GERÊNCIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA MUNICIPAL – NTM Joinville.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNEB DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – PEDAGOGIA 3º SEMESTRE DISCIPLINA: DIDÁTICA I DOCENTE: MARIA DO SOCORRO Carla Vaz Mariluza Oliveira SALVADOR- BA FEVEREIRO.
Advertisements

PROJETO UCA PLANO DE AÇÃO Município: Pedreira - SP.
LANÇADEIRA DO MALATO ASPARTATO
DEVOLUTIVA E UTILIZAÇÃO DOS RESULTADOS DO SAEPE 2015
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Programas do Livro Camila de Oliveira COARE/CGPLI.
EXPERIÊNCIA DO FILOSOFIA. Histórico A Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou simplesmente IPO) é uma olimpíada de.
Fundamentos de Lógica e Algoritmos: Apresentação Técnico em Informática Cleone Silva
REUNIÃO DE PAIS 1º Bimestre COLÉGIO NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS Uma escola que mantém seus valores sempre de olho no futuro!
PROJETO O USO RESPONSÁVEL DA INTERNET Carolina Quattrer Pinheiro da Silva Débora Souza da Silva Prefeitura de Santos Secretaria de Educação Centro de Tecnologia.
Modalidades Organizativas do Trabalho Pedagógico
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Salve o Rio Paraíba do Sul Num projeto prático de ciências e meio ambiente, os alunos são divididos em grupo e utilizando ferramentas de tecnologia desenvolvem.
Projeto piloto – 6º ano de escolaridade MATEMÁTICA PARA PAIS – 2º CICLO VAMOS CONVERSAR…
Psicogênese da língua escrita
Escola de Educação Básica Teresa Ramos Corupá 2010.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO Serão realizadas 3 provas escritas. P1 (1,0 ponto)= 11/abril(EM)
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
Elaboração de Projetos Aula 02 Prof. : Raimundo Teodoro
Plano de Ensino, Recados Importantes & Exercícios Curso Hands-on de Gestão de Projetos Eduardo Montes, PMP.
Conhecimentos Pedagógicos – Aula 5 Professores PI e PII CMA Concursos
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO INCLUSIVA JUNHO 2014 LUCENA DALL’ALBA.
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MURÇA (152778) Escola Básica e Secundária de Murça (346305)
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
Prefeitura de Santos Secretaria de Educação Centro de Tecnologia Educacional – CTE Núcleo Tecnológico Municipal – NTM UME Professor Avelino da Paz Vieira.
História Prof. Alan Grande parte da população não participou do processo de Independência- ou seja, a grande maioria não participava.
O Papel do Professor e do Aluno no Ensino a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
1ª Reunião de Trabalho de Professor Coordenador DER SVI – 2016.
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada 5º Encontro Julho/ 2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO.
Os contributos das primeiras civilizações urbanas
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS DE ESPORTE E DE LAZER NA ESCOLA Metodologia de Pesquisa I Prof. Ayres Nogueira.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
Softwares Educacionais. Oque é um software? Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
PRÁTICA SIMULADA II Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino Profª. Andréa Cleto.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
SOFTWARES. Oque é software? Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO AMANDINA Professor: Claudemir Foratini de Oliveira Publico Alvo: 6º Ano A-E.F.
Implementação de Projetos Escolares para escolas que estão com baixo índice de desempenho no Saresp.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Orientação Facudade de Ciências da Saúde do Trairi-FACISA Orientação Acadêmica- FACISA.
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL UFRN – Campus Natal Setembro – 2013.
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Educação a Distância Universidade de São Paulo Metodologia da Pesquisa e redação cientifica para Licenciatura Ana Carolina da Silva N° USP: Tamara.
Escola de Administração Fazendária.
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
Desafios da Implementação da BNCC Proposição de um novo Ensino Médio Participação de professores e estudantes na construção da BNCC Reorganização.
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Definição de indicador com exemplos de indicadores do Programa Bolsa Família, do Conselho Nacional de.
ESTUDO DA REALIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO CIDADÃ NA ORGANIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE TEATRO. Introdução: O ensino de.
Colégio Estadual Manoel Devoto Professor Supervisor: Wagner Aguiar Bolsistas: Caroline Martins da Silva Sabá Júlio César Carvalho Pereira Tecio Santos.
Ensino tradicional.
OS CINCO PONTOS DO NOVO LÍDER O Que o Líder Deve Fazer Para Que as Pessoas “Falem a Mesma Língua” Dentro Das Empresas? Como Unir as Pessoas e a Empresa.
CURSO BÁSICO DESPORTO. Objeto e Âmbito Experiência-piloto a iniciar no ano escolar de A experiência-piloto integrará alunos do 7.º ano de escolaridade.
CURRÍCULO Se entendia currículo como se encontra no dicionário; Uma concepção meramente técnica, voltada para questões relativas a procedimentos, métodos.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PJU. ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO Indicadores de desempenho são necessários para criar parâmetros de acompanhamento, tais.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ ESCOLA DE VERÃO LEIS EDUCACIONAIS Iracema Pinho
Pesquisa e Decisões Criativas Alunos: Andrews Miguel Queiroz Ericka Reis Barros Filipe Souza Guilherme de Paula Souza Pedro Mendonça Rhayane Borges Ricardo.
USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: breve retrospectiva histórica Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva (UFMG/CNPq/FAPEMIG.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
CMCC Centro de Matemática, Computação e cognição Disciplina Práticas de Ensino de Matemática no Ensino Fundamental Sistemas de Equações Lineares Orientador.
MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Janaina Rodrigues Pitas Formadora do CEFAPRO Primavera do Leste
Transcrição da apresentação:

GERÊNCIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA MUNICIPAL – NTM Joinville

Andreza Faria Malewschik PROFESSOR RESPONSÁVEL

6 º Ano TURMAS

Sistema de Numeração História Sistema de Numeração Egípcio Sistema de Numeração Romano Sistema de Numeração Indo-Arábico TEMA/CONTEÚDO

Cumprir a matriz curricular da rede municipal de ensino. Compreender a origem dos números, sua evolução e utilidade para os nossos dias. JUSTIFICATIVA

TI OBJETIVO GERAL Conhecer a história da matemática e a evolução dos números; Compreender os sistemas de numeração egípcios, romanos e indo-arábicos.

Relacionar os sistemas de numeração egípcio, romano e indo-arábico; Identificar as características dos sistemas de numeração egípcios e romanos; Representar os números indo-arábicos utilizando os símbolos os sistemas de numeração egípcio e romano; Utilizar os símbolos do sistema de numeração romano na representação dos séculos; Montar seu próprio sistema de numeração, utilizando recursos Power point, Paint, etc. TI OBJETIVOS ESPECÍFICOS

TI DESENVOLVIMENTO ETAPAS/ AULAS DESCRIÇÃO ETAPA 1 Responder as questões Responder as questões: Quem inventou a matemática? Por quê? Como seria nosso mundo sem a matemática? O que você conseguiria fazer? Você conhece alguma história de como se iniciou a matemática? Escreva sobre ela. O que você conhece sobre os números egípcios, romanos e indo- arábicos? por chat Discussão das respostas: por chat Vídeo: Vídeo: A história dos números Vídeo 1: Vídeo 2: Exercícios do livro

TI DESENVOLVIMENTO ETAPAS/AULASDESCRIÇÃO ETAPA 2 Vídeo: Vídeo: A história dos números parte sobre os números egípcios Sistema de Numeração Egípcio – pontuar as características, os símbolos e os valores Exercícios do livro Exercícios do livro.

TI DESENVOLVIMENTO ETAPAS/AULASDESCRIÇÃO ETAPA 3 Correção da atividade Vídeo: Vídeo: A história dos números parte sobre os números romanos Números romanos – pontuar as características, os símbolos e os valores Exercício do livro.

TI DESENVOLVIMENTO ETAPAS/AULASDESCRIÇÃO ETAPA 4 Correção da atividade Números romanos e os séculos Exercício extra

TI DESENVOLVIMENTO ETAPAS/AULASDESCRIÇÃO ETAPA 5 Correção da atividade Vídeo: Vídeo: A história dos números parte sobre os números indo-arábicos Sistema de Numeração Indo-arábico– pontuar as características, os símbolos e os valores Exercício do livro. Responder as questões: Se você tivesse que criar um sistema de numeração como ele seria?

TI DESENVOLVIMENTO ETAPAS/AULASDESCRIÇÃO ETAPA 6 Vídeo: Vídeo: A história dos números revisar todo o vídeo Organizar equipesmontar um sistema Power point Organizar equipes de 2 alunos e montar um sistema de numeração próprio, no Power point: característica, símbolos e valores.

TI DESENVOLVIMENTO ETAPAS/AULASDESCRIÇÃO ETAPA 7 Apresentação Apresentação do material elaborado Revisão Revisão do conteúdoAvaliação

Atividades e Tarefas Realizadas Apresentação do Sistema de Numeração Construído Avaliação Escrita Atividade de Recuperação AVALIAÇÃO

Vídeos: 1. A História dos Números para Séries Iniciais 2. A Historia dos Números das Pedrinhas ao Computador 3. A História dos Números nas Civilizações Chat para discussão sobre as questões apresentadas. Power Point e Paint: para construção do seu sistema de numeração RECURSOS

Conhecer a história dos números. Compreender das caracteristicas dos sistema de numeração egípcio, romano e indo-arábico. RESULTADOS ESPERADOS

1.A História dos Números para Séries Iniciais 2. A Historia dos Números das Pedrinhas ao Computador 3. A História dos Números nas Civilizações 4. SOUZA, Joamir Roberto de. Vontade de Saber Matemática. 6º ano. São Paulo: FTD, REFERÊNCIAS