Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico #07 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Práticas Investigativas
Advertisements

Aula 5 Bioestatística. Estatísticas para uma variável.
Introdução à Bioestatística
UNASP CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA 1- A metodologia Observação meticulosa e sistemática da natureza e fenômenos naturais → primeiras indagações.
Metodologia Científica Andreia Maciel Diego Meli Aula 4.
Estudos Interdisciplinares de Técnicas de Pesquisa Acadêmica: Éricka Reis Barros.
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 8 Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
RHAYANE BORGES SILVA 4º ANO ADMINISTRAÇÃO Mensuração e Escala Parte II.
Redação de Texto Científico Acadêmico
Desenho teórico da pesquisa
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
AULA DO DIA 23 DE ABRIL DE 2013 MESTRADO EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS DISCIPLINA – METODOLOGIA DA PESQUISA PROFESSORAS – KÊNIA E MIRZA MÉTODO METODOLOGIA.
Aula 5. Teste de Hipóteses II. Capítulo 12, Bussab&Morettin “Estatística Básica” 7ª Edição.
Pesquisa Social.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Daniel Ramos Nogueira Metodologia do Trabalho Científico #07 1.
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METASÍNTESE: ATUALIDADES.
FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Fabiano Roxo P P esquisa Fundamentos da Científica Prof. Fabiano Roxo.
Introdução a Pesquisa Científica
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.
Método Básico de Análise de Dados Ricardo Pereira Brandão Prof. Dr.a Maria Aparecida. 5º administração. Estudo Interdisciplinares de Técnicas de Pesquisa.
CENTRO DE CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA DEMANDA DE ENERGIA ELÉTRICA E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO : O CASO DAS COMUNIDADES.
Metodologia Científica Resumo de Escrito Adolflayter Machado Amanda Rodrigues Rosilene da Silva.
É um aspecto importante da pesquisa em administração. É um aspecto importante da pesquisa em administração. Devemos mensurar corretamente os conceitos.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
Trabalhos Científicos Trabalhos científicos MONOGRAFIA ARTIGO CIENTÍFICO TESE DISSERTAÇÃO RESENHA CRÍTICA.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
* FICHA TEMÁTICA: Após a determinação de um tema central, registram- se múltiplas conceituações identificadas nas obras de diferentes autores, na forma.
1 Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico #05.
Pesquisa de Mercado Prof. Cláudio Zanutim. Objetivo Definir as metodologias para o desenvolvimento de pesquisas de mercado, para lançamentos de novos.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Projeto de Pesquisa em Psicologia Social – PPPS MÉTODOS DE COLETA DE DADOS na Pesquisa Qualitativa 06/06/2011 2o Bimestre.
MÉTODOS DE PROCEDIMENTOS
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
Noções de amostragem Bioestatística. É a ciência que fornece os princípios e os métodos para coleta, organização, resumo, análise e interpretação de dados.
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
Trabalhando com produção textual
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: Metodologias de Resumos e Indexação
MONOGRAFIA I PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN TEXTO VII: TÉCNICAS DE PESQUISA ADA DE FREITAS MANETI DENCKER.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico #09.
ALVARO PEREIRA. A apresentação do percurso da pesquisa Detalha o caminho percorrido pelo pesquisador na coleta e na análise dos dados e encontra-se dividido.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Pesquisa-Ação - (PA) Prof. Gilberto de Andrade Martins Agosto/2008.
Aula 8: Pesquisa-ação.
Texto de: Nair Yumiko Kobashi. Um pouco de história dos processos de representação da informação: 2º Milênio A.C. -> tábuas de argila protegidas por uma.
Profa. Claíde Abegg / Rosane Davoglio
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
Tipos de pesquisa. Metodologia Tipo de Pesquisa Coleta de Dados.
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
Área de Projecto ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO DE HOLANDA Ano Lectivo 2009/2010.
Artigo Científico Francielly Gonçalves dos Santos Francielly Gonçalves dos Santos Nayara Kirie Mendes Alves Nayara Kirie Mendes Alves Neirivaldo Quintão.
Unidade I Estatística Descritiva Profª. Maria Ester Domingues de Oliveira.
Introdução Estatística Descritiva. Introdução O termo estatística provem da palavra Estado. O termo estatística provem da palavra Estado. –Utilizado originalmente.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico #06 1.
Avaliação de Desempenho AGREGANDO PESSOAS RECOMPENDANDO PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS MONITORANDO PESSOAS MANTENDO PESSOAS APLICANDO PESSOAS.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Universidade e Pesquisa Importância da disciplina no 3º grau
Recuperação da Informação Peter Ingwersen.  Universidade de Copenhagen (Dinamarca)  Peter Ingwersen tornou-se professor de pesquisa em 2001 e Professor.
Métodos Quantitativos em Medicina Cálculo do Tamanho da Amostra Patometria 2015.
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE COMPREENSÃO DE TEXTOS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS Introdução O objetivo deste estudo foi verificar a compreensão textual de estudantes.
Introdução a atividade acadêmica
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
Oficina Reações Químicas
Profa. Dra. Regiane Helena Bertagna UNESP - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho/Rio Claro. Instituto de Biociências - Departamento de.
Copyright © 2010 by Cornachione, Casa Nova & Nogueira 1 Metodologia do Trabalho Científico # 03 Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Daniel Ramos Nogueira.
Transcrição da apresentação:

Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico #07 1

Tarefas: - Leitura prévia [Cap. 9 Sampieri et al (2006)] Atividade (entrega em aula): - Formulário 1 But first… 2

Atividade: Resenha 1 Feedback - Dois modelos -[em sua maioria] -Referências conforme a ABNT -Credenciais dos autores -Transcreveram por tópicos e não em um único texto -Confusões em relação ao enfoque metodológico (quali x quanti) -Não fizeram a indicação para quem seria a leitura do texto - [em sua minoria] -Esqueceram de apontar: metodologia, conclusões, principais referências do estudo e crítica. But first… 3

Estruturação da resenha é a seguinte: – Pré-textual: referência bibliográfica da obra (autor. Título. Edição. Local: Editora, ano.) – Textual: credenciais do autor, resumo da obra, conclusões do autor, metodologia do autor, quadro de referência do autor, crítica do resenhista, indicações do resenhista. 4 Estrutura de uma Resenha

Temas Introdução (curso, temas, projetos) Conhecimento científico & sociedade Fontes e bases de pesquisa Processo de pesquisa Idéias, questão de pesquisa e problema Pesquisa bibliográfica Coleta de dados (Instrumento/Questionário) Coleta de dados (Entrevista/Focus groups) Pesquisa Quantitativa em CC Pesquisa Qualitativa em CC Elementos formais do trabalho científico 5

Elaboração do relatório de pesquisa Análise dos dados Preparação dos dados para análise Coletar dados: obter as informações pertinentes e registro dos acontecimentos do ambiente/lugar Seleção ou elaboração do(s) instrumento(s) para coletar os dados Seleção de um projeto de pesquisa: estratégia a ser desenvolvida no ambiente/lugar e para coletar os dados Trabalho de campo Inspeção do ambiente ou lugar de estudo Escolha de participantes ou indivíduos do estudo Seleção do ambiente ou lugar de estudo Desenvolvimento de uma idéia, tema ou área a investigar 6 Esquema do processo de pesquisa

? ? ? ? Warming up... 7

Brainstorming –Qual sua idéia de pesquisa? –Como desenvolver a idéia de pesquisa? –Quais dados são necessários para pesquisa? –Como coletar os dados? Instrumento de Coleta de dados!? 8

 Após definir o problema e os objetivos do estudo é preciso decidir como e quais estratégias usar.  Para tanto é necessário: Definir o tipo de investigação; Estabelecer hipóteses, variáveis, população e amostra; Nível de acesso aos dados; Desenho da investigação (experimental, observacional).  Isto é relevante para determinar o instrumento de coleta de dados que será utilizado para obter evidências que responderão ao problema investigado. Instrumentos de Coleta de Dados 9

Pesquisa Tipos Explicativo Maior estruturação Entender o fenômeno Exploratória Familiarizar-se com o fenômeno Obter imersão inicial Correlacional Explicação parcial Relacionar variáveis DescritivoVariáveis Obter medição precisa ou descrição profunda tem Com valor de 10 Com o objetivo de Com valor de Com o objetivo de Com valor de Com o objetivo de Com valor de Com o objetivo de Definição da pesquisa a ser realizada:

EXPLORATÓRIO CORRELACIONAL DESCRITIVO EXPLICATIVO É um processo contínuo, as categorias não são mutuamente excludentes. Alcance da Investigação Examina temas pouco explorados Associa comportamentos de variáveis, avalia a relação entre conceitos, categorias, variáveis, situações, pessoas, grupos, comunidades Busca medir, contar e especificar propriedades, características e perfis de pessoas, grupos, comunidades, eventos, sistemas, variáveis Busca causalidades ou sentido de entendimento (Por quê?) 11

O alcance inicial depende do estado da arte da questão de pesquisa, do enfoque do desenho do problema e dos objetivos da pesquisa. O alcance final depende, essencialmente, dos objetivos do pesquisador. Alcance da Investigação 12

TIPO DE ESTUDO ENFOQUE QUANTITATIVO ENFOQUE QUALITATIVO ExploratórioSem formulação de hipóteses DescritivoFormulação de hipóteses para prever um fato Sem formulação de hipóteses Experimental/ explicativo Formulação de hipóteses Potencial formulação de hipóteses Tipos de Estudo x Hipóteses 13

Hipóteses Tipos Estatísticas De diferença de meios De correspondência De estimativa Alternativas Nulas De pesquisa classificação Causal MultivariadaBivariada Diferenciação de grupos CorrelacionalDescritivaCaracterísticas Técnicas de comprovação Referentes à realidade relação entre variáveis Situação real Termos precisos Objetivos Testar e sugerir teorias Ter função descritiva e explicativa Orientar a pesquisa tem que se dividem em 14 Formulação de hipóteses: também em tem que pode ser cujas cujos de são estabelecem

Pesquisa Não- experimental Sem manipulação de variáveis Longitudinais De coorteTipo painelDe tendência Transversais Correlacional/ causal DescritivoExploratório Experimental Quase- experimental Grupos intactos Manipulação em dois grupos não equivalentes Experimentos “puros” (verdadeiros) Manipulação intencional Medição do efeito Controle e validade Teste/pós -teste Pré- experimentos Medição em um só grupo Medição em dois grupos não equivalentes são e implica 15 Modelos de pesquisa: cujos modelos são que ocorre Cujos modelos são é têm implicam têm

Experimento - Experimento “puro” - Pré-experimento - Quase-experimento Modelo específico (De Solomon, fatorial etc.) Modelo específico Não-Experimento- TransversalExploratório Descritivo Correlacional/causal - Longitudinal De tendência De coorte Tipo painel Selecionar o modelo de pesquisa apropriada A pesquisa pode ser realizada em campo ou em laboratório, conforme o modelo de pesquisa escolhido. 16

Segmento ou um subconjunto da população que irá representá-la quantitativamente e qualitativamente, sobre o qual se dará a coleta de dados. POPULAÇÃO AMOSTRA O que é uma amostra? 17

Seleção da Amostra Probabilística Seleção sistemática Por conglomerados Aleatória Estratificada Unidade de análise Características da população Tamanho Não-probablística QualitativaPor cotas De indivíduos-tipo De indivíduos voluntários De especialistas mediante 18 Seleção da amostra : que se divide em cujos tipos são implica definir

Tipo de EstudoTamanho mínimo sugerido da amostra Etnográfico, Teoria fundamentada, entrevistas, observações. 30 a 50 casos História de vida familiar Toda a família, cada membro é um caso Biografia O sujeito de estudo (se vive) e o maior número de pessoas que trabalham para ele, inclusive críticos Estudo de casos em profundidade6 a 10 casos Estudo de caso1 a vários casos Focus Group7 a 10 casos por grupo, 4 grupos por algum tipo de população Amostragem: enfoque qualitativo 19

Definido o Problema Coleta de Dados Abordagem Metodológica Coleta de dados Seleção do instrumento Aplicação Codificação Preparação para a análise Cujos os passos são: 20

Dados Primários obtenção de dados diretamente na fonte Dados Secundários obtenção de dados em Banco de Dados Coleta de dados: Seleção do instrumento 21

Coleta de dados com: COLETA DE DADOS ENFOQUE QUANTITATIVO ENFOQUE QUALITATIVO Por meio de:Análise de conteúdo Observação ou testes padronizados, Questionários Entrevistas Observações, Sessões em profundidade Implica em:Medição utilizando instrumento que requer validade (Constructo, critério e conteúdo) e confiabilidade Coleta que se realiza na unidade de análise (casos ou unidades) com confiabilidade e validade 22

UNIDADES Significados; Práticas; Episódios; Reuniões; Papéis ; Relações; Grupos; Organizações; Comunidades; Sub-cultura. O que é unidades ? 23

Principais instrumentos de medição: QuestionárioQuestionário, Escalas de Atitudes; Testes padronizados; Análise de Conteúdo; Observação estruturada (direta ou indireta); Análise de Indicadores; Medições Fisiológicas; Tarefas Estruturadas. 24

Observação e Observação participante; Pesquisa documental; Entrevista; Laddering; Painel; Focus Group; QuestionárioQuestionário; Escalas sociais e de Atitudes; História Oral e História de Vida; Análise de Conteúdo; Análise do Discurso. Técnicas de Coleta de informações, dados e evidências 25

26 QUESTIONÁRIO Opções... QUESTIONÁRIO Opções... Questionário ?????????????????? 1. Escolher um instrumento já desenvolvido e disponível, que se adapte às necessidades do estudo particular COM AUTORIZAÇÃO ou PERMISSÃO DE USO. 2. Construir um novo instrumento de medição de acordo com a técnica apropriada para isso.

Optando por construir o instrumento, Sampieri et al. (2006) sugere, os seguintes passos: a)Listar as variáveis a)Listar as variáveis que se pretende medir ou observar. b)Revisar sua definição conceitual e compreender seu significado. c)Revisar como foram definidas operacionalmente as variáveis c)Revisar como foram definidas operacionalmente as variáveis, isto é, como foi medida cada variável. d)Escolher o instrumento ou os instrumentos (já desenvolvidos) que foram favorecidos pela comparação e adaptá-los ao contexto da pesquisa. Passos para construir um instrumento de medição 27

Avaliação Quantitativa Mede Variáveis Questionários permitem: 28

Avaliação Qualitativa Descreve Comportamentos Questionários permitem: 29

Quantitativos Razão Assume valores em intervalos da reta. Qualquer valor: inteiro ou não. Mensuração: sem restrição Exemplo: Faturamento Bruto Intervalar – intervalo constante Assume valores em um ponto da reta – inteiros Mensuração: sem restrição Exemplo: nº de alunos em uma sala de aula Discretos Contínuos Qualitativos Ordinal – não há intervalo comum Ordem de valor - preferência do respondente Exemplo: grau de escolaridade Mensuração: Medidas de tendência central Nomear, rotular ou classificar Dicotômicas >> Exemplo: sexo, sim/não Categóricas >> Exemplo: raça, cor, estado civil Mensuração restrita: Moda, Qui-quadrado Por Postos Nominais Tipos de Dados e Níveis de Medição 30

Hidrelétrica Likert Concordo Totalmente Concordo Não Concordo Nem Discordo Discordo Discordo Totalmente Hidrelétrica De Importância Extremamente Importante Muito Importante Um Pouco Importante Não Muito Importante Sem Importância Hidrelétrica De Avaliação Excelente Muito Bom Bom Regular Ruim De Diferencial Semântico Adjetivos Extremos Exemplo: Fácil Difícil Escalas de Atitudes 31

Claras e compreensíveis Não devem causar desconforto Devem abordar um aspecto por vez Não devem induzir respostas A linguagem deve ser adequada ao respondente Dicas para elaboração das perguntas 32

Questões Fechadas – Dicotômicas – Múltipla Escolha Questões Abertas – Desestruturadas – Associação de Palavras Outros Tipos de Perguntas Questionário: Tipos de Perguntas 33

Questionário: Exemplos 34

Questionário: Exemplos 35

Questionário: Exemplos 36

Questionário: Exemplos 37 Estilos de aprendizagem c_frames.asp?url=http%3A%2F%2Fwww%2Eae ssuccess%2Eorg%2Fgetting%2Flearning%5Fqu iz%2Fquiz%2Ehtml&pagetype=Preparing- Learning+Styles+Quiz&sponsor=2859

Não deve ser muito longo Escala crescente de dificuldade O objetivo da pesquisa deve ser claro O questionário deve ter sua consistência testada Critérios de aglutinação para respostas semelhantes (questões abertas) A variável pode ser confirmada em outra pergunta (consistência e confiabilidade) Questionário: Cuidados 38

Tarefas: Leitura prévia (próximas aulas 17-24/out - Cap.9) Atividade (no Moodle): Resenha 2 e proposta de Questionário Resenha 3 ( escolher o texto e fazer leitura prévia para atividade na próxima aula 24/out) Próxima Aula 39

Bibliografía SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Hernández; LUCIO, Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. Tradução Fátima Conceição Murad, Melissa Kassner, Sheila Clara Dystyler, 3 ed. São Paulo: McGraw-Hill, MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da Investigação científica para ciências sociais aplicadas.São Paulo: Atlas, Referências 40