Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores(IPVA)‏ É um tributo devido anualmente pelos proprietários de automóveis de passeios ou utilitários, caminhonetes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IMUNIDAdES E ISENÇÕES TRIBUTÁRIAS
Advertisements

Sistema Tributário Nacional
5 – Estudo do ITR.
ACADEMIA DE ENSINO SUPERIOR
AUDITORIA FISCAL Imposto sobre Importação e Exportação
Alcance e Diretrizes da LAI
Presidente da Comissão de Direito Sanitário da OAB/MG
Imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA)
Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana - IPTU
PIS / PASEP e COFINS na Importação
Estudo do ITBI.
IPVA – locação, arrendamento mercantil e alienação fiduciária
Filiação e Inscrição.
DA CONTRIBUIÇÃO DA UNIÃO
IMPOSTOS ESTADUAIS ICMS - Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal.
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO Regimes de Tributação
Impostos sobre propriedade de veículos automotores
TRIBUTOS E DOCUMENTOS FISCAIS
Receita Estadual. IPVA 2005 Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores Tributo sem vinculação específica Divisão da arrecadação entre o Estado.
Tributação nas Operações de TIC
ORÇAMENTO DE INVESTIMENTO
Imposto Sobre Operações Financeiras
A FUNCÃO SOCIAL DOS TRIBITOS Para que o Estado possa cumprir o seu papel é necessário obter recursos financeiros, provenientes, na sua maioria, dos tributos.
IMPOSTO SOBRE A PROPRIEDADE DE VEÍCULO AUTOMOTOR
Normas relativas ao ICMS Nas operações de Logística e Armazém Geral
ARRECADAÇÃO E RECOLHIMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES DESTINADAS À SEGURIDADE SOCIAL → Decreto nº 3.048: arts. 216 à 218; → Arrecadação e recolhimento: estão.
Limitações ao Poder de Tributar
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO Regime de Tributação Unificada - RTU
I C M S I C M S I C M S I C M S I C M S I C M S “ Uma longa caminhada começa sempre pelo primeiro passo”. (Lao-Tsé) PROFESSOR NARCÉLIO BARBOSA.
Contabilidade Comercial
ADICIONAL AO FRETE PARA RENOVAÇÃO DA MARINHA MERCANTE - AFRMM
IPVA – IMPOSTO SOBRE A PROPRIEDADE DE VEÍCULOS AUTOMOTORES
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO.
DIREITO DOS TRANSPORTES AULA 6
IMPOSTO S/ TRANSMISSÃO CAUSA MORTIS E DOAÇÃO CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art
OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
Prof. Alessandro Lucas Santos
1) Etapas: empenho, liquidação e pagamento
A CONSTITUIÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO LANÇAMENTO TRIBUTÁRIO
Veris Faculdade 1 Prof.Ronaldo Harada CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA IPI 17/09/2010.
Prestações de Serviço de Transporte Art. 2° São hipóteses de incidência do ICMS: VI - as prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal,
DIREITO TRIBUTÁRIO SEMINÁRIO TEOLÓGICO MÉDIO INTEGRADO
Limitações ao Poder de Tributar
UNIDADE I Tributos Incidentes no Comércio Exterior
CÁLCULOS TRABALHISTAS
II Imposto sobre a Importação
Secretaria de Estado de Fazenda Advocacia Geral do Estado
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
TEMA : NOTA FISCAL TOMADOR DE SERVIÇO PALESTRANTES: ARTUR MATTOS
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
OS LIMITES AO PODER DE TRIBUTAR
AULA 2015 Direito Previdenciário
Veris Faculdade 1 Prof.Ronaldo Harada CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA 03/09/2010.
ABEP - ASPECTOS JURÍDICOS, ADMINISTRATIVOS E TRIBUTÁRIOS ● FLÁVIO FERNANDES PESSINO Advogado, especialista em Direito Empresarial (Fundação Getúlio Vargas.
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PROFESSOR: Geraldo Antônio Moreira de Oliveira.
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
TRIBUTO e suas espécies
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO Art. 153, I da Constituição Federal; Função extrafiscal; Fato gerador – sujeito passivo art. 19 CTN – desembaraço aduaneiro, entrada.
(ESAF/AFRF/2002.2) O imposto sobre operações financeiras está sujeito ao princípio da anterioridade. (F)
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho.  PREVISÃO LEGISLATIVA:  Art 153, IV da CF/88  Arts. 46 seguintes do CTN  Decreto 7.212/2010 e Decreto.
FUNDEB LEI /2007 – REGULAMENTA O FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.
Apuração do Índice de Participação SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA A participação dos Municípios na Arrecadação do ICMS Apuração do Índice de Participação.
Apontamentos Jurídicos Orientação às Instituições Espíritas.
DIREITO ADMINISTRATIVO
Tecnologia Assistiva: Avanços e Desafios Ministério da Fazenda Secretaria de Política Econômica Arnaldo Lima Coordenador-Geral de Políticas Sociais Brasília,
Apresentação da Proposta de Projeto de Lei de Iniciativa Popular.
ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS. Constituição da República Federativa do Brasil Art Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte,
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
Impostos municipais: IPTU, ISS, ITBI
IMPOSTO SOBRE A PROPRIEDADE DE VEÍCULOS AUTOMOTORES
Transcrição da apresentação:

Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores(IPVA)‏ É um tributo devido anualmente pelos proprietários de automóveis de passeios ou utilitários, caminhonetes de carga, motocicletas, ônibus, caminhões, aeronaves e embarcações, salvo em situações de isenções ou imunidade.

Incidência O imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) incide anualmente sobre a propriedade do veículo automotor de qualquer espécie sujeito a registro, matrícula ou licenciamento neste estado.

Regulamentação legal O IPVA é um imposto estadual, onde somente os Estados e o Distrito Federal tem competência para instituí-lo(Art.155 da Constituição Federal). Dispõe sobre o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores- IPVA a LEI Nº de 23/12/2003.

Contribuintes Os contribuintes do imposto são os proprietários dos veículos automotores. É a pessoa física ou jurídica proprietária do veículo automotor.

Fato gerador O IPVA tem como fato gerador: Para veículo novo, na data de sua aquisição pelo consumidor; Para veículo usado, no dia 1º de Janeiro de cada exercício; Para veículo importado pelo consumidor, na data de seu desembaraço aduaneiro.

Tratando-se de veículo usado que não se encontrava anteriormente sujeito a tributação deste imposto, ocorre o fato gerador na data em que se der o fato motivador da perda da imunidade ou isenção. Para os efeitos deste decreto, considera-se novo o veículo sem uso até a sua saída promovida por revendedor ou por fabricante diretamente ao consumidor final.

Base de cálculo É o valor venal do veículo, estabelecido pelo estado que cobra o imposto. Tratando-se de veículo novo, será cobrado como base de cálculo o valor constante no documento fiscal referente á transmissão da propriedade ao consumidor. Tratando-se de veículo usado, será considerado como base de cálculo o valor divulgado pela Secretaria de Estado de Fazenda com base nos preços médios praticados no mercado.

Alíquotas 4% para automóveis 3% para caminhonete de carga, furgão e embarcação. As alíquotas do IPVA são: É determinada por cada governo estadual, com base em critérios próprios.

2% para automóvel, veículo de uso misto e veículo utilitário, desde que possuam autorização para transporte público rodoviário de passageiros, comprovada mediante registro no órgão de trânsito na categoria aluguel. Motocicletas, motoneta, triciclo, quadriciclo e ciclomotor.

1% para: Ônibus, microônibus,caminhão-trator e aeronave. Veículos destinados á locação, de propriedade de pessoa jurídica ou na sua posse em virtude de contrato formal de arrendamento mercantil ou propriedade fiduciária.

O pagamento do referido imposto pode ser feito de uma só vez ( com desconto de 3%) ou em três parcelas consecutivas(sem o desconto) observando-se o valor mínimo de R$ 90,00, necessário para parcelamento. As datas de vencimento são escalonadas de acordo com o final de placa, iniciando-se em Janeiro, e o contribuinte inadimplente fica sujeito a cobrança de multas e juros, bem como impedido de obter o licenciamento do respectivo veículo.

Isenção Exemplo: Veículo de entidade Filantrópica, quando declarada de utilidade pública pelo estado, desde que utilizado exclusivamente para consecução dos objetivos da entidade. Proprietários de veículos utilizados com finalidades específicas previstas na legislação podem ser dispensado de pagar o IPVA, usufruindo o benefício da isenção. Veículo de embaixada, consulado ou seus integrantes de nacionalidade estrangeira.

Imunidade A imunidade somente se aplica quando o veículo é utilizado para o desenvolvimento das finalidades essenciais da entidade proprietária. O IPVA não incide sobre a propriedade de veículo automotor: Da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; Dos templos de qualquer culto;

Dos partidos políticos, inclusive suas fundações, e das instituições de educação e de assistência social sem fins lucrativos; Das autarquias e das fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público, desde que utilizado no desenvolvimento de suas finalidades essenciais ou delas decorrentes.

Da destinação da Arrecadação Do produto da arrecadação do IPVA, incluídos os acréscimos legais correspondentes, 50% pertencem ao Estado de Minas Gerais e 50% ao município mineiro onde se encontrar registrado, matriculado ou licenciado o veículo. Não estando o veículo sujeito a registro, matrícula ou licenciamento, 50% do produto da arrecadação do imposto pertencem ao município mineiro onde se encontrar domiciliado o contribuinte.