Garantias na compra de veículos usados na EU Maria João Escudeiro IV Jornadas de Direito do Consumo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise do Acórdão do Tribunal da Relação do Porto, de 4 de Fevereiro de 2010.
Advertisements

Campanha de sensibilização da UE sobre os Direitos dos Consumidores.
Oficina 1 – Conformidade das mercadorias
20 de Setembro de Relevância Importância do conceito de consumidor na definição do âmbito de aplicação das normas Matérias que gravitam em torno.
Churchill&Peter © Editora Saraiva Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter Capítulo 14 Administrando os Canais de Distribuição Marketing.
Exercício 4.3 A Eletronic Som Representações Ltda dedica-se à representação de uma grande indústria de televisores , videocassetes e aparelhos de som,
Direito e Legislação Empresarial Marcelo Toledo e Leopoldo Rocha Aula 1.
Trabalho de Administração de Recursos Materiais & Patrimoniais II Custos de Estoque, LEC & LEF Prof.ª Dr.ª Patrícia Tavares.
Aula Teórica nº 7 Sumário: 4. Consumo Privado, Poupança das Famílias e Investimento 4.1. Consumo privado, poupança das famílias e riqueza Bibliografia:
2 A relevância da atuação do Leiloeiro Oficial em nossa sociedade.
1 Audiência Pública ISS Câmara dos Deputados Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. 03 de Dezembro 2013.
LEGISLAÇÃO E CONFLITO ECTS: 5 Horas de contacto: 15 T + 30 TP + 5 OT Horas de trabalho total: 135.
O sistema cambial COMEX. NOÇÃO DE CÂMBIO  Câmbio é compra ou venda de moedas estrangeiras ou de papéis que as representem.  No Brasil, em decorrência.
Ponto 3 O CONTRATO DE SOCIEDADE DIREITO COMERCIAL III - DIREITO SOCIETÁRIO I - PRIMEIRO SEMESTRE
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 14.
Análise do Mercado – Oferta e Demanda AULA 4 PROF. ANTONIO ELDER Rio de Janeiro, 13 de Maio de 2011 AULA 3.
O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), no ambiente de trabalho Orlandino dos Santos Técnico em Segurança no Trabalho.
SE VIRA NOS 30’. SE VIRA NOS 15’ PROCEDIMENTO DE COMPRAS VISÃOGEO.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
Audiência Pública - CDEIC Tíquete-Alimentação -20/06/2013.
CIÊNCIA POLÍTICA e DIREITO CONSTITUCIONAL 1º ANO AP IPLEIRIA.
 Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas idéias de negócios é que ela devam ser únicas.  O fato de uma idéia ser ou não única não importa.
E-fatura Decreto lei 197/212 de 24 de Agosto Alterações ao Código do IVA e-fatura Decreto lei 197/212 de 24 de Agosto Alterações ao Código do IVA Gestimposto,
QUESTIONÁRIO.
Aula Teórica nº 2 Sumário: 2. Medição da Actividade Económica e das Variáveis Económicas 2.1. Medição do produto e do desemprego Medição do produto.
Legislação e Conflito Mauro Sousa nº Tiago Fialho nº Docente: Maria João Escudeiro.
A Campanha Apae Noel consiste no sorteio nacional de 05 prêmios logo após o período natalino, pela extração da Loteria Federal, ao custo de R$ 5,00 cada.
“Atuação Dos Segmentos De Cartões De Débito No País, Com Foco Na Metodologia De Cobrança Dos Serviços Prestados”. Comissão de Desenvolvimento Econômico,
Contabilidade introdutória Descrição das principais contas contábeis.
A Campanha Apae Noel consiste no sorteio nacional de 05 prêmios logo após o período natalino, pela extração da Loteria Federal, ao custo de R$ 5,00 cada.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Apresentar os conceitos de oferta, demanda, processo de formação de preços e a noção de equilíbrio.  Compreender.
INSPEÇÃO EM SERVIÇO III Pan-American Conference for Nondestructive Testing 05 de junho de 2003.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
Gestão Estratégica de Custos
DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO II. Jornada de Trabalho No princípio das regulamentações sobre jornada de trabalho, havia fixação de jornada de 10 horas.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO - LAI Lei nº /2011 Decreto Estadual nº /2013 PAULO MARCONDES CALDAS LOPES ASSESSOR TÉCNICO - CGE 2/6/2016.
ATIVO IMOBILIZADO De acordo com a Lei 6.404/76 na Seção III do artigo 179 inciso IV, este encontra-se no Balanço Patrimonial, Grupo de Contas do Ativo,
DIREITO EMPRESARIAL AULA 4
Transformando o Discurso em Prática: O Papel dos Bancos de Desenvolvimento na Efetividade da Agenda Ambiental Gabriel Rangel Visconti Superintendente da.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 16.
Operação de Transporte Orientador: Tiago Campos da Silva Alunos:Éder Denésio Corrêa Fabio Pessi Johrel dos Santos Rodrigo de Oliveira.
O PROBLEMA DA ESCASSEZ Necessidades humanas X Recursos produtivos
Além do livro de reclamações, o consumidor dos sectores regulados pela ARE (Água, Electricidade, Combustíveis, Transportes Colectivos Urbanos e Transportes.
Art. 3º - A Agência de Propaganda é pessoa jurídica e especializada na arte e técnica publicitária, que, através de especialistas, estuda, concebe, executa.
1 Margem Alunos curso Técnico de Enfermagem Nilviane; Ana Jéssic; Fernanda; Jéssica; Raquel; Maria de Lourdes; Natália. A importância F iltro do S olar.
Cláusulas de Raio em Shopping Centers Luiz A. Esteves (Economista-Chefe do CADE) 20 de outubro de 2015.
Profa. Helane Cabral DIREITO I E INSTITUIÇÕES DE DIREITO RAMOS DO DIREITO.
Trabalho de Geografia sobre o MERCOSUL Alunas: Gabriela Samara Lozekam Luciana Rosset 1 Imagem 1. Disponível em:. Acesso em: 06/03/2016.
Contratos de Colaboração Contratos de colaboração empresarial relacionados ao escoamento de mercadorias são aqueles em que um dos contratantes ( empresário.
Churchill&Peter © Editora Saraiva Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter Capítulo 14 Administrando os Canais de Distribuição Marketing.
PROTESTE - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DEFESA DO CONSUMIDOR São Paulo, Abril /2013.
Unidade III – Regime Geral de Previdência Social – Características e sujeitos. 2.Beneficiários (cont.). 4.Dependentes 5.Qualidade de segurado – instituição,
Seminar on Transfer Pricing Application Availability of Information Portugal Presentation by Luís Pedro Ramos (Tax Inspection on Large Companies Department)
SOCIEDADES EMPRESÁRIAS Atos constitutivos: a sociedade empresária adquire personalidade jurídica com o arquivamento dos atos constitutivos na Junta Comercial.
As empresas têm que estar conscientes que o desenvolvimento económico já não se pode fazer como no passado, à custa da degradação do capital natural.
CONTABILIDADE GERENCIAL “CUSTO DA QUALIDADE” EDSON SAMPAIO FABIANA IVONETE BISPO MARCELO PORTO NOELSON Professora:LEONICE OLIVEIRA.
GEOGRAFIA Professor: Wilson Forti Maria Clara Samapaio Nº 14 8ºB Pedro Henrique Ambrósio Nº 18 8ºB Rafaella Montebello Nº 19 8ºB.
Canais de Distribuição
Despesas a Pagar e Receitas a Receber Noções de Contababilidade Prof
Arquivos e Métodos de Acesso SEMTAS – IDECAM – 2015 Prof. Jefferson Ferreira Natal/2015.
PIB. .. O PIB (Produto Interno Bruto) é uma das mais importantes estatísticas de um país, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção,
Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre1 Curso: Administração da Produção I Professor: Robson Silva Aula nº 13 – 17/11/ Inventário.
Economia 2009 Prof. Fabiana. Conceito Origem – grego. Economia, ciência social que estuda os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo.
Considerações sobre Variação de Escala Prof. Arnaldo Márcio Ramalho Prata.
E mpresa J únior Prof. Me. Fábio Fernandes. O que é isso? O Empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno.
UNIDADE 1- Seção 1 Palavras-chave: Conflito de interesses; relação processual; litisconsórcio. COMPETÊNCIA GERAL: Conhecer os institutos fundamentais da.
PAS-AUTO.  Marcos Junior  João Barbosa  Breno Zanon  Paulo  Patrick Fagundes  Hugo Silva  Jose Carlos Integrantes:
DIREITO DO CONSUMIDOR PRIMEIRA PARTE: RAÍZES E PRINCÍPIOS DA DEFESA DO CONSUMIDOR.
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
Programa de Participação nos Resultados
Transcrição da apresentação:

Garantias na compra de veículos usados na EU Maria João Escudeiro IV Jornadas de Direito do Consumo

O que é um consumidor?  A lei define consumidor como “aquele a quem sejam fornecidos bens, prestados serviços ou transmitidos quaisquer direitos, destinados a uso não profissional, por pessoa que exerça com carácter profissional uma actividade económica que vise a obtenção de benefícios”.

IV Jornadas de Direito do Consumo A que relações não se aplica a Lei do Consumidor?  Fora do âmbito de aplicação do diploma ficam todas as relações que não sejam de consumo. É o caso dos seguintes contratos: a)O contrato de compra e venda firmado entre vendedor profissional e comprador profissional; b) O contrato de compra e venda concluído entre vendedor não profissional e comprador profissional; c) O contrato de compra e venda celebrado entre vendedor não profissional e comprador não profissional.

IV Jornadas de Direito do Consumo Pergunta-se? Se adquirir um veículo a alguém que não é comerciante, estou abrangido pela lei do consumidor?

IV Jornadas de Direito do Consumo Atenção: Tenha em atenção que a legislação de proteção dos consumidores não é aplicável a vendas efectuadas por particulares, pelo que deve ter extremo cuidado quando compra um automóvel a um particular.

IV Jornadas de Direito do Consumo Que relações de consumo ficam fora do âmbito do Direito do Consumo? Ficam fora do âmbito os contratos de mera reparação, conservação ou manutenção de bens que o consumidor já possui.

IV Jornadas de Direito do Consumo O que preciso de saber antes de comprar um carro no estrangeiro?  As regras e as garantias variam consoante: quiser comprar um carro novo ou um carro usado, o vendedor for um particular ou um profissional, o vendedor estiver ou não estabelecido num país da UE. Estará mais protegido se comprar um carro novo a um vendedor profissional estabelecido na UE. Garantias

IV Jornadas de Direito do Consumo Garantia na compra de um veículo na EU?  Se comprar um carro novo a um vendedor profissional, terá uma garantia legal de dois anos.  O período da garantia pode ser limitado a um ano se se tratar de um carro usado. Se nada ficar definido pelas partes, a garantia é de dois anos. A garantia cobre defeitos de fabrico ou pelos quais o vendedor seja responsável.  Para além da garantia legal, poderá ter também uma garantia comercial. Garantias

IV Jornadas de Direito do Consumo Quais são os direitos dos cidadãos se comprarem um carro em segunda mão a um concessionário de outro país da UE e surgir um problema?  Nos termos da legislação da UE, a qualidade e o funcionamento dos bens têm de ser satisfatórios. Isso dependerá da natureza dos bens e das informações dadas pelo vendedor, o fabricante ou o seu representante acerca do produto.  Se o carro tiver um problema grave do qual não tinha conhecimento quando o comprou, pode ter direito a alguma forma de compensação. Nesse caso, contacte primeiro o vendedor para confirmar se ele aceita que leve o carro a uma oficina da sua área de residência para ser reparado. Garantias

IV Jornadas de Direito do Consumo Prazos de contagem da garantias?  O prazo conta-se a partir da data de entrega do bem. Garantias

IV Jornadas de Direito do Consumo Necessidade de reparação do bem. Problemas, consequências?  O prazo de garantia suspende-se durante a reparação.  As peças que forem colocadas de novo no veículo terão uma nova garantia de dois anos. Importante: Guardar os documentos onde se encontram descritas quais as peças que foram substituídas.  Em caso de conflito com um vendedor que se encontra em outro Estado da EU, pode recorrer-se ao Centro Europeu do Consumidor. Garantias

IV Jornadas de Direito do Consumo Fim Obrigado! Boas Jornadas!