Workshop controle de documentos Ivanete Presot Márcia Siqueira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MANUAIS Manual de Gestão da Qualidade
Advertisements

CONTROLE DE DOCUMENTOS ABNT NBR ISO/IEC
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS E SUPRIMENTOS NBR ISO/IEC.
My drivers Podemos definir um driver como uma ponte de comunicação entre determinado dispositivo e a central de processamento de um computador. Na prática,
COMPONENTES: BRENO HEBER MARCO POLO FERNANDO CASQUEIRO FELIPE MAURICIO BARBALHO DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO E GERENCIAMENTO DE OBRAS TEMA: SUPRIMENTOS:CONTRATAÇÃO.
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
10 a 12/11/15 Ana Cristina Diniz Maciel Follador Dicap – Divisão de Capacitação em Acreditação da Cgcre Redação de evidências.
ART ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA Palestra da Pauta Mínima de Atividades - PMA.
Sistema Integrado de Gerenciamento do ISSQN - WEB.
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
ORIENTAÇÕES PARA CADASTRAMENTO, SOLICITAÇÃO DE PRORROGAÇÃO E ENVIO DE RELATÓRIO DE PROJETO DE PESQUISA NO ICS. 1. CADASTRAMENTO DE PROJETO DE PESQUISA.
Este material é para uso somente em sala de aula. Nenhuma parte deste documento deve ser distribuída, citada ou copiada.. Taquara, 14 de outubro de 2015.
Profa. Ghislaine Miranda Bonduelle
Sistema de Qualidade Automotiva JP Verithas Consulting1 As novidades da NBR ISO TS 16949:2015.
RHAYANE BORGES SILVA 4º ANO ADMINISTRAÇÃO Mensuração e Escala Parte II.
IT-16 Plano de Emergência
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Os Cuidados na Comprovação dos Requisitos de Sustentabilidade Rafael Setúbal Arantes EPPGG/Diretor-Adjunto DELOG/SLTI/MP.
Guia de Referência para Fornecedores Visão Fornecedor.
Processo de Avaliação de Desempenho nas Organizações Tamiris Paiva.
SE VIRA NOS 30’. SE VIRA NOS 15’ PROCEDIMENTO DE COMPRAS VISÃOGEO.
INDENTIFICAÇÃO Nome do discente: nome em itálico Nível: em itálico Agência da bolsa: em itálico Data do início da bolsa: em itálico Linha de pesquisa do.
Conhecimentos Pedagógicos – Aula 5 Professores PI e PII CMA Concursos
Glossário Autor: Skyup Informática. Atividade - Glossário A atividade glossário permite que o administrador crie páginas de definições, um dicionário.
Conhecendo o Tutorial support.ebsco.com. EBSCOhost é uma poderosa ferramenta de referência online que oferece uma variedade de bases de dados de texto.
Aplicacoes.mds.gov.br/cneas. Instrumento eletrônico de gestão e monitoramento das ofertas prestadas por entidades privadas no âmbito do SUAS. Compartilhado.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
XXXII FÓRUM PERMANENTE DE CONTROLE INTERNO Implantação do Controle Interno Preventivo Legislação e Sistema de Convênios e Congêneres.
Gestão da Segurança da Informação e Série ISO/IEC 27000
CONCEITOS BÁSICOS E INSTITUCIONALIZAÇÃO
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 3 – Requisito 4.3 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
Clipping de Notícias É o canal utilizado para processar a coleta, armazenamento e indexação de notícias divulgadas e publicadas nos âmbitos locais, na.
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 2 e 3.
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
– NOVO ITCMD TOTAL AUTOMATIZAÇÃO DO PROCESSO ELABORADOPORCLÁUDIOCHIESAELABORADOPORCLÁUDIOCHIESA.
Acionar o menu “(+) Rotina Mensal/Anual”. Acionar o menu “(+) Rotina Mensal/Anual”, e clicar no sub-menu “TCE deliberação 248.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Nome da disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada Ementa: 1) Conceitos fundamentais sobre.
Bruno Matheus. Sumário  Resumo  Introdução  Revisão Bibliográficas  Materiais e Métodos  Conclusão  Referencias bibliográficas.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 3 Metodologias de Auditoria Tema 4 – Realização de auditorias Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida
Projeto de Pesquisa em Psicologia Social – PPPS MÉTODOS DE COLETA DE DADOS na Pesquisa Qualitativa 06/06/2011 2o Bimestre.
Concessões do setor portuário Audiência Pública na Comissão de Viação e Transporte Brasília, junho de 2015.
Quem pode receber o benefício? Eu sou elegível? Nasceu no dia 1 de abril de 1952 ou antes dessa data? Não é elegível para receber o benefício Não deixe.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
Operações no Sistema e-Contas da Responsabilidade das Unidades Técnicas Maio/2015.
MANUAL PARA O AUTOARQUIVAMENTO DE DISSERTAÇÕES E TESES NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UNESP.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL ISO e EMAS Nível I – SensibilizaçãoSensibilização.
PRÉ-INSPEÇÃO 1 CURSO ANS 001 – TURMA Conhecer as atividades da ASOCEA e da Equipe de INSPCEA durante a fase de pré-inspeção. PRÉ-INSPEÇÃO PROGRAMA.
– Registra Publicação da Notificação 467 Servidor Responsável.
Detalhamento da Norma de Sistema de Gestão Ambiental: NBR ISO 14001:2004 Prefácio Introdução 1 Objetivo e campo de aplicação 2 Referências normativas 3.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
Aula 03 –PARTE : Norma NBR ISO 9001:2008 Ghislaine Miranda Bonduelle.
ALVARO PEREIRA. A apresentação do percurso da pesquisa Detalha o caminho percorrido pelo pesquisador na coleta e na análise dos dados e encontra-se dividido.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Aula 8: Pesquisa-ação.
Resultados do estudo de controle de temperaturas dos equipamentos nos Laboratórios.
Diretoria de Planejamento, Gestão e Finanças Gerência de Gestão de Contratos Elaborado por Maria Celeste Beirão Simões Gerência de Contratos PASSO A PASSO.
Base de Informações para Atendimento (BIA) Unidade de Capacitação Empresarial - UCE 2007.
Escrituração Escolar.
WORKSHOP REGIONAL. PROGRAMAÇÃO MANHÃ | EXPOSIÇÃO  Recursos SAJ e produtividade  Impacto do uso recomendado TARDE | OFICINA  Como implantar as boas.
REQUISITOS TÉCNICOS ? ? ? PESSOAS AMBIENTE E INSTALAÇÕES PROCEDIMENTOS EQUIPAMENTOS INSUMOS AMOSTRAS RASTREABILIDADE.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 5 – Requisitos 4.5 e 4.6 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS.
História Oral. Introdução: Origem da História Oral A História Oral teve início na década de E sua primeira experiência com pesquisa foi nos Estados.
Monografias Projeto Científico. 2 Monografia e Projeto Científico O projeto científico pode ser uma tese ou monografia; É a base da monografia; Não existe.
Padronização e Melhoria
Núcleo de Apoio Técnico Científico Biblioteca do CPqRR Procedimentos Operacionais Padrões – POPs EQUIPE: Chefia Omar dos Santos Carvalho - Vínculo: Servidor.
NomeAlunoCompleto 1,2 ; NomeAlunoCompleto 1,3 NomeOrientadorCompleto 1,4 1. Faculdade de Tecnologia de Jales 2. 3.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

Workshop controle de documentos Ivanete Presot Márcia Siqueira

Workshop controle de documentos Objetivo: Melhorar o conhecimento dos elaboradores sobre como deve ser feita a análise crítica dos procedimentos

Workshop controle de documentos RACP 28/15 - Corretiva Documentos revisados sem análise crítica e sem evidência da verificação de atualização de bibliografias Procedimentos realizados diferentemente do que está descrito POPs cancelados e disponíveis e formulários disponíveis em revisão obsoleta Procedimentos em revisão e vencidos e procedimentos vencidos sem revisão

Workshop controle de documentos Segundo a ABNT NBR ISO/IEC 17025: O Laboratório deve estabelecer e manter procedimentos para controlar todos os documentos que fazem parte do seu sistema de gestão (gerados internamente ou obtidos de fontes externas), tais como regulamentos, normas, outros documentos normativos, métodos de ensaio e/ou calibração, procedimentos, instruções de trabalho, assim como desenhos, softwares, especificações, instruções e manuais

Workshop controle de documentos Segundo a ABNT NBR ISO/IEC 17025: Todos os documentos emitidos para o pessoal do laboratório como parte do sistema de gestão devem ser analisados criticamente e aprovados para uso por pessoal autorizado, antes de serem emitidos Os procedimentos adotados devem assegurar que: b) Os documentos sejam periodicamente analisados criticamente e, quando necessário, revisados para assegurar continua adequação e conformidade com os requisitos aplicáveis

Workshop controle de documentos Segundo a ABNT NB NM ISO Devem ser adotados procedimentos para garantir que: a)Todos os documentos destinados ao pessoal do laboratório como parte do sistema de gestão da qualidade sejam revisados por funcionários autorizados antes de serem emitidos. b)Os documentos sejam reexaminados periodicamente, revisados quando for preciso, e aprovados por funcionários autorizados.

Workshop controle de documentos Segundo a ABNT NBR ISO: Um procedimento documentado deve ser estabelecido para definir os controles necessários para: a)Aprovar documentos quanto a sua adequação, antes da sua emissão b)Analisar criticamente e atualizar, quando necessário, e reaprovar documentos

Workshop controle de documentos Segundo o GQ-02 rev12: Controle de alteração de documentos, solicitação de revisão Softexpert Excellence Suite e opção manual: 6.2. Requisitos para solicitações de revisão Os manuais e procedimentos devem ser avaliados pelos responsáveis, no máximo a cada 24 meses, quanto à necessidade de alterações.

Workshop controle de documentos A análise crítica pode ser feita a qualquer momento, quando o elaborador julgar necessário ou quando houver alteração de bibliografia e no máximo a 24 meses

Workshop controle de documentos A lista de documentos com validade vencida será enviada semanalmente aos multiplicadores da qualidade. Esta lista deverá ser repassada aos colaboradores do Laboratório/setor familiarizados com os procedimentos para que os mesmos façam a análise crítica e avaliem a necessidade de revisão.

Workshop controle de documentos Os documentos que não necessitarem de revisão deverão ser listados e enviados num e- mail, com a justificativa para a revalidação, para com o assunto "Revalidação de Documentos". As informações deste (data, responsável e justificativa) serão incluídas na revalidação

Workshop controle de documentos A revalidação é a garantia de que a cópia do setor está em vigor e adequada para uso Para o documento que necessitar ser alterado, o responsável deverá emitir a solicitação de revisão no SE Suite

O que você deve avaliar durante a revisão de um procedimento? Workshop controle de documentos

6.3 Para proceder à alteração nos documentos deverá ser feita a seguinte análise: Verificar a atualização do sumário: todos os itens obrigatórios que fazem parte do modelo de procedimentos estão citados no sumário e no texto como um todo Analisar o conteúdo completo: o conteúdo do procedimento deve estar completo, atualizado e adequado às práticas executadas Verificar se as notas estão adequadas, ou seja, se não contêm requisitos normativos. Observar a orientação para uso das notas conforme GQ-39. Se existem NOTAS que apresentam procedimentos e que não têm caráter somente explicativo.

Workshop controle de documentos 6.3 Para proceder à alteração nos documentos deverá ser feita a seguinte análise: Atualizar as referências bibliográficas; Conforme GQ-2: A análise crítica das referências bibliográficas é obrigatória e deve ser registrada em ‘Visualizar Dados da Revisão/Alterações’ mesmo que não existam novas revisões nas referências citadas no procedimento Verificar a existência de anexos e a correta indexação; Verificar padronização de nomes, siglas dos setores e laboratórios, cargos, funções e técnicas realizadas pelo laboratório.

Workshop controle de documentos 7.2 Todas as alterações realizadas no procedimento (inclusões e exclusões) devem ser registradas no campo de ‘Visualizar Dados da Revisão/Alterações’, situada na barra de ferramentas do sistema. Este campo nos permite manter o registro de todas as alterações realizadas no documento. Somente o elaborador tem acesso para registrar as mudanças no campo Alterações.

Workshop controle de documentos Para preencher o controle de alterações o elaborador deve ter em mente o que é importante na alteração que ele está realizando. A preocupação deve ser com o conteúdo e não com inclusão e exclusão exata do item. O problema não é reproduzir exatamente o que foi excluído ou incluído e sim o conteúdo alterado. O importante é saber o histórico: como o POP era? Como o procedimento era executado e como ficou após a alteração.

Workshop controle de documentos O elaborador do procedimento deve ler criticamente o procedimento e analisar se o que está escrito é realmente o que é feito na prática, na mesma sequencia e conforme descrito no procedimento. Se o que é feito está diferente do descrito no procedimento, cabe avaliar se é necessário alterar o procedimento descrito ou o procedimento realizado na prática

Workshop controle de documentos Cabe um destaque para a avaliação das bibliografias. Quando o POP utiliza uma referência que pode sofrer alteração de versão cabe ao elaborador avaliar a nova revisão/versão do documento e a aplicabilidade em sua utilização no procedimento, alterando o procedimento em si e a citação da referência.

Workshop controle de documentos Elaboração/revisão de anexos: Durante a elaboração ou revisão dos procedimentos, deve-se dar especial atenção aos anexos que são formulários: A rastreabilidade das informações é sempre necessária para manter a confiabilidade dos resultados dos ensaios, permitindo inclusive, que na ausência do pesquisador responsável, consiga- se traçar o histórico completo dos experimentos científicos.

Workshop controle de documentos A rastreabilidade é conseguida com o preenchimento de um formulário de ensaio, de um formulário de controle da qualidade do laboratório ou do livro de registro e o colaborador deve pensar na importância que aquela informação vai ter para ele ou para o laboratório posteriormente, ou seja se a informação terá utilidade caso seja necessária.

Workshop controle de documentos Uma pergunta importante a se fazer é: “Qual o benefício que esta informação vai trazer a mim ou aos meus pares no futuro?” E se a resposta for “Com esta informação eu consigo reproduzir a atividade em questão ou poderei detectar aonde um problema ocorreu no meu experimento”, se foi devido a um equipamento, a validade de calibração ou verificação, ao lote de solução ou reagente, a origem da água utilizada, a validade da esterilização do material, etc.

Workshop controle de documentos Portanto, os campos de um formulário, de uma forma geral, devem ser preenchidos, pois quando se pensou na criação do campo, pensou-se na importância que o campo traria com a informação preenchida, ou seja na rastreabilidade do processo que ele mantém.

Workshop controle de documentos Mas o não preenchimento dos campos ou da anotação da informação também deve ser avaliado. Muitas vezes a falta da informação no campo não traz prejuízo ao processo como um todo, então isto também deve ser levado em consideração e o fato do colaborador não ter passado um traço anulando aquele campo não é uma situação grave, já que a falta da informação não impactará no processo.

Workshop controle de documentos Portanto cabe a todo o colaborador pensar na hora do preenchimento do formulário ou livro de registro qual é a importância daquela informação para todos a sua volta antes de decidir pelo preenchimento ou não.

Workshop controle de documentos Obrigada!!!!