Inteligências Múltiplas Fundamentos Pedagógicos e Gestão de Pessoas Mariana Wagner 2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Advertisements

Teoria das Inteligências Múltiplas
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Inteligências Múltiplas
Inteligências Múltiplas
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Lev S. Vygotsky Desenvolvimento humano numa perspectiva sócio-histórica.
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
Inteligências Múltiplas Objetivo do Curso Despertar nos alunos a capacidade de identificar seus talentos e habilidades, através do conhecimento dos Sete.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Bases Legais e Concepção A perspectiva orientadora da educação de jovens e adultos (EJA), em grande parte implementada nos.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
O ser humano natureza ou cultura?
Tecnologias para Wireles LAN (IEEE ) Aula Computação Úbiqua Prof. Me. Diovani MIlhorim.
RHAYANE BORGES SILVA 4º ANO ADMINISTRAÇÃO Mensuração e Escala Parte II.
MOTIVANDO PARA VENCER MOTIVAÇÃO São os Motivos – de Ordem Lógica – Que Nos Levam Por Um Caminho e Não Por Outro; ou Seja, São os Motivos Que Nos Levam.
COMO PREPARA-SE PARA SER UM PROFESSOR INCLUSIVO Profª. Yara Antoniette.
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
Projeto de pesquisa : A abordagem cultural da educação física na educação infantil Elina Elias de Macedo.
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
O PRAZER EM ATENDER AO CLIENTE
I METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO OBJETIVOS INTRODUÇÃO RESULTADOS OBTIDOS Estimular os alunos a terem mais interesse em matemática, onde possam reconhecer.
ÉTICA E MORAL
Desenvolvimento e Aprendizagem Lorena Queiroz Merizio Costa.
A mente, conjunto integrado de processos cognitivos, emocionais e conativos “Posso fechar os meus olhos e, numa fracção de segundos, pensar em estrelas.
Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado de trabalho Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado.
VIRGINIA SATIR O Terapeuta deve especular sobre a relação do casal. Esta é a 1ª coisa que o terapeuta deve verificar, pois para ela a terapia de família.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Linguagem, língua e variação linguística.
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
Preparando o profissional para o mercado de trabalho
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Fundamentos do Comportamento Organizacional I AULA : capítulo 10: Liderança e confiança LIDERANÇA E CONFIANÇA CAPÍTULO 10.
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
CICLO BÁSICO GEOMETRIA OBJETIVOS Espera-se que o aluno:
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
Por que Aprender? Prof. José Anizio Marim PUC-Campinas.
Curso de Especialização: A Gestão do Cuidado Para uma Escola que Protege Módulo III.
Lingüística Aplicada ao ensino de língua portuguesa Primeira Aula – Valesca Brasi lrala
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
Teoria Geral de Sistemas
Instituto de Ciências da Saúde Curso de Graduação em Enfermagem TEORIAS DE ENFERMAGEM PROF DAVI.
Foram descobertos por Rizzolatti e colaboradores, na área pré-motora de macacos. Alguns neurônios da área F5, localizada no lobo frontal, era ativado quando.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Múltiplas Inteligências Comenius “My Future Is up To me”
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA
Mídias Sociais Aula 04 Mecanismo de Busca Operadores Prof. Dalton Martins Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
PSICOLOGIA GERAL Professora: Luciana Campos Aula 8 –
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
MODELOS PEDAGÓGICOS … mais que pedagógicos... As avaliações que fazemos, metodologias e recursos pedagógicos que utilizamos não são alheias a nossa abordagem.
MÚSICAS DO MUNDO Magda Dourado Pucci Berenice de Almeida Vivemos um momento especial da história da Educação Musical Brasileira merecedor de um “abre-te.
Softwares Educacional.  Os software podem ser considerados programas educacionais a parti do momento em que sejam projetados por meio de uma metodologia.
PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS A Sociologia como forma de consciência.
GESTÃO DE EQUIPAS Marta Sampaio
Oficina Reações Químicas
Cultura Organizacional X Clima Organizacional Prof.ª Kelly Magalhães.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
A G ESTALT Karine Dutra Mesquita Nalini Psicóloga / Psicopedagoga.
Tecnociência e suas implicações para a educação
ADAPTAÇÃO CURRICULAR.
Transcrição da apresentação:

Inteligências Múltiplas Fundamentos Pedagógicos e Gestão de Pessoas Mariana Wagner 2008

Inteligência é a faculdade de pensar, conceber, compreender; capacidade de resolução de novos problemas e de adaptação a novas situações; capacidade de raciocínio; compreensão fácil, nítida, apreensão, percepção; pessoa de grande capacidade intelectual; quociente de inteligência - (Q.I.). O Que é Inteligência?

Na visão tradicional a inteligência é conceituada como a capacidade de responder a testes de inteligência, o Q.I. Alguns testes realizados demonstram que a "faculdade geral da inteligência" não muda muito com a idade ou com treinamento ou experiência. A inteligência é um atributo ou uma faculdade inata do ser humano.

O Que é Inteligência? Gardner procurou ampliar este conceito. A inteligência para ele, é a capacidade de solucionar problemas ou elaborar produtos que são importantes em um determinado ambiente ou comunidade cultural. A capacidade de resolver problemas permite às pessoas abordar situações, atingir objetivos e localizar caminhos adequados a esse objetivo.

Testes de Inteligência O primeiro teste de inteligência foi desenvolvido no início do século XX pelo psicólogo Francês Alfred Binet. Testes de inteligência foram espalhados pelo mundo, assim como o conceito de inteligência enquanto algo mensurável.

Testes de Inteligência Gardner acreditava que os testes de inteligência deveriam ser abandonados assim como suas correlações ou que pelo menos, ao serem usados, eles fossem analisados em conjunto com outras fontes de informação. Para Gardner o importante seria observar as fontes de informações mais naturalistas a respeito de como as pessoas desenvolvem capacidades importantes para seu modo de vida.

O Propósito da Escola Segundo Gardner A escola deve se preocupar em desenvolver essas múltiplas inteligências que os alunos trazem para a sala de aula. Isto se daria através da utilização de técnicas de ensino baseadas na teoria de IM. A escola deve ser centrada no indivíduo, voltada para um entendimento e desenvolvimento do perfil cognitivo do aluno.

O Propósito da Escola Segundo Gardner Entender que nem todas as pessoas têm os mesmos interesses e habilidades, nem aprendem da mesma maneira. Entender que ninguém pode aprender tudo o que há para ser aprendido. Ajudar a combinar os perfis, objetivos e interesses dos alunos a determinados currículos e determinados estilos de aprendizagem.

Os Equívocos da Sociedade Atual Segundo Gardner  Para Gardner existem 3 tipos de preconceitos na sociedade atual: 1. Ocidentalista: colocar certos valores culturais ocidentais num pedestal (Pensamento lógico); 2. Testista: sugere um preconceito no sentido de focar aquelas capacidades ou abordagens humanas que são prontamente testáveis. "Os psicólogos deveriam passar menos tempo classificando as pessoas e mais tempo tentando ajudá-las". 3. Melhorista: qualquer crença de todas as respostas para um dado problema estão em uma determinada abordagem, tal como o pensamento lógico-matemático, pode ser muito perigoso.

Inteligências Múltiplas Em 1983 Howard Gardner lança o livro Frames of Mind onde questiona o conceito de inteligência vigente até então e propõe a teoria de Inteligências Múltiplas (IM). A teoria de Inteligências Múltiplas enfatiza um número desconhecido de capacidades humanas diferenciadas. Estas vão desde a inteligência musical até a inteligência envolvida no entendimento de si mesmo. Gardner analisa as implicações educacionais de tais descobertas.

Inteligências Múltiplas Em seu primeiro livro Gardner defendia a existência de 7 tipos de inteligências. Hoje em dia ele acrescentou mais uma a lista, perfazendo um total de 8 inteligências. O que Gardner faz é expandir o potencial e a capacidade humana para além de um teste QI. Para Gardner inteligência é a capacidade do ser humano de resolver problema e de criar produtos em ambientes ricos e não artificiais.

As 8 Inteligências: Embora cada biografia ilustre uma inteligência particular, não se pode dizer que na idade adulta as inteligências operam isoladamente. As inteligências sempre funcionam combinadas e, qualquer papel adulto sofisticado envolverá uma fusão de várias delas.

Pontos Importantes da Teoria de IM Todas as pessoas possuem as 8 inteligências. A maioria das pessoas pode desenvolver um nível adequado de competência em todas as inteligências. Normalmente as inteligências funcionam de formas complexas e interligadas. Existem diferentes maneiras de ser inteligente dentro de cada uma das inteligências.

As 8 Inteligências: Inteligência lingüística – – Sensibilidade para os sons, ritmos e significados das palavras, além de uma especial percepção das diferentes funções da linguagem. –Habilidade para usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias. –Habilidade para contar estórias originais ou para relatar, com precisão, experiências vividas.

As 8 Inteligências: Inteligência musical – –Habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical. –Discriminação de sons, habilidade para perceber temas musicais, sensibilidade para ritmos, texturas e timbre, e habilidade para produzir e/ou reproduzir música.

As 8 Inteligências: Inteligência lógico-matemática – –Sensibilidade para padrões, ordem e sistematização. É a habilidade para explorar relações, categorias e padrões, através da manipulação de objetos ou símbolos. –Habilidade para lidar com séries de raciocínios, para reconhecer problemas e resolvê-los.

As 8 Inteligências: Inteligência espacial – –Capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa. –Habilidade para manipular formas ou objetos mentalmente e, a partir das percepções iniciais, criar tensão, equilíbrio e composição, numa representação visual ou espacial.

As 8 Inteligências: Inteligência corporal-cinestésica – –Habilidade para resolver problemas ou criar produtos através do uso de parte ou de todo o corpo. –Habilidade para usar a coordenação grossa ou fina em esportes, artes cênicas ou plásticas no controle dos movimentos do corpo e na manipulação de objetos com destreza.

As 8 Inteligências: Inteligência interpessoal – –Habilidade pare entender e responder adequadamente a humores, temperamentos motivações e desejos de outras pessoas. –Habilidade para distinguir pessoas, e na sua forma mais avançada, como a habilidade para perceber intenções e desejos de outras pessoas e para reagir apropriadamente a partir dessa percepção.

As 8 Inteligências: Inteligência intrapessoal – –Habilidade para ter acesso aos próprios sentimentos, sonhos e idéias, para discriminá-los e lançar mão deles na solução de problemas pessoais. –Reconhecimento de habilidades, necessidades, desejos e inteligências próprios, a capacidade para formular uma imagem precisa de si próprio e a habilidade para usar essa imagem para funcionar de forma efetiva. –Como esta inteligência é a mais pessoal de todas, ela só é observável através dos sistemas simbólicos das outras inteligências.

As 8 Inteligências: Naturalística: –Habilidade de reconhecer e classificar inúmeras espécies da fauna e da flora. –Capacidade de entender diferentes ambientes, ecossistemas e fenômenos da natureza.

Inteligências Múltiplas: Não existe um teste padrão que possa sozinho dizer se alguém é ou não inteligente. IM enfatiza a riqueza de maneiras com que uma pessoa pode demonstrar sua inteligência e a relação entre as diversas inteligências.