FABRÍCIO DA SOLLER PROCURADOR-GERAL DA FAZENDA NACIONAL - SUBSTITUTO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PRO-SOCIAL Situação Nacional. EIXOS DISCURSIVOSPROPOSTAS TERCEIRIZAÇÃO DA ASSSISTÊNCIA DIRETA À SAÚDE Art. 8º parágrafo 2º Os profissionais referidos.
Advertisements

Transação e Arbitragem no Direito Tributário Proposta da PGFN para racionalização da cobrança do crédito público FIEMG, 7 de novembro de 2008.
Escrituração Fiscal Digital EFD - Contribuições Abril de 2012.
DIREITO CONSTITUCIONAL -Aula 1 – Teoria da Constituição-
AULA 1 – INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO “A mais alta torre começa no solo” provérbio chinês Michelle Donegá.
Sum á rio: Reforma administrativa e o esfor ç o fiscal para redu ç ão de despesas e incremento da eficiência do Estado Proposta de unifica ç ão dos cargos.
PEP e PPD Programa Especial de Parcelamento e Programa de Parcelamento de Débitos Érika Yamada Diretora de Arrecadação Secretaria da Fazenda de São Paulo.
Simplificando o Sistema Tributário no Brasil Por Miguel Abuhab Março 2015.
Transparência Fiscal e Desafios do Contencioso Tributário Eurico Marcos Diniz de Santi
ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA-GERAL DA UNIÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS DO PESSOAL CIVIL E MILITAR PROJETO INTEGRAÇÃO PGU/DCM/PRUs.
OS ÓRGÃOS DE CONTROLE EXTERNO E A RELAÇÃO COM O SUAS Fortaleza, 30 de Abril de Dr. Moises Maciel - ATRICON.
Ministério Público da União Ministério Público do Trabalho Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente Trabalho.
“O regime especial vem definido nas respectivas leis instituidoras, dizendo respeito, em regra, à maior autonomia em relação à Administração direta; à.
Marcelo Guerreiro Juiz Federal TRF 2. REGIME PRÓPRIO DE PREVIDENCIA SOCIAL.
LEGISLAÇÃO E CONFLITO ECTS: 5 Horas de contacto: 15 T + 30 TP + 5 OT Horas de trabalho total: 135.
AUDIÊNCIA PÚBLICA – CAE INCENTIVOS DE ICMS HAMILTON DIAS DE SOUZA 08/10/2013.
Stare Decisis Brasilienis
Projeto Grandes Devedores (Aumento da Eficiência e Efetividade na Cobrança e Recuperação de Créditos, com Foco em Grandes Devedores) (Banco Central do.
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
Recursos no âmbito do Processo Administrativo Tributário do Estado de SP Adolpho Bergamini Advogado. Juiz Presidente da 2ª Câmara Julgadora do Tribunal.
(48) Advogados Associados COMO ATENDER O FISCAL Fernando Telini.
Planejamento Estratégico IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
Prof. Daniel Macedo MACHADO, Hugo de Brito; NOGUEIRA, Ruy Barbosa; CASSONE, Vitorio 1 DIREITO TRIBUTÁRIO Responsabilidade de terceiros (art.134 do CTN):
Contribuição ao PIS e COFINS Roberto Quiroga Mosquera Tributos Federais (DEF0512) Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
TÍTULOS DE CRÉDITO Protesto. PROTESTO Conceito Ato praticado pelo credor, em cartório, para fins de incorporar ao título de crédito a prova do fato relevante.
Aspectos Regulatórios e Desafios da Iluminação Pública: Controvérsias e Desenvolvimentos Recentes 9º Congresso Brasileiro de Regulação Agosto de 2015.
Audiência Pública “Ações das Empresas de Marketing Multinível no Brasil” Agosto de 2013.
Aula 3.a: Onde Está a Norma Fundamental? Onde Está a Norma Fundamental?
Caixa Econômica Federal Vice-Presidência de Fundos de Governo e Loterias – VIFUG Superintendência Nacional Fundo de Garantia – SUFUG FGTS Fundo de Garantia.
PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL PGFN. Publicação de dois números da Revista da PGFN; Conclusão do Planejamento estratégico; Instituição do Programa.
DREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO
Dever de licitar : Licitar é a regra. A Contratação direta é a exceção (art. 2º Lei 8.666/93 e art. 37, XXI CF/88).
Tributação Internacional
ACADÊMICOS: Eduardo Rieger Franciele Aline Gutjahr.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL. Estrutura da aula: 1)Noções sobre o licenciamento 2)Competência para o licenciamento 3) Licenças, prazos para análise e validade.
TRIBUNAL DE CONTAS. O que é? Como se forma? Quantos existem no Brasil? Para que serve?
Audiência Pública – Comissão Especial Francesco Giannetti Diretor Jurídico São Paulo, 02 de setembro de 2001 Medida Provisória 651 – 2013 Tributação Setor.
DECLARAÇÃO ELETRONICA NA INTERNET - DECWEB Jerre Mandian Araujo P orto Alegre, abril de 2016.
ASSUNTOS RELEVANTES NA FORMULAÇÃO DA POLÍTICA PREVIDENCIÁRIA DOS RPPS EM DEBATE NO CONAPREV 15º CONGRESSO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA DA ANEPREM GOIÂNIA -
– NOVO ITCMD TOTAL AUTOMATIZAÇÃO DO PROCESSO ELABORADOPORCLÁUDIOCHIESAELABORADOPORCLÁUDIOCHIESA.
Taxas Federais Tributos Federais (DEF0512) Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
COMPETÊNCIA NA JUSTIÇA DO TRABALHO I  Introdução e competência material.  O estudo das competências trabalhistas é dividido em quatro ordens: a competência.
COMISSÕES DISPOSIÇÕES GERAIS Art São comissões permanentes: I - a Comissão de Regimento Interno; II - a Comissão de Jurisprudência; III - a Comissão.
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho. “Processo administrativo-tributário é o conjunto de atos necessários à solução, na instância administrativa,
DISSOLUÇÃO, LIQUIDAÇÃO e RESOLUÇÃO PROF. WILIAM CARVALHO.
UNIDADE 2 DIREITO TRIBUTÁRIO. 1. FISCO DENOMINAÇÃO CONCEDIDA AO ESTADO ENQUANTO ESTE EXERCE ATIVIDADE DE TRIBUTAÇÃO.
Concessões do setor portuário Audiência Pública na Comissão de Viação e Transporte Brasília, junho de 2015.
Orçamento Público Créditos Adicionais. Conceito: Autorizações de despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na LOA. Tipos: – Suplementares –
Prof. Marcelo Santana Silva Macroeconomia 1 Teoria e Política Macroeconômica Instrumentos de Política Macroeconômica Atuação do Governo Capacidade Produtiva.
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho. ICMS Previsão Legislativa CF/88 – Art. 155, II EC 33/2001 LC 87/96 LC 114/2002.
Metodologias de Avaliação de Risco Tributário Indicadores de Avaliação de Desempenho Indicador do Processo de Investigação e Programação Indicador do.
Profa. Daniele G. de Moura. Interferir em... Não intervenção.
De onde vem o direito? (Fontes do direito) Prof. Rafael Mafei Instituições de Direito Aula 2.
DIREITO ADMINISTRATIVO I Prof. Anderson Rosa Turma A / 1.
Brasília - DF 1 ANÁLISE DA ARRECADAÇÃO Janeiro a Maio de 2009.
IMPOSTOS DE COMPETÊNCIA MUNICIPAL Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho.
PRINCÍPIOS DE DIREITO TRIBUTÁRIO: Princípio da irretroatividade tributária.
+ Súmulas Questões de Ordem Sessões “monotemáticas” Eduardo Perez Salusse.
A SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA DO ICMS  Remetentes sem Inscrição de Substituto tributário  Remetentes localizados em UF´s não signatários de Protocolos/Convênios.
17/08/2011 PROF. DR. JOSÉ HENRIQUE MOUTA (
Professor Armando Takeo
Estrutura Tributária 1.Princípio da Neutralidade: obtido quando não alteram os preços relativos, minimizando sua interferência nas decisões econômicas.
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA BAHIA Auditoria no Sistema Integrado de Gestão da Administração Tributária (Sigat) Apresentação: Osvaldo do Rosário do.
UNIDADE 1- Seção 1 Palavras-chave: Conflito de interesses; relação processual; litisconsórcio. COMPETÊNCIA GERAL: Conhecer os institutos fundamentais da.
Inconstitucionalidade de Lei Municipal Severino Cezário Vieira (Vereador de Moreno – PE)
SEJAM BEM-VINDOS! I ENCONTRO TÉCNICO SOBRE PERÍCIA MÉDICA PREVIDENCIÁRIA NO ESPÍRITO SANTO 1 ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA-GERAL FEDERAL PROCURADORIA.
Faculdade Pitágoras Professora: Fabiana Daniele Simões da Paz DIREITO CONSTITUCIONAL 3 SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL.
DIREITO TRIBUTÁRIO TRIBUTO. TRIBUTO  1.1. Definição de Tributo: Código Tributário Nacional, art. 3º  Tributo é receita derivada?  Tributo não é multa,
COMISSÃO ESPECIAL DA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 663/2014 AUDIÊNCIA PÚBLICA LUCIENI PEREIRA Auditora Federal de Controle Externo do TCU Professora de Gestão Fiscal.
MUNICÍPIO DE IJUÍ – PODER EXECUTIVO SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA AUDIÊNCIA PÚBLICA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E GESTÃO FISCAL 29 de Fevereiro de º.
Transcrição da apresentação:

FABRÍCIO DA SOLLER PROCURADOR-GERAL DA FAZENDA NACIONAL - SUBSTITUTO

PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL: órgão de consultoria jurídica do Ministério da Fazenda, representante judicial e administrativo da União em matéria fiscal e órgão de cobrança judicial e administrativa dos créditos da União

A PGFN não formula políticas públicas A PGFN procede a análise jurídica dos atos normativos de iniciativa do Ministério da Fazenda

MEDIDA PROVISÓRIA 668 – 30/01/2015 Art. 1º: majoração das alíquotas do PIS/COFINS importação – LEI /04 Art. 2º: explicitação da possibilidade de se utilizar depósitos judiciais para o pagamento do “pedágio” do parcelamento especial reaberto pela Lei /14 Art. 3º: cláusula de vigência Art. 4º: revogações

Os contribuintes questionaram a inclusão do ICMS e do valor das próprias contribuições no conceito de valor aduaneiro O valor aduaneiro é base de cálculo do PIS/COFINS importação – alínea “a” do inc. III do § 2º do art. 149 da CR/88

RE julgamento concluído em 20/03/2013 Pleno do STF unânime Declarou inconstitucional o inc. I do art. 7º da Lei 10865/2004 Valor aduaneiro não pode incluir o ICMS e o valor das próprias contribuições

A defesa da PGFN foi pela constitucionalidade da norma, em face do princípio da isonomia. No seu voto, o Ministro Teori Zavascki ressaltou que a isonomia deveria ser buscada com a redução da base de cálculo das operações internas ou com o aumento de alíquotas nas operações externas.

A PGFN pediu a modulação de efeitos da decisão do STF, a fim de evitar a devolução dos valores já recolhidos O STF rejeitou o pedido de modulação de efeitos. Necessidade de recomposição da arrecadação e da preservação do princípio da isonomia entre o produto nacional e o importado