Web-Gov em Municípios Município 2.0 Norberto A. Torres 13/08/2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GRUPO OPERATIVO GESTANTES
Advertisements

A CONTRIBUIÇÃO DA UNESP PARA O DINAMISMO ECONÔMICO DOS MUNICÍPIOS  A UNESP, desempenha um papel importante no dinamismo econômico dos municípios onde.
MISSÃO Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o.
Ouvidoria Espaço de Cidadania e Instrumento de Gestão Espaço de Cidadania e Instrumento de Gestão Adalberto Fulgêncio dos Santos Júnior Diretor do Departamento.
UTFPR - Relações Internacionais UTFPR: RUMO À EXCELÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR MUNDIAL.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
Introdução POO Thiago Medeiros Sistemas de Informação Definição: Sistemas de Informação é uma combinação de pessoas, dados, processos, redes de.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
ANÁLISE DA “2ª SEMANA DA ÁGUA” NO MUNICÍPIO DE OLIVEIRA/MG Mirian de Sousa Silva Doutoranda em Engenharia Florestal Romer Silva Castanheira Assessor de.
Portifólio Prof. Ricardo Raele. Prof. Ricardo Raele é um cientista brasileiro, mestre em administração e doutorando em biologia. Começou sua carreira.
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
Tratamento e Acompanhamento da Pesquisa de Satisfação dos clientes Autores: José Luis Costa XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento 24 a.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
O Cadastro Único como ferramenta de Gestão: Usos e Potencialidades COORDENAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS - CES.
Conecta as unidades municipais à Prefeitura de São José dos Campos 690 km de fibra ótica ligando 913 pontos pela cidade.
AS NOVAS DIRETRIZES DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO.
‘Promovendo Políticas de Construção Sustentável na América do Sul’ Belo Horizonte, 13 de Agosto de 2009.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
METODOLOGIA DO DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO - DRP
4º Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos – FIESC – 15/9/2010 Visão estratégica e projetos futuros 4° Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos.
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
Reunião do Comitê Consultivo BVS ECOCooperação Técnica Internacional II Reunião Regional Rede ePORTUGUÊSe As necessidades informacionais de Populações.
Gestão de Projetos em pequenas empresas desenvolvedoras de software Acadêmicas: Bruna Zonta Nunes Larissa Martins Thaisa Lana Pilz.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
GERÊNCIA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÇÃO DIGITAL. À Gerência de Acessibilidade e Inclusão Digital, subordinada Diretoria de Governança Eletrônica compete:
Fundação: junho de 1965 Abrangência: Nacional Representa: empresas Conta com 20 regionais Fundação: novembro de 1967 Abrangência: Estadual Representa:
Principais motivos sobre a viabilidade e sustentabilidade dos RPPS: Favoráveis ao Executivo: 1º - No caso de extinção, o art. 5º da portaria nº 2/09 do.
3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação - 3ª CNCTI inclusão digital: tendências e rumos de uma futura política pública sérgio amadeu.
TEMA 9 Aula 24. AULA 22, 23 E 24 Políticas do setor turístico nas esferas municipal e estadual  Políticas nas esferas (o município e o turismo)  Gestão.
Gestão de Conteúdos 2.0: colaboração e criação na web social Regina Cianconi - UFF.
O principal objetivo deste programa é articular os projetos e ações de valorização do servidor, oferecendo melhorias no ambiente e na vida funcional.
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
Desdobramento do Plano Brasil Maior – PBM na Política de Arranjos Produtivos Locais Rede APL Mineral 16 de agosto de 2011.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Princípios Norteadores, Sistemática de Desenvolvimento e de Remuneração Variável ESTRUTURA DE CARREIRAS DO GOVERNO DA BAHIA BRASIL.
Agência de Inovação Inova Unicamp Professor Milton Mori Diretor-executivo da Inova Unicamp 29 de junho de 2015.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Núcleo de Altos Estudos Amazônicos Cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento científico e tecnológico da Amazônia Luis E.
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
REDE SOCIAL DOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS – RS APLs.
Patricia Santin Brasília, 11 de outubro de Fundação Telefônica | Vivo A Fundação Telefônica | Vivo QUEM SOMOS:  Presença em 14 países  13 anos.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
CAFÉ TENDÊNCIAS dias 7 e 8 de Abril. AGENDA - dias 7 e 8 de Abril CAFÉ TENDÊNCIAS 8h30 às 9h0030’ Divisão dos participantes por grupos de Tema de Discussão.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Universidade Federal do Pampa Engenharia de Alimentos Introdução a Engenharia de Alimentos Profa. Valéria Terra Crexi.
Aula 7 NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO Atualidades - Prof. Savio Gonçalves.
B.I. Business Inteligence PROFESSOR MARCELO CAMPINHOS.
Instituto Brasil para Convergência Digital. Cenário Global A evolução científico-tecnológica da sociedade conduz a um cenário de alianças estratégicas.
63º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina São Francisco do Sul/SC 1º/04/2016 Como efetivar os Consórcios na política pública de.
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Secretaria do Esporte e do Turismo A Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo faz no seu portfólio a: Gestão do Esporte Gestão do Turismo Centro de.
A Sociedade em Rede A revolução da Tecnologia da Informação
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE SOMBRIO,
Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico SDE Finalidade Segundo o Decreto Nº /2013, a SDE tem por finalidade implementar ações estratégicas.
Componentes da cadeia de valor proposta por Michael Porter
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Evolução da BVS nos Países ePORTUGUÊSe Cláudia Guzzo BIREME/PAHO/WHO - São Paulo.
FÓRUM DESAFIOS À GESTÃO NA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL 21 a 22 de novembro de 2005 Palácio do Itamaraty Brasília - DF.
RET-SUS os significados do trabalho em rede REDE Emaranhado de elos que se relacionam, trocam e dependem uns dos outros, como uma comunidade não-geográfica.
Governança regulatória como fator de melhoria de gestão do setor público ou Quo vadis regulador? ALKETA PECI EBAPE/FGV Brasilia, 18/08/2015.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba ESPECIALIZAÇÃO MBA - GESTÃO DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES- TELECOM Prof Alexandre Jorge Miziara.
Transcrição da apresentação:

Web-Gov em Municípios Município 2.0 Norberto A. Torres 13/08/2008

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0 Apresentação Avaliação de web-gov de municípios Web 2.0 Município 2.0 Impactos Implicações Agenda

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0 Apresentação Avaliação de web-gov de municípios Web 2.0 Município 2.0 Impactos Implicações Agenda

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0 Norberto A. Torres Diretor do iGov Centro de Excelência em Governo Eletrônico. Presidente da Unicomm Integração de Negócios, Processos e Sistemas Ltda. Presidente da Uniconsult Engenharia e Consultoria Ltda. Diretor da Uniconsult Sistemas e Serviços Ltda. Ex-Professor Titular e Chefe do Departamento de Informática e Métodos Quantitativos da Escola de Administração de Empresas de São Paulo e Coordenador do TecGov – Centro de Estudos em Tecnologia de Informação para Governo, da Fundação Getúlio Vargas (de 1972 a 2008). Ex-Professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1972/1974). Autor de diversos livros e artigos na área de tecnologia de informação aplicada à gestão e estratégia. Atua ou atuou consultor em mais de 200 organizações. Engenheiro de Produção e Mestre em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Doutor em Administração pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas.

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0 Parcerias, intercâmbios, troca de experiências Programas de capacitação, eventos, congressos Projetos, serviços, bancos de conhecimentos, conteúdos, índices Estudos, pesquisas, publicações, desenvolvimento e disseminação de conhecimentos

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0 Apresentação Avaliação de web-gov de municípios Web 2.0 Município 2.0 Impactos Implicações Agenda

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0 Os governos atuais são relíquias de uma era. Eles foram construídos para uma economia e sociedade que em grande parte já desapareceu ! William D. Eggers Government

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0 BPMS – Business Process Management Systems Perspectivas e benefícios em processos no governo Norberto A. Torres Roberto M. Agune 2007

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0 Análise de websites municipais (2006/06) Amostra de 285 cidades brasileiras 220 variáveis: Usabilidade Conteúdos Serviços Pontuação Qualificação 9 Mais de 400 municípios analisados, tendo resultado em uma amostra de 285 municípios: Todas as capitais e grandes cidades Cidades médias e pequenas por amostragem Os mais de 115 municípios excluídos, que faziam parte da amostra aleatória original, não tinham websites.

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0 Análise de Web-Gov em Municípios Paulistas Avaliação de sítios de internet (websites) municipais do Estado de São Paulo Apoio: Governo do Estado de São Paulo (Coord. Roberto M. Agune). 10

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0 Trabalho preparatório Análise de websites de grandes cidades, como base para identificação de possíveis serviços digitais aos cidadãos: Nova York Paris Madrid Londres São Paulo Los Angeles Outras cidades 11

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0 Variáveis de análise dos websites municipais e do sistema de pontuação 442 variáveis observadas sobre webgov de cada município: Usabilidade Conteúdos Serviços + 30 variáveis sobre o município (Fundação Seade) Pontuação Qualificação 12

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0 Óticas de análise Uso estratégico da TIC Nível de eGov Tipos de eGov Grau de relacionamento com a sociedade Nível de e-democracia Outras dimensões Cada ótica com uma metodologia própria

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0 1º. Estágio de E-Democracia: A sociedade tem acesso a informações, conteúdos, ações e decisões do governo, por meio de websites e portais de governo. 2º. Estágio de E-Democracia: A sociedade é ouvida pelo governo, por meio de enquetes e pesquisas de opinião eletrônicas. 3º. Estágio de E-Democracia: A sociedade atua no processo decisório governamental, seja por plebiscitos, seja por votações eletrônicas. Estágios da e-Democracia

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0 Variáveis dos municípios 17 Variáveis intrínsecas (características) Índices (notas) de eGov N1N1 N2N2 NkNk Grupos de municípios Regiões, micro- regiões

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0 Nível de eGov Usabilidade e acessibilidade Nível de e-democracia Usos estraté- gicos de TI Análise multidimensional do governo eletrônico Grau de Relaciona- mento com o cidadão Outras dimensões

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0 Sistema de informação e análise 19 Variáveis intrínsecas Agrupamentos Avaliação dos websites Seade Outras fontes Avaliação dos websites Clusters (grupos) Discriminação Fatores essenciais Municípios ou grupos Quaisquer Variáveis X Quaisquer Índices Rankings ou quaisquer tipos de gráficos

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0 Resultados 

Dos reservados – Norberto A. Torres Município ,8% dos municípios paulistas ainda não têm sítios oficiais na internet !!! (2007) 21

Dos reservados – Norberto A. Torres Município Índice Geral de Qualidade do Website (0 a 10) No.MunicípioNota 1São Paulo3,58 2São Carlos3,08 3São José dos Campos2,76 4Barueri2,68 5Limeira2,23 6Taboão da Serra2,20 7Guarujá2,16 8Mogi das Cruzes2,15 9Americana2,07 10Embu1,96 11Campinas1,92 12Ribeirão Preto1,92 13Jundiaí1,92 14Mauá1,89 15Araraquara1,80 16Franca1,70 17Suzano1,70 18Santos1,68 19Tatuí1,67 20Santo André1,67 Inclui todas as 442 variáveis analisadas Somente dois municípios têm nota acima de 3 Somente 9 municípios têm nota acima de 2 (de 0 a 10)

Dos reservados – Norberto A. Torres Município Índice Geral de e-Serviços (0 a 10) No.MunicípioNota 1São Paulo3,49 2São Carlos3,11 3Barueri2,63 4São José dos Campos2,56 5Mogi das Cruzes2,09 6Limeira2,05 7Americana1,98 8Taboão da Serra1,97 9Ribeirão Preto1,96 10Guarujá1,85 11Embu1,79 12Mauá1,75 13Campinas1,71 14Jundiaí1,70 15Santo André1,61 16Araraquara1,60 17Franca1,57 18Tatuí1,54 19Suzano1,53 20Santos1,52 Inclui todos os serviços eletrônicos fornecidos pelo website Somente dois municípios têm nota acima de 3 Somente 6 municípios têm nota acima de 2 (de 0 a 10)

Dos reservados – Norberto A. Torres Município Grau de e-Democracia (0a 10) No.MunicípioNota 1São Paulo4,56 2São Carlos3,97 3São José dos Campos3,86 4Limeira3,14 5Guarujá3,03 6Jundiaí2,89 7Campinas2,86 8Taboão da Serra2,74 9Barueri2,64 10Americana2,60 11Embu2,53 12Mogi das Cruzes2,50 13Araraquara2,42 14Ribeirão Preto2,27 15Guarulhos2,25 16Atibaia2,25 17Lorena2,25 18Franca2,20 19Suzano2,17 20Santos2,15 Nota 0  Nenhuma participação da sociedade Nota 4  1º Estágio de e-Democracia A sociedade tem acesso a informações, conteúdos, ações e decisões do governo. Nota 7  2º Estágio de e-Democracia A sociedade é ouvida pelo governo, por meio de enquetes e pesquisas de opinião eletrônicas. Nota 10  3º Estágio de e- Democracia A sociedade atua no processo decisório governamental, seja por meio de plebiscitos, seja por votações eletrônicas. Somente cinco municípios têm nota acima de 3

Dos reservados – Norberto A. Torres Município Nível de Usabilidade (0 a 10) No.MunicípioNota 1São José dos Campos7,08 2São José do Rio Preto6,39 3Barueri6,22 4São Vicente6,20 5Guarujá6,20 6Mauá6,18 7Mogi das Cruzes6,07 8Francisco Morato6,04 9Itapevi6,03 10Indaiatuba5,99 11Suzano5,99 12Guarulhos5,97 13Rio Claro5,92 14Taubaté5,89 15Cardoso5,88 16Embu5,76 17Ferraz de Vasconcelos5,76 18Limeira5,72 19Franca5,66 20Santos5,65 Notas mais altas em usabilidade indicam que há maior preocupação com aspectos visuais e de facilidade de uso que com os conteúdos e serviços

Dos reservados – Norberto A. Torres Município

Dos reservados – Norberto A. Torres Município

Dos reservados – Norberto A. Torres Município

Dos reservados – Norberto A. Torres Município

Dos reservados – Norberto A. Torres Município

Dos reservados – Norberto A. Torres Município

Dos reservados – Norberto A. Torres Município

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0 Avaliação de alguns websites municipais internacionais Significativas melhorias nos últimos dois anos. Ampliação dos serviços digitais.

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0 Pouca relação com o nível de desenvolvimento do município 35

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0 Pouca relação com o nível de riqueza do município 36

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0 Pouca relação com o nível de escolaridade do município 37

Dos reservados – Norberto A. Torres Município Há relação com o nível de analfabetismo do município

Dos reservados – Norberto A. Torres Município Relação difusa com % dos setores na economia (ex: Serviços)

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0 Principais conclusões Nível médio de web-gov muito baixo. Idem para e-democracia. Foco em usabilidade, demonstrando pouca “maturidade” do governo eletrônico nos municípios paulistas. Muitos conteúdos e informações e poucos serviços. Nem tamanho, nem seu nível de atividade econômica, nem PIB/Capita, nem partido político, nem outras variáveis analisadas determinam o nível de e-Gov promovido. 40

Dos reservados – Norberto A. Torres Município O nível de desenvolvimento de governo eletrônico depende muito mais de boas iniciativas !!! Projetos inovadores de TIC e eGov se pagam em muito pouco tempo.

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0 O website municipal incorpora agentes privados

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0 Apresentação Avaliação de web-gov de municípios Web 2.0 Município 2.0 Impactos Implicações Agenda

Dos reservados – Norberto A. Torres Município ´s2000´s1990´s1980´s1970´s Web 0.0 Web 0.0 Web 1.0 Web 2.0

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0 O que é Web 2.0? Web 2.0 é um termo que descreve um novo paradigma no uso dos recursos que a Internet proporciona. Não é uma nova tecnologia. Mas os impactos dessa nova “onda” da Internet poderão ser muito maiores que os já ocorridos.

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0 Web 2.0 A web como plataforma WEB

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0 Web 2.0 A web como plataformaInteligência coletiva

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0 Agregação de Inteligência Coletiva “Wikis”.

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0 Wikipedia Confiança Radical “Com um número suficiente de olhos, todos os bugs tornam-se visíveis” (Eric Raymond)

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0YouTube

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0 Mesmo quando o conteúdo não é gerado pelos usuários, este pode ser enriquecido por meio de comentários, avaliação ou personalização

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0 Google Earth

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0 Explosão de comunidades sociais Orkut Facebook MySpace Etc. Tendência  comunidades de serviços

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0 Mundos virtuais Os mundos virtuais vão além das comunidades virtuais, pois criam um ambiente paralelo e interagindo com o mundo real, ampliando as possibilidades a um nível que ainda não conseguimos avaliar, mas que certamente vão mudar a forma de nos relacionar, trabalhar, cooperar, aprender...

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0 Second Life

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0Educação INSEAD - escola internacional de negócios para graduados, com campus em Singapura e França Novo campus no Second Life biblioteca salas de aula auditório lounge laboratório

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0 Web 2.0 A web como plataformaInteligência coletivaBeta perpétuoSoftware é um serviço (sem licenças, podendo vir a ser gratuito)Serviço automaticamente melhor quanto mais forem os usuáriosSoftware para mais de um dispositivoExperiência rica do usuário

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0 Apresentação Avaliação de web-gov de municípios As transformações tecnológicas Web 2.0 Município 2.0 Impactos Implicações Agenda

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0 Os governos atuais são relíquias de uma era. Eles foram construídos para uma economia e sociedade que em grande parte já desapareceu ! William D. Eggers Government

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0 Fonte: Material de divulgação do CMDC Fronteiras desaparecem

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0 Há um “outro mundo” para os relacionamentos !! Como esse mundo pode ser utilizado pelos municípios? Fonte: Material de divulgação do CMDC

Dos reservados – Norberto A. Torres Município Município 2.0

Dos reservados – Norberto A. Torres Município Município 2.0

Dos reservados – Norberto A. Torres Município Município 2.0

Dos reservados – Norberto A. Torres Município Município 2.0

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0 O governo na N-Gen (Net Generation) Esta alta capacidade de interação e relacionamento virtual será estimulada pela nova geração de hoje jovens e crianças que convivem naturalmente com o conceito de redes complexas de relacionamento virtual.

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0 Por que cada município precisa reinventar tudo?

Dos reservados – Norberto A. Torres Município Esforços compartilhados e o aproveitamento das boas experiências poderão promover grandes melhorias!!! As novas tecnologias possibilitam o compartilhamento sem grandes dificuldades!

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0 Como viabilizar o compartilhamento? Iniciativas regionais Iniciativas estaduais Iniciativas federais Agentes de financiamento do desenvolvimento

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0Questões?

Dos reservados – Norberto A. Torres Município 2.0 OBRIGADO !! Norberto A. Torres: IGov – Instituto de Governo Eletrônico (11) Direitos reservados – Software AG