Formação continuada 3º Encontro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Reunião com pais 2º. ao 5º. Ano EF SEJAM BEM-VINDOS !!!
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Projeto Interdisciplinar envolvendo Ciências Matemática Português
Integrando diferentes áreas de conhecimento
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE
“É do buscar e não do achar que nasce o que eu não sabia”
TAREFAS SOLICITADAS NO ÚLTIMO ENCONTRO
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
Rotina na Alfabetização:
Programa Ler e Escrever
MODALIDADES ORGANIZATIVAS
Currículo oficial de São Paulo
Planejamento - Professor
Modalidades Organizativas
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
Modelo de Relato da Sequência Didática tema: indicar qual
A lógica e as concepções que norteiam o Currículo Oficial da Rede Estadual de São Paulo.
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
Orientação Técnico-Pedagógica
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
ESCOLA MARGARIDA PARDELHAS
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 8ª SÉRIE 2014
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 9º ANO 2015
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Planejamento da Rotina Semanal
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
LINGUAGEM: FORMAS E USOS
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: o que é e como se faz
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Etapas de uma sequência didática
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
ORIENTAÇÕES SOBRE PLANEJAMENTO.
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
1ª Formação de Professores Coordenadores
1ª Formação de Professores Coordenadores
Alfabetização Na Perspectiva do Letramento
PARÂMETROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Crítica à concepção de currículo cristalizado
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO
Modalidades Organizativas do Trabalho Pedagógico
3º Encontro da Educação Infantil. Trabalho em grupo.
Formação continuada 4º Encontro
Projetos e Sequências Didáticas
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Formação continuada 2º Encontro
Formação continuada ANO 2015
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015 O conhecimento não é uma cópia da realidade. Conhecer é modificar, transformar o objeto, e compreender.
Formação continuada III Encontro Língua Portuguesa e Redação
Transcrição da apresentação:

Formação continuada 3º Encontro SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO Formação continuada 3º Encontro

Familiarizando-se com o AVA Acessos; Respostas das atividades; Devolutiva das postagens; Materiais didáticos postados; Dificuldades.

MODALIDADES ORGANIZATIVAS DO TRABALHO PEDAGÓGICO PLANEJAMENTO: MODALIDADES ORGANIZATIVAS DO TRABALHO PEDAGÓGICO

Acionando conhecimentos prévios

Modalidades Organizativas 1 ATIVIDADE PERMANENTE Situações didáticas propostas com regularidade diária, semanal ou quinzenal que objetiva uma familiaridade maior com um gênero textual, um assunto/tema de uma área curricular, de modo que os estudantes tenham a oportunidade de conhecer diferentes maneiras de ler, de brincar, de produzir textos, de fazer arte, etc.

Leitura diária feita pelo professor Roda semanal de leitura ATIVIDADE PERMANENTE Sugestões... Você sabia? Notícia da hora Nossa semana foi assim... Fazendo arte Descobri na Internet Leitura diária feita pelo professor Roda semanal de leitura

Modalidades Organizativas 2 SEQUÊNCIA DIDÁTICA As sequências didáticas pressupõem um trabalho pedagógico organizado em uma determinada sequência, durante um determinado período estruturado pelo (a) professor (a), criando-se, assim, uma modalidade de aprendizagem mais orgânica. Os planos de aula, em geral, seguem essa organização didática. Desenvolvem habilidades e competências, mas não fornecem, necessariamente um produto final predeterminado.

As sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e avaliação.

Modalidades Organizativas 3 ATIVIDADES DE SISTEMATIZAÇÃO São atividades destinadas à sistematização de conhecimentos das crianças ao fixarem conteúdos que estão sendo trabalhados. A atividade de sistematização é entendida como uma “parada” para estudar mais, para enfatizar e sistematizar conhecimentos das crianças relativos a temas/assuntos, gêneros textuais, aquisição da base alfabética, convenções da escrita etc.

Modalidades Organizativas 4 PROJETO DIDÁTICO

Modalidades Organizativas 4 PROJETO DIDÁTICO Modalidade de organização do trabalho pedagógico que prevê um produto final cujo planejamento tem objetivos claros, dimensionamento do tempo, divisão de tarefas e, por fim, a avaliação final em função do que se pretendia.

Projetos de rede desenvolvidos em anos anteriores... Noite cultural da EJA; Concurso de redação; Projeto meio ambiente; Professor destaque; Festival de atletismo; Jem’s; Intercâmbio esportivo; Publicações; Consciência negra; Gincana; Projeto ação de graças; Caravana da leitura; O dia da família na escola.

PARA CASA… Você considera importante que no PLANEJAMENTO DIDÁTICO realizado pelos professores da Rede Municipal de Ensino de Guanambi sejam contempladas as modalidades organizativas do trabalho pedagógico, como: projeto, atividade permanente, sequência didática e atividade de sistematização? Por quê?

ORIENTANDO A PRÁTICA/PARTILHANDO Conteúdos didáticos Língua Portuguesa Matemática História Geografia Ciências Educação Física Arte

Orientações didáticas Pesquisa escolar; Vídeo na sala de aula.

PARA CASA... A partir dos resultados das avaliações da I Unidade nas suas turmas de 5º ano, faça um levantamento do rendimento, por disciplina, conforme tabela abaixo: Disciplina Alunos frequentes Índice de aprovação Índice de reprovação