PSICOLOGIA GERAL Professora: Luciana Campos Aula 8 – 2015.2.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os tipos de comportamento no meio social
Advertisements

Diferentes perfis de clientes e motivos de compra.
CULTIVANDO A HONESTIDADE
Acompanhamento Terapêutico (AT) e Habilidades Sociais (HS)
COMPETÊNCIA INTERPESSOAL
COMPETÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS I e II 1.Lá Lá Lá 2.O meu melhor momento desta semana (pessoal e/ou académico). 3.Qual é a minha expetativa para a disciplina.
Definição de Comportamento no Behaviorismo Radical  Compromissos filosóficos, dinâmica do comportamento, eventos- estados-processos: relação organismo.
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
Comportamento do Consumidor Prof Rosana Augusto1.
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
Andrey Coatrini Soares Livia Maria de Castro Sousa Thiago Balan Moretti SFI PRÁTICAS PEDAGÓGICAS & COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL Profa. Dra. Nelma.
Aula de Redação Professor Daniel Jorge. Esquemas de redação.
O ministério da visitação foi a ferramenta missionária que o próprio Céu usou. Deus enviou Seu Filho, que se fez Deus conosco, para adentrar a este mundo.
Filosofia. Os valores  Juízos de realidade (fato) X Juízos de valor;  Teoria dos valores = axiologia;  Valor  afetividade  não- indiferença;  Os.
SAÚDE - conceitos algo difícil de definir não é concreto uma construção mental um artefacto ou construção lógica* “ uma palavra que expressa uma abstração.
A ARTE DE OUVIR “ O Homem Tem Dois Ouvidos e Uma Boca. Isso Serve Para Ouvir o Dobro e Falar a Metade ” (Autor Anônimo) Na Arte da Comunicação Ouvir Talvez.
Reflexões Gerais. A importância do livro na sociedade atual “O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento e para o crescimento intelectual.
28 DE MAIO DE 2016 Os opositores do Filho do Homem Mas os fariseus e os doutores da Lei criticavam a Jesus, dizendo: “Esse homem acolhe pecadores, e come.
Inteligência e Conhecimento: imagens e ações docentes Nílson José Machado Universidade de São Paulo Faculdade de Educação Secretaria de.
MOTIVANDO PARA VENCER MOTIVAÇÃO São os Motivos – de Ordem Lógica – Que Nos Levam Por Um Caminho e Não Por Outro; ou Seja, São os Motivos Que Nos Levam.
ÉTICA E MORAL. O QUE É ÉTICA? Tradicionalmente é entendida como um estudo ou uma reflexão sobre os costumes ou sobre as ações humanas.
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
TERAPIA COMPORTAMENTAL - TÉCNICAS
TEORIA SOCIAL COGNITIVA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
1. FILHOS FELIZES E COM SUCESSO Educar para a resiliência 2.
AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
Estado nacional e poder político. O que é poder? Na aula anterior, nossas reflexões sobre política, povo e nação esbarraram inúmeras vezes nos conceitos.
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
PSICOLOGIA GERAL Professora: Luciana Campos Aula 6 –
SEJAM BEM-VINDOS!! Rubens Berredo. PILARES DOOS 7 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL.
ÉTICA NA PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO Geciane Silveira Porto –
Desenvolvimento e Aprendizagem Lorena Queiroz Merizio Costa.
Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado de trabalho Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado.
LIDERANÇA DE PESSOAS CHEFIAR ou LIDERAR O chefe durão, ainda?
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem II
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Linguagem, língua e variação linguística.
Formação Pedagógica Inicial de Formadores Módulo 9 – Simulação Pedagógica Final Motivação Pedagógica no Desporto 23/02/2016 Formanda: Rita Ribeiro L31.
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Fundamentos do Comportamento Organizacional I AULA : capítulo 10: Liderança e confiança LIDERANÇA E CONFIANÇA CAPÍTULO 10.
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
OFICINA: SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM Texto: Meu primeiro beijo.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
Sistemas de Informação Capítulo 3 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES Professora: Adriana Paz
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
Atividade Interdisciplinar I - FUNCEC
Prof.: Eliandra Feitosa
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
Múltiplas Inteligências Comenius “My Future Is up To me”
Fundamentos da Administração
O HOMEM X RELAÇÕES INTERPESSOAIS
ARGUMENTAÇÃO. Não há o que discutir e argumentar, onde reina o consenso. É exatamente o dissenso seu campo de atuação. Lineide Mosca, 2006.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
Fundamentos da Administração
Inteligências Múltiplas Fundamentos Pedagógicos e Gestão de Pessoas Mariana Wagner 2008.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
1 Direção e Liderança 2 Direção atividade técnica de determinar, comandar, orientar e essencialmente decidir na consecução de obra ou serviço.
MÚSICAS DO MUNDO Magda Dourado Pucci Berenice de Almeida Vivemos um momento especial da história da Educação Musical Brasileira merecedor de um “abre-te.
Cultura Organizacional X Clima Organizacional Prof.ª Kelly Magalhães.
“Roupa Usada dá Projeto Social”. O Projeto Amigo nasce em Itália, através de uma ideia do Dr. Michele Posca que, pela sua formação católica, quis aliar.
ENCONTRO- Uma abordagem humanista Responder CEPES III Roberto F.C. Farias.
Transcrição da apresentação:

PSICOLOGIA GERAL Professora: Luciana Campos Aula 8 –

DRA. LUCIANA CAMPOS Habilidades Sociais & Inteligências Múltiplas

Aleijadinho e seus amigos...

É um conjunto de habilidades apreendidas que resultam na competência social. Quem desenvolve suas habilidades sociais consegue lidar mais positivamente com as adversidades e o stress. Também possui maiores possibilidades de realização e felicidade. O que são Habilidades Sociais?

As Sete Classes de Habilidades Sociais Auto-controle e expressividade Habilidades empáticas Habilidades de Civilidade Habilidades Assertivas Habilidades de Fazer Amizade Habilidades Sociais Acadêmicas Habilidades de Solução de Problemas

Origens do sofrimento humano O sentimento de completude X O sentimento de desamparo X A busca de sentido e o papel do outro

TODAS AS HABILIDADES SÃO APRENDIDAS! APRENDEMOS A COMPARTILHAR

TODAS AS HABILIDADES SÃO APRENDIDAS! APRENDEMOS A SER EMPÁTICOS

TODAS AS HABILIDADES SÃO APRENDIDAS! APRENDEMOS A FAZER E CONSERVAR AMIZADES

TODAS AS HABILIDADES SÃO APRENDIDAS! APRENDEMOS A TRABALHAR EM EQUIPE, A ACATAR IDEIAS, A LIDERAR, A COOPERAR

Dimensões das Habilidades Sociais

Esferas das Habilidades Sociais CULTURAL Valores, normas, regras SITUACIONAL Contexto, interlocutores, tarefa social PESSOAL Personalidade + Caráter

Possui conexão com auto imagem e crenças

E QUANDO AS HABILIDADES SOCIAIS NÃO FORAM APRENDIDAS CORRETAMENTE?

PREJUÍZOS SOCIAIS = INFELICIDADE

É PRECISO AVALIAR AS RAZÕES O QUÊ? (QUEIXAS CLÍNICAS, COMPORTAMENTO, AMBIENTE, DÉFICIT EM GERAL, COMPORTAMENTO CONCOCORRENTE) POR QUÊ? COMO?

INVENTÁRIO DE HABILIDADES SOCIAIS

FATORES A SEREM AVALIADOS Fator 1: Assertividade Fator 2: Expressão de afeto positivo Fator 3: Traquejo Social Fator 4: Exposição a situações novas Fator 5: Autocontrole da agressividade

APÓS A DETECÇÃO DOS PONTOS FRACOS:

TREINO DE HABILIDADES SOCIAIS - THS “Pessoas socialmente hábeis ou com competência social tendem a apresentar relações pessoais e profissionais mais produtivas, satisfatórias e duradouras, além de maior bem-estar físico e mental” Del Prette e Del Prette, 2004

EXEMPLOS DE RESPOSTAS SOCIAIS HÁBEIS: Iniciar e manter conversações Falar em público Expressar amor, agrado, afeto Defender direitos Pedir favores Aceitar elogios Recusar pedidos Expressar opiniões Discordar Expressar incômodo ou desagrado Fazer crítica Lidar com crítica Mudar de opinião Ouvir com interesse Desculpar-se Admitir que não sabe Alcançar metas sociais Eliciar informações verbais e não verbais Ler e decodificar sinais sociais

Elementos importantes para identificar conduta hábil: Contato visual Conversação (conteúdo, fluência, duração) Qualidade da voz Qualidade da gesticulação

“ASSERTIVIDADE DIZ RESPEITO À COMUNICAÇAÕ TRANSPARENTE E HONESTA, ONDE EXIGIMOS RESPEITO E EXPRESSAMOS NOSSAS NECESSIDADES SEM VIOLAR OS DIREITOS DOS OUTROS” PASSIVIDADE ►ASSERTIVIDADE ►AGRESSIVIDADE Assertividade

Auto apresentação positiva

CAPACIDADE DE PERCEBER E COMPREENDER OS SENTIMENTOS DO OUTRO, COLOCANDO- SE EM SEU LUGAR. Empatia

CAPACIDADE DE DAR E RECEBER ELOGIOS/ FEEDBACKS, LIDANDO COM ELES DE MODO ADEQUADO. Capacidade Reforçadora

Decodificação e transmissãode emoções, intenções e motivações por meio da Código não verbal

Qual a relação? HABILIDADES SOCIAIS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE GARDNER?

Gardner e as 9 Inteligências Lógico- Matemática Linguística Musical Naturalística Corporal- Cinestésica Espacial Intrapess oal Interpess oal Espiritual

Como trabalhar HS na escola? O Treino de Habilidades Sociais, deve ser dever de terapeutas e educadores, que devem estar atentos a como as crianças reagem em certas situações. Exemplo de atividades que já desenvolvemos nesta área:

SOCIOGRAMA DE RELAÇÕES:

DINÂMICAS:

RELAXAMENTO SIMPLES

DVD E LITERATURA

SHOW DE TALENTOS

Bibliografia PRÓXIMA AULA: FILME: GARDNER/ INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DEL PRETTE, Z.A. P & DEL PRETTE. A. Psicologia das Habilidades Sociais na Infância. Petrópolis: Vozes, 2006.