FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INCLUSÃO SOCIODIGITAL NA CIBERCULTURA Autor: Hebert Gomes de Oliveira Orientador: Vinicius Silva Santos UNIVERSIDADE DO ESTADO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Advertisements

NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Fundação Roberto Marinho
Auto-Avaliação Institucional da PUC-SP
Curso Informática Básica
Apresentação do Texto: Aprendizagem de Línguas Mediada pelo Computador (Leffa, V.) Milena Mendes.
AS TICS E A ESCOLA.
INTRODUÇÃO RESULTADOS OBJETIVOS METODOLOGIA CONCLUSÂO CAMP JÚNIOR
Observação As estatísticas foram feitas com base nos dados do INEP, fornecidos pelas Instituições de Ensino Superior, relativamente ao CENSO 2002.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar?
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
PROFª. VERA L. G. STIVALETTI PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA DOCÊNCIA ONLINE: saberes docentes e formação continuada A modalidade educacional que emerge com a cibercultura, a educação.
REDE DE ENSINO ESTADUAL
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Características de um bom professor de biologia
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PRPPG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO.
Como desenvolver a avaliação institucional da escola?
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Troca de saberes entre a escola e a comunidade: uma análise da Escola Estadual Professor Itan Pereira em Campina Grande-PB Autores: Noemia Dayana de Oliveira,
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
AUTORA: Adelice Ferreira Silva Orientadora: Margareth L. de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Porto Nacional – TO. Julho/2010.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas.
Metodologia Científica
Coordenadorias Regionais de Educação Departamento Pedagógico Divisão de Gestão da Aprendizagem Central de Apoio Tecnológico à Educação.
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
Discentes: Dayane Santos Iraildes Assunção Jozilene Assis Lisânia Reis
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL ESTRATÉGIAS DE ENSINO MEDIADO PELAS WEBTECNOLOGIAS DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA ORIENTANDO: JULIANA CEOBANIUC.
TEMA: A SEMANA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Concepções em Educação Matemática
PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS INOVADORAS APLICADAS À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA: UMA TENDÊNCIA EDUCACIONAL.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
PORTARIA 1997/09 - SME Institui o Programa Aluno-Monitor nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, que especifica, e dá outras providências.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE (Modalidade presencial) Área: Ciências Humanas/Educação – CAPES.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
MÉTODOS DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Prof. Gilvan Viana Curso de Pós Graduação.
PROGRAMA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA P.M.I.E.
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
INTRODUÇÃO Neste texto apresentamos alguns resultados das atividades realizadas desde abril de 2014, como bolsista Probex/Uergs. Essas atividades estão.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIALOGADA: a cooperação como estratégia de aprendizagem Stela C. Bertholo Piconez Faculdade de Educação Universidade de São Paulo.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA.
Transcrição da apresentação:

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INCLUSÃO SOCIODIGITAL NA CIBERCULTURA Autor: Hebert Gomes de Oliveira Orientador: Vinicius Silva Santos UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB PRÓ REITORIA DE PÓS GRADUAÇAO – PROGRAD DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS VIII CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA Paulo Afonso, Bahia 2012

PROBLEMÁTICA DA PESQUISA A insegurança do professor em trabalhar pedagogicamente com as NTIC’s. O DESEJO 1.Telecentros BR 2. TIC’s e Educação 3. Antes da Academia....

OBJETO DE PESQUISA Desse modo, o objeto de estudo dessa pesquisa é a formação de professores para utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação e a inclusão sociodigital no âmbito das experiências desenvolvidas no Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades – Telecentros BR em Paulo Afonso – Bahia.

PERGUNTAS DE PESQUISA 1.Quais foram as principais dificuldades apresentadas pelos professores para utilização das TIC’s nas suas atividades pedagógicas? 2.Quais os sentidos expressos pelos professores sobre a utilização das tecnologias no processo ensino-aprendizagem? 3.Qual a contribuição do programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades – Telecentros BR no processo de formação de professores para utilização das tecnologias no ensino?

QUADRO CONCEITUAL Capítulo I Cibercultura, Emergência e Interação Social: Cibercultura: um fenômeno sociocultural? - Dimensões históricas de sua emergência - O surgimento de novas formas de interação social (CASTELLS, LEVY) Capítulo II Formação de Professores e Inclusão Digital na Sociedade do Conhecimento: A construção da (In) formação na Sociedade do Conhecimento - A educação contemporânea e as Tecnologias da Informação e da Comunicação – Os infocentros: acesso, etarreciclagem e inclusão - O professor contemporâneo: entre redes, fluxos e coletivos de aprendizagens (CASTELLS, LEVY, SILVEIRA, MOURAES, TRISTÃO, GADOTTI, SAVIANI, HARGREAVES)

HORIZONTES METODOLÓGICOS Pesquisa de abordagem qualitativa Método de Pesquisa: investigação-ação Tipo de Pesquisa: Descritivo Contexto Formal da Pesquisa: Cidade de Paulo Afonso-BA onde há condições favoráveis de nascer uma sociedade do conhecimento

Local de Pesquisa: A pesquisa desenvolveu-se no Centro Digital de Cidadania (CDC) alocado no 20º batalhão de polícia militar na Bahia (20º BPM). Centro vinculado ao Programa Telecentro.Br Principais Instrumentos de Coleta de Informações: O grupo focal.

ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS DA PESQUISA Processo de análise Definição de categorias conceituais, tipologias, que interpretam os dados para o leitor “conceitos indicados pelos dados!” “Fomulação de questões ligada aos objetivos” Análise de categorias a) estabelecimento de categorias; b) codificações; c) tabulações; d) análise estatística dos dados; e) avaliação das generalizações obtidas com os dados; f) inferência de relações causais; e g) interpretação de dados. (Gil.1999)

As Categorias Categoria I - Principais dificuldades apresentadas pelos professores e alunos para utilização das TIC’s nas suas atividades pedagógicas. Categoria II - Os sentidos expressos pelos professores sobre a utilização das tecnologias no processo ensino-aprendizagem. Categoria III - Contribuição do Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades – Telecentros BR no processo de formação de professores para an utilização das tecnologias no ensino.

Categoria I Principais dificuldades apresentadas pelos professores e alunos para utilização das TIC’s nas suas atividades pedagógicas.

O caráter do acesso

Onde é o acesso?

O que eles dizem sobre isso ? A maior parte do tempo o laboratório da escola fica fechado, pois não um funcionário responsável por ele nem alguém especifica que possa ajudar o professor na parte técnica, e quase sempre os computadores estão sem manutenção o que frustra o meu trabalho planejado (PROFESSORA DE BIOLOGIA). E constrangedor quando nos pegamos com problemas no laboratório de informática e aparece um aluno e resolve o problema, daí sempre temos que recorrer a alguns alunos para “desenrolar” os problemas, com isso eu fico meio constrangido em levar, ou arriscar em atividades que tenha como cunho uso de tais recursos. (PROFESSOR DE PSICOLOGIA). “O desafio organizacional é criar os grupos e as culturas nos quais essa aprendizagem mutua espontânea possam florescer” Hargreaves 2003 Inteligência Emocional

II Categoria Categoria II - Os sentidos expressos pelos professores sobre a utilização das tecnologias no processo ensino-aprendizagem.