Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova Daniel Ramos Nogueira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capítulo 13 Introdução às Demonstrações Contábeis
Advertisements

METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
Balanço Patrimonial da Cia. Expert
Lançamentos Contábeis
Contabilidade Geral revisão presencial. O analista financeiro da empresa JQ calculou alguns indicadores dos anos de 2005, 2006 e 2007 da referida empresa.
Contabilidade e Análise de Balanços
Contabilidade e Análise de Balanços
Contabilidade e Análise de Balanços
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA
Integração das Demonstrações
ANÁLISE DOS BALANÇOS EXERCÍCIO 2012 BALANÇO ORÇAMENTÁRIO BALANÇO ORÇAMENTÁRIO BALANÇO FINANCEIRO BALANÇO FINANCEIRO DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS.
Exercício 4.3 A Eletronic Som Representações Ltda dedica-se à representação de uma grande indústria de televisores , videocassetes e aparelhos de som,
Exercício 4.7 O Balancete de Verificação da Cia. Eletromar no dia X1 era constituído pelas seguintes contas: Clientes $ ; Estoque de Materiais.
Análise das Demonstrações Contábeis Prof.Dr. Denis Dall’ Asta ECONÔMICO X FINANCEIRO Ter lucro, mas não ter dinheiro, e vice-versa, é mais comum do que.
CONTABILIDADE Objeto de Estudo: Patrimônio das Entidades, seja física ou jurídica. Objetivo: “É fornecer informação econômico-financeira relevante para.
Exercício 5.14 No Balancete de Verificação da Cia. Itamaracá Ltda constavam, em X5, os saldos das seguintes contas (em $) : Caixa ; Clientes.
Disciplina: Noções de Contabilidade Prof. Dr. Silvio de Carvalho.
CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA Tributação Direta das Pessoas Jurídicas
CONTAS CONTÁBEIS. CONTAS É um recurso contábil utilizado para reunir sob um único item todos os eventos e valores patrimoniais (bens, direitos ou obrigações)
IFRS International Financial Reporting Standards Foundation 1.
AD.F.II PROF.DR.RENATO VAZ Análise De Demonstrações Contábeis.
Plano Financeiro Profa. Bruna Panzarini. Investimento total Nessa etapa, você irá determinar o total de recursos a ser investido para que a empresa comece.
Demonstrações Financeiras (Demonstrações Contábeis)
CDE 04_ Estudo de Viabilidade de Projetos – Prof. Wanderley Carneiro 1 Critérios para escolha do melhor projeto? Como escolher o melhor projeto? Em alguma.
Ativo Circulante, Ativo Permanente e Ativo Realizável a Longo Prazo Discentes: André Luiz, Heidy Erika, Janete Pardelinhas, Quelen Martins e Marilei Mello.
Profa. Leonice Oliveira CONTABILIDADE CONTINUAÇÃO.
GESTÃO DE CUSTOS Prof. Me. Sebasteão Zeno Da Silva Administrador de Empresas;  Pós graduado em Gestão Empresarial (FGV)  Mestre em Engenharia de Produção.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 15.
ANÁLISE DINÂMICA DO CAPITAL DE GIRO - O MODELO FLEURIET -
Contabilidade introdutória Descrição das principais contas contábeis.
Noções Introdutórias Facilitador: Antomar de Oliveira Rios.
1 ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS - Importância Administradores internos da empresa: 1.Desempenho retrospectivo e prospectivo das várias decisões.
formas de remuneração do capital
Resultados 1º trimestre Relações com o Mercado Lucro Líquido Lucro Líquido de R$ 1,723 bilhão, sendo R$ 650 milhões em Seguros, Previdência e Capitalização.
Contabilidade introdutória Descrição das principais contas contábeis.
BALANÇO PATRIMONIAL BALANÇO PATRIMONIAL Prof. Dr. Silvio de Carvalho.
Investimentos.
FLUXO DE CAIXA.
André Amorim Site:
Balancete de Verificação Relação de todas as contas Patrimoniais e de Resultado Serve para verificar : saldo de cada conta após o registro dos fatos contábeis.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 4.
Nova Estrutura do Balanço: Grupos, Contas e Extinção EQUIPE: Adenilson Marcos João Pedro Laura Brandão Sirley Almeida Sarah Aguiar.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 16.
RESULTADOS FINANCEIROS E OPERACIONAIS 3T Agenda ► Destaques ► Resultados Operacionais ► Introdução ► Resultados Financeiros.
Disciplina: Noções de Contabilidade Prof. Dr. Silvio de Carvalho.
Estrutura e análise das demonstrações financeiras
BALAN Ç O OR Ç AMENT Á RIO 2012 RECEITASDESPESAS PrevisãoExecuçãoDiferença PrevisãoExecuçãoDiferença RECEITAS CORRENTES , , ,57.
Considerando as informações abaixo: (Empresa Comercial) INDICADORES INFORMAÇÕES SOBRE O ANO DE 2010 Partic. Cap. Terceiros s/PL62,00% Ativo Circulante.
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
Exercício 4.12 A Empresa Lavabém Ltda, explora um serviço próprio de lavagem e passagem de roupas. Para execução de suas atividades, ela arrendou os equipamentos.
Prof. Dr. José Carlos Marion 1 CONTABILIDADE BÁSICA 7ª Edição CONTABILIDADE BÁSICA 7ª Edição Cap. 09- Contabilidade por Balanços Sucessivos.
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova.
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova Daniel Ramos Nogueira
As Variações do Patrimônio Líquido
André Amorim. DFC Três Grupos: 1 – Atividades Operacionais; 2 – Atividades de Investimento; 3 – Atividades de Financiamento;
Trabalho Interdisciplinar em Grupo JEFERSON ANTUNES SANTOS
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova Daniel Ramos Nogueira
O controle da sua empresa num clic A Guru sistemas está sempre preocupada em oferecer a seus clientes soluções que efetivamente agreguem valor. Pensando.
Ativos financeiros ao valor justo contra resultado - FVTPL
ANÁLISE DE CRÉDITO PESSOA JURÍDICA
Diferença de Regime de Competência e de Caixa Exemplo Prático Prof. Jediel Mendes.
Despesas a Pagar e Receitas a Receber Noções de Contababilidade Prof
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova
Cap 04 Prof. José Carlos Marion e Sérgio Iudícibus 4.1 – Introdução; 3.2 – Importância do passivo; 4.3 – Situação financeira Capital circulante líquido.
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova
Noções de Contabilidade
Demonstração de Fluxo de Caixa
GABARITO EXERCÍCIOS OBS: ALGUNS QUADROS NÃO POSSUEM PREENCHIMENTO;
Transcrição da apresentação:

Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova Daniel Ramos Nogueira

2 Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) Relatório que apresenta as entradas e saídas de caixa ocorridas durante o período

3 Integração das DCs Fonte: Adaptado de ASSAF NETO e ARAÚJO. Introdução à Contabilidade. Atlas.

Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) Explica a variação das Disponibilidades da empresa ocorrida de um período para outro (em geral um ano) para outro. Tem como objetivos análises de curto prazo e gerência financeira cotidiana. Disponibilidades=Caixa e Equivalentes a Caixa

Comparação DRE x DFC Essas comparações são muito importantes. Consegue-se explicar as razões, por exemplo, de a empresa ter lucro, mas sua situação financeira piorar (Equipe de Prof. FEA). Empresas atingem uma situação de falência apesar de apresentarem lucros por não serem capazes de gerar caixa suficiente para cobrir seus custos operacionais, de serviço de dívida e de investimento (Stickney & Weil).

Outras razões para estudar a DFC Compreender o relacionamento entre as Demonstrações Contábeis e as diferenças entre regime de caixa e regime de competência. Para algumas empresas (microempresas e empresas de pequeno porte) é talvez a única demonstração compreensível para o empreendedor.

Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) Atividades Operacionais Recebimentos.... (-) Pagamentos.... (=) Caixa Líquido das Atividades Operacionais (1) Atividades de Investimento Vendas de Imobilizado (-) Aquisição de Imobilizado (=) Caixa Líquido das Atividades de Investimento (2) Atividades de Financiamento Contratação de empréstimo/financiamento (-) Quitação/pagamento de empréstimo/financiamento (=) Caixa Líquido das Atividades de Financiamento (3) (=) Aumento/(Redução) das Disponibilidades (1)+(2)+(3) (+) Saldo de Caixa + Equivalentes em X0 (=) Saldo de Caixa + Equivalentes em X1

8 Retomando um exemplo de RETÍFICA MOCOCA: A empresa Retífica Mococa Ltda. foi constituída em X3 para atuar no setor de prestação de serviços de retífica de motores para automóveis e caminhões. Os eventos que ocorreram durante o mês de março/X3 foram os seguintes:

9 1.Em X3 os sócios da empresa fizeram um investimento inicial de $50.000, integralizado totalmente em dinheiro que foi depositado no Banco Alfa S.A. ORIGENSAPLICAÇÕES

10 2. Em X3 foram adquiridos, à vista, materiais para serem utilizados nos serviços executados pela empresa, no valor de $ O pagamento foi efetuado através de cheque do Banco Alfa S.A.

11 3. Em X3 o valor de mercado dos materiais adquiridos no dia X3 tiveram um aumento para o valor de $

12 4.Em X3 foi adquirido, a prazo, um edifício a ser utilizado pela empresa, no valor de $

13 5. Em X3 a empresa adquiriu móveis para escritório no valor de $1.500, que serão pagos em abril/X3.

14 6. Em X3 a empresa pagou, através de cheque, metade do valor da compra do edifício que havia feito em X3.

15 7.Em X3 a empresa adquiriu algumas máquinas e equipamentos que serão utilizados nos seus serviços, pelo preço de $ O pagamento ocorrerá daqui 30 dias.

16 8. Em X3 a empresa adquire um novo lote de materiais. Estes materiais valem $ no mercado, mas a empresa consegue adquiri-los por $30.000, aproveitando uma liquidação de um fornecedor que está encerrando suas atividades. O pagamento é efetuado da seguinte forma: 40% à vista através de um cheque e 60% para ser pago dentro de 30 dias.

17 E, finalmente:

18 Qual a variação de caixa? No mês de março o saldo inicial era $0 e, no final do mês, o saldo final era de $ O que explica essa variação?

Atividades Operacionais(22.000) Recebimentos (-) Pagamento por compra de materiais - (22.000) Atividades de Investimento(7.500) (-) Aquisição de Edifícios(7.500) Atividades de Financiamento Integralização de capital (=) Variação do Disponível (+) Disponível Fevereiro- (=) Disponível Março Demonstração dos Fluxos de Caixa RETÍFICA MOCOCA LTDA. Solução - DFC

20 A empresa Eletrônica Curto-Circuito Ltda. apresentava em 31/03/X3 a seguinte situação patrimonial. ELETRÔNICA CURTO-CIRCUITO LTDA. Balanço Patrimonial em X3 ATIVOPASSIVO Depósitos Bancários8.000Contas a Pagar Peças para Reparos Patrimônio Líquido Capital Total do Ativo68.000Total do Passivo + PL Retomando outro Exemplo: Os eventos que ocorreram durante o mês de abril/X3 foram os seguintes:

21 1. Em 01/04/X3 a empresa obteve um empréstimo junto ao Banco Itaó S.A., no valor de $40.000, para ser pago dentro de 45 dias. A taxa de juros foi de 3% a.m. (juros simples). ATIVOPASSIVO Depósitos Bancários48.000Contas a Pagar Peças para Reparos60.000Empréstimos Bancários Patrimônio Líquido Capital Total do Ativo Total do Passivo + PL ELETRÔNICA CURTO-CIRCUITO LTDA. Balanço Patrimonial em X3

22 2. Em 02/04/X3 foram adquiridas peças para reparos no valor de $ para serem utilizadas na prestação de serviços. Para a aquisição a empresa obteve um empréstimo bancário que será pago em cinco meses, com juros de $400 por mês. ELETRÔNICA CURTO-CIRCUITO LTDA. Balanço Patrimonial em X3 ATIVOPASSIVO Depósitos Bancários48.000Contas a Pagar Peças para Reparos Empréstimos Bancários Patrimônio Líquido Capital Total do Ativo Total do Passivo + PL

23 3. Em 05/04/X3 foi efetuado o pagamento de $5.000 do total de contas a pagar. ELETRÔNICA CURTO-CIRCUITO LTDA. Balanço Patrimonial em X3 ATIVOPASSIVO Depósitos Bancários43.000Contas a Pagar Peças para Reparos Empréstimos Bancários Patrimônio Líquido Capital Total do Ativo Total do Passivo + PL

Em 08/04/X3 a empresa efetuou serviços no valor total de $ para diversos clientes tendo faturado os valores para recebimento em 15 dias. ELETRÔNICA CURTO-CIRCUITO LTDA. Balanço Patrimonial em X3 ATIVOPASSIVO Depósitos Bancários43.000Contas a Pagar Clientes25.000Empréstimos Bancários Peças para Reparos Patrimônio Líquido Capital Receita de Serviços Total do Ativo Total do Passivo + PL

Para a execução destes serviços a empresa se utilizou de peças que haviam custado $ ELETRÔNICA CURTO-CIRCUITO LTDA. Balanço Patrimonial em X3 ATIVOPASSIVO Depósitos Bancários43.000Contas a Pagar Clientes25.000Empréstimos Bancários Peças para Reparos Patrimônio Líquido Capital Receita de Serviços (-) Despesas com Peças( ) Total do Ativo Total do Passivo + PL

26 5. Em 10/04/X3 foi efetuada nova compra de peças para reparos, com pagamento a prazo, no valor de $ ELETRÔNICA CURTO-CIRCUITO LTDA. Balanço Patrimonial em X3 ATIVOPASSIVO Depósitos Bancários43.000Fornecedores4.000 Clientes25.000Contas a Pagar Peças para Reparos97.000Empréstimos Bancários Patrimônio Líquido Capital Receita de Serviços (-) Despesas com Peças( ) Total do Ativo Total do Passivo + PL

27 6. Em 14/04/X3 a empresa efetuou serviços no valor total de $ para diversos clientes, tendo recebido 50% à vista e o restante para recebimento em 30 dias. Para a execução deste serviço a empresa utilizou materiais que haviam custado $ ELETRÔNICA CURTO-CIRCUITO LTDA. Balanço Patrimonial em X3 ATIVOPASSIVO Depósitos Bancários52.000Fornecedores4.000 Clientes34.000Contas a Pagar Peças para Reparos90.000Empréstimos Bancários Patrimônio Líquido Capital Receita de Serviços (-) Despesas com Peças( ) Total do Ativo Total do Passivo + PL

28 7. Em 23/04/X3 a empresa recebeu o valor correspondente aos serviços que havia prestado em 08/04/X3. ELETRÔNICA CURTO-CIRCUITO LTDA. Balanço Patrimonial em X3 ATIVOPASSIVO Depósitos Bancários77.000Fornecedores4.000 Clientes9.000Contas a Pagar Peças para Reparos90.000Empréstimos Bancários Patrimônio Líquido Capital Receita de Serviços (-) Despesas com Peças( ) Total do Ativo Total do Passivo + PL

29 8. Em 28/04/X3 a empresa efetuou o pagamento das contas de água e energia elétrica correspondentes ao mês de abril/X3, no valor de $ ELETRÔNICA CURTO-CIRCUITO LTDA. Balanço Patrimonial em X3 ATIVOPASSIVO Depósitos Bancários71.000Fornecedores4.000 Clientes9.000Contas a Pagar Peças para Reparos90.000Empréstimos Bancários Patrimônio Líquido Capital Receita de Serviços (-) Despesas com Peças( ) (-) Despesas Gerais( 6.000) Total do Ativo Total do Passivo + PL

30 9. Em 30/04/X3 a empresa pagou o aluguel do prédio onde está instalada no valor de $ ELETRÔNICA CURTO-CIRCUITO LTDA. Balanço Patrimonial em X3 ATIVOPASSIVO Depósitos Bancários62.000Fornecedores4.000 Clientes9.000Contas a Pagar Peças para Reparos90.000Empréstimos Bancários Patrimônio Líquido Capital Receita de Serviços (-) Despesas com Peças( ) (-) Despesas Gerais( 6.000) (-) Despesa de Aluguel( 9.000) Total do Ativo Total do Passivo + PL

31 É só? Não. Faltam os ajustes referentes aos empréstimos. Relembrando: 1. Em 01/04/X3 a empresa obteve um empréstimo junto ao Banco Itaó S.A., no valor de $40.000, para ser pago dentro de 45 dias. A taxa de juros foi de 3% a.m. (juros simples). 2. Em 02/04/X3 foram adquiridas peças para reparos no valor de $ para serem utilizadas na prestação de serviços. Para a aquisição a empresa obteve um empréstimo bancário que será pago em cinco meses, com juros de $400 por mês.

Finalizando! ELETRÔNICA CURTO-CIRCUITO LTDA. Balanço Patrimonial em X3 ATIVOPASSIVO Depósitos Bancários62.000Fornecedores4.000 Clientes9.000Contas a Pagar Peças para Reparos90.000Empréstimos Bancários Patrimônio Líquido Capital Receita de Serviços (-) Despesas com Peças( ) (-) Despesas Gerais( 6.000) (-) Despesa de Aluguel( 9.000) (-) Despesas Financeiras( 1.600) Total do Ativo Total do Passivo + PL

ELETRÔNICA CURTO-CIRCUITO LTDA. Demonstração de Resultados X3 a X3 Descrição das Contas Receita de Serviços (-) Despesas com Peças( ) (-) Despesas Gerais( 6.000) (-) Despesa de Aluguel( 9.000) (-) Despesas Financeiras( 1.600) (=) Resultado do Período4.400 ELETRÔNICA CURTO-CIRCUITO LTDA. Balanço Patrimonial em X3 ATIVOPASSIVO Depósitos Bancários62.000Fornecedores4.000 Clientes9.000Contas a Pagar Peças para Reparos90.000Empréstimos Bancários Patrimônio Líquido Capital Lucros Acumulados4.400 Total do Ativo Total do Passivo + PL

E a DFC? Atividades Operacionais Recebimento de Serviços (-) Pagamentos de Despesa Gerais(11.000) (-) Pagamento de Aluguel(9.000) Caixa das Atividades Operacionais Atividades de Financiamento (+) Contratação de Empréstimos Caixa das Atividades de Financiamento (=) Variação de Disponível (+) Saldo Inicial de Depósitos8.000 (=) Saldo Final de Depósitos ELETRÔNICA CURTO-CIRCUITO LTDA. Demonstração dos Fluxos de Caixa

Comparação DRExDFC Descrição das ContasDREDFC Receita de Serviços (-) Despesa com Peças(22.000)- (=) Resultado com Serviços (-) Despesas Operacionais Despesa Gerais(6.000)(11.000) Despesa de Aluguel( 9.000) Despesa Financeiras(1.600) (=) Resultado do Período (+) Contratação de Empréstimos (=) Variação de Disponível (+) Saldo Inicial de Depósitos8.000 (=) Saldo Final de Depósitos62.000

Comparação DRExDFC Descrição das ContasDREDFC Receita de Serviços (-) Despesa com Peças(22.000)(48.000) (=) Resultado com Serviços21.000(14.000) (-) Despesas Operacionais Despesa Gerais(6.000)(11.000) Despesa de Aluguel( 9.000) Despesa Financeiras(1.600) (=) Resultado do Período4.400(34.000) (+) Contratação de Empréstimos (=) Variação de Disponível (+) Saldo Inicial de Depósitos8.000 (=) Saldo Final de Depósitos62.000

Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) - Métodos de Apresentação A diferença entre os métodos está na apresentação do Caixa das Operações 1.DFC - Direto: Apresenta as entradas e saídas brutas de dinheiro, como recebimentos de vendas e pagamentos a fornecedores, por exemplo. 2.DFC - Indireto: Concilia o lucro (prejuízo) e caixa gerado nas operações (Método da Reconciliação).

Cia. Canecão Balanço Patrimonial ATIVO31/12/X431/12/X5PASSIVO e PL31/12/X431/12/X5 Circulante Disponível Contas a pagar Contas a Receber PL PermanenteCapital4.000 Imobilizado1.000 Reservas de Lucros Total Total Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) – Exemplo

DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DREEm $ mil Receita de Clientes (-) Despesas Gerais(7.000) Lucro Líquido3.000 Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) – Exemplo

1º. Passo Receitas de Vendas (+)Contas a receber (X4)1.500 (-) Contas a receber (X5)(2.000) =Recebimentosde Clientes Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) – Exemplo

2º. Passo Despesas Gerais (+) Contas a pagar (X4)1.500 (-) Contas a Pagar (X5) (1.000) (=) Pagamentos a Fornecedores7.500 Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) – Exemplo

3º. Passo Recebimentos (-) Pagamentos(7.500) (=) Variação do Disponível (+) Disponível (X4) (=) Disponível (X5) Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) – Exemplo

Atividades Operacionais2.000 Recebimentos (-) Pagamentos (7.500) Atividades de Investimento - Atividades de Financiamento - (=) Variação do Disponível2.000 (+) Disponível (X4)3.000 (=) Disponível (X5)5.000 Demonstração dos Fluxos de Caixa Cia. Canecão Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) - Método Direto

Atividades Operacionais2.000 Lucro do Período (-) Aumento de Valores a Receber (-) Diminuição de Contas a Pagar (500) Atividades de Investimento - Atividades de Financiamento - (=) Variação do Disponível2.000 (+) Disponível (X4)3.000 (=) Disponível (X5)5.000 Demonstração dos Fluxos de Caixa Cia. Canecão Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) - Método Indireto

Cia. Canecão Balanço Patrimonial ATIVO31/12/X431/12/X5PASSIVO e PL31/12/X431/12/X5 Circulante Disponível Contas a pagar Valores a Receber PL PermanenteCapital4.000 Imobilizado1.000 Reservas de Lucros Total Total Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) – Exemplo