OBJETIVO: DEFINIR CLARAMENTE O PROJETO A SER DESENVOLVIDO Planejamento Estratégico do produto DATA DE DE ENTREGA: 11/04/2016 1.CLIENTE Dados do mercado.

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Transcrição da apresentação:

OBJETIVO: DEFINIR CLARAMENTE O PROJETO A SER DESENVOLVIDO Planejamento Estratégico do produto DATA DE DE ENTREGA: 11/04/ CLIENTE Dados do mercado (Informações direta, indiretas e outras) Dados do cliente foco do projeto 2.CONCORRENTES Dados dos produtos concorrentes diretos e similares no mercado 3.TECNOLOGIAS Dados e tecnologias existentes (oportunidades) (Busca da base de patentes – INPI) 4.LEGISLAÇÃOQuais são as legislações envolvidas, normas, regulações. 5. FORNECEDORES Potenciais fornecedores. Qual a contribuição deles.

1.CLIENTES X CONCORRENTES Por que os produtos concorrentes não atendem? 3. LEGISLAÇÃO 5. ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA PRELIMINAR Quais são as restrições e oportunidades b. APRESENTAÇÃO DEVE BUSCAR RESPONDER 2.CLIENTES X TECNOLOGIAS Quais oportunidades tecnológicas existem? 4. OUTRAS JUSTIFICATIVAS/ IMPACTOS Ambiental, social, econômica ? Inferir com dados Custo do meta do produto, viabiliade econômica do projeto. 6. NEGÓCIO : Utilizar o CANVAS

Recomenda-se  utilizar os métodos e técnicas passadas em sala.  Buscar fazer inferir com base em dados qualitativos e quantitativos  Referenciar as fontes de dados utilizadas.

primeiro-modelo-de-negocios-canvas.html

Parceiros estratégicos Quem são nossos parceiros chaves? Quem são nossos fornecedores chaves Que recursos-chave obtemos dos parceiros? Que atividades-chave os parceiros realizam? MOTIVAÇÃO PARA AS PARCERIAS Otimização e economia Redução de riscos e incertezas Acesso a determinado recursos e atividades Que atividades chave nossas propostas de valor requerem ? Nossos Canais de distribuição As relações com os clientes ? Os fluxos de receitas? CATEGORIAS Produção Solução de problemas Plataforma/rede Que recursos-chave nossas proposta de valor requerem? Nossos canais de distribuição? As relações com os clientes? Os fluxos de receitas? TIPOS DE RECURSOS Físicos Intelectuais (Marca, patentes, direitos..). Humanos Financeiros Que valor entregamos ao cliente? Qual problema do cliente ajudamos a resolver ?  Que pacotes de produtos e serviços estamos oferecendo a cada segmento de clientes?  Que necessidades de o cliente satisfazemos? CARACTERÍSTICAS Novidade Desempenho Customização Fazer acontecer Design Marca/Status Preço Redução de custos Redução do risco Acessibilidade Conveniência/facilidade de uso Que tipo de relação cada um de nossos segmentos de clientes espera que estabeleçamos e mantenhamos com eles? Quais delas já esta estabelecemos? Como se integram ao restante do modelo de negócio? Quando nos oneram? EXEMPLOS: assistência personalizada, autoserviço Por meio de quais canais queremos chegar aos segmentos dos clientes? Como estamos chegando a eles? Nossos canais estão integrados Quais funcionam melhor? Quais são os mais eficientes em termos de custos? PENSAR NO QUE O CANAL DEVE CUMPRIR Por que estamos criando valor? Quem são os clientes mais importantes? CATEGORIAS mercado de massa mercado nicho segmentado diversidficado multiplataforma. ESTRUTURA DE CUSTOS Quais são os custos mais importantes inerentes ao modelo de negócio? Quais são os recursos chaves mais caros? Quais são as atividades-chave mais caras? TIPOS DE CUSTOS Fixos (salários, aluguéis, serviços públicos). Variáveis Economia de escala Economia de escopo Que valor nossos clientes estão realmente dispostos a pagar? Quanto pagam hoje? Como pagam? Como preferiam pagar? Em que medida cada fonte de receita contribui para o total? TIPOS DE RECEITAS Venda de ativos, tarifa e uso Taxa de assinatura Aluguel, leasing, empréstimo, leasing, publicade volume PREÇOS DINÂMICOS Negociação, barganha Gerenciamento de receitas Em tempo real