CONTABILIDADE GERENCIAL “CUSTO DA QUALIDADE” EDSON SAMPAIO FABIANA IVONETE BISPO MARCELO PORTO NOELSON Professora:LEONICE OLIVEIRA.

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Transcrição da apresentação:

CONTABILIDADE GERENCIAL “CUSTO DA QUALIDADE” EDSON SAMPAIO FABIANA IVONETE BISPO MARCELO PORTO NOELSON Professora:LEONICE OLIVEIRA

Definição de Custo da Qualidade Custo da qualidade: refere-se àquelas despesas incorridas pela empresa, para o atendimento e manutenção do nível satisfatório e econômico da qualidade e confiabilidade do produto.

A importância dos custos da qualidade O conceito de custos da qualidade abordava apenas o total dos custos evitáveis da qualidade. Com o decorrer do tempo, o conceito evoluiu para englobar todos os custos necessários para obter a qualidade requerida e os custos de falhas internas e externas. Posteriormente, o custo da qualidade ultrapassou a manufatura sendo empregado também em todas as áreas da empresa.

Categorias de Custos da Qualidade Custo de Prevenção Envolvem identificação de produtos defeituosos; Cada empregado deve funcionar como seu próprio controle de qualidade;Qualidade já deve nascer com o produto;Objetivam evitar que produtos sem conformidade cheguem até os clientes.

Categorias de Custos da Qualidade Custos de Avaliação Envolvem identificação de produtos defeituosos; Cada empregado deve funcionar como seu próprio controle de qualidade; Qualidade já deve nascer com o produto; Objetivam evitar que produtos sem conformidade cheguem até os clientes.

Categorias de Custos da Qualidade Custos de Falhas Internas Surgem quando um produto fora da conformidade é detectado antes chegar ao cliente;Quanto melhor a inspeção, menor o risco de defeitos;Se não há defeitos, não há custo de falhas.

Categorias de Custos da Qualidade Custos das Falhas Externas Produtos e Serviços sem conformidade, detectados pelos clientes; Vendas perdidas devido à produtos de baixa qualidade; Insatisfação dos clientes; Imagem denegrida.

Função Custo da Qualidade Relação entre categorias de custos da qualidade

Aspectos Internacionais da Qualidade ISO Esclarecer as diferenças e inter-relações entre os principais conceitos da qualidade; ISO 9001 – Define os sistemas de qualidade e modelos p/ garantia da qualidade externa durante vários estágios; ISO 9002 – Define modelos p/garantia da qualidade em produção e instalação; ISO 9003 – Define modelos p/garantia da qualidade em inspeção e ensaios finais; ISO 9004 – Guia para aplicação das diretrizes e das normas da qualidade.

Referências n&task=doc_view&gid=47&Itemid=241 n&task=doc_view&gid=47&Itemid=241 Título: Contabilidade de Custo Horngren, Charles T. 9ª Edição, LTC Editora.

1°) responda: Quais são as quatro categorias do custo da qualidade?