Conceito A comunicação entre o consumidor e o profissional de turismo ecológico é muito importante na divulgação e venda de um produto turístico ecológico.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A OFERTA TURÍSTICA.
Advertisements

Site de relacionamento sério
Organização e Técnicas Comerciais
Relações Ambientais do Sistema de Turismo - SISTUR
Classificação de trilhas
Como organizar um, sem esquecer nada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMÉRCIO ELETRÔNICO Marketing LIMEIRA, T. M. V. E-Marketing: o marketing na internet.
Comunicação Corporativa Assessoria de Comunicação
COMUNICAÇÃO DE MARKETING
FUNDAMENTOS DE MARKETING
Prof. Paulo Gonzaga, MSc. CONCEITO DE MARKETING II FUNDAMENTOS DE MARKETING.
PROJETO SINTONIA COM MERCADO - FESP 2004 ASPECTOS MERCADOLÓGICOS
A COMUNICAÇÃO E O MARKETING. A COMUNICAÇÃO E O MARKETING.
Endomarketing. O que veremos por aqui
ESPORTES RADICAIS: AÉREOS, AQUÁTICOS E TERRESTRES
DISCIPLINA: MARKETING DE SERVIÇOS
OPERADORA Aula 05.
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
Segmentação de Mercado
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS
Gestão de Marketing de Moda Introdução ao Marketing
ESTRATÉGIAS DE MARKETING: PRAÇA – O que é e como fazer?
ESTRATÉGIAS DE MARKETING: PESSOAS – O que é e como fazer?
Comunicação Empresarial
PROMOÇÃO.
OS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DOS PRODUTOS
RP, MKT e Publicidade Professora: Giovana Chiquim
FUNDAMENTOS DE MARKETING PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Comunicação.
Comunicação Publicitária e Criatividade
Introdução Ao Marketing
Profª. Selma Maria da Silva
Primeiro Passo da Etapa 1
ANÁLISE GEOGRÁFICA E TURISMO Aula agosto Turismo múltiplas dimensões Dimensão 1. Negócio e Indústria  Turismo é um negócio, um conjunto de setores.
O Modelo AIDA de Comunicação Eficaz
AGÊNCIA Conceito tradicional Produção Mídia Atendimento / planejamento
Matricula: U4R8V9. Perfil da Geração Y Integrados Globais e conectados Conscientes e críticos Comportamento é diretamente influenciado pelo grande volume,
A Gestão de Marketing O ponto de partida da Gestão
Responsabilidade Social Everton Enrico RA.: º SINA 07 Eduardo Rodrigues RA.: Janaina Camargo RA.: Paulo Augusto Administração de Negócios.
AS ESTRATÉGIAS DE ABORDAGENS AOS DIFERENTES TIPOS DE CONSUMIDORES
Comunicação Mercadológica
ASPECTOS HISTÓRICOS DA HOTELARIA
Plano de 5 anos IASD Tatuapé.
CANAIS E FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO
A Propaganda e Suas Características
Módulo XI – Os Canais de Distribuição dos Produtos
SIM - (Sistema de Informação em MKT)
MÍDIA - Introdução PP – UFPE –
Estratégia de Comunicação Integrada de Marketing
Prof. Ricardo Oliveira. Marketing Mix..
Empreendedorismo ________________________________________
O poder do marketing para o desenvolvimento
Barra Bonita/SP 2010 CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO HABILITAÇÃO EM NEGOCIOS INTERNACIONAIS.
Da natureza nada se tira
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
Projeto de Educação Ambiental para os Surdos
ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO DE MERCADO Aula 11
Especificações Técnicas
PLANO DE NEGÓCIO Parte 3.
Canais de Distribuição
Administração de Publicidade e Propaganda
Marketing “É o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços a fim de criar.
Estratégias de Promoção
Comunicação Comunitária
Introdução à Administração
Facebook, Twitter, Instagram e Youtube Certamente, você já ouviu falar de alguma destas redes sociais e, por algum motivo, faz parte de pelo menos uma.
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Integrantes: Helenise Mello e Luana Suzana.
Abertura e Estruturação Organizacional
Marketing de Relacionamento e CRM Augusto, Graziela e Katiane.
Transcrição da apresentação:

Conceito A comunicação entre o consumidor e o profissional de turismo ecológico é muito importante na divulgação e venda de um produto turístico ecológico. Como a maioria dos comerciantes já sabe, propaganda é tudo, e um pouco mais. A mídia é responsável pela circulação de informações, bem como para o lançamento da oferta de destinos ecoturísticos. Em tempos de informatização e globalização, as informações são transmitidas mais depressa, a competição entre as companhias de turismo se torna mais intensa.

Qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, pode obter acesso as mesmas informações de certa atividade turística ao mesmo tempo. Os consumidores de produtos e destinos turísticos com características ecológicas, são mais exigentes e possuem mais autonomia para decidirem como serão satisfeitas as suas necessidades e motivações. É muito importante que o profissional do setor turístico esteja atentos a este fenômeno.

Como vender o turismo ecológico O cumprimento dos artigos exigirá seriedade e profissionalismo dos relacionamentos comerciais (hotéis/ operadoras/ agências de turismo/ companhias aéreas) e, lançamento de propagandas coerentes, beneficiará não somente ao turista, como também ao próprio setor turístico, exigindo dos profissionais tratamento de informações com maior qualidade e dinamismo. O produto turístico ecológico deve ser vendido de acordo com a realidade do cliente, de forma que a proposta da oferta turística seja reconhecida pela sua qualidade. A credibilidade das mensagens oferecidas por propaganda devem estar fundamentadas na comercialização do produto e destino turístico. Ao fim, o consumidor adquire um serviço tal qual lhe foi informado.

No turismo ecológico é muito importante a parceria com Hotéis, Camping, operadores de turismo, agências de turismo, guias especializados, profissionais da área. A comunicação deve ser com o máximo de objetividade, as informações devem estar de forma clara e objetiva para que a programação de uma viagem transcorra como o previsto. A parceria com profissionais da área e a integração com a comunidade visitada devem transcorrer de modo que o local, a cultura e os costumes sejam preservados, gerando recursos para o local de destino e preocupando-se com as gerações futuras.

Como divulgar o turismo ecológico As fontes comerciais estabelecidas devem oferecer aos turistas credibilidade e estimulo referente ao produto procurado, contendo informações claras e objetivas dos serviços que estão inclusos dentro da atividade turística a ser oferecido, portanto o turista sentira mais segurança na escolha do serviço e do destino turístico. O turista é influenciado pelos meios de comunicação, sendo assim, através de uma boa divulgação e um meio de comunicação respeitável o turista pode ser convencido a ter seu destino mudado. Isso requer uma grande responsabilidade por parte do vendedor, portanto tudo deve estar bem explicado para que não haja surpresas por ambas as partes.

A venda do produto turístico ecológico requer comunicação e marketing e esses se esforçam na realização de estratégias no sentido de persuadir as pessoas a compra de destino e serviços. A comunicação, quer a informal, através da troca de impressões entre pessoas, quer a formal, feita através de vários meios de divulgação por agencias de viagens, operadoras e hotéis, quer a institucional, feita pelos governos, sempre continuará a existir, pois são dessas formas de promoção que os produtos turísticos dependem para serem consumidos em escala maciça.

A comunicação publicitária deve estar voltada para as aspirações humanas e não embasadas em planos e especulações mercadológicas. Afinal, o melhor divulgador de um produto turístico é o consumidor que retorna de sua viagem satisfeito com os serviços que lhe foram oferecidos. A qualidade das informações e a ecologia e sustentabilidade, devem ser respeitados. O processo de marketing precisa ser cuidadosamente estudado, pois a atividade refere-se à visitações em ecossistemas frágeis, que não podem ser agredido pela ação humana desorientada.

Na busca pela qualidade na oferta proposta, é necessário observar nos aspectos de propaganda “a clareza na redação das informações dos preços e as vantagens dos pacotes, além da especificação dos equipamentos e serviços incluídos no programa. Estes são elementos obrigatórios na divulgação dos produtos das empresas filiadas. Ressalta-se também, o compromisso de comunicar, antecipadamente aos clientes, as modificações ou substituições que eventualmente ocorram.

A propaganda deve estudar bem o produto e divulgar com clareza os preços destinos, e atividades direcionando assim os canais de distribuição dessas informações. O turismo pode ser divulgado tanto pelos órgãos governamentais, sites da internet priorizando aqueles que são voltados para o turismo ecológico, agencias de turismo, televisão priorizando os programas voltados para o meio ambiente como Globo Ecologia, programas de pescarias, revistas rurais, restaurantes mineiros do tipo pesque e pague, hotéis fazendas, pousadas rurais, rádio, e empresas privadas, todas a divulgações devem transmitir com seriedade e segurança ao turista. As características do produto de divulgação, além de auxiliarem o turista a planejar uma viagem e a escolher um roteiro ecológico, também devem levar a mensagem de um responsável em termos ambientais, sociais e econômicos.

Público alvo O eco turismo é a atividade do turismo que mais cresce ao ano. A busca por locais tranqüilos e o contato com a natureza tem feito com que as empresas, escolas e até mesmo as famílias, incentivem as pessoas a buscarem destinos harmônicos. O respeito pelo ambiente, a consciência ecológica e a necessidade de planejar a atividade, tem despertado a atenção para que turismo ecológico, torne-se mais presente nas diversas áreas. O público alvo são turistas ecológicos que tem necessidades em preservar e manter esse habitat natural, conseqüentemente despertar nas outras pessoas o prazer pelo meio ambiente.

Características do produto turístico O material de divulgação deve ser elaborado de acordo com o atrativo e atividade turística. Localização, relevo, clima, vegetação e fauna predominante; Localização, relevo, clima, vegetação e fauna predominante; Tipo de programas oferecidos: caminhada, acampamento, escaladas, ou mergulhos; Tipo de programas oferecidos: caminhada, acampamento, escaladas, ou mergulhos; Grau de dificuldade da atividade relacionada ao preparo físico do turista; Grau de dificuldade da atividade relacionada ao preparo físico do turista; Datas estabelecidas; Datas estabelecidas; Programação adicional; Programação adicional; Preço por pessoa ou por grupo (serviços incluídos e não incluídos); Preço por pessoa ou por grupo (serviços incluídos e não incluídos); Tipo de transporte e hospedagem; Tipo de transporte e hospedagem; Alimentação. Alimentação.

Os dez mandamentos do ecoturista Amarás a Natureza sobre todas as coisas. Amarás a Natureza sobre todas as coisas. Honrarás e preservarás o bom humor; Honrarás e preservarás o bom humor; Estarás sempre pronto a colaborar; Estarás sempre pronto a colaborar; Serás capaz de te adaptares aos imprevistos; Serás capaz de te adaptares aos imprevistos; Utilizarás os serviços dos guias credenciados; Utilizarás os serviços dos guias credenciados; Não reclamarás; Não reclamarás; Não invocarás o nome do guia em vão, para perguntar se falta muito para chegar; Não invocarás o nome do guia em vão, para perguntar se falta muito para chegar; Não considerarás chuvas, atoleiros ou pontes quebradas como imprevistos; Não considerarás chuvas, atoleiros ou pontes quebradas como imprevistos; Não poluirás o meio-ambiente. Não poluirás o meio-ambiente. Preserve e Respeite a biodiversidade, não polua as nascentes,os leitos e margens, não destrua as matas ciliares, não degrade o meio ambiente, e compartilhe a sustentabilidade. Preserve e Respeite a biodiversidade, não polua as nascentes,os leitos e margens, não destrua as matas ciliares, não degrade o meio ambiente, e compartilhe a sustentabilidade.

Os cinco mandamentos do ecoturismo Da natureza nada se tira a não ser fotos. Da natureza nada se tira a não ser fotos. Nada se deixa a não ser pegadas. Nada se deixa a não ser pegadas. Nada se leva a não ser recordações. Nada se leva a não ser recordações. Andar em silêncio e em grupos pequenos. Andar em silêncio e em grupos pequenos. Respeitar uma distância dos animais, evitando gerar stress. Respeitar uma distância dos animais, evitando gerar stress.

Conclusão Observa-se em meio às evidências recolhidas e citadas, que o perfil do consumidor de produtos turísticos está mudando, tornando-se mais exigente, com relação às mensagens sobre destinos que lhe são propostas. Hoje os veículos publicitários e informativos documentam uma série de informações que o futuro turista necessita para que possa se decidir a viajar, e que até um tempo atrás, eram manipuladas por agentes de viagem, que precisavam persuadir o cliente na escolha por um determinado produto turístico. A informatização das mensagens, estão acessíveis a qualquer tipo de pessoa, portanto o turista esta apto a entender toda as estratégias de marketing.

A globalização fez surgir a competição entre os meios de comunicação e as empresas de turismo torna-se cada vez mais disputada, onde os bons profissionais, dinâmicos, responsáveis e atentos à novas formas de divulgação de seus produtos, dominarão o mercado, buscando sempre atender às solicitações do cliente com qualidade. Os profissionais da área devem estar atentos as novas direções mercadológicas, que tendem ao turismo relacionada com o ambiente, procurando formas de ensino profissionalizante que atenda às suas aspirações, uma vez que a qualidade das informações e no atendimento são essenciais ao desenvolver da atividade.

Fonte: Turismo variado.

Fonte: 9HTzFu0/s320/brasil-turismo.jpg A divulgação do turismo ecológico a nível Brasil.

Fonte: Fauna e relevo.

Fonte: Turismo de mergulho.

Fonte: ismo.jpg Caminhada.

Fonte: Observação de aves: tem como objetivo a observação das aves em seu habitat natural, sem interferir no seu comportamento ou no seu ambiente.

Fonte: Tirolesa: é a prática da travessia de montanhas, vales ou canyons, por meio de cordas.

Fonte: cross%20Brotas%20-%20EcoAcao.JPG Bóia-Cross: é a prática de descer corredeiras em grandes bóias redondas.

Fonte: Cavalgada: Percorrer a cavalo percursos em meio à natureza.

Fonte: 39_zzzsucurisitenovo.jpg Snorkeling e flutuação: é um passeio em que o turista flutua com equipamentos aquáticos.

Fonte: wTEyI/AAAAAAAAA2U/PzdK0tES-0k/s400/cicloturismo_div1.jpg Cicloturismo: turista que pratica Cicloturismo, passa pelo menos um pernoite fora de seu local de convívio habitual, além de ser uma atividade não competitiva.

Fonte: Canyoning: Descida de penhascos e/ou cachoeiras, com auxílio de equipamento especial (rappel).

Referências bibliográficas nal2.jpg nal2.jpg nal2.jpg nal2.jpg Bt8/mbyA9HTzFu0/s320/brasil-turismo.jpg Bt8/mbyA9HTzFu0/s320/brasil-turismo.jpg Bt8/mbyA9HTzFu0/s320/brasil-turismo.jpg Bt8/mbyA9HTzFu0/s320/brasil-turismo.jpg ulho/ecoturismo.jpg ulho/ecoturismo.jpg ulho/ecoturismo.jpg ulho/ecoturismo.jpg cross%20Brotas%20-%20EcoAcao.JPG cross%20Brotas%20-%20EcoAcao.JPG cross%20Brotas%20-%20EcoAcao.JPG cross%20Brotas%20-%20EcoAcao.JPG

ovo.jpg ovo.jpg ovo.jpg ovo.jpg wTEyI/AAAAAAAAA2U/PzdK0tES-0k/s400/cicloturismo_div1.jpg wTEyI/AAAAAAAAA2U/PzdK0tES-0k/s400/cicloturismo_div1.jpg wTEyI/AAAAAAAAA2U/PzdK0tES-0k/s400/cicloturismo_div1.jpg wTEyI/AAAAAAAAA2U/PzdK0tES-0k/s400/cicloturismo_div1.jpg