Sempre é tempo de aprender!

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituições Escolares
Advertisements

Organização jurídica da subsede Ata de criação ( duas via digitalizada ,com livro próprio de presença) ( com a presença de um diretor da central)
1.
ASPECTOS CIVIS NA GESTÃO DO TERCEIRO SETOR
MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
Profa. Grasiele Augusta Ferreira Nascimento Aula 2
RELAÇÕES COLETIVAS DE TRABALHO
Documentação Básica Convenção do condomínio Regulamento interno
Auditoria no Terceiro Setor
SINDICATOS Conceitos Entes sindicais Princípios Constitucionais
1 SERVIÇOS DE UMA ACE O CONHECIMENTO E A INFORMAÇÃO PODE NOS AJUDAR A GERIR E ADMINISTRAR UMA ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL/NÚCLEO SETORIAL TORNANDO – A MAIS.
DIREITO COLETIVO DO TRABALHO
TERCEIRO SETOR Associações sem fins lucrativos ou ONGS
CODECON Conselho de Defesa do Contribuinte. Histórico Lei Complementar 939 institui o Código de Direitos, Garantias e Obrigações do Contribuinte.
A importância dos Órgãos Colegiados na Gestão Escolar
ASPECTOS JURÍDICOS RELEVANTES DAS OSCIPS E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE PASTORAL DA SAÚDE (Bloco I)
Estrutura Organizacional da Administração Pública
Serviço Público Federal Compromisso com o Brasil
ASSOCIAÇÕES.
TERCEIRO SETOR Associações sem fins lucrativos ou ONGS
QUAL O SEU PAPEL NA SOCIEDADE?
MARCO TÚLIO DE ROSE EIRELI VALE O ESFORÇO. EIRELI VALE O ESFORÇO EIRELI, O que é. Possibilidade de ser cooperativada. Vantagens deste ato. Tratamento.
Estatuto Social. Pessoa jurídica de direito privado. Sem fins lucrativos. Constituída em Assembleia Geral de 29 de março de 2010, pelas patrocinadoras.
FEDERAÇÃO DOS ZOOTECNISTAS UM PROJETO NACIONAL DOS SINDICATOS DOS ZOOTECNISTAS P OR : R OMEU F. N ARDON.
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Crédito, Cadastro e Cobrança.
ORGANIZAÇÃO SOCIAL Pessoas Jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos\ ONGs OCIPs- Organização da sociedade Civil de Interesse Público – Lei 9.709/99.
CONTRIBUIÇÕES SINDICAIS
ORGANIZAÇÃO SINDICAL.
Direito Sindical Aspectos Gerais do Direito Sindical e as transformações do Direito do Trabalho.
EVOLUÇÃO SOCIAL ASSOCIAÇÕES SINDICATOS COOPERATIVAS Paulo Luis Crocomo.
O SINDICATO E O TERCEIRO SETOR.
Contratação de Empregados Desafios de sua empresa.
O que é uma Cooperativa ? Sociedade civil e comercial, sem fins lucrativos (LTDA), composta por no mínimo 20 pessoas; Sociedade de pessoas com forma.
Atividades e atos administrativos Aula 10 – 2ª parte Administração direta e indireta.
Consórcios Públicos Desafios Vancouver – out 2007 Marcela Belic Cherubine Secretária de Assuntos Jurídicos Prefeitura de Santo André.
Estatuto da OAB Aula 14.
Lei orçamentária anual - loa
Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Linguagens Departamento de Comunicação Social Habilitações Jornalismo, Rádio e TV e Publicidade e Propaganda.
PROPOSTAS PARA A ASSOCIAÇÃO MOVIMENTO RESGATE SANTISTA.
Curso de Direito Coletivo do Trabalho – O Sindicato como base da estrutura sindical A Consolidação das Leis do Trabalho(CLT) esboça o conceito de sindicato.
DIREITO TRIBUTÁRIO SEMINÁRIO TEOLÓGICO MÉDIO INTEGRADO
COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR MÓDULO III MÓDULO III MÓDULO III MÓDULO III Avançar.
COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR MÓDULO V MÓDULO V MÓDULO V MÓDULO V Avançar.
COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR MÓDULO I – CONSTRUÇÃO DA MÓDULO I – CONSTRUÇÃO DA ORGANIZAÇÃO MÓDULO I – CONSTRUÇÃO DA MÓDULO I – CONSTRUÇÃO.
CONTRIBUIÇÕES SINDICAIS
ADMINISTRAÇÃO DAS ENTIDADES SINDICAIS
Políticas Públicas para a Cultura Considerações sobre o conceito de “Políticas Públicas”
Organização Não Governamental “ONGS” Prof. Ms. Elcio Henrique dos Santos.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA SECRETARIA DE TURISMO TRABALHO E RENDA CAPACITAÇÃO: AMARIV e ASCAMARE - ATRIBUIÇÕES DA DIRETORIA - PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS.
COOPERATIVISMO. Cooperativa Empresa formada e dirigida por uma associação de usuários, que se reúnem em igualdade de direitos, com o objetivo de desenvolver.
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
Entidade Sem Fins Lucrativos
O Movimento Sindical no Brasil A Atual Organização da Estrutura Sindical no Brasil KLF – Korea Labor Foundation O Movimento Sindical no Brasil A Atual.
Zilmara Alencar Consultoria ATUALIZAÇÃO DO REGISTRO DAS ENTIDADES SINDICAIS (SR) Fortaleza-2013.
CONTABILIDADE SINDICAL UMA ABORDAGEM PRÁTICA UMA ABORDAGEM PRÁTICA.
HISTÓRICO DA LEGISLAÇÃO BÁSICA DE ENFERMAGEM
Maria Inez da Silva FÓRUM CÁRITAS DO TERCEIRO SETOR – 8º Encontro - 02/12/2011 “ASPECTOS PRÁTICOS.
TAXAS E CONTRIBUIÇÕES. Contribuição Sindical (Imposto Sindical) Cobrança Anual Obrigatória Um dia de Trabalho (3,33% do salário) Descontado em Folha ou.
PESSOA JURÍDICA. DA PESSOA JURÍDICA É um conjunto de pessoas ou de bens, dotados de personalidade jurídica própria e constituído na forma da lei, para.
Pessoas Jurídicas e atividades econômicas Prof. Rafael Mafei.
1 PRESTAÇÃO DE CONTAS Prefeitura Municipal de Anchieta.
1) ENTIDADES PROFISSIONAIS a ) Sociedades e associações profissionais: São associações civis sem fins lucrativos; Regem-se por estatuto registrado em.
TIPOS DE SOCIEDADE E CONTABILIDADE SOCIETÁRIA
Rodrigo Mendes Pereira FÓRUM CÁRITAS DO TERCEIRO SETOR – 8º Encontro - 02/12/2011 PLANO DE AÇÃO -Parâmetros da Resolução CNAS 16.
Fórum Cáritas do Terceiro Setor 16º Encontro Planejamento de 2014: Aspectos Estratégicos e Operacionais relacionados às Qualificações Públicas.
Gestão Sindical Gestão Financeira PESQUISA IBOPE – ÍNDICE DE CONFIABILIDADE
 Subvenções  Auxílios  Contribuições. 1) Necessidade do serviço 2) Apresentação do Plano de Trabalho 3) Identificação da modalidade das despesas (auxílio,
A ESTRUTURA DO SETOR PÚBLICO
Transcrição da apresentação:

Sempre é tempo de aprender! CURSO DE FORMAÇÃO SINDICAL DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS PROFISSÕES LIBERAIS Sempre é tempo de aprender! 1) ESTRUTURA SINDICAL DE TRABALHADORES (pirâmide sindical): SINDICATOS FEDERAÇÕES CONFEDERAÇÕES

a) Sindicatos: Origem dos sindicatos; São associações civis sem fins lucrativos com estatuto registrado em Cartório de Registro Civil de Pessoa Jurídica; Base territorial (não pode ser inferior a um município); Fundados por iniciativa da categoria profissional; Tem como associados os profissionais da base territorial;

Constituídos de profissionais de uma única categoria profissional; Continuação... Constituídos de profissionais de uma única categoria profissional; Representam em sua base toda a categoria profissional; Defendem o associado; Os profissionais tem liberdade para decidir sobre a associação sindical; A Diretoria e o conselho fiscal são eleitos pelo voto direto dos profissionais associados; Legitimidade de representação.

b) Centrais Sindicais: Não constam na ordem constitucional, foram criadas por Lei.

c) Sociedades e associações profissionais: São associações civis sem fins lucrativos; Regem-se por estatuto registrado em Cartório de Registro Civil de pessoa jurídica; Representam somente os associados; Realizam assembleia geral; Defendem os interesses dos associados, excluídas as matérias sindical e trabalhista; Tem finalidades natureza Científica, de lazer, de congraçamento, culturais e desportivas.

d) Fundações: Fins religiosos, morais, culturais e/ou de assistência.

2) PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE ENTIDADES DE PROFISSIONAIS LIBERAIS: Quadro comparativo - I SINDICATOS CONSELHOS São associações civis sem fins lucrativos estatuto registrado; São autarquias federais fiscalizadoras do exercício profissional; São constituídas por lei de iniciativa do poder executivo federal; Fundados por iniciativa da categoria profissional; Tudo podem desde que a Lei e o Estatuto não proíbam; Só podem ir até onde a lei autoriza;

Constituídos de profissionais de uma única categoria; Continuação... Quadro comparativo - I SINDICATOS CONSELHOS Constituídos de profissionais de uma única categoria; Podem ser formadas por mais de uma categoria profissional; Base territorial municipal (não pode ser inferior a um município); De base Estadual ou Interestadual; Representam e agem em nome do Governo Federal; Representam a toda a categoria profissional;

A representação é conferida pela assembleia geral; Continuação... Quadro comparativo - I SINDICATOS CONSELHOS A representação é conferida pela assembleia geral; Não representam os profissionais e não fazem assembleias gerais; Defendem o associado e a categoria profissional; Defendem a sociedade dos maus profissionais; É livre a associação sindical; O registro é compulsório;

SINDICATOS FEDERAÇÕES CONFEDERAÇÕES Quadro comparativo - II SINDICATOS FEDERAÇÕES CONFEDERAÇÕES São associações civis sem fins lucrativos com estatuto registrado em Cartório; Idem; CNPL/idem; Base territorial (não pode ser inferior a um município); Base territorial Estadual, Nacional ou Interestadual; Base territorial Nacional;

SINDICATOS FEDERAÇÕES CONFEDERAÇÕES Continuação... Quadro comparativo - II SINDICATOS FEDERAÇÕES CONFEDERAÇÕES Fundados por iniciativa da categoria profissional; Fundadas por no mínimo cinco Sindicatos da mesma categoria em assembleia geral; Fundadas por no mínimo três Federações em assembleia geral; Tem como associados os profissionais da base territorial; Tem como sócios as Federações da categoria dos profissionais liberais; Tem como associados os sindicatos da base territorial;

Constituídos de profissionais de uma única categoria profissional; Continuação... Quadro comparativo - II SINDICATOS FEDERAÇÕES CONFEDERAÇÕES Constituídos de profissionais de uma única categoria profissional; A CNPL pode ser constituída por profissionais de diversas profissões liberais; Idem por sindicatos; Representam a categoria profissional onde não exista sindicato organizado da profissão; Representam em sua base toda a categoria profissional; Idem;

Defendem o associado e a categoria profissional; Continuação... Quadro comparativo - II SINDICATOS FEDERAÇÕES CONFEDERAÇÕES Defendem o interesse dos sindicatos associados e da categoria profissional; Defendem o interesse das federações associadas e da categoria profissional; Defendem o associado e a categoria profissional; Os profissionais tem liberdade para decidir a associação sindical; Os sindicatos tem liberdade para decidir a associação sindical em federações; As federações tem liberdade para decidir a associação sindical em confederações;

SINDICATOS FEDERAÇÕES CONFEDERAÇÕES Quadro comparativo - II SINDICATOS FEDERAÇÕES CONFEDERAÇÕES A diretoria e o conselho fiscal são eleitos pelo voto direto dos profissionais associados; A diretoria e o conselho fiscal são eleitos pelo voto direto dos sindicatos associados; A diretoria e o conselho fiscal são eleitos pelo voto direto das federações associadas; Tem legitimidade de representação da categoria profissional; Idem; Idem;

3) O ESTATUTO COMO ORIENTADOR ADMINISTRATIVO: a) Compromissos da Diretoria e do Conselho Fiscal: Prestar Contas do exercício findo, elaborar Proposta Orçamentária para o exercício seguinte; O Conselho Fiscal é responsável por Fiscalizar a gestão financeira; Dar parecer sobre a Prestação de contas da Diretoria e da Proposta Orçamentária; Assembleias gerais são soberanas em suas decisões.

A LEGISLAÇÃO VIGENTE E OS ENCARGOS FISCAIS: Obrigatórias: Declaração Anual de Imposto de Renda; Declaração anual de empregados (RAIS); Informar o MTE as alterações estatutárias e Eleição Sindical; b) Obrigatórias desde que exista o fato gerador da obrigação: Imposto de Renda; FGTS; INSS; PIS; COFINS. c) Isentos desde que os bens sejam usados na atividade fim: IPTU; IPVA.

Jurídica; Contábil; Comunicação; Informática;   5)GESTÃO PROFISSIONAL DOS SINDICATOS: a)Noturna, sábados, domingos e/ou em horários não comerciais; b)Infraestrutura administrativa: Jurídica; Contábil; Comunicação; Informática; c)Na prestação de serviços à categoria; d)Círculo vicioso.

6)Mudar a visão administrativa: a)Círculo virtuoso(prestar serviço); b)Conquistar a confiança dos associados; c)Gestão administrativa: Equipe de assessores; Gerar receitas; Remunerar o dirigente sindical(jovens profissionais); 7)O sindicato como o súdito; Reformas.

Obrigado pela atenção! José Alberto Rossi