas regras de funcionamento,
MAX WEBER E A BUROCRACIA. INTRODUÇÃO  Nasceu na Alemanha, filho de uma família de classe média alta.  Conviveu numa atmosfera intelectualmente estimulante.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA DEZEMBRO DE 2014 OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTOS ANTONIO LÁZARO SANT´ANA.
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM SAE
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
Profa. Relma Urel Carbone Carneiro Aula: Ser professor: imagens e auto-imagens Referência: ARROYO, M. G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis,
Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.
Celso Favaretto. Pesquisador, Doutor em Filosofia, concentração em estética, pela Universidade de São Paulo. Foi professor de Filosofia e Estética em.
Transcrição da apresentação:

Caminhos das Definições DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia empírica do Lazer. São Paulo: Perspectiva pp

Propriedades da Definição Sociológica Lógica Válida Operatória Considera os ramos da sociologia

Definição 1 O lazer não é uma categoria de comportamento social e sim um estilo de comportamento. Lazer penetra em todas as atividades. Lazer pode originar um estilo de vida que contribui para mudar a qualidade de vida. Cofunde lazer e prazer. Definição psicológica.

Definição 2 Lazer em oposição ao trabalho profissional. Lazer resumido ao não-trabalho. Ligada à economia e sociologia do trabalho. Não considera o tempo liberado.

Definição 3 Considera as obrigações doméstico familiares como limitação do tempo de lazer. Obrigações sócio-espirituais e sócio- políticas se confundem com tempo de lazer.

Definição 4 Tempo orientado para a realização da pessoa (auto-satisfação). Tempo que sobra após o trabalho, as obrigações familiares, sócio-espirituais e sócio-políticas. Serve para liberação da fadiga com o Descanso, o Divertimento e o Desenvolvimento.

Tempo Livre Tempo disponível é resultado da evolução da economia e da sociedade. 4 períodos de lazer Fim de dia Fim de semana Fim de ano (férias) Fim da vida (aposentadoria)

Reflexão Lazer é uma alienação, Ilusão de livre satisfação, Necessidades criadas e manipuladas pelas forças econômicas, Agências vendem o lazer padronizado, Comportamentos sociais e culturais padronizados limitam a criatividade e a autenticidade.

Propriedades do Lazer Caráter Liberatório = liberdade de escolha Caráter Desinteressado = gratuidade Caráter Hedonístico = busca do prazer Caráter Pessoal = liberação da rotina

Classificação Deve ser a resposta de um problema É construída Deve ter três propriedades: Orientada (parte de um ponto de vista específico) Finita (considera todos os casos observáveis) Coerente (adota hierarquia de classes)

Tipos de Classifcações Classificação diacrônica – estudo segundo a evolução do tempo Classificação sincrônica – estudo que considera o tempo presente

Classificação Diacrônica Classificação Genérica Lazeres tradicionais (conferência, leitura, música, arte) Lazeres modernos consecutivos às invenções (automóvel, radio, cinema)

Classificação Diacrônica em função do tipo de cultura Cultura tradicional – vida familiar, passeios, bares Cultura humanística – conferências, ciclos de educação popular, etc. Cultura de massa – programas radiofônicos, cinema, publicações periódicas

Classificação Sincrônica Tipos de Lazer Centros de interesse Sociabilidadeas pessoas Associaçãoos interesses Jogosas regras Artesas tradições Exploraçãoir para o mundo Imobilidadereceber o mundo

Classificação Sincrônica Físico Manual / Prático Artístico / Estético Intelectual Social

Problemas na classificação Interesse pelas atividades é pluridimensional. Como ordenar? Hierarquização das propriedades Considerar a propriedade dominante

Atividade Físicas movimento, exercício físico

Atividades Manuais manipulação, habilidade

Atividade Artísticas emoções, sentimentos

Intelectuais realidade, raciocínio, objetividade

Associativas relacionamento, convívio social

Turísticas (CAMARGO, Luiz Otávio. O que é Lazer.) novidades, costumes paisagens, pessoas

Lazer em Bares Continuidade do trabalho, Convívio social (amigos, famílias, partidários, etc.), Sede de associações, Influência sobre a cultura popular.

Terceira Idade (EUA ) Lazer atividade mais realizada (apesar da saúde e da condição financeira), Minoria continua trabalhando, Pouca dedicação à atividades religiosas e sócio-políticas, Menor responsabilidade familiar, Predomínio das atividades associativas.