SISTEMA DIGESTÓRIO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA DIGESTIVO SISTEMA DIGESTIVO.
Advertisements

Sistema digestório. Boca A abertura pela qual o alimento entra no tubo digestivo é a boca. Aí encontram-se os dentes e a língua, que preparam o alimento.
FISIOLOGIA ANIMAL DIGESTÃO CARLOS ROBERTO DAS VIRGENS 2ª FASE A ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET BIOLOGIA
SISTEMA DIGESTÓRIO.
O Sistema Digestivo no Homem
Sistema digestório Funções de: Digestão;
Sistema Digestivo.
SISTEMA DIGESTÓRIO.
Fisiologia do Sistema Digestório
Fisiologia do Sistema Digestório
Sistema gastrointestinal: Caracterização anatomo-funcional
Primeiros Socorros Camila Sarti
FISIOLOGIA HUMANA Sistema Digestório.
Sistema Digestório Revisão.
SISTEMA DIGESTÓRIO.
Sistema Digestivo Digestão – é o conjunto de transformações químicas e mecânicas às quais os alimentos são sujeitos e desdobrados em substâncias mais simples.
SISTEMA DIGESTÓRIO. É O ESTUDO DO FUNCIONAMENTO DOS SISTEMAS QUE CONSTITUEM O ORGANISMO HUMANO.
O que acontece aos nutrientes depois de ingeridos?
Anatomia e Fisiologia Humana
Sistema Digestório.
Prof. Juliano V. Dande SISTEMA DIGESTÓRIO Prof. Juliano V. Dande
Pré-vestibular Frei Seráfico
SISTEMA DIGESTÓRIO.
SISTEMA DIGESTÓRIO O sistema digestório humano é formado por um longo tubo musculoso composto por: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado.
BA. 13 – Homeostase e digestão Parte 2
Curso Técnico de Enfermagem
A DIGESTÃO O SISTEMA DIGESTÓRIO Profa. Ludimira Collares
O SISTEMA DIGESTÓRIO Roberta Lopes da Silva Trois.
Sistema Digestório.
Sistema Digestivo NOMES: Amanda Tainá Bohdan Trassante Larissa Berwian
Sistema Digestório II Rosana Moraes.
Sistema Digestivo.
Sistema Digestivo Função sistema digestivo
DIGESTÃO.
Digestão e Sistema Digestivo
Sistema Digestivo.
Sistema Digestivo Professor: Bruno Aleixo Venturi
Sistema Digestório.
COLÉGIO SÃO JOSÉ CIÊNCIAS PROFESSORA VANESCA 8º ANO SISTEMA DIGESTÓRIO
Digestão dos alimentos Absorção de nutrientes
EMEB Marcelo de Freitas Faraco Disciplina de Ciências
Sistema Digestório e Excretor
SISTEMA DIGESTÓRIO.
Prof. Pablo Paim Biologia
Eduarda, Gabriela e Gustavo Turma: 81
SISTEMA DIGESTÓRIO.
Sistema Digestório Humano
SISTEMA DIGESTÓRIO.
Sistema Digestório ASSER Profa Ms. Camila.
SISTEMA DIGESTÓRIO ANATOMIA E FISIOLOGIA
Ciências Naturais – 9.o ano
O APARELHO DIGESTIVO.
DIGESTÃO E NUTRIÇÃO.
Enzimas do Sistema Digestório
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências Ensino Fundamental, 8º Ano Sistema digestório e suas respectivas funções.
ANATOMIA. SISTEMA DIGESTÓRIO É O SISTEMA ENCARREGADO DE CAPTAR OS DIVERSOS ELEMENTOS NUTRITIVOS PRESENTES NOS ALIMENTOS, NECESSÁRIOS À SOBREVIVÊNCIA E.
ANATOMIA.
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
Sistema Digestivo Função Sistema Digestivo
Fisiologia do Sistema Digestório
Mecanismos Bioquímicos de Absorção. O processo de digestão consiste na desintegração dos alimentos em formas assimiláveis pelo organismo. As alterações.
Digestão BALA 2012.
Sistema Digestório Prof. Anderson Moreira. CONCEITO É um longo canal em forma de tubo que vai da boca ao ânus na maioria dos animais, onde ocorre a digestão.
Anatomia do Sistema Digestório
Aparelho digestório.
FISIOLOGIA HUMANA Sistema Digestório.
NUTRIÇÃO HUMANA E SISTEMA DIGESTÓRIO
Sistema Digestório.
Por que precisamos nos alimentar?
Sistema Digestório.
Transcrição da apresentação:

SISTEMA DIGESTÓRIO

SISTEMA DIGESTÓRIO Formado pelo Trato Digestório e Órgãos Anexos. O processo da digestão envolve: Ingestão: entrada do alimento Deglutição: transporte Digestão: quebra do alimento em moléculas menores. Absorção :absorve para corrente sanguínea. Eliminação do alimento: pelas fezes.

Modifica os alimentos ingeridos para serem aproveitados como energia. FUNÇÕES Quebra de alimentos, Absorção dos componentes nutritivos, Transporte de substâncias digeridas, água e sais minerais, Eliminação de substâncias indesejáveis. Modifica os alimentos ingeridos para serem aproveitados como energia.

COMPONENTES Cavidade oral (boca) Faringe Esôfago Estômago Intestino delgado Intestino grosso Reto Ânus

ÓRGÃOS ANEXOS Glândulas Salivares Fígado Vesícula Biliar Pâncreas

BOCA Alimento é ingerido e preparado para a digestão. A deglutição é iniciada voluntariamente na cavidade da boca. Formada por dentes, língua,palato e glândulas salivares.

BOCA Dentes Digestão mecânica/mastigação. Rompimento do alimento Língua Mastigação e Deglutição Paladar e Fala Glândulas Salivares Digestão enzimática Amilase salivar: quebra amido e outros açúcares Parótida/Submandibular /Sublingual

GLANDULAS SALIVARES

FARINGE Tubo muscular que se estende da boca até o esôfago. Associado aos sistemas Respiratório e Digestório. Movimento do alimento é realizado pela deglutição. A deglutição é facilitada pela saliva e muco e envolve a boca, a faringe e o esôfago.  Direciona o alimento para o esôfago.

ESÔFAGO Tubo entre a faringe e estômago e posterior à traquéia. Perfura o diafragma pela pelo Hiato Esofágico. Termina na parte superior do estômago.    A passagem do alimento sólido, ou semi-sólido, da boca para o estômago leva 4-8 segundos; Alimentos muito moles e líquidos passam em 1seg. 

ESÔFAGO O alimento estimula a atividade peristáltica, e faz com que o alimento mova-se para o estômago. Peristaltismo: contrações repetidas em ondas que empurram o alimento em direção ao estômago. Refluxo Gastresofágico esfíncter não se fecha adequadamente passagem para o estômago conteúdo reflui para o esôfago causa azia (pirose). A sensação de queimação é resultado da alta acidez do conteúdo estomacal. 

ESTÔMAGO Órgão muscular oco, em forma de feijão. Localizado no lado esquerdo do abdome. Dividido em: Cárdia:junção com esôfago Fundo:porção superior Corpo:maior parte do órgão Piloro: parte final que se une ao intestino delgado.

ESTÔMAGO

ESTÔMAGO Possui 2 esfíncteres: Esfíncter Esofágico inferior ou Óstio Cárdico impede refluxo para esôfago. Piloro ou óstio pilórico impede a passagem prematura do bolo alimentar ao intestino delgado.

ESTÔMAGO Área de armazenamento para os alimentos. PERISTALTISMOContrações rítmicas que misturam o alimento com as enzimas, por 2 a 4 horas, originando o quimo. Secreções das células da parede estomacal: Muco Acido Clorídrico Pepsina / Renina SUCO GÁSTRICO

Propulsão e retropropulsão

ESTÔMAGO Muco proteção contra lesões causadas pelos ácidos. Rompimento da camada ( infecção por bactéria /aspirina)  úlcera. Ácido Clorídrico  produz meio ácido para a pepsina quebrar as proteínas. Atua como barreira contra bactérias. Mantém o pH entre 0,9 e 2,0. Pepsina enzima que digere (quebra) as proteínas. Única enzima capaz de digerir o colágeno. Renina  responsável pela coagulação e fermentação do leite.

LESÕES DO ESTÔMAGO

INTESTINO DELGADO Varia de 5 a 8metros Órgão indispensável local de maior digestão e absorção. Principal responsável pela absorção de gorduras e nutrientes. Conduz os resíduos e a água até o intestino grosso.

INTESTINO DELGADO Dividido em 3 partes: Duodeno, Jejuno e Íleo. Difícil especificar o final do jejuno e início do ílio diferença só é visível internamente. Comum identificar como alças intestinais do jejuno-ílio.

DUODENO JEJUNO-ÍLEO

JEJUNO ÍLEO

INT. DELGADO-DUODENO O quimo entra no duodeno em pequenas quantidades. A parede intestinal libera muco e água, para dissolver os fragmentos digeridos e a diluir a acidez gástrica. Recebe enzimas do pâncreas e vesícula biliar. Peristaltismo auxilia na digestão e na absorção misturando o quimo com as secreções intestinais QUILO.

DUODENO PÂNCREAS CANAL PILÓRICO DUCTO COLÉDOCO JEJUNO DUCTO PANCREÁTICO JEJUNO PÂNCREAS DUODENO

INT. DELGADO-JEJUNO E ÍLEO Nesta porção ocorre maior absorção devido à grande área superficial vilosidades e microvilosidades (pregas). A parede intestinal é ricamente suprida de vasos sangüíneos, que transportam os nutrientes absorvidos até o fígado pela veia porta. Também são liberadas pequenas quantidades de enzimas que digerem proteínas, açúcares e gorduras.

INTESTINO GROSSO Tubo muscular em forma de ferradura. Mede cerca de 2 metros. Responsável pela absorção de água e por conduzir os resíduos para o meio externo Bolo Fecal. Se estende do íleo até o ânus e está fixo à parede posterior do abdome.

INTESTINO GROSSO Divisões: Ceco:comunica com o íleo e apresenta apêndice vermiforme. Cólons ascendente, transverso, descendente e sigmóide Reto:parte final do intestino. Ânus:esfíncter que deve relaxar para que a defecação posso ocorrer.

INT. GROSSO- CECO Comunica-se com o intestino delgado. Apresenta o apêndice vermiforme: produz uma pequena quantidade de linfócitos apendicite é a inflamação por restos fecais e concentração de bactérias. Pode levar à morte.

CECO ÍLEO APÊNDICE VERMIFORME ÓSTIO ILEAL

INT.GROSSO-CÓLONS Parte mais longa do intestino grosso. Peristaltismo move o bolo fecal, enquanto a água é continuamente reabsorvida. O quimo é líquido ao chegar ao intestino grosso e sólido ao atingir o reto fezes. A flora intestinal (bactérias) sintetizam substâncias importantes vitamina K e B12.

INT.GROSSO-RETO E ÂNUS RETO quase retilíneo. Localizado na cavidade pélvica. Encontra-se vazio fezes são armazenadas no cólon. ÂNUS última parte do intestino grosso. Se comunica com o meio externo. Apesar de curto (3 cm) é importante pelo esfíncter anal, que deve relaxar para que a defecação possa ocorrer. 

ÓRGÃOS ANEXOS

FÍGADO É um órgão vital localizado abaixo do diafragma. É a maior glândula do organismo e a mais volumosa víscera abdominal. Localiza-se na região superior direita do abdômen, pesando 1,5Kg. Possui várias funções e apenas algumas delas estão relacionadas à digestão.

sendo o direito 2x maior que o esquerdo. FÍGADO Apresenta duas faces: Diafragmática:superior Visceral: inferior Divide-se em 2 lobos: lobo direito lobo esquerdo sendo o direito 2x maior que o esquerdo.

1 2 3 4 5 1 - LOBO HEPÁTICO DIREITO 2 - LOBO HEPÁTICO ESQUERDO 3- M. DIAFRAGMA 4 - LIGAMENTO FALCIFORME 5- VESÍCULA BILIAR (FUNDO)

2 1 4 3 1 - LOBO HEPÁTICO ESQUERDO 2 - LOBO CAUDADO 3 - LOBO QUADRADO 4 - LOBO HEPÁTICO DIREITO

FÍGADO A função digestiva do fígado é produzir a BILE. Secreção verde amarelada armazenada na vesícula biliar. Emulsiona (detergente) a gordura para a digestão e absorção. Nutrientes absorvidos no intestino capilaresveia porta fígado. Esse sangue é processado de 2 formas: bactérias e microorganismos são removidos Nutrientes são metabolizados para serem utilizados.

FÍGADO Realiza o processamento em alta velocidade circulação geral carregado de nutrientes. Funções: Armazenamento de glicose, ferro e vitaminas. Metabolismo carboidratos, lipídios e proteínas. Processamento de fármacos e hormônios. Excreção de sais biliares.

VESÍCULA BILIAR Órgão muscular em forma de pêra que acumula a bileaté 50ml. Reservatório situado na face visceral do fígado. Quando estimulada, contrai e manda a bile através do ducto biliar até o intestino delgado.

VESÍCULA BILIAR A Bile aumenta a solubilidade do colesterol, gorduras e vitaminas lipossolúveis. Permitem a passagem das moléculas através do intestino  vasos linfáticoscirculação sangüínea  armazenadas nas diferentes partes do corpo.

VESÍCULA BILIAR

CALCULOS BILIARES Quantidades excessivas de cálcio e colesterol na bile.

PÂNCREAS Localizado posteriormente ao estômago e fixa a parede posterior do abdome. Divide-se em cabeça, colo, corpo e cauda. Cabeça do pâncreas Colo do pâncreas Corpo do pâncreas Cauda do pâncreas

PÂNCREAS Contém 2 tipos de tecidos: Ácinos: produtores de enzimas digestivas. Produz o suco pancreático. Cerca de 1,5l /dia. Terminam no ducto pancreático (cauda do pâncreas). Ducto pancreático + ducto colédocoentram no duodeno. Ilhotas de Langherans: produtoras de hormônios para corrente sangüínea. Produz os hormônios glucagon e insulina.

PÂNCREAS Composição do suco pancreático:essencial e importantíssimo para o processo de digestão, sendo composto pelo seguintes elementos: Bicarbonato de sódio: neutraliza a acidez do quimo. Tripsina e Quimiotripsina: enzimas que atuam na digestão de proteínas. Amilase Pancreática: digestão de carboidratos. Lipase: enzima que atua na digestão de gorduras.

PRODUTOS DA DIGESTÃO Carboidratosmonossacarídeos Proteínasaminoácidos Lipídiosácidos graxos e glicerol Água, sais minerais e vitaminasnão sofrem digestão.