Gerenciamento de Projetos Prioritários acompanhados pelo software Microsoft Project Tania Faerman Julho/2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A L I M E N T Ç Ã O Criar/Modificar Calendário
Advertisements

UENP - FALM Análise e Projeto de Sistemas III
MICROSOFT PROJECT Elaboração do Gráfico de Gantt
GESTÃO DE PROJETOS Aula 7 1.
Gerenciamento de projetos com o Project 2013 Gerenciamento do tempo
INTRODUÇÃO AO MS PROJECT
Projeto: Capacitação em GP
INTRODUÇÃO AO MS PROJECT
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Gestão Aplicada a TIC AULA 04 Prof. Fábio Diniz.
SIAFI SISTEMA INTEGRADO DE ADMINSTRAÇÃO FINANCEIRA - SIAFI
Análise e Projeto de Sistemas UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA Ciência da Computação 2010/1.
Gerenciamento de Custos do Projeto
Gerenciamento de Custos
Integração.
Diretrizes para gerenciamento do cronograma do projeto
COMPONENTES: BRENO HEBER MARCO POLO FERNANDO CASQUEIRO FELIPE MAURICIO BARBALHO DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO E GERENCIAMENTO DE OBRAS TEMA: SUPRIMENTOS:CONTRATAÇÃO.
FUNÇÃO CONTROLE É a função que compara as ações planejadas com os resultados obtidos. A partir dessa análise é possível dar início a eventuais correções.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS (GP) ①CONTEXTO DE PROJETOS DIFERENÇAS ROTINAS / PROJETOS Fonte: MOURA, BARBOSA, 2010 APLICAÇÕES EM PROJETOS Projeto arquitetônico.
Guia de referência para utilização do autorizador.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
Práticas de Manutenção II Curso Técnico de Eletromecânica Prof. Paulo A Baltazar Ramos, IFB Planejamento da Manutenção.
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE PLANEJAMENTO Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação.
Eduardo Montes, PMP Curso Hands-on de Gestão de Projetos Fundamentos de Gestão de projetos.
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA QUALIDADE Alex Sandro Benetti Dias Fatec PROJETOS PROJETOS.
INDICADORES SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO DE PESSOAS E POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS Departamento de Desenvolvimento Pessoal e Capacitação Funcional 05/08/2010.
Gerência de Projetos. Benefícios Obtidos com GP Benchmark de problemas mais comuns em projetos.
Elaboração de Projetos Aula 02 Prof. : Raimundo Teodoro
A Experiência mais recente do BNB PROCESSOS DE NEGÓCIOS Mapeamento e Automatização Dezembro/2011.
Guia de Referência para Fornecedores Visão Fornecedor.
Plano de Ensino, Recados Importantes & Exercícios Curso Hands-on de Gestão de Projetos Eduardo Montes, PMP.
SE VIRA NOS 30’. SE VIRA NOS 15’ PROCEDIMENTO DE COMPRAS VISÃOGEO.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
Glossário Autor: Skyup Informática. Atividade - Glossário A atividade glossário permite que o administrador crie páginas de definições, um dicionário.
Conhecendo o Tutorial support.ebsco.com. EBSCOhost é uma poderosa ferramenta de referência online que oferece uma variedade de bases de dados de texto.
DEMONSTRATIVOS PROJETADOS
Relatório Mensal de Garantia da Qualidade [Mês de aaaa]
Project Charter Documento que reconhece formalmente a necessidade de um projeto e suas premissas. Conteúdo do Project Charter de modo geral: 1. Objetivo/escopo.
CONCEITOS BÁSICOS E INSTITUCIONALIZAÇÃO
1. Gerência da Integração do Projeto. 1. Gerência da integração do Projeto Possui 6 processos: IniciaçãoPlanejamento Gerenciamento da integração do Projeto.
INE5408 Estruturas de Dados Introdução a Árvores - Conceitos - Árvores Binárias - Métodos e algoritmos de percurso - Métodos e algoritmos de balanceamento.
Dever de licitar : Licitar é a regra. A Contratação direta é a exceção (art. 2º Lei 8.666/93 e art. 37, XXI CF/88).
Método dos Elos – adequação de layout de processos
3 Gerenciamento do Escopo Capítulo 3 Professores: Marcos Eduardo da Silva Santos Maria Wilda Fernandes Felipe.
Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 2 e 3.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
Profa. Bruna Panzarini Aula Planejamento de Projetos Professora Bruna Panzarini.
Retaguarda – Entrega Parcial. Objetivo: Realizar a Venda de um determinado produto; Baixar a quantidade vendida do Estoque; Cadastrar a Data de Entrega;
ESCRITÓRIO DE TI SEFAZ - GETEC Vitória - ES, Março de 2016.
COMO CALCULAR ALUNO- EQUIVALENTE? Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal Coordenação-Geral de Planejamento.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
FAAG virtual Faculdade Anita Garibaldi Disciplina: Gestão de ProjetosEdição:2008/02 Prof. Sergio Dias Ribeiro GESTÃO DE PROJETOS.
Pós-Graduação em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas Centro Universitário Estácio do Ceará.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
Orçamento Empresarial Aula 04. Relação com outras áreas Periodicidade Plano de projetos Aquisição de uma máquina, construção de fábrica contrato de fornecimento.
Diagramas de Sequência e Comunicação
Gerenciamento Financeiro de seu Acordo Cooperativo Pretoria, África do Sul 30 de novembro – 3 de dezembro de 2009.
R EENGENHARIA E M ODOS DE P RODUÇÃO. Taylorismo O que é: Também conhecido como Administração Científica, o Taylorismo é um sistema de organização industrial.
EDITOR DE PLANILHAS MICROSOFT EXCEL 2010
PLANO DE TRABALHO EM PERÍCIA CONTÁBIL
Prof. Glauco Carvalho UNIDADE III Como Decidir?. 1. Identificação da situação; 2. Diagnóstico da situação; 3. Desenvolvimento de alternativas; 4. Avaliação.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Ana Virginia R. Veríssimo Processo Administrativo Planejamento.
Gerenciamento das comunicações do projeto Gestão de Projetos Acadêmicos: Felipe Schafaschek, Marcos Vieira, Victor Chiesse.
NOVIDADES. -enviado pelo SISRH, por , -a todos os servidores com início de fruição de férias no mês subsequente AVISO DE FÉRIAS MARCAÇÃO.
Elaboração do Planejamento Estratégico da PGBC.  “Não se gerencia o que não se mede”  Falta de formalização das prioridades estratégicas da unidade.
2nd CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management. TECSI/FEA/USP June, 2005 USP/São Paulo/SP 2º CONTECSI Congresso.
Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
INTRODUÇÃO AO MS PROJECT
Transcrição da apresentação:

Gerenciamento de Projetos Prioritários acompanhados pelo software Microsoft Project Tania Faerman Julho/2010

O que é PROJETO? Temporário Objetivo bem definido Conduzido por pessoas em todos os níveis da Organização Gera produto, serviço ou resultado único

Exemplos Construção de um edifício Mudança de estrutura de uma organização Desenvolvimento de um novo produto ou serviço Casamento

Restrições de um projeto Qualidade Custo Tempo Escopo

O que é Gerenciamento de Projetos? Ramo da Administração que trata do planejamento, execução e controle de projetos.

Objetivos Acompanhar a execução do projeto planejado Municiar de informações o Gerente de Projetos Permitir a tomada de medidas de contingência se necessárias Garantir que o projeto esteja sempre alinhado com os objetivos finais

Premissas Definição clara do Escopo Definição dos produtos a serem entregues Definição do cronograma Estimar as atividades necessárias à entrega de cada produto Estimar os prazos e custos envolvidos Realizar medições periódicas e consistentes durante a execução do projeto

Acompanhamento de projetos através do Microsoft Office Enterprise Project Management (EPM)

Utilização do Software nas fases de um projeto ◦ Iniciação ◦ Planejamento ◦ Execução ◦ Controle ◦ Finalização Project

Gerenciamento de Projetos Project Abrangência do Software

Definição do Escopo Configuração Inicial do Project Definição das Atividades Sequenciamento das Atividades Detalhamento do Escopo Duração das Atividades Determinação do Tipo de atividade Planejamento dos Recursos Estimativas dos custos Montagem da Equipe Alocação dos Recursos Orçamento do Projeto Cronograma do Projeto

Barra de Menu Barras de ferramentas Barras de modos de exibição Planilha das tarefas Gráficos Iniciando um Projeto

. Após a criação do projeto, já podem ser registradas algumas informações importantes do projetos, tais como: - Data de início e término - Data da medição realizada - Calendário do projeto

. Os produtos são definidos na fase de definição do projeto (Premissas).Para o MS-Project, os produtos devem ser informados como tarefas a serem executadas.

.Para execução de cada produto devem ser especificadas as atividades necessárias para a sua entrega..Como as atividades vão estar relacionadas a um produto gerado, não há perigo de serem criadas atividades não relacionadas ao trabalho..Não deve haver preocupação com os recursos nem com o tempo necessário à execução de cada atividade..O registro das atividades é feito através da inserção de linhas logo abaixo de cada produto.

. Para cada atividade deve ser informado o tempo necessário para a conclusão..A duração deverá sempre levar em conta o tempo diário de trabalho informado nas configurações iniciais..Verificar se os tipos de atividades estão padronizados como “duração fixa”.Não informar duração para o resumo das tarefas..Registrar todos os fatores considerados no cálculo do esforço da atividade, tais como: quantidade de recursos, nível técnico dos recursos, calendário, etc..Duração da atividade é diferente do número de dias, com relação ao calendário atualmente em uso, necessário a sua execução.

.As atividades normalmente têm uma ordem para serem executadas..Existem três tipos de seqüenciamento: O exigido devido à ordem natural da execução (mandatárias). O escolhido devido às experiências passadas (discretas). Forçado devido a dependências externas

O project aceita quatro tipos de dependências: ◦ Término-Início: A anterior tem que terminar para a posterior iniciar. ◦ Início-Início: A anterior tem que iniciar para a posterior iniciar. ◦ Término-Término: A anterior tem que terminar para a posterior terminar. ◦ Início-Término: A anterior tem que iniciar para a posterior terminar. Para informar o seqüenciamento das atividades, pode ser utizada a coluna “Predecessora” ou a guia “predecessoras”.

No planejamento de uma atividade podem surgir necessidades de retardos ou adiantamentos no tocante à execução. Por exemplo: ◦ Retardos:  Tempo de espera da cura de uma laje; ◦ Adiantamentos  Antecipação da execução na tentativa de diminuir o tempo total do projeto. No MS-Project utiliza-se o recurso de “Latência” presente na guia “Predecessores”. Os retardos/adiantamentos poderão ser informados em %.

Com o fornecimento das durações, restrições e predecessões, automaticamente, o Project constrói o cronograma do projeto.

Durante o planejamento, pode ser necessário agendar a entrega de alguns produtos em datas específicas, ou determinar o fim de uma etapa e início de outras. Estas atividades são caracterizadas pela não utilização de tempo para execução. No gerenciamento de projetos atribui-se a essas atividades os nomes de Marcos e Metas. No Project estas atividades são geradas colocando-se a sua duração como 0 (zero).

Para execução das atividades é preciso proceder a uma avaliação dos recursos necessários, sejam eles materiais, humanos ou financeiros. Existe uma relação direta entre o esforço informado para execução da atividade e os recursos necessários a sua execução. A alteração de um implica obrigatoriamente na alteração do outro. Antes de serem informados os recursos de cada tarefa, tem que ser feito um registro na “Planilha de Recursos”.

Os recursos no MS-Project podem ser de dois tipos: ◦ Recursos de Trabalho  Se referem a todos os recursos que tem como base o tempo como fator de custo, tais como mão de obra e aluguel de equipamentos. ◦ Recursos de materiais  Não utilizam hora extra e grupo de trabalho, não se pode especificar disponibilidade, não podem ser nivelados, não utilizam calendários. Para se registrar os recursos necessários à execução de um projeto, deve-se mudar o modo de visão para “Planilha de Recursos”.

A cada atividade deve ser associado um ou mais recursos. Da primeira vez que forem informados os recursos de uma atividade, o Project calcula o trabalho necessário a sua execução. O trabalho corresponde a quantas horas serão necessárias para a execução da tarefa. A todo recurso teremos custos envolvidos.

Quando do fornecimento dos recursos nas atividades o Project controlará automaticamente quais recursos estão trabalhando mais horas que a disponível (8 horas). O Project apresentará de vermelho, na visão “planilha de recursos”, quais recursos estão super- alocados.

Pode-se visualizar em qual atividade e em qual dia está ocorrendo super-alocação do recurso através da visão “Uso dos Recursos”. Para resolver este problema de super-alocação, deve ser feita a troca do recurso, ou alterar as horas de trabalho nas atividades. Cuidado deverá ser feito para não se alterar o trabalho da atividade.

Sugestões de acompanhamento do projeto  Reuniões mensais para nivelamento da equipe do projeto com a direção, para verificação: Andamento do cronograma Necessidade de mudanças (Marcos, metas, recursos) Problemas na execução das atividades

Obrigada!