Texto de: Nair Yumiko Kobashi. Um pouco de história dos processos de representação da informação: 2º Milênio A.C. -> tábuas de argila protegidas por uma.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
Advertisements

O QUE É FICHAMENTO? É uma forma de investigação que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessário à compreensão de um texto.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Bases Legais e Concepção A perspectiva orientadora da educação de jovens e adultos (EJA), em grande parte implementada nos.
Modelagem de Dados Aula 1.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
Conclusão de Umberto Eco Mas por agora o que nos interessava ressaltar era como um indivíduo normal, posto diante de um problema tão espontâneo e natural.
AULA DO DIA 23 DE ABRIL DE 2013 MESTRADO EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS DISCIPLINA – METODOLOGIA DA PESQUISA PROFESSORAS – KÊNIA E MIRZA MÉTODO METODOLOGIA.
INDEXAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS VISUAIS E AUDIOVISUAIS Félix del Valle Gastaminza.
FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Fabiano Roxo P P esquisa Fundamentos da Científica Prof. Fabiano Roxo.
Princípios, Normas e Política de indexação
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
A Ciência e A Construção do Conhecimento Científico Anderson - Biologia.
Ciência da Informação em contexto Peter Ingwersen.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
Escreva aqui o título e o subtítulo do seu TCC Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Insira a data.
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves Disciplina: Metodologia da Pesquisa I NUTRIÇÃO/ INTEGRAL 1º semestre/2015.
INSPEÇÃO EM SERVIÇO III Pan-American Conference for Nondestructive Testing 05 de junho de 2003.
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
Visão Cognitiva e Informação Peter Ingwersen. Visão cognitiva da informação A visão cognitiva apresenta as seguintes características: 1. Trata computadores.
O discurso dissertativo de caráter científico
Comportamento Respondente
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
* FICHA TEMÁTICA: Após a determinação de um tema central, registram- se múltiplas conceituações identificadas nas obras de diferentes autores, na forma.
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
PRÁTICA SIMULADA II Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino Profª. Andréa Cleto.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 3 Metodologias de Auditoria Tema 4 – Realização de auditorias Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Projeto de Pesquisa em Psicologia Social – PPPS MÉTODOS DE COLETA DE DADOS na Pesquisa Qualitativa 06/06/2011 2o Bimestre.
L ITERATURA E ESTUDOS CULTURAIS Pontos para debate sobre a obra Teoria literária: uma introdução, de Jonathan Culler. Professor: Marcel Lúcio Matias Ribeiro.
Filosofia e Ciência Leitura e discussão do Texto “Introdução à filosofia da ciência” de Alex Rosemberg.
Retomando o conceito de texto Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I Professor: Marcel Matias.
Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
Fases da Pesquisa Científica  tema = assunto que se deseja estudar e pesquisar. Deve ser preciso, específico, e escolhido de acordo com o interesse, as.
Trabalhando com produção textual
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: Metodologias de Resumos e Indexação
ANÁLISE DO DISCURSO Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA Programa de Pós-Graduação em Administração.
SEMÂNTICA Amém.... COMO TUDO COMEÇOU: Manual do Candidato (UNICAMP – 1992) “Partimos do pressuposto de que uma competência voltada para um desempenho.
Tópicos de História da Física Clássica Aula Anterior  Características da Ciência Moderna:  Matematização da Natureza;  Mecanicismo (metáfora.
Informação documentária Profa. Giovana Deliberali Maimone.
Teoria Geral de Sistemas
METODOLOGIA DA PESQUISA COMO CONSTRUIR UMA BOA REVISÃO DE LITERATURA
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Fundamentos da Administração
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
Indexação automática de documentos utilizando técnicas de mineração de textos Proposta para trabalho de conclusão de curso Fabio Montefuscolo Rafael Câmara.
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
Diagramas de Sequência e Comunicação
SENSIBILIDADE AO CONTEXTO NA COMPUTAÇÃO UBÍQUA UTILIZANDO WEB SEMÂNTICA Luthiano Venecian, Luis A. M. Palazzo, Adenauer C. Yamin Universidade Católica.
A instrumentalidade no trabalho do assistente social
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Universidade e Pesquisa Importância da disciplina no 3º grau
Recuperação da Informação Peter Ingwersen.  Universidade de Copenhagen (Dinamarca)  Peter Ingwersen tornou-se professor de pesquisa em 2001 e Professor.
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
Leitura documentária Profa. Giovana Deliberali Maimone.
Oficina Reações Químicas
Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.
A Interculturalidade na Formação do Secretário Executivo
Análise Documentária e Representação da Informação
Transcrição da apresentação:

Texto de: Nair Yumiko Kobashi

Um pouco de história dos processos de representação da informação: 2º Milênio A.C. -> tábuas de argila protegidas por uma espécie de envelopes, sobre os quais se transcreviam informações que cumpriam função semelhante à dos resumos modernos. Desse modo, era possível conhecer o conteúdo das tábuas sem que fosse necessário quebrar o seu invólucro protetor. Biblioteca de Alexandria -> papiros eram condensados de modo a facilitar a pesquisa dos estudiosos da época. INTRODUÇÃO

Um pouco de história dos processos de representação da informação: Século XVII (1665) -> 1º periódico de resumos -> “Le Journal des Sçavans”, pela Academia Francesa de Ciências. Documentação se manifesta de modo sistemático apenas a partir da década de 1950, estimulada, em parte, pelos experimentos automáticos de indexação, elaboração de resumos e recuperação de informações. INTRODUÇÃO

Ênfase aos aspectos comunicacionais dos sistemas documentários e aos instrumentos que possam promover níveis crescentes de interação entre sistema e usuários, tais como os tesauros. Para os RESUMOS Em relação aos resumos, Edmundson (1969) afirma que os métodos de elaboração automática de resumos devem levar em conta as características sintáticas e semânticas da linguagem e do texto, já que as formas de tratamento baseadas em evidências estatísticas mostraram ser pouco eficientes para realizar adequadamente tais tarefas. LINGUÍSTICA / ANÁLISE DOCUMENTÁRIA

A Linguística contribuiria para resolver os problemas de representação dos itens documentários e das perguntas dos usuários ao sistema, por serem tais processos muito semelhantes àqueles presentes na tradução automática. Mais recentemente há maior interesse em trabalhar a interface Terminologia / Análise Documentária como um campo com possibilidades de imprimir rigor às práticas empíricas de construção de vocabulários para fins documentários. LINGUÍSTICA / ANÁLISE DOCUMENTÁRIA

Compreensão automática de textos? Contar palavras? A atração maior em relação à inteligência artificial recai sobre os módulos de geração de resumos, utilizados como mecanismos de validação da compreensão de textos de natureza diversa: textos jornalísticos, mensagens de telex, narrativas, etc. ANÁLISE DOCUMENTÁRIA / INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

TOPIC = é um sistema dotado de um módulo que condensa textos de aproximadamente 2000 a 4000 palavras (entre 10 e 12 laudas), em língua alemã. Sua característica mais notável é a de elaborar produtos, dentre os quais resumos, adaptados aos diferentes tipos de demandas. ANÁLISE DOCUMENTÁRIA / INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Proposta de Juan Barceló (1991) -> Base de Dados Inteligente Esse sistema é composto de: Um conjunto de conceitos; Uma representação “ativa” desses conceitos; Um conjunto de regras que gerencia a representação conceitual; Um conjunto de operadores lógicos que articulam a linguagem; Três tipos de meta-conhecimentos: a) conhecimentos sobre o problema; b) sobre a estrutura do sistema, e c) sobre a estratégia para resolver o problema. ANÁLISE DOCUMENTÁRIA / INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

As informações documentárias são realizadas por um conjunto de operações, esquematizáveis em três fases: Ler um texto; Selecionar, no mesmo, o conteúdo informacional; Representar, ou seja, dar forma às informações selecionadas, de modo a torná-las documentariamente manipuláveis. OBJETIVO: promover a circulação da informação. ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE INFORMAÇÕES DOCUMENTÁRIAS

No resumo, o texto base é desestruturado de modo a permitir que certos fragmentos, organizados sob a forma de um novo texto, reconstruam potencialmente o sentido original. O processo global da Análise Documentária defronta-se, com pelo menos dois objetos: 1.O texto, como sua unidade de análise; 2.A linguagem documentária, como instrumento comutador. ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE INFORMAÇÕES DOCUMENTÁRIAS

Na elaboração da informação documentária prevalece a ideia de algo que, apesar de ser formalmente diferente do original (portanto, representação), é equivalente a ele, do ponto de vista do conteúdo informacional. A informação documentária, portanto, é uma representação condensada, construída a partir de um objeto efetivamente presente – o documento. REPRESENTAÇÃO DOCUMENTÁRIA

Conceitos de Linguagem Documentária e Linguagem Natural e suas diferenças. As linguagens documentárias são mais adequadas na tarefa específica de tratar e recuperar informação. SIGNIFICAÇÃO NOS PROCESSOS DOCUMENTÁRIOS

Conjunto de procedimentos de análise e interpretação de texto de natureza diversa (artigos de jornais, obras literárias, testemunhos, etc.) baseados na descrição e quantificação de palavras, temas ou frases desses textos. ANÁLISE DE CONTEÚDO

Discurso deve ser abordado em sua dimensão social. A Análise do discurso admite que tentativas de incorporar procedimentos à AD não foram bem sucedidas pois: Os dois níveis de análise (interno e externo) não são aplicáveis aos objetivos da Análise Documentária. A noção de informação relevante de um texto varia de acordo com os objetivos que persegue. ANÁLISE DO DISCURSO

A especificidade da Análise Documentária requer a elaboração de modelos próprios, articulados por recortes teóricos, operados em múltiplos domínios. Assim, os módulos de geração de resumos, desenvolvidos pela IA, para suas finalidades específicas, embora importantes, são apenas referências teóricas e metodológicas para a elaboração das condensações documentárias. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

AD opera com textos, portanto, com linguagem. Os textos são submetidos a um conjunto de operações que visam transformá-los em produtos documentários. AD propõe-se a elaborar diversas modalidades de informações, quer sob a forma de novos textos (resumos) ou de representações padronizadas, medidas por códigos de conversão, ditos vocabulários controlados. CONSIDERAÇÕES FINAIS