6 Qualidade e sua Garantia em Projetos Capítulo 6 Professores: Marcos Eduardo da Silva Santos Maria Wilda Fernandes Felipe
O gerenciamento da qualidade envolve as atividades da organização executora que determinam responsabilidades, objetivos e políticas de qualidade, de modo que o projeto atenda às necessidades que motivaram sua realização. Planejar a Qualidade
Fornecer o produto com instruções claras sobre a utilização Fazer a entrega pontualmente e dentro do custo orçado. Gerado como resultado principal do processo o Plano de gerenciamento da qualidade Contexto do planejamento da qualidade Documentação de todos os processos envolvidos no gerenciamento do projeto Identificar as normas e padrões que o projeto deve seguir, tais como ABNT, BS 7799, UML e outros, e determinar as estratégias de forma a satisfazê-los.
Descrição do produto Planejamento de liberações e entregas. Descrição do processo e atividades envolvidas no desenvolvimento do produto. Metas de qualidades a serem atingidas, envolvendo a definição dos atributos de qualidade do produto. Riscos que podem influenciar a qualidade e ações que podem ser realizadas para minimizar seus efeitos. Aspectos do Plano de gerenciamento da qualidade
Controle da Qualidade O controle de qualidade garante que as atividades de um programa ocorram conforme planejado. As atividades de controle da qualidade também poderão descobrir falhas no projeto e, assim, indicar mudanças que poderiam melhorar a qualidade.
? Dúvidas???