Burocracia Federal da Área de Infraestrutura – Perfil, atuação, trajetória e percepções Brasilia, 09 de março de 2016.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria de Desenvolvimento Territorial- SDT Departamento de Gestão Territorial – DETER Coordenação Geral de Planejamento Territorial - CGPT Estratégia.
Advertisements

Comissão Técnica do Plano Indústria - CTPIn Março
MISSÃO Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o.
PROGRAMA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS Prof.ª Msc. Ana Maria Sarmento Coordenadora.
Principais resultados do Censo da Educação Superior 2014 BRASÍLIA – DF | NOVENBRO 2015 Censo da Educação Superior 2014.
Maio/2012 Perfil dos Participantes Compilação das Respostas dos Questionários Paula Barreto BNDES.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Facilitação Comercial para Atração de Investimentos MANAUS,
SESSÕES PARALELAS - 17 DE NOVEMBRO 16:00 – 17:30h PROFISSIONAL DO FUTURO Coordenador: Márcio de Miranda Santos - CGEE Relator: Luiz Roberto Liza Curi -
Professor Hudson de Paula. Relação entre população e economia Setores da economia Setor Primário: atividades ligadas a natureza. Agricultura e pecuária.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
ANÁLISE DA “2ª SEMANA DA ÁGUA” NO MUNICÍPIO DE OLIVEIRA/MG Mirian de Sousa Silva Doutoranda em Engenharia Florestal Romer Silva Castanheira Assessor de.
Modelo Integrado de Gestão de Pessoas Ney Pereira Villa.
FESPORTE FUNDAÇÃO CATARINENSE DE ESPORTE. FESPORTE | Fundação Catarinense de Esporte FUNDAÇÃO | 1993 LEGISLAÇÃO | Lei 9.131, de 06 de julho de 1993 PROPÓSITO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA Orientador: Daniele H. Oliveira Pinheiro Nogueira.
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA Instituto de Ciências da Sociedade – ICS 1.
A GINÁSTICA NO PERCURSO ESCOLAR DOS INGRESSANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EFI DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ E DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS.
‘Promovendo Políticas de Construção Sustentável na América do Sul’ Belo Horizonte, 13 de Agosto de 2009.
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
Para entender o que é política pública Produção cultural
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL 11 DE DEZEMBRO DE
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
FORMULAÇÃO de projeto de trabalho profissional
Escola Nacional de Administração Pública Educação a Distância na Escola Nacional de Administração Pública Tarcilena Polisseni Cotta Nascimento Coordenadora-geral.
Seminário Instituto Unibanco Maria Helena Guimarães de Castro outubro de 2005 O papel da pesquisa na formulação de políticas educacionais.
RELATORIO DE PESQUISA Um roteiro para registrar os resultados do trabalho de campo.
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA.
Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Administração Mercadológica Prof. Alexandre Melo Administrador de Empresas Mestre em Administração.
GERÊNCIA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÇÃO DIGITAL. À Gerência de Acessibilidade e Inclusão Digital, subordinada Diretoria de Governança Eletrônica compete:
XIX MARCHA À BRASÍLIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS ABRIL 2016 AGENDA NACIONAL: AÇÃO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO SISTÊMICOS.
Crescimento verde inclusivo: Dilemas de políticas Pedro da Motta Veiga Sandra Polonia Rios Junho 2013.
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - BRASIL Secretaria da Administração do Estado da Bahia GESTÃO DE PESSOAS.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: OPÇÃO INOVADORA PARA UM PÚBLICO QUE ANSEIA POR PRATICIDADE, COMODIDADE, FLEXIBILIDADE E QUALIDADE.
Princípios Norteadores, Sistemática de Desenvolvimento e de Remuneração Variável ESTRUTURA DE CARREIRAS DO GOVERNO DA BAHIA BRASIL.
ATUAÇÃO DO DSP Principais questões. Competência Do DSP Art. 24 do Dec , de 13 de Dezembro de 2010 “ Planejar, coordenar e supervisionar as atividades.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
A distribuição espacial dos imigrantes segundo o status educacional, no Município de Belo Horizonte: uma abordagem espacial Aluno: Járvis Campos Apresentação.
PANORAMA DA SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA NO ESTADO DE MATO GROSSO. EQUIPE: Tânia Maria do Rosario Ediane Ferreira Guimarães Eliacir Pedrosa.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
Marina Aparecida Pereira Fonseca
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
Temas 2016 de Metodologia da Pesquisa Curitiba 01/04/2016.
Video-aula 3 Páginas 30 a 32 BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - MODALIDADE A DISTÂNCIA DISCIPLINA: GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO PROFESSOR: THIAGO.
Liberalização e Privatização: aprendendo lições na utility regulation Sessão 7.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
AÇÕES DO GOVERNO FEDERAL FORTALECENDO A DEFESA CIVIL - O PLANO NACIONAL DE GESTÃO DE RISCOS E RESPOSTA A DESASTRES NATURAIS Ministério da Saúde Joinville/SC,
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Ministro Relator José Múcio Monteiro Brasília, 20 de março de 2012.
Desafios da Implementação da BNCC Proposição de um novo Ensino Médio Participação de professores e estudantes na construção da BNCC Reorganização.
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Definição de indicador com exemplos de indicadores do Programa Bolsa Família, do Conselho Nacional de.
REFÉNS DA GEOGRAFIA DO PREÇO DESATRES NATURAIS E AMBIENTAIS.
APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL A competitividade do País passa por aqui.
Grupo-1 Estrutura Simples Gabriel Aguiar Mateus Priolli Lucas Cappobianco Yuri Janotti Guilherme Silva.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Ana Virginia R. Veríssimo Processo Administrativo Planejamento.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE SOMBRIO,
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Avaliação de Políticas Públicas e Programas Governamentais: a Experiência do TCE-PR Alexandre Faila Coelho Diretoria de Auditorias - DAUD.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA SECRETARIA EXECUTIVA MEIO AMBIENTE, INFRA-ESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO Brasília, 10 de Outubro de 2007.
Simulado – Políticas Públicas Luciléia Colombo. O papel da burocracia na formulação das políticas públicas, conforme modelos de análise contemporâneos,
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Curso de Pesquisa de Clima Organizacional. É uma ferramenta utilizada pelo setor de Gestão de Pessoas (RH) para diagnosticar como os funcionários percebem.
Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.
Governança regulatória como fator de melhoria de gestão do setor público ou Quo vadis regulador? ALKETA PECI EBAPE/FGV Brasilia, 18/08/2015.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 8 Controle.
Transcrição da apresentação:

Burocracia Federal da Área de Infraestrutura – Perfil, atuação, trajetória e percepções Brasilia, 09 de março de 2016

Objetivo da pesquisa Compreender aspectos relacionados ao perfil, trajetória profissional, atuação e percepções da burocracia do setor de infraestrutura econômica.

Objetivo da pesquisa Pretende-se como resultados principais: Auxiliar na elaboração de cursos de capacitação destinados aos servidores federais; Identificar dinâmicas das políticas de infraestrutura; Subsidiar o processo decisório.

Metodologia da pesquisa Utilização de survey com aplicação de questionário online Discussão do questionário entre Enap, IPEA e especialistas na área; Amostragem não probabilística para conjunto de carreiras; Aplicação se deu durante os meses de outubro e novembro de 2015.

População e Amostra Carreira/EmpregoAmostraPopulaçãoAmostra/População Analista de Infraestrutura ,2% Analista em Infraestrutura de Transportes ,1% Analista de Pesquisa Energética ,3% Analista Superior IV da Infraero ,8% Especialista em Infraestrutura Sênior377052,9% Especialista em Regulação de Aviação Civil ,4% Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia ,0% Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquáticos ,6% Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres ,1% Técnico em Regulação de Aviação Civil ,3% Técnico em Regulação de Serviços de Transportes Aquáticos ,6% Técnico em Regulação Serviços de Transportes Terrestres ,8% Total %

Atributos sócio-demográficos Idade Sexo

Atributos sócio-demográficos Raça/Cor Escolaridade

Experiência profissional Anos de experiência no governo federal Anos de experiência na área de infraestrutura no governo federal

Anos de experiência no setor privado Anos de experiência na área de infraestrutura no setor privado Experiência profissional

Relação com a hierarquia para os burocratas de infraestrutura

Participação nos últimos 3 anos Aplicabilidade Cursos profissionais e treinamentos

Necessidades de capacitação (relação entre importância e domínio) do ciclo de infraestrutura

Satisfação profissional

Compatibilidade das funções que exerce com trajetória acadêmica e profissional

Respaldo institucional em atividades de maior responsabilidade

Problemas que afetam a rotina de trabalho

Considerações finais Perfil do servidor do setor de infraestrutura econômica: elevada escolaridade, maioria em nível de pós-graduação e relativamente jovem Trajetória profissional: experiência preponderante na área de infraestrutura no Executivo federal; menor grau, no setor privado Atuação: boa relação com superiores; capacitação ocorre com alguma frequência e é aplicada; necessidades de capacitação atreladas territorialidade e análise de viabilidade, planejamento estratégico e licenciamento ambiental

Considerações finais Percepções: satisfação maior com o trabalho do que com a remuneração; elevada compatibilidade entre formação e recrutamento com atividades de trabalho; baixo respaldo institucional; problemas que afetam as obras centram-se nos projetos (descotinuidade, precariedade e cronograma inadequado) e na interferência política; Survey pode figurar como um instrumento potente para subsidiar a tomada de decisões estratégicas na administração pública. Estratégia pode se robustecer para um Censo dos Servidores Públicos Federais, a exemplo de outros países (Estados Unidos, Reino Unido e Índia)

OBRIGADO! Pedro Palotti